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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 19, 2013, 10:58:34 am »Assumindo as suas premissas de "grupo de rpg", isso faz sentido. Como eu disse desde o início, é difícil pra mim debater algumas situações que vcs colocam porque esse não é 'o' rpg que eu estou acostumado. Pra mim realmente sempre foi um hobby entre amigos com liberdades bem tranquilas.Mas existe essa distinção: "grupo de rpg" é diferente "grupo de amigos", mesmo que na maior parte dos casos, exista uma intersecção.
Mas eu continuo defendendo que eu vejo esse copo meio cheio, nesse caso. É um incentivo aos caras que estão lá sempre, e não uma punição pra mim que não compareço tanto. Eu tenho o meu ritmo e o meu pj segue ele. É mais lento e mais coadjuvante? Não necessariamente. Nas aventuras onde o mestre é obrigado a assumí-lo como pdm sim, ele fica como coadjuvante, mas quando estou lá, ele tem papel ativo e importância muito similar aos outros.
Nesse seu exemplo do WoW, eu consegui entender de fato o que vc quis dizer. Admito que aí sim parece uma punição. O caso é, que se fosse minha mesa, faríamos provavelmente uma raid mais fácil ou intermediária OU os personagens mais fracos assumiriam o risco (o que acontece normalmente).
Cara, acho que esse tipo de situação com amigos rola fácil justamente porque rola um entendimento maior, o que não quer dizer que toda essas situações vão ser resolvidas entre amigos. Mesmo porque, dependendo, podem ter pessoas de um grupo que não se batem ou não tem uma amizade tão longa quanto o resto.
Mas ficou claro o que eu quero passar?
So pra esclarecer pro Lu:Nerfou incidentalmente com conceito, isso acho que todo mundo já fez. Eu mesmo lembro de ter tentando um personagem estilo Doctor Strange com N poderes diferentes pra várias situações quando joguei M&M com o Tabris (ex-spelliano, ninguém deve lembrar
Eu nao nerfei meu persona deliberadamente ali. Eu simplesmente peguei um conceito que julguei interessante e investi nele, ignorando questoes do tipo "level de poder" ou "eficiencia em combate", etc. Eu gastei mais neuronio pensando ele conceitualmente do que matematicamente, se isso faz sentido. O fato de, no final, ele ter ficado o mais fraco do grupo, foi mero acaso.

Mas é frustrante você ficar olhando o velocista socar todos oponentes numa só rodada, o tijolo voador causando dano de 1 inimigo/rodada e você não consegue superar o TR do inimigo porque seu poder não é focado só pra isso. Acabou que o mago-garçom de Las Vegas foi um fracasso em combate mas um sucesso passável fora ele. Infelizmente, um jogo de supers no universo Marvel Ultimate, o aspecto fora de combate era o menor.