É eu tava vendo no Dresden Files não existe uma diferença tão grande, ambas você só ganha num major milestone 
Estou usando tanto o Legend of Anglerre quanto o Dresden como fonte de idéias. No LoA os personagens ganham 1 pt de perícia por sessão, então isso permitiria ter um avanço mais contínuo.
Acho que seria masi interessante trabalhas como aspectos então, deixa elas mais voltadas a imaginação do jogador e pode ser mais especificas ainda.
Unh... segue o que eu escrevi para atributos épicos e não havia colocado no post anterior ainda:
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Todo Scion desenvolve certas habilidades especiais que vão além do acesso aos Legados. Elas estão diretamente ligadas a características físicas e mentais associadas ao seu pai/mãe divino. Um filho de Thor poderia ter uma força sobre-humana , enquanto um filho de Osíris poderia ser um líder natural.
Essas características são representadas através de Atributos Épicos. Eles permitem que os personagens façam coisas além dos limites humanos, como derrubar um muro de tijolos com as mãos ou decorar todas as faces numa multidão. Todo Scion começa com pelo menos um Atributo Épico. As escolhas disponíveis são limitadas de acordo com sua Linhagem.
Mecanicamente, os Atributos Épicos dão bônus em certas jogadas. Durante um Contest ou Conflict, todos os envolvidos podem declarar se possuem algum Atributo Épico que poderia beneficiá-los naquele teste. Se todos possuírem, a resolução ocorre normalmente. Se uma ou mais pessoas não possuírem um Atributo relevante, essas pessoas rolam os dados normalmente. Mas os personagens que possuírem Atributos relevantes podem substituir um de seus dados por um d6. Este dado é somado ao resultado dos outros três, aumentando assim as chances de sucesso.
Ex.:
Lyu está sendo interrogado por um policial, após ter sido pego dirigindo um carro roubado. Lyu tenta convencer seu interrogador que isso foi tudo um engano.
O jogador de Lyu lembra que seu personagem possui Manipulação Épica, o que deveria ajudá-lo nessa situação. O policial é uma pessoa comum, sem Atributos Épicos. Lyu rola seu teste de Enganar(uma perícia que ele têm em +0), substituindo um dos dados por +1d6.
Ele consegue -,-,-, +6. Graças ao dado concedido por sua Manipulação, Lyu consegue um resultado de +3.
O Mestre rola pelo policial, conseguindo um +2. Por pouco (e graças a ajuda de seu Carisma), Lyu consegue ser liberado.
Além dos bônus em jogadas, Atributos épicos também trazem Aptidões. Elas são habilidades menores, ligadas ao Atributo. O personagem começa com uma Aptidão inicial e pode adquirir mais com o tempo.
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E aqui entraria a lista de aptidões e as descrições dos atributos épicos.
A idéia de substituir dados por d6 vem do Kerbero's Club, uma outra versão do sistema que faz isso para lidar com situações onde personagens de patamares diferentes interagem. Isso é algo que acho importante manter por ser algo bem característico de Scion: pessoas normais não competem em igualdade com um PC, se ele estiver usando um Atributo Épico apropriado.
Talvez simplificando então, deixo os Atributos Épicos continuarem a substituir dados E permitindo feitos impressionantes "menores" com o gasto de FATE points? Um personagem com Inteligência Épica poderia decorar um livro em minutos, já um personagem com Força Épica poderia saltar por cima de um muro sem impulso.
Dúvidas:
i) Alguns Atributos não são redundantes? Como Presença e Manipulação ou Autocontrole e Perseverança ou Inteligência e Raciocínio?
Provavelmente. Eu usei o modelo do Storytelling para ter algo pra começar a escrever. Também acho que seria interessante retrabalhar isso, talvez diminuindo e resumindo um pouco as coisas.
Eu não quero chegar a algo tão simples quanto Físico Épico, Mente Épica e Carisma Épico, mas talvez algo como 4 a 5 atributos épicos.
ii) Ë possível combinar Atributos (e suas Aptidões) para alguns efeitos, como super-velocidade (uma combinação de Força, Vigor e Destreza Épicas)?
Esse tipo de coisa seria comprado com stunts (ou refresh, o que dá no mesmo), mas teria como pré-requisito certos Atributos Épicos. Conseguir falar qualquer língua, mesmo morta e sem nunca ter ouvido ela antes, poderia ser uma dessas opções e ter como pré-requisito Inteligência Épica.
Sugestões vagas de Aptidões (me animei por FATE depois do Kickstarter absurdo do Core 3.0).
- Força Épica: o personagem pode saltar a alturas até o limite da Troposfera (6~20 km) e em distâncias equivalentes
- Vigor Épico: o personagem pode mergulhar até a Planíce Abissal dos oceanos (~4 km)
- Autocontrole Épico: o personagem é capaz de diminuir seus batimentos cardíacos (se houver) a níveis quase imperceptíveis (1~3 bpm)
- Inteligência Épica: o personagem pode memorizar com detalhes uma quantidade de informações (textuais ou iconográficas) equivalentes a um livro de 2.000 páginas por dia.
Um, boas idéias. Vou adicionar. Valeu!