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Posts - silva

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 29, 2012, 08:19:06 am »
Então vocês se tocaram da bosta fumegante e incoerente que é o sistema vanciano ?  :hum:






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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Fevereiro 28, 2012, 09:50:03 pm »
Que delícia de notícia, mulek.

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Vídeo Game / Re:Crusader Kings 2
« Online: Fevereiro 28, 2012, 09:41:40 pm »
O lugar mais barato pra comprar é no Nuuvem, R$ 49,00.

E ow, se anima aí galera. Quem sabe não rola um multiplayer da galera !!! Imaginem: juntamos umas 10 cabeças, escolhemos um reino e cada um fica sendo um vassalo desse reino, competindo pela coroa ao mesmo tempo que unimos forças numa CRUZADA DA SPELL CONTRA OS INFIÉIS!!!!  :frenzied: :frenzied: :frenzied:





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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 28, 2012, 12:33:35 am »
Opa, opa! As aventuras de Planescape são excelentes, ok, mas o Planewalker Handbook é só um resumo requentado (e pelamordedeus, não cite aquela mecânica porca de belief points), e os outros suplementos são meramente bons. E ele não concebeu o cenário, isso quem fez foi o Zeb e o Baur.

Então, resumindo: ele fez 3 aventuras ótimas e auxiliou na 3e.   É esse o legado dele ?

O que ele criou por si só que é relevante pra indústria de alguma forma ? (porque até aqui ele tá um tremendo papagaio de pirata - ajudou com isso, ajudou com aquilo, etc). E não cite aquela bosta fumegante do McWoD.



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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 27, 2012, 06:32:47 pm »
Então essa tal "torre de marfim" é uma desculpa esfarrapada pra design ruim ?

PQP, eu sinceramente não entendo como tanta gente endeusa esse Monte Cook. O que esse pulha criou de realmente genial ? Que contrinuição relevante ele deu à indústria ?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 27, 2012, 11:36:39 am »
Não foi o próprio Monte que defendeu o Ivory Tower Design?

?

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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Fevereiro 27, 2012, 09:48:18 am »
Concordo com o VA - se a complexidade signficar um ganho de "qualidade" em relação à proposta do jogo, então, sim, considero positivo. Mas se essa a complexidade for "peso morto", então não vale nada.


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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Fevereiro 26, 2012, 08:05:10 pm »
(ok, eu vou morder a isca) CK2 é tão complexo quanto Civilization. Satisfeito ?


EDIT: ou será que você se referiu a minha comparação entre PC e Console no gênero Tactics, ali atrás ?  :hum:

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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Fevereiro 26, 2012, 02:51:23 pm »
O recém-lançado Crusader Kings 2 é um ótimo exemplo de "emergência de gameplay" de que estamos falando aqui, e o recomendo tanto pra jogadores como pra desenvolvedores interessados nessa "arquitetura" de jogo.

E ele é a prova de que, nem sempre o que o Vincer descreveu aqui embaixo, é verdade..

(click to show/hide)
..ou seja, ele ésandbox, mas passa longe de ser vazio, repetitivo ou pouco engajante.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 26, 2012, 02:21:27 pm »
huhuahauhauha muito bom o nick, Gegê! Acho que vou mudar o meu também!  :bwaha:

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 26, 2012, 01:51:47 pm »
Concordo. O propósito das classes de D&D sempre foi definir nichos específicos em relação à premissa "kill things & take their stuff", não ? Nesse caso, não faz mesmo sentido associar rank social com as classes.

E considero a estrutura original a mais coerente até hoje: Guerreiro, Mago, Ladrão e Clérigo. O resto podem ser sub-especializações ou paths, como o Vincer falou. (aliás, True20 já é assim, não ?  :sobrancelha: )

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Sistemas & Cenários / Chronica Feudalis
« Online: Fevereiro 26, 2012, 01:29:53 pm »
Jogando Crusader Kings 2 no PC fiquei numa vibe de Idade Média foda.

Daí, procurando rpgs com essa temática (e constatando mais uma vez o quão mal explorada ela é no hobby) me deparei com esse jogo, Chronica Feudalis. Pelo que entendi, sua premissa é ser um rpg medieval semi-histórico - nada de magias ou criaturas fantásticas - mas também não parece ser o caso de ele ter aquela obsessão histórica àla Gurps. Seu sistema parece leve em complexidade, e tem uns conceitos medievais interessantes. Um deles é o de "mentores". A criação de personagem (e aprimoramento) é baseada em "mentores": cada personagem escolhe 3 mentores que o auxiliaram durante sua criação, e cada tipo de mentor define suas perícias e sua proficiência nelas, bem como sua relação com o mentor ou uma facção deste mentor.

Outra coisa legal é sua apresentação: seu texto o descreve como se fosse um rpg de verdade, que existia e era jogado na idade média. (Isso me lembrou muito Castle Falkenstein), e sua estética é toda no estilo de arte medieval e iluminuras.

