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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 12:19:17 am »
Mas não equiparar níveis, pontos, atributos, seja lá o que for a menos que seja intencional por parte do jogador, é uma péssima ideia que termina em problemas.
Cara, se o grupo é de 10º nível, 500 pontos, ou Posto 2, um personagem que se junta e/ou deveria obrigatoriamente estar no mesmo patamar que eles.
Entretanto, vale frisar um ponto importante que o Silva menciona ali com diferença de idade e os caramba: Isso é um tipo de vantagem que é óbvia pra one-shots e só funciona realmente em campanhas longas e ainda assim com ressalvas.
A diferença de um personagem com 40 anos e trocentos pontos de skills a mais só é sentida num jogo longo e corrido, mas ~sua falta de longevidade~ deveria pesar em mesa. É o caso de fazer um personagem em Gurps Doente Terminal em One-Shots.
Cara, se o grupo é de 10º nível, 500 pontos, ou Posto 2, um personagem que se junta e/ou deveria obrigatoriamente estar no mesmo patamar que eles.
Entretanto, vale frisar um ponto importante que o Silva menciona ali com diferença de idade e os caramba: Isso é um tipo de vantagem que é óbvia pra one-shots e só funciona realmente em campanhas longas e ainda assim com ressalvas.
A diferença de um personagem com 40 anos e trocentos pontos de skills a mais só é sentida num jogo longo e corrido, mas ~sua falta de longevidade~ deveria pesar em mesa. É o caso de fazer um personagem em Gurps Doente Terminal em One-Shots.
Dito isso, diferenças de nível de poder não é necessariamente algo ruim e que vai estragar o jogo. Em um sistema com compra de pontos, um personagem especializado em uma certa área pode ser o melhor dela mesmo se tiver menos pontos que outros - e mesmo em D&D (salvo 4e), com a diferença considerável de "Tier" de certas classes, ser do mesmo nível não assegura equilíbrio.Bingo. Assim como outras formas de equilíbrio "instável" que só são realmente notadas quando você age / cria personagens da forma que os sistemas são propostos.