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Posts - Ielena

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Sei bem como é, sem pressa  :b . Não sei quando será a minha próxima também...

Ielena, boa idéia de resenhar o Fresco. Ele teve uma expansão, não?

Ele tem várias expansões. Eu tenho quase todas elas, só que algumas eu nem uso, então só vou explicar as que valem a pena e citar as outras.  :)

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Alguém tem interesse em alguma resenha em particular (além do Arkham, que nao terei condições de fazer)?  Mandrak, Ielena ou mais alguém, querem escrever sobre algum jogo?

Eu tava pensando em escrever sobre o Fresco.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Left 4 Dead - Dia 01 até Domingo - 14h.
« Online: Maio 31, 2014, 08:18:33 pm »
Bom, eu disse que tenho teorias, nada de mais abrir elas.

Mas é tudo só baseado na wiki, então jogadores de plantão, se eu falar algumas besteira me corrijam.
Porque eu acho que pode ser alguma vantagem para o jogador ou facção do jogador escolhido:

1. Na Wiki tem um negócio assim: "Sistema de Privilégios: Left 4 Dead inclui também no Steam um sistema de arquivos, que gravará as proezas dos jogadores, realizações e feitos. Haverá também diferentes privilégios para ambas "equipes" de jogo:"
O Rafa pode ter tentado adaptar essa dinâmica.
2. Na Wiki também tem um negócio assim: "Os infectados receberão méritos na conclusão de cada cenário por acabar o mapa matando maior número de sobreviventes possíveis através das suas habilidades especiais ou por realizarem emboscadas em equipe, causando a morte através do susto e pânico."
Isso eu já acho que pode ser outra coisa, não vi muita relação com votos aleatórios secretos.... mas enfim.

Pode ser alguma vantagem.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Left 4 Dead - Dia 01 até Domingo - 14h.
« Online: Maio 31, 2014, 07:34:29 pm »
É triste ficar sem poder acessar o dia todo, o assunto passa e você nem tem oportunidade de dar uma opinião.

Vou nem comentar esse post cheio das humildades do Macnol não.... não sei pra que isso no início do jogo.
Não acho que ter ignorado o tal "blefe" do Arcane o torne suspeito (se bem que eu nem entendi o blefe, só quando vocês falaram), não tem nada de mais conversar sobre a votação secreta, eu tenho algumas teorias sobre ela, mas não sei se nenhuma delas se encaixa no jogo, ainda mais porque só li a wiki, nunca joguei de fato.

Acho que o "blefe" do Arcane foi desnecessário, pelo que li do jogo não tem porque existir independentes. Tem algo na sua MP que leve a esse pensamento Arcane?


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Jogos Sociais / Re:Máfia Left 4 Dead - Dia 01 até Domingo - 14h.
« Online: Maio 30, 2014, 10:41:24 pm »
Hum... tinha lido o oposto dele...
Muito bem, me convenceu. Vamos ver o que o Arcane diz de seu texto.

Apesar de que, como li a wikia, posso conjecturar como ele chega nessa conclusão e fazer sentido - enquanto, que, para quem não leu pode pode parecer absurdo.
Mas deixemos que ele mesmo se defenda e se faz isso corretamente.

O Arcane tava falando da máfia facção? Juro que tinha entendido outra coisa. A pergunta do Verde faz sentido, eu li a Wiki, pokenunseioque, e não faz sentido não.
Mas enfim, esperar pra ver o que ele diz.

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Maio 30, 2014, 08:09:38 pm »
Não é com o Nibe?

É o nome que tem no tópico "organização dos jogos" como coordenador  :P
http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=101.0
Tem certeza?  :hmmm:

ói, vocês não queiram que confundir não!!!!
« Última modificação: Hoje às 07:46:12 pm by Noara Fox® »

kkkkkkkkkkkk  :shock:  :laugh:

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Jogos Sociais / Re:Máfia Left 4 Dead - Dia 01 até Domingo - 14h.
« Online: Maio 30, 2014, 07:34:26 pm »
Ok pessoas, estava aqui lendo sobre o jogo, por isso demorei de postar.
É um jogo bem adaptável ao sistema da máfia, interessante.  ^_^

Eu tentei relacionar alguma coisa do que li e essa questão dos votos por MP e não consegui entender o que deve ser não. Pode ser algo que dê alguma vantagem pra pessoa, ou não, já que se for assim a máfia pode se juntar e votar em uma pessoa só. Acho isso meio "mangueado" (gíria baiana), mas como não sabemos o que significa esse voto a máfia também não deve saber.

