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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 21, 2012, 07:05:30 pm »
Espera, você está me dizendo que AD&D, o sistema que mais cuspiu suplementos com coisas insanas desde sátiros a bardos flautistas bisonhos era testado exaustivamente e por consequência era equilibrado?


Permita-me discordar. Eu adoro os suplementos de AD&D, de fato é minha parte favorita do sistema. Livros de cenário, e livros como Completo Guerreiro são o que me fizeram me apaixonar por RPGs em geral. Mas afirmar que AD&D era testado exaustivamente e que não possuía muitos suplementos não é algo que eu possa concordar.

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Isso deriva da homogeneização do combate na 4e, que torna tudo muito melhor equilibrado e rápido de resolver, mas também tem essa desvantagem de padronizar bastante as ações. Tem que haver sacrifício de um dos lados dessa balança, e nem todo mundo fica feliz quando pende demais pra um lado.

Honestamente, qual o problema real disso?

"Oh eu não posso fritar ovo!"
"Oh eu não posso jogar bola de gude!"

Você pode.

Você só não tem regras para isso. Eu tenho regras para diversas coisas aparentemente pequenas e de rotina em Legend of the Five Rings, mas naquele sistema elas impactam diretamente e adicionam tensão as cenas.


Enquanto que D&D é um jogo de aventura fantástica. Regras que não são de aventura fantástica não são necessárias. Porque não há tensão lá, você pode permitir o seu jogador fritar ovo. Agora se fritar tal ovo é uma façanha onde há tensão, o mestre deve utilizar o seu toolbox no livro do mestre para criar um skill challenge para de fato fazer um omelete digno de um dragão.

É muito fácil olhar para as horríveis regras que tentam fazer 3e ser um pouco mais simulacionista e que falham terrivelmente e falar "Isso não tem na 4e, logo a 4e não é sobre um mundo ou dá pano para interpretação."

Basicamente eu estou mais do que satisfeito em ver aquele amaranhado de ideias pouco desenvolvidas terem sido jogadas fora na 4e; Há sistemas muito melhores que lidam com tais questões e se eu quisesse jogar algo que envolvesse tais elementos eu os jogaria. Um sistema precisa de foco afinal. E o foco de D&D sempre foi a tal da aventura fantástica não? Por que diabos você quer jogar bolinha de gude lá? (De novo, se o seu argumento é de que "Isso pode ser um desafio, ou uma tensão aos jogadores!", 4e tem regras para lidar justamente com isso.)

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 12, 2012, 07:32:43 pm »
Eu honestamente não sei. Em minha experiencia ataques de oportunidade só realmente tinham algum efeito em niveis mais baixos. Quando um mero ataque melee ou a distancia sozinho não fazem muito para machucar um oponente eles perdem seu brilho.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 05, 2012, 11:07:42 pm »
Cara, nao acho que seja defeito e sim, pode ser aplicado em situacoes extremas, como em alguns poderes diarios, que seriam uma ultima cartada do aventureiro, por exemplo.

Eu quero que você disserte sobre como save or die é uma boa ideia.
Comece.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 02, 2012, 08:24:27 pm »
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Um guerreiro de nível 20 da 3e típico tinha 150 PVs

Nope, Nibe, Guerreiro Médio 3e tem ao redor de 250 PVs no nível 2-, Nibe. Supondo 14 inicial e aumentando via Ítem +6 e Bônus Inerente +4, um Guerreiro já consegue 150 PVs somente via Modificador de Constituição + PV do nível 1. Com os outros 19d10 de PV e supondo um valor médio de 5.5, chega-se aos 250.

E ele ainda morre para um save or die com Will mal rolado :3

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Março 02, 2012, 10:24:10 am »
Porque diabos as pessoas querem que D&D tenha 6 níveis onde você é humano e 14 níveis onde você é basicamente um heroi de fantasia medieval?

Porque números maiores importam? O dano que um guerreiro da 4e recebe é maior do que um das outras edições. Ele começa mais poderoso do que o guerreiro da 3e porque bem, personagens da 4e começam mais poderosos sim, o equivalente seria nivel 3 ou 4 da terceira edição em termos de opções.

Ignorar tal fato e falar sobre pontos de vida não me pareceu válido.

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Generalizações são ruins mmkay.

Alguns jogos antigos sofriam pela falta de regras (Se eu falar D&D, vou machucar os sentimentos de alguém?) enquanto outros se deram bem por deixar nas mãos dos jogadores e mestres (O sistema da DC vem em mente).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 29, 2012, 02:25:25 pm »
No decorrer do jogo tivemos Ladino, Guerreiro, Clérigo, Monge, Ranger e feiticeiro.

Criei meu personagem para ser um combatente com arco que tinha uma forte ligação com a natureza, podendo se virar sozinho mas sem deixar de ser útil para o grupo.

Já joguei de mago em um grupo level alto e me diverti bastante, assim como todo o resto do grupo. Neste jogo eu focava meus esforços em fazer os itens mágicos do grupo, dessa forma eu tinha menos level que o resto do grupo (10 contra 12) mas podia me dar ao luxo de ter o ítem mágico que eu quisesse já que a grana do grupo toda corria para a minha mão =P

Mas eu sei que isso varia muito de acordo com os jogadores e o mestre. E eu ando meio chateado com toda essa reclamação em relação aos conjuradores da 3e porque estou em um grupo onde jogamos Pathfinder (meu sonho jogar 4e, mas meus amigos odeiam) e o mestre poda todos os conjuradores arcanos do jogo porque, segundo ele, não dá pra mestrar com o mago resolvendo todos os problemas (detalhe que só usamos o Core Rulebook e o Advanced Player's Guide).

