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Posts - silva

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Rogue Design Goals
« Online: Maio 08, 2012, 07:47:14 pm »
Ué, se o cara que é mestre das armas precisa rolar pra ver  se consegue atingir um kobold, porque não o mestre arcano precisa rolar pra saber potência, precisão e duração de magias?

Eu acho que esse tipo de "simetria mecânica" não é realmente necessário em D&D. Se não acrescentar nada à sinergia tática que é a alma do jogo, por mim pode ser descartado.

(o que não quer dizer que eu gostaria que voltassemos à bagunça assimétrica que era a primeira edição, com tabelas em percentil ao lado de tabelas de naturais, etc XD )

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Rogue Design Goals
« Online: Maio 08, 2012, 07:26:48 pm »
Tyrael tocou no ponto certo, a meu ver: acrescentar rolagens só pra deixar a coisa mais "realista" só tornaria o combate mais demorado.

E acho que ter parâmetros diferentes influenciando em diferentes aspectos do spell algo positivo, mas só se for de forma estática, sem precisar de rolagens (ou seja: Int influenciaria diretamente no tamanho da bola de fogo, mas sem precisar rolar nada. Shadowrun é assim e funciona bem).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Rogue Design Goals
« Online: Maio 08, 2012, 04:27:15 pm »
Só eu gostei da idéia do rogue ser tão bom em certas coisas a ponto de ter sucesso automático ( = nem precisa fazer rolagens, assuma que ele conseguiu e pronto) ? Eu iria mais além, e daria sucesso automático para outras classes também, como o guerreiro não precisar fazer rolar pra acertar (ou fazer dano a) um oponente - ele simplesmente declara o alvo e acerta. Mas aí essas habilidades seriam exclusivas de cada classe (ao invés de habilidades gerais adquiríveis por diferentes classes por custos variáveis), ou ao menos essa me parece a melhor opção.

Minha fase atual de sistemas simples e ágeis ficaria feliz com isso.  :)

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Sistemas & Cenários / Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Online: Maio 08, 2012, 02:12:28 pm »
Bah, eu já falei que isso é um detalhe estético, e que apesar de fazer uma diferençazinha não seria o suficiente pra me fazer deixar de jogar um jogo.

Sim, afeta a imersão sexual dele!  :bwaha:
:b


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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Rogue Design Goals
« Online: Maio 08, 2012, 03:21:19 am »
Ué, isso não é a base do sistema de classes ? O fato de cada uma ser a melhor num nicho específico ?

Voltando ao artigo, só não entendi porque ele usa os termos "Mito e Lenda" pra falar das habilidades sórdidas do rogue. Isso não tem nada a ver com "mito e lenda", a meu ver. :sobrancelha:

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Rogue Design Goals
« Online: Maio 08, 2012, 02:24:33 am »
Convenhamos, em um bom jogo de AD&D, ninguém servia pra nada metade da sessão. E essa era a graça, todo mundo se fodia, incluindo os monstros.

Esse é um ponto interessante. Tenho a impressão que o formato de aventura típico das versões antigas era muito menos focado em combate e mais em exploração (ainda que esta se resumisse a pura interpretação, na maioria das vezes sem qualquer suporte do sistema), enquanto da 3e em diante a coisa foi tendo um foco cada vez maior no combate, culminando na 4e, que me parece ser o ápice disso. Eles parecem estar tentando, com a 5e, achar um meio-termo pra isso, ou ao menos deixar a coisa ampla o suficiente pra acomodar as duas tendências.

O que vocês acham ? (será que falei o óbvio agora  ? XD )

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Rogue Design Goals
« Online: Maio 07, 2012, 09:27:58 pm »
Estou com o Heitor aqui.

Se o ladrão for uma bosta no combate porém muito bom em exploração e o sistema apresentar uma estrutura de aventura mais ampla onde o papél de um explorador é quase ou tão importante quanto o de um combatente, o jogo só tem a ganhar a meu ver.

The One Ring fez isso relativamente bem. Não sei porque D&D não poderia.


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Sistemas & Cenários / Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Online: Maio 05, 2012, 03:32:53 pm »
E saiu relatos de um playtest lá no RPGnet.

Alguns pontos interessantes:
 
(click to show/hide)

Hey, nada de papéis explícitos (controller, defender, etc) ???? Já to gostando!  :bwaha:

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Sistemas & Cenários / Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Online: Maio 05, 2012, 03:20:46 pm »
Algumas novidades.

http://www.pelgranepress.com/?p=7790

Ainda não sei se gosto ou não dessa idéia de Icons. Tudo bem que isso já existe de certa forma em todos os cenários ( Lady of Pain em Planescape, Sorcerer Kings em Dark Sun, etc), mas não to conseguindo ver a real utilidade de se trazer isso pra frente do sistema.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Online: Maio 05, 2012, 12:43:33 pm »
Citar
So que D&D tem varios cenarios/ambientções. se fosse fazer do jeito que você ta falando, ia ter que sair um livro do jogador pra cada cenario
Tyrael, o exemplo foi só pra ilustrar o ponto de que é possível casar sistema com ambientação de forma interessante. Não quis dizer que d&d deve ser idêntico a isso, apenas que dá pra manter a coesão e riqueza do mesmo sem precisar usar jargões de MMO ou SWAT ou outras fontes artificiais ao cenário implícito do jogo.

