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Posts - silva

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Off-Topic / Re:Futebol, tópico permanente!
« Online: Julho 01, 2012, 06:31:42 pm »
Ah cara, Espanha campeã de novo. Não aguento mais esse joguinho de rami-rami deles. Tudo bem, é eficiente e até bonito de ver em alguns momentos, mas que é MUITO CHATO, isso é. É robótico demais, nâo tem criatividade nenhuma envolvida ali, não tem um passe de calcanhar, uma tabela de improviso, uma abertura de pernas pra deixar a bola passar, um toque de letra, nada. É só esse râmi-râmi-râmi-râmi-râmi pra lá, râmi-râmi-râmi-râmi pra cá. Ah que merda.

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Julho 01, 2012, 05:08:09 pm »
Smaug, pergunta sincera: você realmente curte ficção bizarra/surrealista/estranha àla Torment, Sandman, American Gods, Perdido Street Station, etc ? Porque se não curte, nada que qualquer um escrever aqui vai te fazer gostar desse lado de Planescape. E o mais importante: você curte explorar/lidar com esse tipo de esquisitice/surrealismo enquanto joga ? Porque se também não curte, idem acima.

Por isso não vejo muito sentido seguirmos nessa discussão - é como ficar tentando mostrar como a 4ª edição de D&D é interessante pra uma pessoa que nem gosta de RPG em primeiro lugar.


EDIT: na verdade até existe um viés interessante que você tocou no seu texto, que é o fracasso do sistema de D&D em tratar várias das qualidades metafísicas do cenário, mas não sei se seria interessante entrarmos nesse mérito se você não curte trazer essa metafísica pra frente do jogo, como você deu a entender no seu texto.


P.S:

Nossa Senhora da Dor

(como vista no escudo do mestre do box original)


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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Julho 01, 2012, 12:30:53 pm »
Reformulando a pergunta:

Como introduzir Planescape a alguem que não conhece o imaginário de D&D (nem tem tempo de jogá-lo hoje só pra ter contato com este), nem teve contato com o jogo eletrônico ou o trope de multiverso ?  :hum:


Tyreal,

Ninguem sabe o que é a Lady. O próprio cenário não dá um resposta pra isso. O que se sabe é que ela é tão poderosa quanto uma divindade, mas não admite que ninguém a louve ou adore como tal (há relatos de indivíduos que foram "flayed alive", retalhados com sua pele arrancada de corpo, por tentar louvá-la). Ela nunca sai de Sigil e tem poder completo sobre a cidade, inclusive pode criar "mazes"/labirintos através de porções da cidade que ela retira e "dobra" sobre si, e joga numa pocket dimension no plano Ethereal. (a sensação, dizem, é como ficar perdido numa sessão da cidade estranhamente deserta, e perceber que "já passei por esse beco antes" ).

A parte de não permitir que ninguém a louve como divindade é sugestiva, pelo seguinte: nenhuma divindade consegue entrar em Sigil, não se sabe se isso é um feitiço, ou uma lei cósmica, ou algo assim. Pois bem, supondo que a Lady comece a ser louvada como uma divindade, teoricamente ela também seria expurgada de SIgil. Além disso, há indícios de que a Lady não foi a criadora da cidade. Existe um templo em ruínas no meio desta que era dedicado a uma divindade chamada "Aoskar, o deus das portas". Esse deus foi "morto" há muito tempo, dizem, por vontade da Lady, que destruiu seu templo e junto com todos os seus fiéis. O motivo ninguem sabe. Eram amantes e brigaram ? A Lady era algum clérigo desse deus, e tomou seu lugar ? Não há resposta para essas perguntas. O único indivíduo vivo que pode ter essa resposta é Fell ("Caído"), um velho dabus que já foi leal à Lady mas a abandonou há muito tempo, e que a desafia por cultuar o extinto deus Aoskar até hoje. (é o único devoto de Aoskar de que se tem registro)

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Julho 01, 2012, 11:56:49 am »
É, eu tive um tutorial muito bom que foi o jogo eletrônico pra PC. Além disso, já conhecia o trope de multiverso (pelos rpgs Everway, Amber e Nobilis). Imagino que quem não tenha nenhum desses dois vai achar a coisa muito alienígena, exatamente como colocou o Balam ali atrás.