E o seu mestre é sábio; Sem um olho inteligente você poderia facilmente pisar nos calos - O que não aconteceu no seu primeiro grupo, tendo em vista que você jogou em um grupo onde o seu ranger ocupou um nicho ao qual ele era decente, funcionava sem grandes otimizações.

Entenda: Eu consiguia fazer guerreiros que causavam mais danos do que magos na maioria das mesas que eu joguei. Conseguia fazer eles incrivelmente úteis.

O problema não era com o meu grupo, ou comigo. Mas com o sistema. Arcanos e Divinos no 3.X/Pathfinder tem utilidade sem paralelo. Suas magias são mais potentes do que talentos, e eles tem acesso a elas com mais facilidade do que qualquer outra classe, e tendo em visto que essas magias facilmente trivializam certos aspectos de certas classes, é bem possivel de um mago roubar a cena de 3 personagens sem muito esforço.  E isso não é exagero. Leia as magias "Force Cage" "Summon Creature" e qualquer uma da série de copiar pericias como tongues ou até mesmo aquela de abrir fechaduras e você logo vai entender que o sistema foi feito para que o mago possa fazer tudo o quanto ele bem entender, e ele é bonificado por fazer isso, enquanto outras classes como o guerreiro são penalizadas por ousarem serem criativas. (Vide o fato que o guerreiro precisa gastar talentos para usar manobras básicas sem causar ataques de oportunidade e outras desvantagens)

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 27, 2012, 06:53:37 pm »
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Compartilho da idéia de que é bom haver um equilíbrio entre as classes, mas as vezes eu vejo a galera exagerando no tamanho dos problemas que a edição trazia para uma boa sessão de RPG. Como se os longos anos em que milhões de pessoas passaram jogando D&D 3e tivessem sido verdadeiras torturas.

Me descreva o seu grupo.

E me diga: O que você desejava para o ranger?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 27, 2012, 01:21:06 pm »
Honestamente, após jogar Marvel Heroic Roleplaying, reler o "Ivory Tower Design" me dá vontade de cometer suicidio.

Eu posso honestamente falar sem piscar que o "Ivory Tower Design" é estupido, e você deve se sentir estupido se olha para isso e fala "Eu quero jogar isso.".

Agora o por que disso?

Um jogo de RPG precisa ser sobre interpretar personagens. Não sobre recompensar jogadores por fazer personagens escolhendo o que o designer fez ser as melhores escolhas.

Isso se conecta ao fato de que D&D se baseia em arquetipos de Fantasia. Então só alguns arquétipos podem ser funcionais? Os outros não? Mesmo quando isso vai contra as obras que D&D se baseou? Por que? Não faz sentido.

E isso sequer é uma tradição de D&D. Quando o Ladrão no 0D&D era um fracote, era mais um "problema" de como armadilhas eram feitas do que a classe em si. O Guerreiro de outras edições não era punido com um -4 e um ataque de oportunidade na cara por tentar empurrar alguém.

"Ivory Tower Design" = "Apenas o que o designer acha legal", ao em vez de "O que eu quero jogar"

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 27, 2012, 12:39:21 pm »
Por que o Guerreiro em D&D é sempre a classe generalista Vincer. Eles precisam fazer milhares de conceitos funcionarem nela, do Elfo espadachim ao temível Hobgoblin arqueiro.

4e mudou isso, deu uma função especifica para o guerreiro e dividiu seus conceitos com outras classes.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 25, 2012, 02:01:23 am »
Opa! Desculpa o double post mas como não vi ninguém comentar isso aqui no forum acho que vale a pena trazer o link:
http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ro3/20120221

O cara diz que eles estão realmente trabalhando nas coisas, especialmente em relação ao guerreiro. Ali diz que a magia vanciana pode ser retirada com o uso de módulos (o que deve agradar muita gente por aqui).

Gostei do que ele fala em relação aos monstros também, apesar de ser apaixonado pelos monstros da 4e eu gostava de monstros com classes, monstros mais parecidos com PJs.

Esse artigo me dá esperança que a modularidade salve o guerreiro e que não vão derpar a parada e fazer ele "retardados que apenas auto atacam e ficam sentados vendo os casters resolvendo tudo".

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 17, 2012, 02:39:52 pm »
Vincer: Entenda o lado desses veteranos de D&D.

1) Confirmam sistema vanciano de magia de volta.
2) Fazem um artigo que abrem falando uma não verdade ("Golpes múltiplos sempre fizeram guerreiros serem equiparados a casters!") e então
3) Afirmam que querem voltar a um "guerreiro simplificado" - Enquanto já afirmaram que os Magos e Cia. vão ser mais complexos (Sistema vanciano) o que nos leva a...


Não quero me precipitar mas eu estou sentindo o cheiro do Ivory Tower Design...

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Sistemas & Cenários / Re:Legend
« Online: Fevereiro 17, 2012, 12:18:56 am »
Gostei. Vou dar uma olhada também.
Mas não parece meio apelão não? É óbvio que parece que o sistema mudou um bocado, mas fast healing, ignorar ataques, etc, parece ser meio overpowered pra mim.

E aqui esta a beleza do sistema.

Oponentes usam regras idênticas aos personagens jogadores.

Existe até mesmo uma tabela de criação rápida de inimigos muito eficaz, que faz eles serem desafiadores. Tem várias regras na parte de Game Mastering sobre como equilibrar as lutas.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 17, 2012, 12:17:14 am »
Falando serio: se é pra pegar coisas da 3e, que peguem de livros como o tome of battle, unearthed arcana e tome of magic

Eles fizeram isso!

O resultado foi a 4e.

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