Agora eu entendi o porque do "Existe exatamente 4 pessoas para compor a máfia, nem mais, nem menos". Fato.

Não vejo muito espaço, pelo que li, para SK, culto ou independentes em geral.

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Maio 30, 2014, 07:15:26 pm »
Não é com o Nibe?

É o nome que tem no tópico "organização dos jogos" como coordenador  :P
http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=101.0

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Maio 30, 2014, 06:27:37 pm »
Hiuri, acho que tem tanta máfia pra acontecer que vai demorar bem ainda. Ainda nem fiz a inscrição com o Nibe. É pra o segundo semestre  :aham:

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Maio 30, 2014, 03:09:07 pm »
Pessoas, nem sei se é aqui mesmo que pergunto isso, mas eu queria narrar uma máfia Once Upon a Time. Alguém ai conhece a série?
Como seria a minha primeira máfia como narradora eu queria uma ajuda com Setup e tals.... Já tenho pensado em algumas coisas, mas alguém mais experiente seria bom pra avaliar.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Left 4 Dead - Dia 01 até Domingo - 14h.
« Online: Maio 30, 2014, 01:06:26 pm »
Hello Peoples!

Estou com fome, então só passei aqui pra marcar presença e dizer que vou ler wikipedia pra ver se consigo aprender algo sobre o tal jogo, porque não sei paçocas sobre ele  :P

A noite volto pra fazer um post mais produtivo.

Ps: ainda me recuperando da máfia passada.... Banned seu chato, ainda bem que você não está nesse jogo  :tsc:  :linguinha:

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Ele merece, ele merece!!!!!  :b

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E Arkham Horror? Não encontrei na lista inicial.

Ainda não temos resenha de Arkhan, Rafa. Acho que ninguém teve coragem de fazer ainda.

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Excelente texto, Ielena. resumiu bem o que o jogo é.  :victory:

Apesar de não jogar BSG (nunca assisti a série e é um cooperativo E demorado - essa soma de fatores desestimula) eu reconheço que o mecanismo da tensão do jogo é brilhante. O fato de jogadores escolherem em segredo uma carta que ajuda ou atrapalha e depois sendo a pilha embaralhada e adicionada uma (?) carta do baralho para confundir as coisas deixa todos os participantes sem saber quem é quem.  Acusações, mentiras e idas para a prisão chovem durante uma partida de Galactica.

Recomendo fortemente a quem se interessa pela série, só tendo os poréns que o jogo é um pouco complexo, pesado e arrastado nas primeiras partidas (o tempo se reduz bem  na medida que se jogam mais vezes e os jogadores se acostumam com as regras). Adicionei o BSG no indice da primeira página. Tentarei fazer o texto do Stone Age essa semana.

São adicionadas 2 cartas do baralho de Destino para confundir ainda mais a cabeça de todo mundo.  :haha:

Eu recomendo muito a quem é admirador da série. Uma coisa que esqueci de mencionar foi que, não é pré-requisito assistir a série para jogar, porém se você assistiu vai aproveitar muito mais o jogo, pois vai entender a tensão que ele passa de forma muito mais tensa, e vai chorar se souber que o Adama ou a Laura é um cylon (isso já aconteceu comigo kkkkk).
Eu tenho ele a bastante tempo e joguei poucas vezes, sempre que joguei com quem não sabia as regras e nem tinha visto a série, antes de explicar o jogo em si eu tive que contar a história da série, isso é inevitável.

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Ps: Foi mal, pessoas.... fiquei mais de um mês sem postar aqui, correria pura com o projeto lá na escola, fazer empresa, etc. Fui inventar de montar negócio próprio, agora aguenta Ielena rsrsrs Vamos lá, como prometido....

