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Posts - Elven Paladin

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 10, 2014, 12:46:37 am »
Antes de tudo, saiu a lista de raças no Livro do Jogado, que é "Todas do LdJ do 3.5 + 4e". Lado positivo, Kenders ficaram para o DMG. Lado Negativo, Draconatos, não.




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No fundo, o que me importa é saber como as mecânicas novas realmente funcionam. Porque tem uma pá de coisa estranha ali.

Quero ver como e se o PH vai conseguir solucionar alguns erros estranhos, como o de Potent Evocation. É muito engraçado ver uma habilidade de classe que é inútil porque nenhuma magia ativa ela.  :P

Sem contar que existem alguns detalhes curiosos, como Ladinos não se dão tão bem com TWF (Tanto TWF quanto Cunning Action são Bonus Action, e não tem como fazer ambos ao mesmo tempo) ou mesmo que é impossível, no momento, fazer TWF com Bestas Leves (somente com Light Melee Weapons).

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Vídeo Game / Re:O que você está jogando?
« Online: Julho 09, 2014, 11:42:08 pm »
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Finalmente terminei o Child of Light, com 16 horas de jogo. Não sei o que eu fiz pra ter terminado com 6 horas a mais de gameplay do que o Elfo.

Eu não vejo onde você conseguiu passar 6 horas a mais que eu no jogo, ainda mais porque não existem motivos para tentar ganhar mais níveis via Grinding ou mesmo muitas sub-quests.  :P

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o jogo tá num ponto onde não adianta tentar usar gente nova...

Em geral, o equipamento de melhor qualidade serve para tornar um Rookie passável, mas melhor ainda é ter New Guy na Officer Training School, para receber ao menos um Squaddie.

Aliás, normalmente os soldados treinados posteriormente costumam a ter atributos melhores, já que eles vão evoluir com os benefícios da OTS. Sem contar que existe a progressão de classes, onde os Heavies são ótimos para o começo do jogo, mas ao final do jogo, Snipers são melhores.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 08, 2014, 03:39:03 pm »
Respondendo um post que deveria ter respondido antes:

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E eu digo a mesma coisa da informação de que seu personagem pode trabalhar no intervalo das missões  :P, isso vai ser aprofundado no restante do livro? De alguma forma um personagem de D&D precisa trabalhar no intervalo das missões? O foco do jogo é a dicotomia trabalho mundano/vida de aventureiro (do mesmo modo que vida no caern/vida mundana)? Nós sabemos que não.

Eu tenho menos certeza quanto a isso do que você. Não é um segredo que isso não é o foco em D&D, mas é um elemento que pode aparecer em jogos sim, especialmente aqueles que seguem a linha mais mundana de D&D (que existe, especialmente em níveis baixos do jogo).

E dado que Background e Tool Proficiencies são sim, parte integrante do jogo, isso não ficou necessariamente "jogado".

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Sabemos, que vai ficar ai como um fluff desnecessário, só pros fãs dizerem: "ei, D&D é sim um jogo maduro, lá você pode jogar com um transexual padeiro nas horas vagas." Pode não estar gastando espaço algum com coisas mais úteis, mas do jeito que tá, ficou jogado sim.

O que deveria ser óbvio - Esse é um material introdutório, que tem como alvo novatos e recém-chegados. É "dever" desse tipo de material afirmar o que soa óbvio para Iniciados. E normalmente, quando se trata de inclusividade e diversidade, é quase sempre preferível afirmá-la explicitamente do que deixar implícito.

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Inspirations são basicamente Aspectos de Fate (qualquer edição), só que lobotomizados...

Eu sequer consigo comparar com FATE. Me parece simplesmente um rehash da típica mecânica de "Suborno por Interpretação" que você encontraria em um RPG dos Anos 90 (WoD), só que com uma recompensa temporária, ao invés do temido XP Extra.

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Sistemas & Cenários / Pathfinder Unchained anunciado para 2015
« Online: Julho 07, 2014, 10:27:29 pm »
Anunciado na PaizoCon, Pathfinder vai ganhar o seu "Unhearthed Arcana" que tem um estranho cheiro de "Hey, hora de ter uma nova edição ou preparar terreno para ela". Do breve anúncio na EnWorld:

PaizoCon has ended, and some announcements were made at the convention. Probably the biggest was the announcement of Pathfinder Unchained. Pathfinder lead designer Jason Bulmahn describes it as "The rules team tinkers with the game! New barbarian, monk, rogue and summoner!" and Wolfgang Baur says its "Rules team goes wild, backward compatibility be damned! New rogue, monk with full BAB, summoner...." When asked if it was Pathfinder's Unearthed Arcana, Bulmahn replied "You could say that". It's slated for a Spring 2015 release.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 07, 2014, 08:52:59 am »
Continuando:

15. Eu não tinha notado antes, mas aqui está uma curiosa decisão - Usando a compra por pontos, não é possível comprar um atributo acima de 15, o que coloca 17 como o maior atributo inicial.

