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Posts - kimble

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Vídeo Game / Re:Crusader Kings 2
« Online: Outubro 24, 2012, 08:18:53 am »
Não comprei nenhum DLC ainda, mas notei que o jogo atualiza algumas mecânicas para coisas que já apareceram nelas, como as facções. Que não lembro de ter notado antes do último do DLC ter sido lançado.

Eu estou pensando em pegar o DLC pra jogar com muçulmanos depois, quero ver se consigo fazer uma Inglaterra Islâmica.

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Vídeo Game / Re:Crusader Kings 2
« Online: Outubro 23, 2012, 01:17:15 pm »
Atualização:

Comecei a jogar com o filho do meu 'Vlad Dinamarquês'. Criei ele para ser um cara justo, corajoso, e caridoso. Depois dos problemas de apoio do meu último personagem, facilitou bastante conseguir apoio e consolidar o reino.

Comecei então a me preocupar com meu sucessor. Tive um filho e uma sucessão de meninas. As garotas foram todas pra Suécia e países vizinhos, fazendo aquele tipo de casamento onde os filhos vão pra minha dinastia. Estava tentando aumentar as terras sem precisar entrar em guerra, até agora isso me conseguiu alguns aliados aqui e ali.

E então tive um segundo filho. Considerando que meu primeiro filho não estava indo tão mal assim, mandei o segundo filho para ser criado longe e casei ele com a tia, para tentar garantir que não saísse nada perigoso dali.

Então começaram os problemas. Meu irmão começou a tentar conseguir apoio para se tornar o novo rei, criando uma facção dentro da Dinamarca para dar apoio para ele. Três vezes ele me ameaçou e eu consegui lidar com a situação, distribuindo presentes e títulos para os outros membros da facção. Na terceira me esforcei bastante pra conseguir fazer meu irmão feliz.

Um ano depois, ele tentou pela quarta vez me derrubar fazendo outra facção. Mandei meu mestre espião ir conversar com algumas pessoas nas terras do meu irmão. Dois anos depois, meu pobre irmão engasgou no próprio sangue. Uma pena, realmente. Então as terras dele passaram para os filhos, que não gostavam de mim também. Pelo desejo divino, uma epidemia de engasgos no próprio sangue eliminou todos os descendentes do lado dele na dinastia. Uma lástima.

Feliz, com o reino consolidado, meu irmão não sendo mais um problema, comecei outro período de prosperidade. Melhorei meus castelos, cuidei das minhas cidades, tudo parecia bem.

E então fiz um torneio pra comemorar isso. Meu personagem morreu no começo da competição.

Por sorte o segundo filho (o primeiro eu precisei me livrar devido a uma série de diferenças de opinião e baixa capacidade como líder) já havia alcançado a maior idade. Da mesma forma como o pai, ele era caridoso e bom, apesar de não ser tão corajoso ou bem visto. Ele compensava isso com uma habilidade incrível em diplomacia.

Foi então que comecei a ter problemas na Itália. Os nobres começaram a reclamar da quantidade de títulos que eu possuia e queriam outro rei. Minha resposta foi acalmar os mais gananciosos no início. E depois de alguns anos, invadir seus territórios e tomar suas terras. Comecei a distribuir mais títulos, passando para nobres fiéis e pessoas que eu ainda poderia trazer para o meu lado.

No final eu conseguia ver o desespero nos nobres italianos que podiam ser uma ameaça. Eles tentaram encontrar um sucessor pro meu reinado esperando que algum acidente acontecesse comigo. Por sorte, alguns milhares de soldados bem armados e treinados caminhando e anexando as terras dos descontentes parecem ter sido um ótimo amuleto de boa sorte.

Atualmente eu tenho a maior parte da Itália, da Dinamarca, meus exércitos são 1/3 do Sacro Império Romano, tenho exércitos suficientes pra vencer a maioria das guerras e estou trabalhando para dominar o resto da Itália. Depois, provavelmente vou esperar o Império passar por alguma guerra ou Cruzada grande e então arriscar uma tentativa de Independência.

Edit: Aproveitando, link pra página wiki da minha personagem inicial.

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Dicas & Ideias / Re:[Dinastia RPG] New and Old: O conflito e o aprendizado.
« Online: Outubro 23, 2012, 08:59:06 am »
Como acredito que você notou, o Marvel tem ao mesmo tempo um modelo de resolução de ações pra tudo, mas que consegue lidar com situações particulares só alterando os dados que entram na parada.