O que vocês fariam no meu caso ? Como introduzir Planescape a alguem que não conhece o imaginário de D&D, nem teve contato com o jogo eletrônico ou trope de multiverso ?  :hum:


P.S:

Scarecrowoven: http://www.juxtapoz.com/Illustration/gnarly-illustrations-by-scarecrowoven


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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 30, 2012, 08:27:16 pm »
Aqui, um trecho que acho FODA PRA CARALHO do Torment, onde o protagonista conversa com um githzerai numa mesa de bar sobre a importância do auto-conhecimento (e este fala sobre sua espada particular, cuja lâmina é moldada não com uma forja, mas com a vontade e auto-conhecimento do usuário - quanto mais convicto em sua própria identidade o usuário for, mais dura e letal é a lâmina, e quanto menos se auto-conhecer mais "mole" ela fica até o ponto de se liquefazer), e sobre Sigil.

A prosa é simplesmente deliciosa pra quem curte porra-louquice e surrealismo àla Sandman.

(rodem em fullscreen e aumentem a qualidade - clicando na engrenagem do canto - pra ler os diálogos melhor, e aumentem o som que a ambientação dá um clima legal )


PLANESCAPE TORMENT - Dak'kon - gameplay - part 25 - EN / CZ - hardest difficulty - HD

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 30, 2012, 07:47:20 pm »
A resposta do Silva me lembra aqueles paragrafos curtos de idéias para aventuras que vinham nos livros do WoD. Pareciam ótimas e fáceis de por em prática, mas na hora ou se resolviam incrivelmente rápido dando um gostinho de "putz, era só isso, que droga" ou castrava os jogadores de tal jeito que eles desanimavam.

É porque você não tem que pôr em prática o que está no parágrafo, mas sim entrar no espírito da coisa, aquilo que as idéias evocam. De outra forma é frustração certa. Tente simplesmente entrar na vibe das idéias, e quando menos esperar vai estar aplicando elas a sua própria maneira.

Cara, jogue o game de PC Planescape Torment. É a *melhor* introdução pro surrealismo e porra-louquice do cenário, melhor até do que os próprios livros. O começo é chatinho naquele necrotério, mas logo depois o jogo abre e fica foda.

E no final, se você achar que não está curtindo nada disso, simplesmente desista. Se não achar minimamente excitante uma planície onde a distância é vencida pela sua convicção ao invés de seu fôlego (as outlands) ou a capacidade de imaginar que no seu bolso esquerdo tem uma moeda de ouro e esta simplesmente aparecer lá porque você acreditou forte naquilo (o poder de um Signer) ou explorar uma dungeon onde a gravidade é subjetiva e personagens com tendência caótica conseguem explorar com mais facilidade do que os ordeiros (algo como isso aqui embaixo) , então cara, a coisa simplesmente não é pra você. E não há nada de errado nisso.

(click to show/hide)

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A propósito, alguém já leu ou viu Neverwhere do Neil Gaiman? É encaixado no universo Vertigo, que é quase um Planescape, então...

Não conheço esse Neverwhere, é legal ? E to lendo Deuses Americanos em portugues nesse exato momento (já tinha lido em ingles), aliás.

Citação de: Balam_br
Planescape pra mim é:

1- Um dos cenários mais geniais já criados para RPG, permite a liberdade máxima. um "Kitchen Sink" com estilo e coerência.

3- Mais propicio a uma abordagem Narrativista do que gamistica. Assim como Mago (que tambem considero um rpg "hard mode"), a idéia de "belief is power" funciona bem como ferramente de construção de cenário, mas se deixado nas mãos dos jogadores exige certa concessão pra permitir que o jogo funcione. Funcionaria em free form ou One Shots... mas campanhas longas me soam improváveis.

Concordo com tudo ( :aham:), a exceção da parte sobre as campanhas. Não vejo problema em se ter campanhas longas nos planos. Inclusive há recursos in place pra ajuda nisso, como a Kriegstanz, o Planar Consortium e a Planewalkers Guild - que podem servir de empregadores/patrocinadores dos jogadores durante um looooongo tempo. E se você considerar que cada cidade-portal das outlands é como um reino auto-contido (com seus conflitos internos, velhos na taverna, reis em busca de princesas desaparecidas, e rebeldes querendo destronar esses reis), bicho, é gancho a perder de vista.

