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Posts - Lumine Miyavi

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 19, 2013, 09:58:46 am »
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Assim como o Silva, eu aceito que meu PJ fique 2 níveis abaixo porque eu sei que essa é uma forma de eu conseguir me divertir com eles sem penalizá-los pela minha falta de disponibilidade, atrasando o avanço dos outros.
Tudo bem, você pode aceitar. Pelo que parece, o Silva não tem essa situação e sim joga deliberadamente com um personagem mais fraco, por preferência - poderíamos saber direito se ele não fosse tão evasivo e só respondesse seletivamente o que deixa ele "certo".

Enfim, vamos aos meus 2 cents.

RPG é (ou deveria ser) um hobby, cara. Falta de responsabilidade é deixar de pagar contas e disponibilidade não é algo que deveria ser sempre devotado a um hobby se você tem outras coisas plausíveis pra fazer porque até onde sei, exceto raríssimas exceções, "não-adolescentes" costumam ter uma renca de responsabilidades irreconciliáveis com RPG.  :roll:

Discordo do método que teu grupo usa, porque acho que se a pessoa se importa o suficiente pra aparecer no RPG, ela não deveria ser punida por isso.  Se você, ao aparecer no RPG sempre vai estar "abaixo" daqueles que vem sempre, é um motivo pra não participar de um grupo que ativamente me pune por não poder estar sempre presente. Perceba que a minha visão não é que você está dentro de um grupo de amigos, e com isso vão pegar leve - isso é irrelevante no momento - e sim um grupo genérico de RPG, onde você vai entrar de nível mais baixo "porque sim".

É na minha cabeça uma coisa equivalente ao "vamos jogar uma raid em WoW, mas fulano fica de fora porque ele não tá no nível máximo e não tem equipamento pra. Desculpa fulano, mas você não serve pra andar com a gente até estar desse nível. Não importa que você tem filho pequeno, o importante é o acompanhar o grupo!"

Meu ponto é: Punir a ausência de jogadores ausentes é criar uma forma certa de fazer com que eles não queiram voltar ao jogo.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 19, 2013, 01:46:04 am »
Pontuações discrepantes. No início do jogo você escolhe alguns pacotes de arquétipos e vai fundo. Por exemplo, o Cyberninja ali escolheu um porrão de coisas (Assassino, Ninja, ladrão, sei lá o quê), enquanto eu escolhe só um ( o agente do governo lá), o que resultou numa discrepância de pontos entre os personagens fudida. Quer dizer, pelo menos entre o meu (o mais "fraco") e o dele (o mais apelão).
Então você deliberadamente "nerfou" seu personagem? Qual é o recomendado?

Sim, mas qual a consequencia mais relevante dessa discrepância de níveis no caso de um jogo como D&D ? 
Depende do jogo, do nicho, das classes, do patamar delas. Isso é variável, tanto quanto em outros jogos.

Partindo do pressupostos de que D&D pra você é sempre dungeon crawler, NESSE estilo de jogo um jogador estaria defasado em ataques / defesas / efeitos / perícias. Porém, não é tão simples assim.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 11:36:13 pm »
News flash:

Meu personagem atual de uma mesa de Tenra Bansho é claramente o mais fraco do grupo. temos um "cyberninja" super min-maxer, um super-golem de porra (chamado "Bukake"), e um samurai durão. E eu sou um mero representante da corte imperial, munido apenas com habilidades políticas - ZERO de combate.

E acredite, o jogo está o maior barato.  ^_^
Bom pra você, cara. Pena que o tópico não está sendo sobre "habilidades de combate" e sim discrepância de níveis / pontos / posto / geração / etc.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 08:24:39 pm »
Parabéns cara, você tem um vocabulário legal.

Mas no final das contas...
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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 07:04:45 pm »
Fab, eu acho que a recompensa do jogador vir muitas sessões é... comparecer várias vezes e jogar mais, ué.

Especialmente se for um jogo cooperativo como RPG, não vejo essa necessidade de querer dar um cartãozinho de cliente frequente. Mas esse sou eu.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 06:53:35 pm »
O wushu é lindo assim, aberto e "mal acabado", colocar Crunch é "Matar a fada"... O que seria bem poético se pensar em regras como um estrangulamento de imaginação e possibilidades por mais coerentes que elas sejam com a ficção.

Não existe diferença mecânica entre Kriptoniano ou Mestre Ninja ou Pistoleiro a não ser no nível de sua abrangência enquanto possibilidade narrativa, mecanicamente falando funcionam da mesma maneira.

 Claro que alguém com um poder do tipo "Eu faço acontece" teria vantagens enormes, mas imagino que essa não ser a premissa do jogo então não xistira um atributo assim.
Mas cara, se as regras que são feitas pra cobrir situações colocam as mãos pro ar* e falam "isso é narrativo e problema de vocês!" não é bem feito; é dependente da boa vontade dos jogadores em fazer um acordo de cavalheiros / dama "ok, não vamos ser babacas, tá?".