Citar
Hoje, aprendemos que "defender" é um termo técnico bélico contemporâneo.
Não sei se é técnico/bélico/contemporâneo, mas repare nos "papéis" do rpg The One Ring :

Guide
Scout
Huntsman
Look-out man

Percebeu a diferença? Os papéis existem simultaneamente na esfera do sistema e na esfera da ambientação. Diferente da 4e, você usa a mesma lógica pros dois, não precisa abortar a ficção pra considerar conceitos externos e artificiais a ela em momento algum.

Citar
a ficha "transborda cor" só porque tem uma ilustração fuleira e um wordart vagabundo?
Pelo visto isso é a única coisa que você se prestou a enxergar. Mas não tem problema, eu desenho pra você: (em verde elementos que se relacionam diretamente com a ficção interna do jogo; em vermelho aqueles que não se relacionam/são artificiais a esta)

(click to show/hide)


Capicce ?

Pra falar a verdade não sei porque ainda estamos nessa tangente. Tudo isso só porque eu falei que não gosto que o sistema me force a duplipensar meu personagem dentro da ficção e dentro de um MMO/SWAT team/designers drawingboard/esfera completamente artificial à primeira.  :eca:

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Online: Maio 04, 2012, 10:31:05 pm »
pois é, ela não transporta - ela é o exemplo dos números frios e termos técnicos. XD

(o exemplo de côr e ambientação é esse aqui embaixo)


(click to show/hide)

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Online: Maio 04, 2012, 10:16:54 pm »
Eu não critiquei D&D, critiquei a idéia da 4e de trazer pro jogo termos metagamísticos de design. E o exemplo do rolemaster foi só pra ilustrar meu ponto sobre sistemas que transbordam côr e ambientação, e os que só transbordam números e tecnicalidades.

Mas acho que esse off-topic já deu o que tinha que dar..

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Online: Maio 04, 2012, 09:47:33 pm »
não Lu, principalmente porque logo abaixo vem dizendo que 1 escambo equivale a: one night’s intimate companionship, an evening’s or a weekend’s entertainment for a group (without touching), a month’s casual employment as an enlivining presence.

E mesmo a folha tivesse algumas statísticas matemáticas metagamísticas obscuras, ainda assim a sua maior parte é "côr", e não chegaria nem perto disso:

(click to show/hide)

(ficha do Rolemaster, parece até a planilha de orçamento lá do meu trabalho XD)

Citar
Cara, esse roles servem apenas para o JOGADOR ter uma ideia de como a classe funciona (lembrando que um dos principais focos de D&D é o combate tatico). não querendo ser grosso, mas se incomodar com isso é MUITA frescura
Não é frescura, Tyrael. É gosto. Como disse antes, não chegaria ao ponto de deixar de jogar um sistema por causa disso, mas eu perderia alguns "pontos de empolgação" por isso aí (que com certeza poderiam ser compensados por outros fatores, como um grupo legal).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Online: Maio 04, 2012, 09:26:04 pm »
Galera, tem uma diferença grande aí:

Usar termos como "infiltrador", "pointman", "backup", etc. num jogo de temática contemporânea como Shadowrun ou SWAT é uma coisa, afinal esses termos não só existem no próprio cenário, como têm tudo a ver com a premissa desses jogos (equipes com conhecimento de CQB). Agora, usar esses termos técnicos bélicos contemporâneos em jogos como D&D - onde o cenário implícito é de high fantasy - é outra coisa completamente diferente. É de uma artificialidade e matagamismo horrendos (e depois reclamam quando comparam a 4e com MMOs da vida, onde os bonecos são definidos mais pelas suas funções "gamistas" do que conceitos de personagens em si).

Obviamente que isso é mera questão de gosto, e eu não deixaria de jogar sistemas assim ( também não é pra tanto ), mas prefiro mil vezes sistemas que "falam a mesma língua" da ambientação, que me catapultam para o cenário desde a criação de personagem. Um exemplo é essa folha de personagem aqui :

(click to show/hide)


Repare como ela transborda "côr", ambientação, ficção, ao invés de ser pura matemática ou stats ou termos técnicos metagamisticos. A própria nomenclatura utilizada tem a ver com o espírito do cenário, e o efeito das habilidades tem mais a ver com ficção do que números. Ou seja, você já "respira" o cenário desde a própria criação de personagem. É disso que estou falando.

D&D5 não precisa chegar a tanto como o exemplo acima (que é um sistema feito pra lidar com ambientação ao invés de números), mas evitando tecnicalidades metagamísticas já me agradaria. Deixa o design para a fase de design.  :)

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Playtest and Fighter
« Online: Maio 04, 2012, 11:33:02 am »
Ótima idéia, Logan.

Eu só não gostaria que essas funções ficassem explícitas no produto final, ou seja, nada daqueles "roles técnicos" de D&D4 (controller, agressor, etc). Isso brocha completamente minha imersão e me faz parecer um membro da SWAT ("hey, você é pointman, eu sou o fireman, e ele é o backup 1; ao meu sinal, entramos pelo entrypoint B, neutralizamos os tangos e saimos com os pacotes" XD ).

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