Battlestar Galactica


Falaremos aqui do jogo base, sem entrar nas expansões de fato, que serão apenas citadas. Mais pra frente podemos fazer resenhas apenas das expansões que adicionam elementos importantes ao jogo.
Pensem em uma adaptação cinematográfica de um livro, ou uma coleção de livros. É mais ou menos isso que acontece com a adaptação do Battlestar para o universo dos boards, no jogo básico encontramos elementos da primeira temporada da série, e nas expansões, efeitos e elementos novos encontrados nas temporadas seguintes são adicionados. Vamos à sinopse!

"Os Cylons foram criados para facilitar a vida nas doze colônias. E então veio o dia em que os Cylons decidiram matar seus mestres. Depois de um longo e sangrento esforço, um armistício foi declarado e os Cylons foram deixados. Quarenta anos mais tarde, retornaram, e levaram a humanidade ao limiar da extinção. Os seres humanos restantes, conduzidos pelo grupo do Battlestar Galactica, fugiram na esperança de encontrar uma nova casa, conhecida por Terra. A única esperança da humanidade é encontrar a posição da Terra e lutar contra os destemidos Cylons. Mas os recursos são poucos, e descobre-se que o inimigo pode agora parecer humano e infiltrarse no interior da frota.
O jogo ambienta os participantes no seriado Battlestar Galactica e consegue reproduzir as situações que os personagens da TV sofriam durante os episódios. Cada um joga com um personagem da série, divididos em 4 grupos: Líder Político, Líder Militar, Piloto e Suporte.
O jogo é cooperativo onde todos os participantes fazem parte da tripulação da espaçonave Battlestar Galactica. Como no seriado, a diversão do jogo é a ameaça Cylon e um ou mais dos jogadores está infiltrado na nave para impedir que os humanos cheguem ao planeta Kobol e ganhem a partida. Os Cylons conseguem se passar por humanos e causam intriga na nave, sabotando e dificultando as tarefas dos humanos."

Para quem não conhece o seriado a tese é a seguinte:
"Os cylons foram criados pelo homem. Eles se rebelaram. Eles evoluíram. Eles parecem e se sentem humanos. Alguns foram programados para pensar que são humanos. Existem muitas cópias. E eles têm um plano."


Visão do jogo

Ganhando o jogo e objetivos: Battlestar Galactica é um jogo de equipe, com a complicação adicionada de que as equipes são mantidas em segredo. A cada jogador é atribuído secretamente uma equipe no início do jogo. As duas equipes são os humanos e os Cylons, e cada equipe tem um objetivo específico. Os jogadores humanos estão tentando encontrar o mapa da terra, enquanto os jogadores de Cylon querem simplesmente aniquilar a raça humana. O objetivo do jogo depende de que equipe o jogador pertence. A equipe de um jogador é determinada pelas cartas da lealdade que recebe durante todo o jogo. Todos os jogadores humanos ganham o jogo se viajam pelo menos oito unidades de distância e dê um salto final para alcançar a Terra.
Todos os jogadores de Cylon ganham o jogo impedindo os seres humanos de alcançar seu objetivo. Realizam este objetivo zerando a cota de recursos (alimento, combustível, moral, ou população), destruindo a Galactica ou invadindo a Galactica com sucesso através dos Centurions.


Marcadores de recursos na parte superior, Plataforma de salto no meio a direita e invasão dos centurions abaixo da plataforma de saltos.

Escolha dos personagens: Ao escolher os personagens, é importante diversifica-los com habilidades diferentes. O último jogador, em particular, deve levar em conta as habilidades dos personagens escolhidos anteriormente ao fazer sua escolha. Por exemplo, se ninguém escolheu um com habilidade de engenharia, pode ser interessante escolher um personagem que tenha essa habilidade.

Ficha de Personagem: Na parte de baixo as habilidades que ele tem.

Cartas de Lealdade: Antes do jogo em si começar, as cartas de lealdade são distribuídas, uma para cada jogador. Na carta de lealdade é encontrada a equipe do jogador (se ele será um humano ou um Cylon). Essa carta permanece oculta até o fim do jogo a não ser que um Cylon escolha se revelar (a qualquer momento) e a partir daí jogar como Cylon revelado. Na metade do jogo (no quarto salto da frota) novas cartas de habilidades são distribuídas e as circunstancias podem mudar totalmente, novos Cylons podem aparecer. 