*assim:  ¯\(º_º)/¯

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 06:28:24 pm »
O mérito de "boa história" não tem nada a ver com um "sistema bem feito". São coisas que podem andar juntas ou não.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 05:31:57 pm »
Final alternativo: os dois em coma ligados numa matrix com avatares mentais, onde o pivete usa sua irracionalidade adolescente + criatividade enquanto o veterano usa sua experiencia + maturidade para combater crimes virtuais.
Bingo. E se você pensar, não é o que essencialmente são rpgs de mesa?

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 05:05:36 pm »
Claro que podemos ter ambos. Mas a partir do momento que se descarta a possibilidade de termos personagens de níveis muito divergentes do grupo (como o pivete de 15 anos ou o veterano de guerra de 50) em prol do "equilíbrio mecânico-funcional", você já está tomando uma posição clara entre esses dois campos, ao invés de mesclá-los como seu post parece propor.
Ou é quem você assume que o personagem veterano de guerra e o pivete de 15 anos não podem ser do mesmo 'nível'?

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 04:27:08 pm »
Quase um M&M... O M&M é um sistema mais robusto e justamente por isso acho que ele trava as possibilidades da elasticidade dos super poderes se elas não estiverem previamente organizada em pontos... No Wushu, se um jogador conseguir fazer um malabarismo narrativo com seu atributo (Q é um conceito) e ter sentido dentro do mundo de jogo, tah valendo.
Malabarismo narrativo no sentido descritivo?

Do tipo "Não, eu juro que pode justificar que eu sei reconhecer venenos por ser um chef, afinal eu devo ser capaz de identificar os melhores e os piores ingredientes, certo?" e convencer o mestre?

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 04:11:40 pm »
É que D&D é em sua essência, um wargame e não um RPG de verdade, pois não equipara-se a profundidade interpretativa de Vampiro ou Lobisomem. Fui no fundo do baú?



Nem tenho essa viagem com o jogo, Smaug. Pra mim a mecânica pode ser uma forma de controlar o andamento da história e a diversão esta na interpretação e na possibilidade de construir uma boa história em conjunto... A parte de "jogo" da parada eu encaro na configuração não "exclusivamente" arbitraria dos "plot armors". O plot armor existe mas fica no controle de todo mundo da forma mais democrática possível, organizada pelo cenário e pela vontade de criar uma história legal.

 Citando o Wushu vou colocar aqui dois personagens exemplo com níveis de Poder dentro do mundo do jogo infinitamente distantes e mesmo assim funcionais dentro da narrativa.

Digamos que Batman e Superman enfrentam um grupo de soldados assassinos de Apokolips. Digamos que para esse combate os atributos usados sejam "Kriptoniano 5 pnts" e no caso do Batman "Mestre ninja 5 pnts".

 Na narrativa o cara que interpreta o Super encara os vilões diretamente na porrada, voando e socando os inimigos enquanto o Batman se esgueira, não deixa ser notado e atinge os vilões com explosivos. Os dois superaram o desafio, cada um de sua forma dentro do cenário.

 E se o Batman for atingido ele morre, certo? Certo... Mas enquanto ele tiver Chi isso não acontece... Justamente pq Chi representa o "Plot Armor."
Tipo M&M?

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Design & Desenvolvimento / Re:Powered by the Apocalypse: Swashbuckling World
« Online: Dezembro 18, 2013, 03:04:36 pm »
Nem vou ler, só pelo francês.  XD

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 02:53:58 pm »
Isso aí que o Smaug falou. Considerando a limitação de habilidades e aquisição de poderes, as coisas realmente impressionantes eram nos níveis mais altos (cerca de 16-20 de progressão). Qualquer coisa antes disso é brincadeira e suicidio assistido.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 12:52:17 pm »
Ter papéis definidos funcionam pra evitar disparidades entre pontuações e quantidades desde que aquele nicho seja apenas do personagem; sistemas onde níveis são a única forma de equiparar poderes simplesmente não funcionam com diferenças de poder abstrato.

...só que isso também dá ruim da mesma forma (ou seja, não funciona) em sistemas até mesmo mais livres quando temos ao mesmo tempo personagens que pegam o mesmo nicho e um é muito mais eficaz que o outro. Um personagem (Gurps, aqui) por exemplo com Physician (Medicina) 15 vai sobrepujar o colega de grupo com First Aid (Primeiro Socorros) 8.
É sempre bom ter uma "redundância" no grupo - vai que o próprio médico precisa de ajuda! - mas geralmente isso é frustrante no aspecto de "tudo que eu faço, alguém faz melhor".

E isso, amigo, não é exclusividade do bicho feio que é D&D como você faz questão de frisar e insistir.
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Acho que D&D 4/3.x é o rpg com a maior obsessção anal por levels e power-balancing que existe, por ser ultra-focado em um mini-game de combate minucioso e bem amarrado. Mal comparando, é como um wargame de tabuleiro.


Also, sério 3.x. Power Balancing? Você nem tenta mais, cara. Sua trollagem já foi mais sutil. XD

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 09:08:00 am »
Mandrak, isso significa que nas suas mesas, se alguém morrer vai voltar de nível mais baixo se fizer um novo personagem?

Isso é, como não manteve o personagem vivo, não merece estar no mesmo nível. Aguardo resposta. <3

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