Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - FireJay

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10
61
Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 03:18:28 pm »
Se eu me lembro da época de ad&d, que foi quando comece a jogar.
até tinha disparidade de niveis por que as tabelas de exp nao eram iguais e tal.

Fora isso, há temáticas em que entrar em um nível de poder abaixo do usual não é problema, mas isso depende muito mais do mestre do que sistema.

Sejamos francos, não há sistema mágico que resolve esse problema.

Pessoalmente eu jogo d&d faz um tempão, mas odeio a prática de grupo 4-square de cada papel precisa estar presente ou tudo vai por água abaixo. Mas eu sei, erro meu em querer algo que não é o foco do sistema. Mas isso está virando moda ultimamente.
Há matemáticas voltadas para o grupo quintessencial ao invés de algo mais abrangente ou mais ferramentas de como lidar com outros tipos de grupos.
Um deles é o grupo de niveis diferentes.

Cavaleiros e Escudeiros, Heróis e Ajudantes.
Hell, vejam star wars uma nova esperança.
o grupo inicial é basicamente Ben (Jedi veljo), Luke (virgem de tudo), Han (dono de uma nave espacial) e Cheweie (aleien q não fala) e, embora mesmo esse filme tenha seus problemas, consegue-se contar uma história sem nenhum problema.

O foco deveria ser esse. mas novamente, ainda não existe o sistema mágico.

62
Dicas & Ideias / Re:Morte de PCs - parte 2
« Online: Dezembro 17, 2013, 08:35:06 am »
Apenas pra dizer, morte não precisa ser sinônimo de eliminação de jogador.
Taí a ressurreição ou suas variações de combate (primeiro socorros, hora de ouro etc)
que permite que haja risco mas não tanto.

a meu ver, a Morte com M maiúsculo naquela que remove o personagem e o jogador pode ser reintroduzido com outro personagem posteriormente, só é frustrante devido a fatores aleatórios que fogem do controle do jogador.

Uma das discussões mais frequentes que tenho com um amigo que é Eurogamer fanático e tenho que dar razão pra ele, quando o fator aleatório é significativo, não há nada mais frustrante (o termo dele inclui um moeador e testículos.... ball grinder) que você tomar a decisão correta e se ferrar devido ao Randumb.

E eu concordo, por que há aleatório e há administração de riscos (pensem poker/blackjack vs roda da fortuna)

Dito isso.
Não tenho problema com sistema de morte como eliminação de jogador, com boa parte dos sistemas simulacionaistas.
É uma emoção a mais e contanto que todo mundo entenda o contrato (todo mundo da mesa).
Porque um sistema desses, onde qualquer combate pode ser letal, o mestre não tem que ficar colocando encontros aleatórios sem motivo exceto "Lol combate".

Tem um termo que uso bastante, é a mecânica da nitroglicerina (tradução meio livre).
No sentido que ela é MUITO perigosa e portanto não deve ser tocada levianamente.
Se você trata o combate nesses sistemas como nitroglicerina, acho tem o problema da frustração.

Diferentemente, há sistemas que combate é 110% do jogo, logo você precisa de meios de que ele não seja nitroglicerina.


E pra responder, sim, teoria dos jogos é um ramo da economia.
Mas pode ser aplicado a "jogos de verdade", porém uma boa parte do pessoal da indústria não gosta de ciência de verdade (ou simplesmente de estudar), rolando os argumentos de que "design é parte arte/parte ciência". Resultando em muita tentativa e erro ao invés de simplesmente ler e aprender um pouco

63
Dicas & Ideias / Re:Morte de PCs - parte 2
« Online: Dezembro 15, 2013, 08:24:26 am »
Me metendo um pouco só pro tópico nao ficar igual ao outro.

A discussão que talvez vocês estejam querendo ter é sobre outra coisa.
Sobre uma mecânica debatida com absurdo fervor até hoje na área de jogos (design, teoria, etc).

Tal mecânica que é chamada de "ultra tóxica" ou de "simples e normal" se chama Player Elimination ou (termo em alemão faltando)

E sério, isso já foi discutido à exaustão e ainda o é hoje.

RPG por se tratar de um jogo, provavelmente não se exclui dela.


Mas o que é esta mecânica é? Basicamente, o próprio nome já diz, quando há condições dentro das regras do jogo em que um jogador é levado a perder sua posição como jogador e ficar só assistindo e o jogo não termina.
É o básico do primeiro post, quando o cara perde, se levanta e pode ir embora.