Turnos do Jogo: Battlestar Galactica: é jogado em diversos turnos. Começar com o primeiro jogador e prosseguindo no sentido horário , os jogadores completam seus turnos até verificar se houve vitória dos humanos ou cylon. Cada turno consiste nas seguintes etapas, realizadas em ordem:
1. Etapa receber habilidades: O jogador atual compra o número e os tipos de cartas da habilidade listados em sua ficha de personagem.
2. Etapa do movimento: O jogador atual pode transportar-se a uma posição diferente. Caso se transporte a uma posição diferente (da Galactica ao Colonial One ou vice-versa), deve descartar uma carta de habilidade da mão. Os personagens humanos não podem se mover para posições de Cylons, e os Cylons revelados só podem ser mover nas posições de Cylons. Se o personagem está pilotando uma Viper, pode transportar-se a uma área de espaço adjacente durante esta etapa, ou pode descartar uma carta da habilidade para transportar-se a uma posição na Galactica ou em Colonial One, e para retornar sua Viper às “reservas.”
3. Etapa da ação: O jogador atual escolhe uma ação a executar. As opções incluem as ações listadas em suas posições, ficha do personagem, e cartas da habilidade.
4. Etapa da crise: A carta superior do deck da crise é comprada e resolvida. Há 3 tipos de carta de crise:
Crises de ataque Cylon: Estas cartas da crise mostram uma imagem da Galactica e de algumas naves de cerco.
Crises de verificação de habilidade: Estas cartas da crise listam uma dificuldade e um ou vários tipos da habilidade, listados como caixas coloridas, no canto esquerdo superior.
Eventos: Toda a carta da crise que não for um ataque de Cylon ou uma Skill check é um evento. Estas crises têm as instruções que devem imediatamente ser seguidas.
5. Etapa ativar naves de Cylon (caso necessário): Se algumas estão no jogo, as naves de Cylon são ativadas de acordo com a carta da crise extraída.
6. Prepare para a etapa do salto (caso necessário): Se na carta da crise tiver o ícone “se preparar para salto”, o símbolo da frota avança um espaço na trilha da preparação do salto. Se o símbolo alcança a extremidade desta trilha, então a frota salta. Depois da preparação para a etapa do salto, o turno do jogador atual termina, e o jogador a sua esquerda começa seu turno com a etapa das habilidades.


Carta de crise de Verificação de habilidades

Verificações de Habilidade: Boa parte do jogo se dá na descoberta dos Cylons, e uma das partes principais para essa descoberta é na verificação de habilidades na resolução de cartas de crise. Muitas cartas da crise e posições do tabuleiro exigem verificações da habilidade. As verificações da habilidade representam os esforços e os desafios que exigem habilidades para superar. São representadas sempre por um número da dificuldade (listado primeiramente) seguido pelos tipos necessários da habilidade (caixas coloridas). Todas as verificações da habilidade são
resolvidas assim:
1. Leia a carta: O jogador atual lê a carta para todos os jogadores. Os jogadores podem então discutir o que gostariam de fazer. Se a carta exige que o jogador atual, o presidente, ou o almirante façam uma escolha, esta decisão deve ser tomada agora.
2. Jogo do deck do destino: Duas cartas do deck do destino são entregues com a face para baixo, começando uma pilha comum. Esta pilha pode ser colocada no tabuleiro, ou em alguma área comum que estiver no alcance de todos os jogadores.
3. Habilidades do jogo: Começando com o jogador que está a esquerda do jogador atual (e terminando com o jogador atual), cada jogador pode jogar qualquer de cartas da habilidade de sua mão com a face para baixo na pilha comum. Alguns textos nas cartas de habilidade jogadas na pilha são ignorados. Somente a força e os tipos de habilidades em cada carta da habilidade são relevantes quando jogados em uma verificação da habilidade.
4. Embaralhamento e divisão das cartas: Depois que cada jogador teve uma oportunidade de jogar as cartas da habilidade, o jogador atual pega todas as cartas da habilidade da pilha e embaralha. (As cartas são embaralhadas para que nenhum dos jogadores saiba o que cada um jogou na pilha) Então mostra as cartas com a face para cima em duas novas pilhas. Todas as cartas que combinam um tipo da habilidade (cor) listada na carta da crise são colocadas em uma pilha, e todas as cartas restantes são colocadas em outra pilha.
5. Força total: A força total (número esquerdo superior) de cada pilha da carta é totalizada. A força total da pilha não utilizada é subtraída da força total da pilha utilizada (combina a cor), dando força final.
6. Determine o resultado: Se a força final é igual ou maior do que a dificuldade da verificação da habilidade, o resultado da
“passagem” da verificação da habilidade é realizado. Se não, o resultado da “falha” é seguido. Todas as cartas da habilidade que contribuíram para a verificação da habilidade e as rejeitadas vão então para a pilha apropriada.

