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Posts - Smaug

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Dicas & Ideias / Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Online: Março 17, 2013, 12:58:01 pm »
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Se o melhor prêmio é derrotar os outros os jogadores não podem ser culpados de tentar enfrentar o impossível, eles apenas seguem o objetivo do jogo. As expectativas mudam também, e aí assim os jogadores ficam irritados com razão do narrador colocar algo que só os fará rolar dados, talvez morrer, sem qualquer ganho ou senso de realização.
Concordo com isso, mas D&D sempre deixou claro que isso era o objetivo do jogo nas ultimas edições (3.x pra cá), nas primeiras a coisa era como você descreveu ali em cima, sobrevivência. Se o seu personagem sobreviveu, porque fugiu, se escondeu, pensou na frente do mestre ou lutou e ganhou, então você é recompensado. Isso acabou incentivando o pensamento, magos são fracos e portanto é dificil sobreviver com um, logo devem ser mais recompensados a longo prazo.
Vale lembrar porém, que na 4e o xp é dado por vencer um encontro, não necessariamente, entrando em combate com o inimigo, se os jogadores conseguiram passar a lábia nos monstros e esses deixaram ele atravessar então eles venceram. Um dos encontros da aventura do Game Day de Darksun era sobreviver ao sol, pra você ter uma idéia.

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Sistemas & Cenários / Re:Kickstarter do W20
« Online: Março 17, 2013, 12:36:35 pm »
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Tem um dinossauro na parada?
Mokolés, homens-repteis (lagartos e jacarés/crocodilos/aligatores). Aquilo é a forma de batalha deles, podendo inclusive ter alguns com mais de 30 metros de alturas. E mesmo assim Gaia escolheu lobos como seus guerreiros.

Eu já tenho, mas to aguardando a versão revisada para mandar imprimir, mesmo assim, preciso achar uma gráfica que faça um bom trabalho de impressão e encadernação profissional (e não encadernação de TCC).

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Eu não entendi muito bem o seu problema/desgosto, vou tentar resumir o que eu consegui interpretar e você corrigi o que está errado:
Seu sistema usa dice pool em semelhança a Storitteler, ou seja, joga-se xd6 contra uma dificuldade e soma-se os sucessos (numeros iguais ou maiores que a dificuldade). Aparentemente, você está encontrando problemas em calcular o que seria fácil, mediano e dificil, além de achar que a coisa é demorada. É isso?
Ok, pensei em algumas coisas, mas antes, você pretende só usar d6 ou está aberto a usar, digamos, a maioria dos dados de um kit?
Digo porque a idéia que eu tive, que eu penso já ter sido aplicado em algum outro rpg, seria atrelar o quão bom o personagem é em uma perícia ao tipo de dado (ex: ele sabe a pericia, mas em nível amador = d4; ele conhece e usa a pericia diariamente, mas em atividades não muito complexas = d6; ele é um expert na pericia e pode resolver problemas mais complicados = d8 e por ai vai, mantendo o d6 como nível médio d conhecimento na pericia). Isso por si só limitaria as ações de um personagem, um amador nunca conseguiria resolver uma tarefa de dificuldade 6, porque só tem d4, porém, alguém poderia emprestar uma categoria de dados ou um sucesso pra ele aumentando assim as chances dele conseguir (digamos que um outro personagem com d6 na pericia empresta uma categoria de dados pra ele e fica com d4 nessa pericia pelo resto do turno, enquanto o amador sobe a dele para d6; ou o personagem experiente empresta um ou mais sucessos em forma de bônus para o amador realizar a tarefa). Isso eliminaria o pool dice.
Caso voc~e queira manter o pool dice, recomendo usar uma dificuldade unica (tipo o 8 no Storitteling) isso deixa as coisas mais constantes e menos caóticas e não tem que ficar calculando dificuldade, só o numero de acertos necessários para a tarefa.

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Sistemas & Cenários / Re:Kickstarter do W20
« Online: Março 17, 2013, 12:17:53 pm »
Fala se não dá pena de ter esse livro só em pdf ao invés de impresso em um papel de qualidade e com uma encadernação profissional? XD

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Tormenta
« Online: Março 16, 2013, 10:42:38 pm »
Isso se pagarem, porque como estão usando alunos de uma faculdade é capaz do jogo acabar virando TCC e iniciação cientifica e o dinheiro ir bancar equipamento apenas...

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Tormenta
« Online: Março 16, 2013, 09:58:38 pm »
Não acho que o programa vai conseguir ser custeado, eles estãoa  1 mês do prazo e não tem nem metade do dinheiro, um tempo que outros kickstarts já tinham se pagado e começam a acrescentar pledges... a não ser que eu morda minha lingua e no final apareçam os outros 39000 restantes, mas só 237 pessoas contribuiram então...

