Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - silva

Páginas: 1 ... 41 42 [43] 44 45 ... 59
631
Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Abril 23, 2012, 05:09:11 pm »
jogando Sword and Sworcery aqui e, bicho, que joguinho FODA.

Ele tem aquela qualidade de emocionar através do minimalismo, com pouquíssimas palavras e músicas que dão o tom da situação ( àla Shadow of the Colossus), ao mesmo tempo que tem aquela vibe "mítica" (mithopoeica ?) que dá uma puta ressonância à história sendo contada, por mais simples que essa seja (também àla Shadow of the Colossus). 

Esse trailer mostra um pouco disso (aumenta o volume porque o som do jogo é tudo)

Trailer : Sword and Sworcery EP (1)

632
Vídeo Game / Re:Shadowrun Returns
« Online: Abril 23, 2012, 04:48:08 pm »
Faltam apenas 5 dias e tá bem pertinho de 1,5 milhão. E o autor tá dizendo que o jogo se passará nos 2050s do cenário, e que ele quer preservar a estética original, mais cyberpunk de raiz.

Isso me fez lembrar os anos 80.. merda, porque o futuro não ficou tão maneiro quanto aqueles filmes, jogos e musicas pregavam ? XD

Power Glove - Nightforce


633
Dicas & Ideias / Re:Sandbox - dicas e idéias
« Online: Abril 23, 2012, 09:59:08 am »
Muito legal esse método Draco, já tinha lido sobre ele (acho que o Eltor postou na primeira página, não ?). Pra situações investigativas deve funcionar que é uma beleza.

E no meio desse artigo acabei esbarrando com esse outro aqui, "Dont prep plots, prep Situations", que é basicamente tudo que falamos aqui sobre sandbox. Recomendo também. Aliás, ele até fala uma coisa bem legal sobre esse estilo de jogo, e que concordo..

Citação de: The Alexandrian
[this style of gaming] It empowers the players and makes their choices meaningful... this cannot be emphasized enough. For me, the entire reason to play a roleplaying game is to see what happens when the players make meaningful choices. In my experience, the result is almost always different than anything I could have anticipated or planned for... If I wanted to tell my players a story (which is what plot-based design really boils down to), then it’s far more efficient and effective to simply write a story. In my opinion, if you’re playing a roleplaying game then you should play to the strengths of the medium: The magical creativity which only happens when people get together.

E ele fala também um pouco daquilo que o Madruga e Cebola falaram..

Citação de: The Alexandrian
On the other hand, if you have a group that’s used to being shown the Correct Path and then following it, suddenly throwing them into the deep-end of an open-ended scenario may have disastrous results, just like any other sudden shift in the style of play. Others, of course, will immediately take to it like a fish takes to water. But if you’re running into problems, just sit down and talk things over with your players. Explain where the disconnect is happening. Maybe give them a copy of this essay so that they can have a better understanding of what’s going on (and what’s not going on) behind the screen... I suspect that once they know the shackles have been taken off, they’ll revel in their newfound freedom.

 :victory:

634
Dicas & Ideias / Re:Sandbox - dicas e idéias
« Online: Abril 21, 2012, 12:35:18 pm »
Pode ser que seja railroading, não sei de onde surgiu o termo sandbox, mas em jogos de videogame/computador chamados "sandbox" também usam isso que eu uso. Ora, os Pjs podem fazer o que eles quiserem, mas aí eu narro que fumaça e incêndio é possível ser visto na direção do templo do clérigo do grupo... se o grupo quiser verificar o que é, beleza. Se não, ficam sabendo o que foi salvo e o que não foi das cinzas e escombros do templo. Porém eu não faço eles perderem tempo por escolherem outro caminho.

Morius, se o incêndio no templo do clérigo aconteceu como consequencia de alguma ação do próprio clérigo, ou a partir de algum elemento do background deel que você trouxe pro jogo, blz é sandbox - digamos que o clérigo tenha dado um sermão humilhante num bando de arruaceiros locais, e os mesmos esperaram ele sair pra tocar fogo no templo dele. Perfeito. MAS, se o incêndio faz parte de algum plot/aventura que você criou por si só, sem ter havido nenhum input dos jogadores, então não é sandbox.

E outra, em sandbox não tem essa dos jogadores "perderem tempo" por escolherem o caminho "errado". Isso não existe, porque quem "cria" as aventuras são os jogadores, não você. Então, de certa forma, quem perdeu tempo foi VOCÊ, O GM, por criar caminhos/roteiros que os jogadores decidiram não seguir. (taí outro motivo pra se criar apenas ganchos vagos, sem elaboraçãor/roteirização - se os jogadores preferirem não abordar esse gancho, você não vai terá perdido tempo criando coisas que não aparecerão em jogo).