E acho que vocês tão discutindo ou querem discutir isso.

E - spoiler alert -  a conclusão que dá pra chegar é a mesma do povo dos boardgames (removendo os fanáticos de todos os lados).
Que Player Elimination (ou a Morte) é uma mecânica, logo:

a) Há jogos que ela não deveria nem passar perto. Tipo os Eurogames cujo o foco é influenciar o resultado do jogo baseando nas suas decisões e decisões dos outros.
Eliminar um jogador no meio é privar de decisões serem tomadas e piora a experiência ara todos como um todo.

b) Há jogos que ela é um risco a ser gerenciado. Esse gerenciamento dá o rush de adrenalina em alguns jogadores. Muitos games americanos usam-na para melhorar seu tema. E fornecer uma experiência mais intensa. Inclusive ela serve de reforso para mostrar o jeito otimizado de ações a tomar.

Claro, há muitas estudos nesta área de boardgames facilmente expansíveis pro RPG.

Um deles é um meio consenso, eliminação de jogador é universalmente ruim quando acontece no começo, mas tem impactos negativos baixos se acontece no final do jogo.

O paralelo do RPG é obvio: morrer por um crítico no começo da sessão, no início da aventura, no encontro aleatório. É frustrante. Porém tem os exemplos dos sacrifícios heroicos, ou então quando se morre perto do final da sessão/aventura, onde você já está investido e quer saber o final, independente de seu personagem não é tão ruim.

Agora, minha opinião é.
Player Elimination não é muito boa pro RPG. Tanto que muitos, muitos, muitos sistemas tem mecanismos de rebote para transformar a MORTE em algo que não seja isso. Ou melhor, para "reintroduzir um jogador que foi eliminado".

Exemplo óbvio: Paranóia. Você morreu. Perdeu tudo que estava carregando, mas um clone seu reaperece. E isso só funciona por que essa parte mecânica lida bem com o resto do jogo.
Sistemas de fantasia mais comuns, você tem sua ressurreição. Ou então, como já dito anteriormente, é só fazer outro personagem (que já é "jogar" segundo algumas definições, vide minijogo de criar personagem e fazer as melhores escolhas) e o narrador/mestre/DM/GM reintroduz você no jogo.

Os caras bons (Designers, quase nenhum) usam essa mecânica de rebote para reforçar a experiência que eles querem passar no sistema. Por isso uma solução que funciona muito bem em um sistema e agrada um certo tipo de jogador, não vai nunca agradar outro tipo de jogador em outro sistema.

Mas esse lance de usar sua mecânica para reforçar sua narração é um outro bicho.




Falando isso como pós graduando em teoria dos jogos aplicada à design de mecanismos

64
castração química.... right...

65
Design & Desenvolvimento / Re:Pathfinder - Uma Masmorra por Semana
« Online: Novembro 08, 2013, 02:46:24 pm »
masmorra em papel isométrico. nice.

66
Vídeo Game / Re:Novos Indie Bundles
« Online: Outubro 29, 2013, 05:23:18 pm »
http://www.bundlestars.com/all-bundles/Quickfire-Indie-Bundle/

Alguns jogos legais.
E 10 dolares em  platinum pra quem joga Warframe.

67
Vídeo Game / Re:Revelado o preço do PS4 no Brasil!
« Online: Outubro 19, 2013, 01:40:25 pm »
Fora que, sendo esse o preço em loja, galera tá chorando muito. Alguém por acaso compra console em shopping? Aí é otário e merece pagar mesmo.


Mudando a frase

Alguém por acaso compra console? Aí é otário e merece pagar mesmo.


PC Master Race ftw

68
Dicas & Ideias / Re:Gygax é uma farsa ?
« Online: Outubro 15, 2013, 11:57:17 am »
eu sempre achei q ele (gygax)  era uma farsa por não ser humano e sim vários cães puddles usando uma daquelas roupas especiais de pessoa....

Obrigado por confirmar

69
Dicas & Ideias / Re:RPGistas dinossauros conservadores e mão de vaca?
« Online: Outubro 09, 2013, 06:54:37 am »
haha, gostei deste tópico, uns amigos meus estavam a discutir algo similar
comparando com algumas pessoas que jogavam com a gente à uns 10 anos e tem atitude parecida e tal.

Claro que aqui tem várias respostas meio malucas. (sério, aquele video deveria ter o audio inteiro estudado por anos).