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Vídeo Game / Re:O que você está jogando?
« Online: Março 16, 2013, 06:15:46 pm »
Eu travei em Stronghold na missão de tomar o castelo do Porco antes das tropas dele chegarem, sério, nem com tutorial eu consegui passar aquilo...

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Sistemas & Cenários / Re:[WIR] Where I Read: Pendragon 5.1
« Online: Março 13, 2013, 06:58:15 pm »
Você está quse me convencendo a comprar o livro... adoro as histórias do Rei Arthur, principalmente as do Thomas Malory...

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Tormenta
« Online: Março 12, 2013, 05:48:36 pm »
Sim, mas misture isso com o jogo mais legal do Mega Drive e voc~e terá um sucesso de vendas!

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Tormenta
« Online: Março 12, 2013, 05:29:16 pm »
Um jogo de video-game com história do Caldela deve ser uma mistura de Splatter House com jogos hentai.

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Dicas & Ideias / Re:Roll20 e outras ferramentas para se jogar RPG via internet
« Online: Março 11, 2013, 07:42:16 pm »
Quando jogavamos via msn tinhamos uma regra: se estivesse aparecendo "fulano está digitando" todos (até o mestre) deveriam esperar a mensagem ser enviada e então, somente após todos receberem, alguém poderia falar alguma coisa.

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Vídeo Game / Re:O que você está jogando?
« Online: Março 11, 2013, 07:13:30 pm »
AC: Brootherhood foi o melhor AC que eu joguei até hoje e o que eu mais me diverti...

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] Tormenta
« Online: Março 08, 2013, 11:46:36 pm »
Eu consigo ver razão de ambos os lados... se eu fosse um fã de tormenta com muita grana eu também ajudaria o projeto, principalmente para ter um personagem meu no jogo ou no cenário oficialmente (perceba que esass participações, mesmo sendo mais caras, já se esgotaram).

Por outro lado... fazer algo como um jogo de video-game e não pensar de acordo com o mercado de games é pedir pra ter prejuizo. Diferente de um livro de rpg, existem mais opções e mais acessiveis. Se a desculpa para comprar material de rpg de tormenta era o preço e a barreira da lingua, isso não existe no video-game (como o Gun apontou).

Pode ser que saia coisa boa dai e que compense o preço do jogo? Pode. Mas até agora a unica midia que Tormenta conseguiu se dar bem foi as HQs e ainda sim não compensaram a reimpressão nem os encadernados.

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Dicas & Ideias / Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Online: Março 06, 2013, 12:01:31 pm »
Acredito que na concepção de um jogo é pensado as propostas que ele vai tentar cumprir e então se cria mecanicas para essas situações. Essa frase ficou confusa, mas basicamente, os criadores vão fazer mecanicas para coisas que vão acontecer com frequencia ou que eles esperam que seja o foco do jogo. A estrutura de um jogo de D&D sempre foi, fazer encontros seguidos, alguns poucos fáceis, a maioria mediano e alguns dificeis, para os heróis irem vencendo, em seguida. As mecanicas de cura e recuperação entre os encontros visa justamente manter "o grupo seguindo em frente". Porém, não existe uma mecanica para fuga ou retirada (embora ela seja prevista em trechos como "as vezes, você pode colocar um encontro muito mais dificil para o grupo ter que fugir), logo, é de se pensar que os designers não tinham em mente um jogo onde heróis fugissem ou se retirassem. A coisa mais perto disso foi na 3.5, a edição mais simulacionista, com regras até para armas de laser, com a opção de retirada, que na verdade impedia que você tomasse um ataque de oportunidade quando saisse do primeiro quadrado adjacente ao inimigo.
Então, não acredito que fugir ou se retirar é algo esperado com frequencia em partidas de D&D, como recurso narrativo, de vez em quando empregado sim (heróis na cidade, vilão principal aparece tocando o terror, eles percebem que ainda são fracos para enfrenta-lo e fogem), mas dentro do esquema x encontros sobe um nivel de aventura, não mesmo.

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Dicas & Ideias / Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Online: Março 06, 2013, 11:33:50 am »
Eu, como jogador, tenho problemas em parar e repensar. Mas talvez porque as aventuras de rpgs, como D&D, não são feitas com isso em mente (principalmente na 4e, minha edição favorita). Isso gera alguns problemas, porque no ultimo grupo que joguei, nos contavamos nos dedos de uma mão (ok, talvez nas duas mãos) os combates que vencemos, todos os outros (isso em uma aventura que durou 1 ano e meio, indo do nivel 1 ao 13) tivemos que fugir, se render ou dar um jeito de contornar a situação. Frustrante eu diria e foi um dos motivos que me levou a parar de jogar com eles.  :tsc:
Por outro lado, como DM, não gosto de personagens fugindo, a menos que o cenário assim o peça, como por exemplo, em lobisomem, vampiro ou cenários mais realistas. D&D é sobre heróis maiores que a vida e dificilmente caras assim fogem de combate.

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