Eu realmente aprecio essa decisão, que é coerente com a ideia que personagens iniciais não são tão acima da média, e evitam que o personagem já tenha o maior valor de atributo possível (20) já no nível 4.

Contudo, isso torna o Humano ainda mais poderoso se você usar Point-Buy. Não só ele terá mais pontos de atributo, como terá o maior modificador possível de atributo idêntico ao de outros raças. Incrível como mesmo ao acertar em algo, Next continua errando feio.

16. Surpreendentemente, o Basic tem um sistema de suborno/incentivo para Interpretação, o uso de Inspiration. Quando você age de maneira marcante de acordo sua Personalidade (Personality Trait), seu Elo (Bond), seu Ideal ou seu Defeito (Flaw), ele recebe Inspiração, que pode ser utilizada para ter Vantagem em algumas rolagens.

Mais incrível ainda é ver listas de cada uma dessas características em cada um dos Backgrounds. Apesar de simples e muito longe do que é encontrado em outros sistemas, é uma maneira razoavelmente elegante construir o histórico do personagem de forma que ele impacte no jogo. E melhor ainda, não premia boa interpretação com XP extra, algo que eu abomino.

17. Quem diria, existem benefícios ao utilizar um deslocamento de marcha mais lento, assim como penalidades por deslocamento acelerado. Algo similar se aplica às escolhas de Modo de Vida (Lifestyle)

18. Existem maneiras de adquirir proficiência em Ferramentas e Idiomas Extras durante o intervalo de aventuras - mas demora horrores e sai caro.

Quer aprender uma magia de nível 4? 8 horas e 200 POs. Quer aprender a jogar baralho? 250 dias e 250 POs.

Jesus Cristo. Isso é atestar que não-Conjuradores tem retardo mental se comparados a Conjuradores.

19. Com a menção do Lunguinho, realmente voltamos a 3e em um aspecto - Anões (das Montanhas) são Magos ainda mais incríveis.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 07, 2014, 05:09:37 am »
O problema da regra de Concentração é o mesmo que permeia todo Tormenta RPG - apenas modifica aspectos marginais do poderio de um Conjurador. Com ela, Conjuradores não podem resolver mais todos problemas ao mesmo tempo, agora só podem resolver todos problemas, um por vez. Imensa mudança, não?  :P

O poder de um Conjurador não está nisso - está em resolver problemas que outras classes deveriam resolver. Em quem você confiaria para invadir um castelo e roubar tesouro, em um Mago ou Ladino? O bom senso diria no Ladino, mas um Mago com Invisibilidade (Que dura uma hora), Spider Climb/Fly e Knock faz o serviço de maneira bem mais confiável. E nem mesmo o barulho de Knock será um problema - basta conjurar Zone of Silence antes e conjurar Knock fora da área dela.

E existe um lado sombrio, onde a regra de Concentration também afeta efeitos de Buff. Ou seja, nos momentos onde um Conjurador escolhe não resolver o problema e decide ajudar outrem, ele também pode ser afetado. E vai ser limitado a apenas um Buff para seus aliados por vez.

E o mais legal - Magos voltaram a poder aprender todas as magias, assim como Clérigos já tem todas as magias conhecidas, além de terem Rituais que podem economizar seus slots e todos ítens mágicos que garantem mais magias por dia (e que agora se recarregam diariamente).  Mas Guerreiros podem ficar felizes, Talentos são opcionais e sujeitos ao "Não" do DM. Woo.  :P

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 07, 2014, 03:42:34 am »
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Evola, se é para ser progressivo e moderno, que seja de fato. As inves de ficar jogando para galera num paragrafo perdido num livro de introdução. Serio, você quase soou como um Justiceiro Social do Tumblr, sem querer ofender (mas ja ofendendo) que qualquer coisa besta já cacha algo incrivel.

Obrigado por me fazer rir com "Justiceiro Social de Tumblr", ainda mais porque como bom Net-ativista, obviamente sou eu que estou dedicando posts inteiros quanto a um trecho de um parágrafo é insuficientemente representativo para certos grupos minoritários e utilizando "name-callings" quando alguém discorda do que escrevo e me questiona.  :)

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Enquanto isso, no livro de tribo dos Filhos de Gaia Revisado temos dois personagem gays, fazendo sexo ritualistico.