É uma das coisas que eu gosto no sistema :)

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Sistemas & Cenários / Design de classes ou "Falando o Óbvio: A missão"
« Online: Outubro 22, 2012, 10:24:02 am »
E outro artigo, dessa vez sobre design de classes.

Bem fraquinho, não comenta nada realmente interessante. Só diz que o design de classes deve considerar as expectativas dos jogadores quanto as classes e como elas já foram implementadas em edições anteriores.

A história do companheiro animal me pareceu muito teórica ainda, mas espero que eles não caiam no erro de fazer tudo que eles sentem dificuldade em lidar se tornar um Módulo.

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Sistemas & Cenários / Re:Mutantes & Malfeitores no Kickstarter
« Online: Outubro 19, 2012, 12:24:20 pm »
Não consegui me empolgar. Adoro M&M, mas não consegui qual a grande diferença entre comprar isso e comprar uma versão comum. Se for só pela capa dura, não vejo grande diferença.

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Sistemas & Cenários / Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Online: Outubro 18, 2012, 11:16:22 pm »
Só não comprei o 13th Age ainda porque o preço do livro estava salgado e eu não estava mestrando nada medieval. Por enquanto, é o meu sistema de escolha pra quando for tentar algo no estilo D&D de novo.

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Dicas & Ideias / Re:Personagens de Fantasia - HELP !
« Online: Outubro 18, 2012, 11:09:10 pm »
Uma coisa que notei em cenários sandbox é que criação num modelo compartilhado, normalmente funciona melhor.

Explicando, a idéia é criar PCs e NPCs juntos ou suficientemente próximos para que se estabeleçam relações logo no começo. Dessas relações nascem conflitos e desses conflitos o jogo transcorre naturalmente, sem você precisar fazer muito esforço E num modelo de sandbox.

Se você quer criar os NPCs em separado, tenta fazer parecido com o que eu fiz em L5R. Cada NPC tem uma historinha simples, pelo menos uma coisa que ele quer e que está relacionada a outro NPC e dois a três plots possíveis que ele pode gerar.

Seria algo como:
Mack, the Knife
Conceito: Ladrão
Historinha: blablabla Se vingar do capitão da guarda, que matou seu irmão. blablabla Tem uma atitude protetora com novos ladrões da guilda.
Desejo: Destruir o capitão da guarda, treinar alguém para ser seu sucessor.
Plots:
1) Mack descobre que um nobre da região tem provas da corrupção do capitão da guarda e pede ajuda para um de seus protegidos (PC de alguém);
2) Mack resolve se aposentar, mas decide dar um último grande golpe. Ele pede ajuda a um de seus protegidos (PC de alguém) para bolarem algo.

Eu fiz algo assim para L5R e, sem querer, acabou assumindo um modelo semi-sandbox. Se eu tivesse tentando fazer um sandbox completo, teria sido bem fácil com isso.

A outra opção é construção compartilhada. Tem vários jogos que fazem isso. Você e os jogadores desenvolvem todos os personagens ao mesmo tempo, influenciando e ajudando a tomar decisões sobre quem eles são. Tem muitas formas de fazer isso, mas normalmente envolve os jogadores (e o Mestre) fazendo escolhas quanto as relações entre os personagens na trama, em alguma ordem pré-determinada. Essa é um pouco mais complicada de fazer, mas rende boas tramas. Tenta olhar Smallville RPG e o Hillfolk (que está no Kickstarter) para exemplos.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next Q&A ou "MY PRECIOUS!"
« Online: Outubro 18, 2012, 08:30:14 pm »
A atitude pra essas coisas tem sido "é quebrado, mas o Mestre pode consertar". Que aliás, foi a resposta que o designer deu pros meus questionamentos.

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Dicas & Ideias / Re:[Ajuda] Adaptar o 3.0 para o 3.5
« Online: Outubro 18, 2012, 04:50:29 pm »
Não, não. Eu lembro de dizer entrar E sair. Não só 'entrar' ou só 'sair'. Infelizmente já me livrei de quase tudo que eu tinha da 3e, então não vou achar o livro, mas me lembro disso.

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Dicas & Ideias / Re:[Ajuda] Adaptar o 3.0 para o 3.5
« Online: Outubro 18, 2012, 02:48:57 pm »
Eu me lembro de ler essa no livro, então acredito que deva ter sido uma primeira impressão da 3.5 que foi corrigida nas impressões posteriores.