O problema na verdade é isso aqui que você falou..

Citar
2- Difícil porque carece de um modelo midiático familiar pros jogadores... eu consigo explorar jogos de rpg no velho oeste, em fantasia medieval ou supers sem problemas, porque todo mundo ja leu ou viu algo que mostrasse esse cenário. mas quando tudo no cenario tem que ser explicado ou experienciado... a imersão acaba se misturando a frustração. Na minha experiência é mais comum as esquisitices do cenario servirem pra incomodar, confundir e frustrar os jogadores do que para deixa-los interessados.

Pois é, isso é um problemão. Eu mesmo to aqui pensando em como convencer meu grupo a jogar planescape (acabamos de ter um intervalo em nosso sandbox de Shadowrun), e não consigo me decidir sobre a melhor forma. É tudo muito alienígena pra eles. Seria mais fácil se eles já fossem veteranos de D&D, aí eu usava o gancho dos primes recém chegados aos planos. Mas nem isso posso usar.  :(

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 30, 2012, 12:37:36 pm »
Agora imagine que você é um paladino ou clérigo de uma divindade boa e ordeira, ali no meio daquela jornada.. e que pequenos atos de traição e desonestidade pra você teriam um peso MUITO MAIOR do que pro restante do grupo. Tenso ? pois é. Esse é o grande lance do cenário pra mim - não o fato das aventuras serem necessariamente "metafísicas e surreais" (o que também pode existir, claro), mas sim pelo fato de, mesmo as aventuras mais "mundanas", serem permeadas de dilemas morais metafísicos e ideológicos. E o mestre nem precisa fazer muito esforço, os planos darão conta disso.

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O cenário pressupõe que os jogadores são clueless recém-introduzidos ao mundo dos cagers (Olha o Planeswalker Handbook sobre isso), justamente para não barmyarem de vez e desistirem do jogo. Sério, não seja tão addle-cover, seja mais o cutter que você pode ser e explique de fato o que pensa.

heheh, é verdade. Ainda que essa não seja a única opção (afinal, o capítulo do GM tem várias opções de campanha, incluindo foco em planares), concedo que esse é o modo "default", especialmente para iniciantes.

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Tá, dói dizer, mas o Silva usou um exemplo decente

cuidado... concordar comigo nesse plano pode provocar falha no banco de dados do fórum, rampaging viruses, ou chuva na sua localidade.  :b

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 29, 2012, 08:51:29 pm »
Ou você que não enxergou a resposta.

Como você classifica um dungeon onde se desce mais degraus à medida que se comete mais traições ou atos de desonestidade para com seus companheiros ?

Real ou surreal ?


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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 29, 2012, 08:22:06 pm »
Ah, nem precisa forçar barra pras aventuras serem “metafísicas e surreais". Pela própria natureza dos planos, uma hora o grupo esbarra com alguma coisa assim ( afinal os planos SÃO os alignments encarnados ).

Se em Forgotten você precisa matar alguns orks pra atingir o próximo nível do dungeon e pegar a pedra mágica, em Carceri – plano da desonestidade, purgatório dos traidores – pra você alcançar o próximo “nível” onde está a pedra, pode precisar submeter-se ao plano cometendo um ato de traição. A quem você trai: um companheiro de grupo ? Um NPC querido ? A si mesmo ? - e qual a consequência disso pro personagem ? Vale um teste pra saber se aquela experiência o influenciou mais fundo do que pensava e adquirir algum trait negativo, ou mesmo uma mudança de alignment ?

E se o grupo fosse experiente o suficiente pra já saber disso de ante-mão (membros da planewalkers´ guild ? ), o que faria ? Procuraria algum inocente puro de coração àla “Frodo baggins” pra servir de alicerce moral durante a jornada ? E se o único inocente disponível fosse aquele Anjo ali com cara de bobo fazendo campanha anti-camisinha, serve ? Mas hey, se a porra toda der errado e o anjo se fuder, ele pode te prejudicar depois ? Vai barrar tua entrada pro céu ? Você vai pro céu quando morrer, né ?