Ahnnn, não. Os personagens gays estão apenas fazendo sexo e violando casualmente a Litania A menção ao sexo ritualístico (não necessariamente gay) é em um Ritual em outro capítulo.

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Não se esqueça do Clérigo de cura da porrada

Isso é chamado por Clérigos Norte-Americanos de "Cura Preventiva' - Você mata aquele que feriria o seu aliado, evitando que ele se fira.  :P

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 06, 2014, 02:37:02 pm »
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Acho que o problema todo é: em um jogo de fantasia, onde o objetivo das aventuras vai ser invadir locais, matar coisas e coletar recompensas, é mesmo necessário frisar tanto um ponto como a orientação sexual do personagem, sendo que outros títulos onde isso seria uma questão mais central, como o WoD, nunca gastaram uma coluna para te dizer que você pode ter a orientação sexual que quiser para o seu personagem?

Um parágrafo, com 82 palavras. Que ocupou praticamente o mesmo espaço que a descrição de kit de jogos (74 palavras) ou que meu personagem pode trabalhar em profissões comuns no intervalo de missões e explorações de masmorras. (100 palavras, em 3 parágrafos distintos). Ou pior ainda, ele gasta 3 parágrafos e um tabela apenas para altura e pesos aleatórios, logo depois do parágrafo fatídico.

Eu sei que D&D Next está longe de agradar, mas isso está chegando a níveis incríveis.  :P

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 06, 2014, 02:11:16 pm »
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Alguma coisa mais util, talvez?

Estamos falando de um parágrafo, de uma página, de um PDF de 100 páginas. Não é como se faltasse espaço no Basic Set para o que em teoria é importante para o jogo (na verdade, um dos maiores problemas dele é o oposto - ele é prolixo em trechos que em edições anteriores, ocupariam menos espaço).

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Chutar portas, salvar princesas, matar dragões, tudo mascando chiclete, é estamos sem chiclete no momento para azar dos goblins que cruzaram seu caminho são o plot padrão, ao invés de se Meio-Orc bárbaro do grupo vai conseguir ou não demonstrar todo o "carinho e companheirismo" que ele possui anão guerreiro do grupo, que está totalmente interessado.

Ou seja, D&D não deve sair da sua zona de conforto e tentar ser menos hostil/mais amigável a outro público que não seja aquele que seria cativo. E dizer que falamos do RPG que 2 décadas atrás, tinha Planescape e Dark Sun entre seus cenários de jogo.  :)

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Sem falar que elfo tem aparência andrógena ou escambau é quase piada pronta, alem de ir pelo caminho fácil na minha opinião.

Porque é um trope antigo, acessível tanto a velhos quanto novos leitores. Em um livreto que coloca apenas as raças e classes mais facilmente associadas com D&D. Surpreendente, não?

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porque se de um lado você tem deuses elfos hermafroditas, do outro lado, você ainda tem orcs e goblins forçados no papel de vilão por causa de terem ligação com um divindade maligna.

E qual a ligação entre ambos, que você tanto insiste em fazer? Que para fazer uma menção de um parágrafo, que nem todo personagem de D&D é necessariamente um Captain Whitebread, você precisa modificar todo D&D, transformando-o em um RPG Progressivista sobre Herois Pacifistas que reformam o Mundo usando Protestos, Net-ativismo e Veganismo? (Sim, eu estou sendo hiperbólico aqui).

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Sim, eu sei que isso aconteceu num conto e blablabla, não deixa de ser bizarro pacas.

Existe uma regra informal que você precisa saber quanto a Novels de D&D - elas são horrendas.  :P

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 06, 2014, 07:49:16 am »
Acho que consigo entender a raiz do problema, Bispo. E isso obviamente se originou da relutância da Wizards de usar o esquema de ações do 3.5 e da 4e - Swift/Minor, Move e Standard Action, afinal, se lembra a 4e, é ruim. A explicação para quem não leu o Basic:

Em D&D Next, o personagem pode tomar duas ações por turno: Movimentação (não existem "ações de movimento", todas opções distintas de movimentação modificam sua distância de deslocamento) e Ação (que é o que seria chamado de Ação Padrão).

Além disso, o personagem pode realizar uma e apenas uma Ação Extra (Bonus Action). Essa Ação Extra significa qualquer outra ação que você realize além das duas que coloquei acima, e só pode ser usada quando a sua habilidade indica que você está utilizando uma Ação Extra (isso está explícito no texto).

