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Off-Topic / Re:[Android] Dicas de Apps
« Online: Abril 12, 2012, 12:58:45 pm »
Não vejo muita coisa que possa ser útil no celular exceto um rolador de dados, ou talvez um leitor de fichas que gera rolagens comuns.

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Abril 12, 2012, 12:55:40 pm »
... Ok, chega.

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Sistemas & Cenários / Re:Classes, para quê?
« Online: Abril 12, 2012, 12:52:08 pm »
De novo: a culpa é do jogador que faz um personagem fora da proposta da aventura, e não do sistema.

Vou dizer mais uma vez: o M&M é um sistema que te permite fazer campanhas não focadas em combate e focadas em perícias facilmente.

O que você está fazendo nesse tópico é, basicamente, dizer:

"Eu não posso jogar uma campanha focada em usos de perícias e conflitos não combativos em M&M porque meu grupo sempre vai fazer personagens focados em combate!"

Isso não é culpa do sistema, sua queixa não faz sentido.

A questão não é se os jogadores vão cooperar ou não. A questão é se o sistema vai atender às necessidades deles.

Se os jogadores realmente querem uma campanha focada em combate, dá para jogar em M&M.

Se os jogadores realmente querem uma campanha focada em perícias, dá para jogar em M&M.

O que não dá é para ficar derpando dizendo que o sistema não faz o que você quer porque o que você quer não é o que você quer. Isso não faz sentido, caramba.

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Sistemas & Cenários / Re:Classes, para quê?
« Online: Abril 12, 2012, 10:41:11 am »
Gun_Hazard, o Agnelo está certíssimo, e sua queixa não faz o menor sentido.

Se o grupo não conversa sobre o tipo de aventura que quer ter e que tipos de personagem protagonizarão a aventura, a culpa é do grupo, e não do sistema.

Se teu grupo não é assim, a culpa não é nem minha, nem do Agnelo, nem do sistema.

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Abril 11, 2012, 08:41:04 pm »
O mais novo poder do Homem-Aranha:

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Sistemas & Cenários / Re:Classes, para quê?
« Online: Abril 11, 2012, 08:38:09 pm »
Citar
mas devemos focar o jogo no que seria padrão os jogadores fazerem, e neste caso eles iriam agir como o descrito pelo Gun Hazard, sejamos realistas, conhecemos os jogadores.

Ou seja, o que você está dizendo é:

"Num jogo em que perícias não são usadas, perícias são inúteis"?

Mas isso é óbvio, não tem como discordar disso.

Mas não dá para fazer o salto de raciocínio de dizer que perícias são inúteis ou que o jogo não influencia o seu uso. Ele tem várias mecânicas para influenciar a usar perícias.

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Off-Topic / Re:[Android] Dicas de Apps
« Online: Abril 11, 2012, 08:36:16 pm »
O Dice Bag é a melhor app de rolagem de dados que eu conheço. Te permite pré-programar jogadas comuns, e é fácil de usar, sem precisar recorrer a animaçõezinhas.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 11, 2012, 08:34:10 pm »
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Tu não aprendeu ainda que os comentários do Youtube são o segundo pior lugar da internet? Por que diabos tá perdendo teu tempo lá?

Terceiro.

9gag, 4chan, comentários do Youtube.

Nessa ordem.

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Abril 11, 2012, 12:50:47 pm »
Talvez se fizer o Bob ser um Fighter Battlerager o grupo fique melhor.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 11, 2012, 12:37:58 pm »
Agarrar em M&M 3E é tratado exatamente como qualquer outra ação de combate: o atacante rola ataque corpo-a-corpo, o defensor rola um salvamento (Strength ou Dodge, se bem me lembro) contra uma CD (Strength do atacante+10). Se o defensor tiver sucesso, nada acontece. Se fracassar, ele recebe uma condição dependendo do grau de falha.

Então sim, é simples. Mas não particularmente efetivo contra a maioria dos oponentes (grande maioria vai ter Strength ou Dodge alta).


Em M&M 2E era complicado. Ataque, depois cada um fazia um teste de força com um monte de bônus. Se o atacante ganhasse, conseguiria agarrar e poderia escolher uma ação contra ele. Era um subsistema próprio, não tinha nenhuma outra ação parecida em jogo, e era extremamente apelão para qualquer um que fosse focado em força.

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Sistemas & Cenários / Re:Classes, para quê?
« Online: Abril 11, 2012, 12:33:53 pm »
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Aqui cabe uma discussão entre sistemas por pontos  e sistemas por classe/nível.
Não me lembro de algum sistema hibrido usando sistema por pontos e sistema por classe/nível.
Talvez possa haver um meio-termo funcional de um sistema usando as duas técnicas.

M&M. Não tem classes, mas tem o conceito de Power Level, e funciona bem.

Citar
As do M&M eu já não acho tão relevante assim pois como disse Defesa/Resistência e Ataque/Dano Sempre tem de estar Maximizados para serem efetivos então as opções são as Pericias (Que valem quase nada) os Feitos e os Poderes (Que ai sim tá a graça dos pontos por compras)

Pelo contrário. Perícias são uma parte muito importante do jogo, e entram em diversos aspectos, especialmente com as perícias de combate na 3E.

Ainda mais se você considerar as regras de conflitos não-combativos.

Num sistema focado em conflitos desse tipo, e não em combate (o kimble inclusive já mestrou alguns desses, e funcionou muito bem), as perícias de M&M ganham mais importância que ataque/dano e defesa/resistência.

É óbvio que se você focar o seu jogo em combate as características de combate serão mais importantes.

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Abril 11, 2012, 12:29:13 pm »
Tem striker demais nesse grupo.

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Sistemas & Cenários / Re:Classes, para quê?
« Online: Abril 09, 2012, 10:30:44 pm »
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Até o jogador iniciante de M&M aprender isso ele pode se frustrar muito com o sistema ao ponto de não querer jogar ele mais.

Mas isso é válido para qualquer sistema de pontos. A tentação é sempre fazer um personagem pato.

Até você entender que não vale a pena ser bom em tudo...

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Tormenta
« Online: Abril 09, 2012, 07:47:01 pm »
Aaaah, a velha polêmica "escravidão é maligna. Ergo, Minotauros deveriam ser malignos."

Convença um jogador de Tormenta disso. É impossível.

Mas é uma verdade: a cultura INTEIRA deles é centrada no conceito de escravidão. Escravidão é uma atitude maligna (sem "mas", "porém", nem nada. Pouco importa se eles protegem os escravos. São escravos). Se eles têm uma cultura inteira centrada nisso, então a raça é maligna. Ponto.

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Off-Topic / Re:Criador de Goblins acusado de ser simpatizante de estupro.
« Online: Abril 09, 2012, 07:27:07 pm »
Pois é. E mesmo que ela citasse o Dellyn, o estupro NUNCA é tratado como uma "punch line" de uma piada, nem com pouco caso ou com humor.

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