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Sistemas & Cenários / D&D Next Q&A ou "MY PRECIOUS!"
« Online: Outubro 18, 2012, 12:42:30 pm »
Outro Q&A sobre o desenvolvimento do D&D Next.

Os últimos artigos (tá, 2 deles) me fizeram ter alguma esperança que apesar do Next não parecer um jogo pra mim, eles pelo menos haviam tentando parar de tratar os jogadores como idiotas.

Hoje as coisas parecem ter voltado ao normal. Ou seja, 'jogadores acreditam no que for que a gente disser' voltou a ser o lema dos designers.

No caso, as duas últimas perguntas me parecem boas e realistas. Eles admitem que não estão tão preocupados com equilíbrio assim, mas ei, pelo menos a admissão é feita.

Meu problema é com a primeira. Continuar vendendo a idéia que os itens serão raros, é bobagem quando você examina a probabilidade de encontrar algum em cada luta (mínimo de 50%).

Depois, tentar convencer que criar uma espada +1 é um grande momento na vida do personagem (NARSIL!). Exceto que, qualquer um que já tenha jogado D&D por mais que duas ou três sessões, sabe que ninguém continua a usar uma arma mágica depois que ela é ultrapassada por outro item que o personagem tenha acesso.

Não faz sentido a idéia de que seja um 'grande momento na história' quando você cria uma arma mágica, se daqui a três ou quatro sessões você pode encontrar outra melhor, escondida debaixo dos restos de um otyugh.

Se a idéia é tornar cada arma mágica algo especial, uma das duas coisas tem que se tornar verdadeira:
a) matem a progressão +1/+2/+3 e etc. das armas, mantenham só a habilidade mágica;
b) façam a progressão dos bônus das armas subirem com o nível dos personagens.

Manter essa progressão E tentar convencer que criar qualquer arma mágica é um grande evento na história, é insultar a inteligência dos jogadores.

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Dicas & Ideias / Re:Alguma vez o sistema estragou uma partida pra você ?
« Online: Outubro 17, 2012, 01:51:37 pm »
Outra opção é usar o The One Ring,

Que, sinceramente, é um ótimo RPG e vale muito mais a pena.

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Dicas & Ideias / Re:[Ajuda] Adaptar o 3.0 para o 3.5
« Online: Outubro 17, 2012, 01:21:49 pm »
A tradução na 3.5 é pior. Pelo menos no livro que eu vi, eles conseguiram modificar a regra para causar ataque de oportunidade quando você ENTRAVA OU SAIA de um quadrado ameaçado.

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Sistemas & Cenários / Re:Do futuro "packet" de Next
« Online: Outubro 15, 2012, 04:36:28 pm »
A idéia de 'categoria de classe' não é ruim, só é uma pena que vai ser limitada aos spellcasters. Em teoria você poderia jogar uma série de mecânicas diferentes e independentes dentro dela e escolher qual se aplica na sua campanha (o que parece ser a idéia deles). Magos, Sorcerers e etc. se tornam só o descritor da categoria, e o Mestre poderia denominar mais de uma delas pra sua campanha.

Bem feitinho, ficava interessante por permitir definir melhor o que os conjuradores fazem dentro da campanha. O pessoal que quer os conjuradores como grandes mestres da realidade poderia ter isso, o pessoal que prefere magia como uma ferramenta limitada também poderiam ser satisfeitos.

Meu medo é que seja outra situação similar as classes na 3e/4e. Classes que tinham mais gente jogando (ou assim acreditava a WotC) recebiam muito mais apoio e material do que aquelas que não eram preferidas pelos clientes. Numa divisão por categorias como eles propõe, existe o risco de uma ou duas receberem todo o apoio mecânico e mais material enquanto as outras recebem um artigo de quatro páginas na Dragon a cada seis meses.

E o guerreiro, pra mim, ainda vai ser o monge dessa edição. Muita gente achando lindo e funcional, até terminar o playtest, começar a jogar em campanha e perceber os problemas do sistema de manobras que eles implementaram.

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Dicas & Ideias / Re:Cenários de fantasia pré-medievais ?
« Online: Outubro 15, 2012, 11:27:42 am »
Exalted é difícil de classificar, porque você tem piratas no oeste, gente pilotando mechas pequenos no leste, vikings no norte e ciborgues e beduínos no sul.

E o grande império no centro lembra algo entre China e Europa Medieval, mas eles mantém o controle através do uso de uma série de canhões laser capazes de devastar grandes áreas (ou algo similar, nunca fica muito claro).

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