Objetivo Humano: Para que os jogadores humanos ganhem o jogo, devem com sucesso saltar a frota várias vezes e alcançar Kobol. Uma vez que a frota alcançou Kobol, os humanos ganham imediatamente o jogo. A frota salta a uma posição nova em uma de duas maneiras. 1. O símbolo da frota é movido para o espaço Auto Jump na trilha da preparação do salto; 2. Um jogador ativa a posição do controle FTL. Se a frota salta desta maneira, alguma população pode ser perdida.
A Carta Kobol possui duas informações importantes: quando as cartas adicionais da lealdade são distribuídas e como os humanos podem ganhar o jogo. Quando a frota realiza o 4º salto os jogadores executam a seguinte instrução.
• Agentes adormecidos: as cartas restantes da lealdade são distribuídas.
Quando a Frota Salta 8 vezes acontece o seguinte:
• Alcance Kobol: os humanos estão somente a um salto de ganhar o jogo. A próxima vez que os humanos saltam, não compra uma carta do destino e vencem o jogo (contanto que cada recurso for maior do que 0).

Objetivo Cylon: Para que os jogadores de Cylon ganhem o jogo, devem impedir que os humanos terminem o objetivo de Kobol. Há três maneiras possíveis de fazer isto:
• Acabar com um recurso: Se um recurso chegar a 0 ou menos no fim do turno de um jogador, os jogadores de Cylon ganham. Esta é a maneira a mais comum dos Cylons de ganhar.
• Invasão do Centurion: Se pelo menos um marcador do centurion alcança a extremidade da trilha do partido do embarque, então o grupo de Galactica morre e a vitória é dos Cylons.
• Galactica destruida: Se seis ou mais posições na Galactica têm símbolos de dano neles ao mesmo tempo, então a Galactica é destruída e a vitória é dos Cylons

Este foi apenas um apanhado geral e superficial das regras e objetivos do Battlestar Galactica. Além do jogo base temos as expansões:

Battlestar Galactica: Pegasus (2009)


Battlestar Galactica: Exodus (2010)


Battlestar Galactica: Daybreak (2013)


Critérios de avaliação:

Apelo a não boardgamers: *****. Para os fãs da série, ver o um jogo completamente ambientado e que traz um clima extremamente imersivo nos acontecimentos da série é alucinante! Eu mesma comprei no início da minha coleção, foi um dos meus primeiros jogos, só por causa da série. O tema de futurismo e ficção cientifica também é um grande atrativo mesmo para os que não conhecem o seriado, e um toque especial fica pelo clima de traição no decorrer do jogo.

Complexidade: ****. É, ele é complexo. Precisa ter alguém que entenda do jogo no meio para ninguém ficar perdido. São muitas regrinhas e tabelas a serem seguidas.

Independente de idioma? Não, tem muita carta, com muito texto, todos em inglês. Tem algumas traduções disponíveis na internet. 

Achado no Brasil? Não.

Preço: **** . O jogo base pode ser encontrado por volta de R$180,00.

Opinião: Ai vem uma pessoa suspeita pra falar. Sou fã da série e o jogo consegue, de forma incrível, dar o clima de tensão que vemos no seriado. É completamente imersivo. Ponto fraco: Não vê muita mesa, é difícil arrumar um grupo pra jogar, principalmente entre iniciantes, pois é um jogo muito, muito, muito longo. No mínimo 3h de duração.

Sites relacionados
Ludopedia do Redomanet: http://www.ludopedia.com.br/search?nm_jogo=battlestar+galactica

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