Bem, os reviews que encontrei falam bem dele, mas queria saber se alguem da galera aqui se alguem já jogou e o que acha.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 26, 2012, 12:40:02 pm »
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Eu vou só repetir(o q, terceira vez?): estou falando de regras. Dinâmica do jogo. Não ambientação. Fique à vontade para reler, eu coloquei isso lá.
Falou sim. Veja:
(click to show/hide)

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Forgotten e Dragonlance também são de nicho Silva, um nicho não tão pequeno mas são.
Negativo. Se D&D é o jogo esmagadoramente mais "popular e tradicional" do hobby, então seu cenário implícito de "high-fantasy + sword & sorcery" (ou a famosa "fantasia medieval") é o mainstream. E não sei até que ponto podemos igualar "mainstream" com "comercial" aqui. No caso de Dragonlance isso é perfeitamente válido, mas no caso de Forgotten creio que não (afinal, em sua primeira edição - a grey box - ele era "mainstream" porém permanecia fiél à visão original do Greenwood então não seria "comercial". Agpra, nas edições posteriores sim, me parece que se tornou mainstream e comercial).

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E o engraçado é que não estamos falando de um público alvo tão amplo quanto você imagina. Não é como se a wizards estivesse mirando na sua tia, sua prima que ouvia rebelde, o punk e um pai de família. Acho que todos aqui entortam a cara a palavra 'comercial' por causa dos péssimos exemplos que temos dos que tentam fazer isso. RPGistas formam um nicho específico o suficiente, pequeno o suficiente para caber como meta.
Aqui você saiu do escopo da discussão. Não faz sentido algum (ainda mais se tratando de design) analisarmos o RPG em relação ao "mercado de entretenimento universal". Ou analisamos o rpg por si só - suas diferentes tendências, nichos, populações - ou essa discussão perde o sentido.

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Eu não sou contra o 'ideal forgístico', apenas contra a idéia deles de que isso é o 'jeito certo'
Não sei sua intenção em citar isso, mas se foi pra exemplificar ou contra-argumentar minhas idéias, falhou. Em momento algum citei the forge ou rpgs indie. Inclusive de todos os sistemas que citei como suposto exemplo de "qualidade de design" (D&D1, Runequest, Pendragon, Gurps, Storyteller, FATE, Mutants & Masterminds, Savage Worlds, ORE e Risus) acredito que nenhum tem a ver com as idéias do the Forge ou da "filosofia indie".

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Coincidentemente, Banda Kalypso, Michel Teló e Calcinha Preta são os que vendem mais também. 

E também, Beatles , Michael Jackson e Rolling Stones vendem muito. Ou seja, essa comparação feita entre 'Vende muito = Retardado" é tão tola e típica de "cérebro de nicho" (muito comum entre metaleiros, jazzistas, indie rockers e todo tipo de estereótipo fechado) que não achei que veria isso pela Spell.
Só usei o argumento pra rebater Cebola, que sugeriu que o oposto também fosse verdade. E tanto ele, como eu, usamos o coincidentemente, o que invalida toda sua resposta.

(Nah, a quem estou enganando? Sim, eu acredito fanaticamente que o mainstream e o comercial (principalmente esse ultimo) tendem a gerar obras/produtos de baixa qualidade em comparação com tudo que é de nicho ou que é "indie" [aqui no sentido lato, como visto na indústria do entretenimento: obras cujo motor criativo permanece nas mãos de seus autores originais, ao invés de vendidos para - e criativamente "manchadas" por - gravadoras/estúdios/grandes companhias/etc] )

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 26, 2012, 12:32:13 am »
Citação de: Silva
Será que cenários como Glorantha, Empire of Petal Throne, Jorune, Talislanta, Planescape, Dark Sun, Ravenloft, Mundo das Trevas, Unknown Armies, Blue Planet e Transhuman Space existiriam se seus autores quisessem agradar a "gregos e troianos" ? Será que sistemas como D&D1, Runequest, Pendragon, Gurps, Storyteller, FATE, Mutants & Masterminds, Savage Worlds, ORE e Risus existiriam se seus autores quisessem agradar a "gregos e troianos" ?

Coincidentemente, 90% desses RPGs citados venderam mal e não possuem mais apoio algum. Justamente um "Forgotten Gregos e Troianos Realms" e um "Dragon Corinthianos e Palmeirenses Lance" são os que venderam mais e que possuem até hoje vasto material e ainda estão muito bem apoiados.

Coincidentemente, Banda Kalypso, Michel Teló e Calcinha Preta são os que vendem mais também.  :mrgreen:

E Vincer, Ravenloft é um cenário de nicho, assim como Planescape, Spelljammer, etc. Cenário "pop" ( = "vamos agradar a gregos e troianos") é Forgotten e Dragonlance, como disse o Cebola. Mas enfim... vamos concorda em discordar.  :b

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Fevereiro 25, 2012, 11:36:03 pm »
Beleza Eltor, entendi.

Quanto a Dear Esther, muita gente tá dizendo que é uma experiência original e fascinante mas que seu grau de interatividade está aquém do que se espera de "jogo". Se tu pegar, poste aqui as impressões.

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