(e lembrando que não to aqui pra falar se você ou mais alguem joga certo ou errado - cada um joga da forma que lhe convém e lhe diverte  :victory:)

635
Dicas & Ideias / Re:Sandbox - dicas e idéias
« Online: Abril 19, 2012, 12:48:42 am »
Eu jogo sandbox, sendo que dou motivação para os PS irem para onde eu quero que eles vão

Isso soou meio contraditório pra mim. Tudo bem que sandbox pressupõe ganchos esperando pra serem ativados, como minas terrestres ocultas esperando por um pisão, mas daí a você motivá-los a "irem onde você quer que eles vão"... não sei... acho que a idéia do sandbox é justamente o contrário - são os players que motivam o GM pra ir onde eles querem, ou algo assim. Os ganchos estão lá sim - seja criados minuciosamente de ante-mão, ou improvisados na hora por um mestre que conhece bastante o cenário - mas acho que são como as minas terrestres, não saem andando procurando por vítimas e nem vão atrair ninguem pra uma tocaia (  XD ). Essa mentalidade me parece meio resquício de railroading - de que coisas criadas/planejadas anteriormente pelo mestre terão que ser obrigatoriamente utilizadas em jogo. 

Mas enfim, são só meus dois cents. ;)

636
Dicas & Ideias / Re:Estilo Narrativo
« Online: Abril 18, 2012, 03:02:18 am »
Citação de: macnol
Prefiro planejar apenas o início de uma aventura - situação problema, local, figuras importantes envolvidas - e pensar o mínimo possível sobre o que os personagens vão fazer DEPOIS que a aventura começar. Quanto menos eu tiver "planejado" pro desfecho da aventura, mais fácil eles inventarem suas próprias formas de resolver sem que eu desperdice material pronto.

E sempre que possível, conversar com os jogadores sobre os planos deles pras próximas sessões, dessa forma dá pra ter algo preparado sem forçar ninguém a seguir um caminho decidido por mim.

Isso aqui. Só trocando o "início de aventura" ali por "cenário" (com principais entidades e suas agendas, conflitos, dilemas, inter-relacionamentos) etc.

637
Dicas & Ideias / Re:Sandbox - dicas e idéias
« Online: Abril 16, 2012, 10:30:04 pm »
Citação de: Madruga
Jog.: "eu.. vou comprar um bife"

 :rolando:


Cara, sem jogador pró-ativo, que "sabe o que quer", fica dificil jogar sandbox.

638
Vídeo Game / Re:Parabéns, Ultima VII!
« Online: Abril 16, 2012, 10:16:32 pm »
Madruga, relaxa.

Se não pegar roda no Exult. É um emulador dedicado do Ultima 7 e Ultima 7 parte 2, feito por fãs pro jogo rodar em máquinas atuais, e ainda por cima em alta resolução. E melhor: ele tem um pack opcional da trilha sonora toda remasterizada.

Eu joguei nele durante muito tempo ha uns 3 anos atrás.

639
Vídeo Game / Re:Parabéns, Ultima VII!
« Online: Abril 16, 2012, 09:39:38 am »
Que irado, não sabia que Ultima 7 tava no GOG.  Taí uma "vergonha" de gamer que eu tenho - não ter finalizado Ultima 7. Eu até tentei, motivado por tentar desbaratar aquela seita de aproveitadores (eu lembro até hoje do seus dogmas, como "Valor precede Recompensa"). Mas desisti no meio do caminho.

Madruga, será que essa versão do GoG é compatível com o emulador Exult ? (pra quem não sabe, ele permite jogar U7 em alta definição e com modificações de velocidade, UI, etc.).

640
Dicas & Ideias / Re:Sandbox - dicas e idéias
« Online: Abril 16, 2012, 09:30:34 am »
Eu consideraria isso sandbox sim, 3Libras. Afinal você tá disposto a ignorar todos os plots que preparou, se necessário for, pra seguir o fluxo dos jogadores. Não seria sandbox se, durante a sessão, você forçasse os jogadores a seguirem o que você preparou (mesmo dando a falsa idéia de liberadade).

Pelo menos é assim que vejo a coisa - sandbox não é "jogar sem preparo prévio" e sim "jogar em função dos jogadores". Criar vários "micro-plots" é ótimo e super positivo. O que não pode é esses plots serem histórias auto-contidas com início, meio e fim. O ideal é que sejam propositalmente vagos, frases curtas anotadas num papél, denotando mais agendas ou questões a serem resolvidas.


Citar
Eu não consigo mestrar em separado ao mesmo tempo, a menos que seja algum tipo de prelúdio pro grupo se juntar logo...Não tenho capacidade pra gerenciar mais de três locais ao mesmo tempo e manter uma qualidade decente de narrativa; descobri isso na prática, quando em um grupo de cinco, foi cada um pra um lado.
Acho que todo mundo tem essa dificuldade. Dessa ultima sessão rolou isso. Mas eram 3 jogadores então deu pra gerenciar mais ou menos ("mais ou menos" porque um dos jogadores acabou tendo nitidamente menos tempo de jogo do que os outros - da próxima vez vou tentar otimizar essa distribuição de tempo, se necessário).







641
Artes Visuais / Re:Criações Magyar
« Online: Abril 14, 2012, 03:13:23 pm »
Irado, Magyar. Parabéns, cara.

642
Vídeo Game / Re:Shadowrun Returns
« Online: Abril 11, 2012, 11:01:56 pm »
Galera, o kickstarter já tá quase em 1 milhão. Vamo lá galera, colabora ae!

