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Posts - silva

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 27, 2012, 12:20:23 am »
É bonito. Mas não entendo o que DIABOS tem a ver com Planescape. Ambos videos, btw.

Lu, o segundo vídeo combina perfeitamente com uma trupe planar fazendo uma turnê em Sigil. Quanto a estética geral, cara, Planescape tem muita influência de new-weird, com sua fusão de ambientes urbanos decadentes e mágica e fantasia bizarra. Joga Planescape: Torment que você vai entender. Ou lê China Mieville.  :)

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Ei silva, sem ofensas, mas essa opinião na tua assinatura é meio estupida, né não?

Acho que não, Iuri. Até porque a idéia não é minha, eu só copiei a assinatura de outra pessoa. O negócio é o seguinte: Planescape é um produto que mescla dois apelos muito distintos - o abstrato/filosófico/ideológico (como visto no aspecto das facções ideológicas e o motto "Belief is Power"), e o concreto/marcial/pragmático (como visto no tratamento que os planos recebem, com ecologias de monstros e até níveis, como se fossem dungeons glorificados). Essa dicotomia acaba atraindo os dois tipos de públicos. Nao sei dizer se isso é um defeito ou uma qualidade do cenário, mas o fato é que ele acaba gerando essas discussões.

Pra você ter uma idéia, o game de PC citado (Torment) adota totalmente seu viés filosófico/ideológico, proporcionando conflitos morais e ideológicos ao longo de suas 20h de duração (apenas 2 ou 3 combates são obrigatórios em todo o jogo, ou seja cerca de 15 minutos em meio a essas 20h). E é considerado o melhor rpg que existe por quase todo mundo que experimenta ele.

Então acho que, no fundo, o cenário é meio esquizofrênico, pois possui dois aspectos distintos que apelam a públicos distintos. O que é "certo" ou "errado" vai depender do que você prefere adotar ou focar na hora do jogo.

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 26, 2012, 10:38:08 pm »

Solipsista


SOLIPSIST

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Off-Topic / Re:MMA
« Online: Junho 26, 2012, 10:14:18 am »
Na tangente: encerrou a carreira nessa quinta-feira passada a lenda do mma, Emelianenko Fedor, derrotando Pedro Rizzo por nocaute técnico em sua luta de despedida.

Cara, ESSE sim é um verdadeiro artista marcial pra mim. O cara é um monstro dentro do ring, mas uma dama fora dele. Simpático, educado e humano. Ele e Minotauro pra mim são os maiores.




Homenagem pra matar a saudade:


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Off-Topic / Re:MMA
« Online: Junho 25, 2012, 10:22:47 pm »
Bah, que nada. chega na hora ele vai bater normalmente e depois ainda vai abraçar e dizer que ama e que é amigo, igual da última vez. Esses lutadores são assim. Lembra do Hulk Hougan em Rocky 3? então. XD


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Quanto mais eu leio sobre esse D&D Next mais ele me parece um produto do passado, cheio de anacronismos, uma falta de foco absurda, e decisões de design simplesmente ruins (talvez resultado da falta de foco). E isso vai ficando mais gritante quando comparo com cada prévia de 13th Age e Dungeon World que vejo.

O que provoca a pergunta: será que, talvez pela primeira vez na história, teremos D&D-clones que capturam a essência de D&D melhor do que ele próprio ?

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Dicas & Ideias / Re:Sistema para Sci/Fi Time Travel
« Online: Junho 24, 2012, 10:38:20 pm »
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(os personagens serão originarios de 2100)

Curiosamente, 2100 é o ano em que se passa Transhuman Space, o cenário mais hard sci-fi que existe. (junto de Blue Planet, provavelmente)

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Junho 24, 2012, 09:22:45 pm »
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Ia criar o tópico segunda, ainda bem que criaram antes...

Joguei o Apocalipse World.

É um jogo narrativista, mas muito divertido. É voltado para a criação de histórias em conjunto, tanto que o livro recomenda o mestre a não definir quase nada pois as definições da história tem de acontecer em conjunto com os jogadores, ou seja, grupos que esperam demais do mestre tem de se adaptar.

Um detalhe interessante é o entrosamento dos personagens entre si já feito na ficha e durante a criação dos personagens. Muito legal. E também NÃO HÁ CLASSES REPETIDAS, é obrigatório que cada um seja de uma diferente.

O que eu percebi do Dungeon World é que ele pretende ser bem mais cínico e ácido que os jogos normais de fantasia medieval.

Que inveja, Gun. Fiz uns testes com AW e achei sensacional, queria poder jogar mais. E nem achei ele narrativista não, pelo contrário é até meio old-school com sua filosofia de sandbox, nichos bem definidos, e habilidades exeception-based e com resultados bem definidos.