E aqui vem o texto da habilidade Action Surge: On your turn, you can take one additional action on top of your regular action and a possible bonus action.

Aqui está o problema - a habilidade Action Surge não diz que você tem uma Ação Extra. Ela diz que você tem uma Ação, além da sua Ação e uma possível Ação Extra no Turno. RAW, isso pode ser interpretado como:

1. Ação + Ação + Ação Extra
2. [Inc\Phi]

O significado de 1 é da leitura direta do texto, mas pode ser problemático devido a restrição de apenas uma Bonus Action por turno (assim, você teria uma Ação extra, que não seria uma Ação Extra, sim, eu deixei em itálico intencionalmente). E devido a essa possível interpretação, a habilidade Action Surge não faz sentido (que é o 2).

Mas, independentemente disso, se Action Surge concede mais uma Ação, essa Ação pode ser usada para dar todos os ataques extra possível, porque: Beginning at 5th level, you can attack twice, instead of once, whenever you take the Attack action on your turn..

Como um designer que não tem que esconder qualquer menção a 4e escreveria?

Atacar é uma Ação Padrão, seja lá qual for o número de Ataques que forem feitos.
Action Surge, se a intenção for dar um ataque extra, seria uma No Action que concede um ataque extra ao realizar a ação Atacar. Se for a intenção de dar uma Ação Padrão extra, seria uma No Action que concede uma Ação Padrão Extra.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 06, 2014, 03:18:22 am »
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utadora transgênero tailandesa, já bem transicionada e com boa passabilidade

Mande isso para o Sakamoto e ele vai querer iniciar um relacionamento com você.  :b

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Eu achei ele completamente jogado ali, para ser sincero...

Queria que isso fosse colocado em qual parte do Basic?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 05, 2014, 02:07:37 pm »
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Acho que sou o único membro do forum que está gostando do Next?

Creio que o Lunguinho é o mais próximo que vai encontrar de alguém que goste de Next. Minha reação com Next ainda é de "esperar até o PH, mas com menos expectativas do que eu teria com Tormenta RPG".

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Sério ele já está melhor do que o 3e.

A base mecânica do Next, em teoria, já é melhor do que a 3e. Contudo, pelo que o Playtest mostrou, não há muitos motivos para acreditar que as classes sejam mais bem feitas que as da 3e (especialmente levando em conta o 3.5 Tardio, vulgo, "Rejeitos da 4e").

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To falando dos paladin, sorcerer, warlock, bard, blablabla; a galera da magia. Duas CdPs foram apontadas também e me deixaram com o pé atrás, maaaas...

Mas todo mundo sabe que essas classes estarão no PH - todas elas apareceram em algum momento no Playtest.

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E o trecho ai sobre "seja o que tu quiseres mas não me encha o saco" foi mais do que suficiente pra "fazer muita gente feliz", se é que você me entende. A Wizards quer que D&D saia do status atual de "jogo de criança" e passe pras mesas do povo "adulto", como era antes, e do povo mais liberal pra, obviamente, conseguir mais bufunfa.

Oh, não me diga que a Wizards of the Coast quer atrair mais clientes, eu acreditava que eles escreveram isso devido a suas profundas convicções progressivas. A questão é que mesmo o reconhecimento desse tipo de cliente já é um avanço, ainda mais porque o fã médio de D&D está bem longe de ser um "liberal".

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 04, 2014, 09:30:32 pm »
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A gangue estará de volta em breve.

Sempre esteve. Não é uma surpresa ver Forgotten Realms voltando seu status-quo pré-Spellplague, e isso ser mencionado no D&D Next.

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Assim como aquele texto "tu pode jogar com um personagem do sexo que tu quiser, com preferência sexual que tu quiser, que não vamos achar errado".

Mas não há nada de novo nisso, especialmente quanto a Corellon Larethian. Citando o Demihuman Deities, de 1998.

(click to show/hide)

Pessoalmente, a Wizards agiu muito bem ao escrever esse trecho.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 04, 2014, 04:29:49 pm »
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Meu ponto é que um cenário não precisa ter moral cinzenta pra dizer que nem todos or orcs e goblins são psicopatas  :P

O que não é um problema em D&D a, no mínimo, uma década e meia. Vamos reclamar da anti-intuitividade da THAC0 também?  :P

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Vídeo Game / Re:O que você está jogando?
« Online: Julho 04, 2014, 04:27:11 pm »
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Não, não é um problema do jogo, é só algo que eu pessoalmente não gosto...

Então, jogue em níveis de dificuldades mais baixos e salve com mais frequência.  :P

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