Me diz se assim a frase fica melhor:
Eu tinha notado o sarcasmo. Meu questionamento foi exatamente em cima disso. Ele TINHA uma habilidade só dele: GANHAR mais feats relacionados a combate. Nota que ênfase aqui está no processo (ganhar) e não no que ele recebia de recurso (feat). Por isso que eu repito, não basta ter uma "habilidade única de classe" para tornar uma classe interessante.
O teu medo também é o meu medo, acho que a única diferença é que você já está presumindo o pior, enquanto eu estou esperando pra xingar só depois que eles fizerem a cagada.
Engraçado. Eu pensei que desde o começo eu vinha colocando dois cenários, um como eu gostaria que fosse e um como eu temo que fosse. Podia jurar que eu tinha dito:
Eu estou a vários posts tentando alertar quanto a um problema que PODE ocorrer e dizendo continuamente que torço que eles sigam por um caminho e não pelo outro. Por algum motivo, você entende isso como 'que sistema horrível essa idéia é idiota tomara que caia um avião na sede da WotC'.
Deixa eu simplificar então: eu tenho medo que esse modelo leve a vários problemas que ocorriam com o guerreiro da 3e. Os problemas e o porque do meu medo podem ser lidos nos posts anteriores. Torço pra que eles não cometam o mesmo erro de novo. Não estou dizendo que VÃO fazer bobagem de novo. Melhor resgatar a máquina no tempo e voltar algumas horas atrás, pra escrever isso em algum post anterior.
Mas a promessa é que isso seja à escolha do jogador, se quiser pegar habilidades só em um "tema" específico (por exemplo, proteger os aliados e restringir o movimento dos inimigos) ele pode, se quiser variar e pegar habilidades pra várias funções diferentes também poderia. Em tese isso é bom, bastaria eles não botarem requisitos retardados de "precisa Habilidade X pra ter Habilidade Y" ou, pior ainda, "Improved Habilidade X".
Nota que isso não lida ou nega o problema hiper-especialização. Se eu preciso das habilidades X, Y e Z para ser um bom lutador de Espada e Escudo, não é porque elas já são escolhidas para mim automaticamente que isso se resolve. Entretanto, ter "temas" prontos para pegar corrige outro problema relacionado a ela, que são as armadilhas para iniciantes.
De novo, essa é uma suposição que eu levantei pela existência de "temas" que vão te permitir se especializar dentro de um estilo de combate. Pode ser que essas habilidades não sejam realmente complementares e somente façam sentido em conjunto (como uma habilidade para se mover melhor, outra pra desviar golpes e uma terceira para desarme, todas no tema do Duelista). Ou pode ser que elas se complementem, mesmo que não na forma de uma "árvore de habilidades", com bônus que geram uma sinergia grande para realizar um certo tipo de manobra. O que de novo, seria similar ao problema dos feats de combate na 3e.