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As restrições se mantém de acordo com as classes. Por exemplo, o Bardo só pode ser Humano ou Elfo, e ter alinhamento Bom, Neutro ou Caótico; o Paladino só pode ser Humano, e no Alinhamento Bom ou Ordeiro. O Ladrão se mantém apenas Humano ou Halfling, mas com uma mudança nos Alinhamentos, que são Caótico, Neutro e Maligno.

Ótima notícia.   :)

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Provavelmente vai ficar "Matar e Pilhar" ou algo assim... Já no caso dos moves, as opções que temos pela frente realmente são jogadas, ações ou movimentos.

Gostei mais de "Matar e Pilhar" e "Jogadas ou Ações". (acho até que "Jogadas" combina melhor com o espírito do jogo).

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 24, 2012, 01:20:01 pm »
Acho que é por isso que eu implico tanto com Planescape by the books - Torment me deixou mal acostumado. Sério, o cenário original dos livros não tem metade da genialidade de Torment.

Acho que se o Elfo jogasse Torment ele iria entender minha frustração.  :hum:

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Junho 24, 2012, 12:25:55 pm »
Rocha, excelente notícia. O preview do Guerreiro tá bacana, mas eu tenho algumas dúvidas:

1. a versão final vai ter só as 4 "classes clássicas" mesmo (guerreiro, mago, clérigo e ladrão) ou outras também ?

2. Na versão "demo" as opções de raça e tendência eram limitadas de acordo com a classe (veja a parte esquerda da ficha do Ladrão que postei acima). Porém na ficha do Guerreiro do site, ele pode escolher o que quiser. Isso vai ser assim pra todas as classes da full ou é uma característica só do Guerreiro ? (eu prefiro que as opções sejam limitadas, pra preservar melhor o nicho/identidade de cada classe)

3. Não sei dizer se estou gostando da tradução. "Botar pra Quebrar" pra Hack-and-slash e "Movimentos" para moves não me soa muito coerente. ainda que eu não consiga pensar em nada melhor agora. (talvez Moves poderia ser "Ações" ? seria mais simples e intuitivo assim, não ?)

4. à exceção da primeira página da ficha do guerreiro, as demais páginas me parecem difíceis de ler o que está escrito. Sugiro dar mais contraste, clareando mais a imagem de fundo e escurecendo mais as letras.

No mais, tá irado. Esse jogo é a única versão de D&D que me deixou completamente empolgado ever. (não vejo a hora de fazer uma adaptação pra Planescape dela  :twisted: )

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 24, 2012, 01:15:52 am »
Essa animação me lembrou tanto planescape que não me contive: a paisagem fantástica, a estética bizarro-barroca, o clima sombrio e surreal.


A Catedral.

Um peregrino chega à Catedral na fronteira do mundo conhecido, em busca de respostas para suas perguntas. E encontra tranquilidade. 


Katedra (The Cathedral) by Tomek Baginski / HD 720p HQ High Quality

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Junho 23, 2012, 09:28:05 pm »
olhando as opções do kickstarter, achei a opção de capa-dura relativamente acessível. E o pessoal lá disse que ela vai ser bem próxima disso:

(click to show/hide)


parece legal.  :)

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Junho 23, 2012, 07:45:14 pm »
Eltor, o sistema é muito simples. Ele é todo baseado em exceções, mas como nesse caso as exceções estão todas ali na ficha do personagens (e não passam de 5 ou 6 habilidades diferentes) então a coisa fica bem simples. Até simples demais, pode-se dizer. E a ficha do jogador já contém tudo que você precisa pra jogar - desde nomes e aparência de personagem pra você só marcar, até as regras que você vai utilizar em jogo.

Repare nessa ficha de Ladrão por ex, como todas as habilidades que ele pode usar já estão ali à direita, explicadinhas:

(destaque para Flexible Morals: quando alguem tentar detectar o alignment do Ladrão, ele pode falar aquele que quiser   :bwaha: )



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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Junho 23, 2012, 07:33:54 pm »
O que eu acho maneiro nesse jogo é sua mecânica baseada em escolhas. Quanto melhor você rola, mais escolhas se abrem pra você. Então por exemplo, o Backstab do Ladrão não faz apenas dano, você tem que escolher entre acertar sem chance de contra-ataque, ou tirar dano da armadura também. (todas as classes tem habilidades assim)

Rolagens não são meros "acertar ou errar", mas sim leques de escolhas que se abrem de acordo o grau de sucesso. E na maioria das vezes é impossível escolher ambas opções, então você tá sempre tomando decisões dificeis.

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Junho 23, 2012, 07:06:44 pm »
Foi mal Eltor, não sabia que aquela versão era só um hack.

Segue uma resenha bem legal aqui.

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Sistemas & Cenários / Re:One fantasy system to rule them all
« Online: Junho 23, 2012, 04:56:00 pm »
"matar monstros e tomar seus pertences através de combate tático e em cenários de fantasia"

;)

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