Agora, eu considero os dinossauros o povo que passou dos 30, já que eu estou chegando nesta casa em breve. mas vai saber, posso ser dinossauro.

Me considero privilegiado, já que aqui em São Paulo atualmente tenho dois grupos de rpg (um semanal, um quinzenal onde jogam as esposas também de outros veteranos também).

Vejamos se me enquadro num dinossauro conservador mão de vaca.
Uma coisa é verdade, eu não invisto no hobby nacional tem décadas.
Mas em geral, deve ser por que eu sou extremamente regrado quanto aos meus gastos de lazer. Definitivamente não compro por impulso, acabo guardando e gastando quando algo legal aparece (tipo esse ano, acabei indo na Quakecon e na Gencon, já que as duas cairam na mesma quinzena de agosto). Sei que isso não ajuda em nada o Rpg no brasil.

Sempre estou lendo sobre o que sai novo, coisas mais indies, pois duvidosamente teria tempo pra querer trocar o trivial que rola em ambos os grupos. Vejo como uma questão de tempo, o d&d 3.5, o pathfinder, o gurps (yeah!), o Mago Old Wod, entre outros, estão gravados na cabeça dos integrantes, pelo menos na maioria. Acho que ninguem tem tempo hábil para aprender um sistema novo tão pesado assim pra fazer mais do mesmo.
Ainda que os triviais utilizados tenham problemas, o incomodo de tais problemas parece não superar o incomodo de aprender e começar algo novo.
Alguns indies com regras mais leves rolam sem nenhum problema, e neles percebi algo, muitos sistemas parece fenomenais no papel, mas não resistem a uma sessão.

Se juntar o fato que tempo de socializar entre o povo do rpg geralmente se resume às noites em que há rpg (ou seja, tempo dividido entre contar as novidades, jogar e conversar sobre outras coisas - ah e pedir a comida) fica dificil mesmo colocar algo novo

Das vezes que funcionou (savage worlds), foi pq os 3 mestres gostaram do sistema e o resto dos jogadores também, então foi uma transição boa e pq é um nicho que mata uma vontade que não era saciada por outro (se é que faz sentido)

Sobre grupos fechados, é... sei como é isso. Eu gosto de chamar todo mundo, mas parei quando cheguei a conclusão de que a qualidade da sessão cai demasiadamente com muita gente (6+). O que pode explicar porque os grupos que você poderia querer entrar parecem não existir, forçando a continuar com pessoas de hábitos não tão aprasíveis

70
Vídeo Game / Re:League of Legends
« Online: Outubro 09, 2013, 01:15:39 am »
não resistindo




71
Vídeo Game / Re:Diablo 3
« Online: Agosto 23, 2013, 05:22:38 am »
Eu aposto que não me importo.

E bah, eu era fã de diablo.
Somos 2.
3, infelizmente.

Pelo menos a animação ficou muito boa.

Sejamos 4 então.

de fato, pra variar a expansão parece ampliar muito o jogo (sem trocadilhos).
coisa de diablo mesmo (até você Hellfire)


72
Off-Topic / Re:Zumbis, zumbis e mais zumbis
« Online: Agosto 09, 2013, 01:07:21 am »
eu recomendo e muito o Zombicide.
Simples de aprender, bacana de jogar.

Miniaturas numa escala bacana. Não tem erro.

73
Off-Topic / Re:[AJUDA] Recuperar dados em DVD-R corrompido
« Online: Julho 26, 2013, 02:37:30 pm »
nao sei se já tentou isso
mas se possível
tente ler o DVD no mesmo leitor que ele foi queimado.


se nao conseguir copiar o DVD
tente criar somente uma imagem dele pra conferir

74
Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Julho 05, 2013, 04:00:32 pm »
Golden Axe  :venera: :venera:..... Isso com GoG sale vai me estourar

75
Off-Topic / Re:Tópico sobre Educação
« Online: Junho 01, 2013, 04:43:09 am »
Como atual professor de Química em uma escola pública (técnico apenas) e em duas escolas privadas (técnico, médio e superior).

meus pitacos.

Eu só gostaria que os alunos saíssem do ensino médio (independente do tal) sabendo ler/interpretar e ao menos saber as quatro operações básicas da matemática.

Atualmente, em ambos os setores, na minha realidade, isso não acontece. A minoria (quando existe) consegue isso. Eu saí do fundamental público sabendo mais.

Mas aumentar a carga horária disso tudo NÃO é uma solução.
Quantidade no lugar de qualidade... desde quando isso serviu no ensino?

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10