E saiu uma atualização relampago: parece que eles vão portar pra Linux também, mas só depois que o jogo ser lançado.

643
Dicas & Ideias / Re:Sandbox - dicas e idéias
« Online: Abril 11, 2012, 02:06:03 am »
Citar
Pelo menos ao meu ver, sandbox dá mais trabalho do que dar um objetivo pro grupo, e deixar eles se virarem como quiserem. No seu exemplo básico, "o que vão fazer", você já tinha que ter notas da ferraria, armoraria, igreja, delegacia, casa do prefeito, e alguns pontos de interesse. Depois tem que ter anotado motivação e interesse em cada NPC. Fora a capacidade mental de controlar tudo mentalmente pra não se perder enquanto interpreta um personagem pensando que é outro.

... ou você ja conhece o cenário como a palma da sua mão (que é o meu caso com Shadowrun), e não precisa mais do que uma colinha rabiscada que você faz em 5 min.  ^_^

Mas concordo que se o mestre e o grupo não conhecerem bem o cenário, pode ser muito difícil (e trabalhoso) jogar nesse estilo.

Citação de: Gun Harzard
Tentei jogar uma Sandbox de Titan (Aventuras Fantásticas), onde eramos um grupo de membros do conselho da cidade que tínhamos de resolver os problemas da mesma...

Não deu certo.

Segundo o mestre nós tínhamos criado mais problemas ou colocado os problemas sob uma lente de aumento.

Mas na visão dos jogadores o problema foi que não tínhamos nenhuma base (Leia-se nada no sistema) que nos desse uma indicação do que poderíamos ou não fazer.

Todas as nossas tentativas tinham de ser pedidas ao mestre que sempre negava.

A UNICA coisa que podíamos fazer era debater, mas  mesmo assim de forma inútil pois cada representante tinha de defender seus representados mas não tinha nenhum poder efetivo.


Por exemplo como representante da Guarda eu tentei tomar o posto de CHEFE da guarda da cidade, Negado. Depois queria montar uma força de milicia para proteger algumas das partes da cidade que pudessem virar aliadas a meu favor no conselho, Negado.

Outros passaram pelo mesmo. Ou seja só podiamos efetivamente debater feito tontos.

Foi muito frustrante.

Como assim "negado" ? O ponto do sandbox é justamente deixar os jogadores tomarem as rédeas da aventura! Não faz sentido para o GM simplesmente "negar" coisas. Ao fazer isso ele toma pra si a "autoria" da campanha, e aí a idéia de sandbox vai pro ralo.

Bela bosta esse sandbox aí, Gun. XD

644
Dicas & Ideias / Re:Sandbox - dicas e idéias
« Online: Abril 09, 2012, 10:07:18 pm »
Eu acho Mundo das Trevas otimo pra sandbox. Os próprios livros "..by Night" já dão tudo de mão beijada, é só implementar.

Aliás, taí um problema que vejo na indústria - a maioria esmagadora dos livros influencia, através dos textos, a um estilo de jogo mais "railroading". Pelo menos a maioria dos que já li até hoje é assim. E se você considerar as aventuras prontas então, putz. Não que isso seja absolutamente ruim, mas os capítulos de dicas pra mestrar deveriam ser mais abrangentes e objetivos. Talvez até mais "procedurais" mesmo - com técnicas concretas pra se mestrar, seja railroading ou sandbox ou o que quer que os autores tenham envisionado praquele jogo. Parece que existe uma concepção de que os leitores já devem trazer uma bagagem/conhecimento de como se joga rpg, e daí as dicas de como jogar acabam sendo meio que genéricas (e inúteis em grande parte das vezes).

Se Vampiro tivesse sido lançado com um capítulo "Como você deve jogar esse jogo!" com uma voz forte (até autoritária) explicando exatamente o que fazer em cada ocasião (até onde for realisticamente possível, claro) provavelmente ele hoje não seria considerado tão esquizofrênico. O mesmo vale pra D&D - na 1ª edição, o Gygax explicava diretinho a forma como ele envisionou que seu jogo seria jogado: "quando os jogadores fizerem X, faça Y", "quando preparar o calabouço, faça dessa forma", etc, etc. Isso meio que se perdeu com o passar do tempo, e hoje os jogos, apesar de diferentes em termos de sistema e design, acabam assumindo que serão utilizados todos da mesma forma pelo jogador.

645
Dicas & Ideias / Re:Sandbox - dicas e idéias
« Online: Abril 09, 2012, 09:44:51 pm »
Então Publicano, tava pensando aqui, e acho que dá pra sintetizar tudo o que eu falei ali em cima. Os requisitos pra rolar sandbox sem problemas seriam..

1. jogadores próativos

2. bom conhecimento do cenário por parte de todos

3. disposição pra improvisar (por parte do mestre)

Seria basicamente isso. As "técnicas" que citei ali em cima ajudam, mas no final das contas é isso aí.  E bicho, nem preciso dizer que esse é meu estilo de jogo ideal, né?  :laugh:

Páginas: 1 ... 41 42 [43] 44 45 ... 59