Mecânica de Perícias: Todo personagem, em sua construção, é associado a duas "profissões", uma em um nível superior de treinamento (4 graduações) e outra em um nível intermediário (2 graduações). Se o personagem possui 1 ou mais graduações em uma "profissão" ele é considerado treinado nela. Testes de atributos para perícias relacionadas com alguma profissão em que o personagem seja treinado são realizados considerando as graduações do personagem como um bônus em sua rolagem.
Pontos de perícias: Todo personagem recebe 1 ponto de perícia no nível 1, e mais 1 ponto de perícia para cada nível extra. Pontos de perícia podem ser usados pelo personagem para aumentar até 2 graduações de profissões (mesmo que o personagem ainda não seja treinado nas mesmas), ou para ele aprender 1 "truque de profissão", ou ainda para que ele aprenda algum ritual, caso seja de alguma classe conjuradora (ou tenha algum talento que o permita utilizar rituais). Pontos de perícia também podem ser ganhos se o personagem comprar o talento "Foco em perícia".
Profissão favorita:Toda classe tem uma profissão favorita, no qual recebe 1 graduação extra e 1 ponto de perícia para utilizar comprando truques de profissão da mesma. Abaixo segue a lista de profissões favoritas de cada classe:
- Guerreiro: Atleta
- Mago: Estudioso
- Aedo: Sociável
- Patrulheiro: Sobrevivente
- etc...
Exemplos de Truques de PeríciaTRUQUES DE ATLETA (apenas para quem for treinado na profissão Atleta):
Avaliação Física: O atleta é treinado em quantificar as características físicas de desconhecidos apenas pela observação de sua compleição e hábitos.
Efeito: O personagem pode estimar com razoável precisão os atributos físicos de outras criaturas, humanóides ou não. O resultado de tal avaliação é sempre uma comparação, como "é mais forte que um orc". Caso o jogador do personagem não conheça os atributos da criatura com a qual é feita a comparação, o mestre poderá informar uma faixa numérica.
Companheiro: O atleta é treinado em suprir as baixas capacidades físicas de seus companheiros de grupo, ajudando-os a realizar atividades extenuantes.
Efeito: O personagem pode literalmente "carregar" outro personagem e todo seu equipamento nas costas, desde que tal personagem seja da mesma categoria de tamanho que o atleta, ou menor, e seu equipamento não ultrapasse o limite de peso do personagem. O valor para testes de natação, escalada, corrida, e qualquer outro teste do personagem carregado é igual ao do atleta, que recebe uma penalidade de -2 em seu teste.
Esmagador: O atleta é treinado em destruir objetos inanimados e derrubar portas.
Efeito: O personagem sucede automaticamente em testes de força para quebrar/derrubar objetos com dificuldade menor que 15. Além disso, o atleta ignora um valor igual a (seu nível vezes sua graduação em atleta) da dureza de objetos imóveis que esteja tentando quebrar.
etc...