73
« Online: Novembro 10, 2011, 06:36:55 pm »
Tudo que eu postar é apenas opinião pessoal.
Eu acredito que em primeiro lugar é necessário revisar o conteúdo no que diz respeito a aplicabilidade das coisas, além disso aumentar o tempo das aulas reduzindo o número de tempos. Ver um tópico inteiro, praticar esse tópico. Devem haver maneiras mais interessantes de se ensinar física do que forçar a o aluno a memorizar fórmulas que na verdade, eles não fazem a menor ideia de pra que servem. Antes de se inserirem as matérias secundárias, deveria-se pensar, posso estimular o aluno a procurar isso por conta própria, é realmente necessário ao aluno saber disso, ou posso mencionar, instigar o interesse, dar uma leve degustação e icentivá-lo a buscar isso usando outros recursos como internet, bibliotecas e afins? Posso fazer algo prático nisso para que o conhecimento seja melhor sedimentado? Se for possível, por que não fazê-lo assim?
Como posso fazer com que meu conteúdo atinja todas as modalidades de aprendiz (VISUAL VERBAL, VISUAL NÃO VERBAL, AUDITÓRIO E CINESTÉSICO) ao invés de apenas os visuais verbais? Esses questionamentos são vitais antes de qualquer mudança radical na forma como as coisas são feitas.
É óbvio que a base de português e matemática de praticamente todos os alunos é fraca, e que algo precisa ser feito em relação a isso, mas como fazer isso sem roubar ainda mais horas das outras disciplinas?
Como ensinar o aluno a pensar por si próprio? Como instigar a proatividade? Como fazê-lo gostar de aprender e o mais importante como ensiná-lo como aprender? Acho que devemos começar daí.