Dessa vez o pessimismo não está muito justificado. Dessa vez. Não é uma ideia genial, sequer original, mas também não é ruim.
Incluir dois níveis adicionais antes do 1º não vai fazer diferença nenhuma para quem não gostar disso, já que sempre é possível começar no nível 3 (e se eu jogar esse jogo, provavelmente serei um dos que começam no nível 5). Por outro lado, a construção de npcs é facilitada (supondo que a alternativa seria algo ao estilo 3.x, já que a 4ª ed. ainda é a melhor nisso), e abre-se a possibilidade de jogadores terem aventuras "prólogo", iniciando-os na carreira aventuresca. E sim, há jogadores que gostam de ter que sentir medo de goblins, então esses ganham níveis adicionais de diversão. Não é como se eles fossem diminuir a quantidade de níveis que VOCÊ pode usar para se divertir. Exceto que diminuem sim... ao invés de ter 20 níveis de determinado tipo de diversão, você tem agora 12 (do 3 ao 15). Admito que para mim isso é mais que suficiente, porque nunca tive uma campanha que durou mais do que 12 níveis, mas vejo como isso pode desagradar gente que gosta de campanhas medidas em triênios (se bem que esses ainda jogam AD&D, então talvez nem sejam o foco da wizards).
Quanto ao tier legacy, mantenho minha neutralidade. O artigo apenas cita que o papel do jogador no andamento do mundo é mais acentuado, e os jogadores viram "celebridades". Nada mais natural, em níveis elevados. No máximo, isso traz um pouco de coerencia ao jogo. No pior dos casos, altera o estilo de jogo. Eu não vi nada dizendo que guerreiros obrigatoriamente virem generais/lordes, que magos fundem escolas de magia e clérigos igrejas. SE isso for obrigatório (ou houverem uma maioria de class features se focando nisso), aí sim a mecanica de desagradaria. Senão, é apenas uma ideia condizente com a proposta do jogo, de agradar múltiplos grupos, que aliás vem sendo descumprida a cada notícia sobre o next.
If I want to play a farmboy, I'll go play Harvest Moon. If I want to raise an army to sack an Orc stronghold, I'll play Warhammer.
Acontece que bastante gente joga D&D com estes estilos. Eu não conheço ninguém que curta ser um farmboy (mas acredito que este tipo exista, pelo que se vê na internet de gente querendo jogar gritty D&D), mas de gente querendo bancar o general, conheço grupos inteiros.