E se a porra do Mercykiller do grupo resolver bancar o Judge Dredd no meio da confusão e sair executando geral ao menor sinal de desonestidade ? Ou pior, se o Dustman filho da puta dá uma de “Jin Jones” e resolve que essa é uma boa hora pra todo mundo escapar dessa “falsa vida” ?


Cara, é planescape. Se o medidor de porra-louquice não apitar em algum momento, você não está jogando direito.

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 29, 2012, 12:07:01 am »
É, eu citar esses pontos mesmo.

Mas além disso, eu discordo do ponto sobre Planescape requerer um conhecimento prévio dos outros cenários de D&D. Eu mesmo não conhecia os outros cenários de D&D quando conheci Planescape, e pude entender o cenário sem problemas. E acho que os livros deixam bem claro que o foco do cenário é Sigil e os Outer Planes, quando, entre outras coisas, elege como um de seus pilares o motto "Crer é Poder" que só funciona nesses dois lugares, não funciona nos primes (ao menos não comprovadamente) e definitivamente não nos Inner planes. Aliás, entendi que o cenário era propositalmente aberto pra acomodar Outer Planes não só referentes a primes de D&D, mas de qualquer prime pré-moderno, seja de ficção ( terra média, era hiboriana, etc) ou (semi) histórico ( mabinogion, edas nórdicas, lendas arturianas, 1001 noites, romance dos 3 reinos, etc) - "tem algum pós-vida maneiro de alguma obra de ficção que você gosta ? Sem problemas, simplesmente escolha um plano e bote ela lá!" 

Outro ponto que queria atentar é o seguinte: Me parece que as visões dos próprios autores eram bem distintas entre si. Como já falei, eu sempre achei o box original, do Zeb Cook, mais "freeform", mais experimental, mais aberto a surrealismo e questões metafísicas. Ao passo que os livros do McComb tinham sua própria visão,, diferente da do Zeb, e o mesmo vale pro Cook, Baur, etc. - É como se o conflito faccional que existe dentro do cenário também existisse fora dele, com os próprios autores tentando impor sua visão (Belief) ao cenário. Meta-Metafísica, sacou ? XD


P.S:

Mechanus, o plano da ordem. Também conhecido como Nirvana  ( alguns dizem que Nirvana seria um lugar no centro desse plano, onde tudo é estático, imóvel, perfeito )

(click to show/hide)

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Junho 28, 2012, 11:27:17 pm »
Apesar das falhas, gostei de Prometheus. Já to ansioso pela continuação (ou pelo directors cut em DVD/Blue Ray).


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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 28, 2012, 01:06:56 am »
Citar
Porque Planescape é D&D Tradicional.

É preciso lembrar que por trás de toda a insanidade que aparentava, Planescape nunca foi um "cenário solo" - ele pressupunha um conhecimento de diversos outros cenários de D&D que foram colocados e unidos em um background planar comum (com graus de sucesso variáveis). Tentar escapar disso em Planescape é como tentar jogar Mage - Ascension (que é o RPG mais próximo de Planescape que eu já vi) em um mundo fictício, não em uma versão "dark" da nossa realidade.

Cara, eu discordo disso em tantos níveis que nem vou responder agora. To com um sono danado, e se começar vou perder a hora no trampo amanhã novamente. XD

Mas me aguarde.. rs

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 28, 2012, 12:30:06 am »
Pois é, Elfo. Vocês tanto insistiram que eu cedi. :P

Mas ainda que eu tenha mudado meu ponto de vista, ainda acho que o cenário tem uma dicotomia (ou talvez esquizofrenia seja um termo melhor) devido a seu início com Zeb Cook, no box original, que sugeria fortemente uma direção mais surrealista, que os produtos subsequentes acabaram não acompanhando (à exceção talvez de Faces e Manifesto). Os próprios "Planes of..." foram meio que decepcionantes pra mim, pois apesar de terem algumas idéias legais aqui e acolá, no geral adotaram um tratamento mais "comum", mais quadrado, mais "D&D tradicional".

Em outras palavras, é como se o Zeb Cook, no box original, apontasse pra idéias metafísicas, surrealistas, conflitos morais e éticos, etc. que viriam a ser explorados e desenvolvidas no decorrer da linha. Porém isso nunca se realizou, como um potencial perdido, entende ? Como se os autores que "pegaram a tocha", Baur, Cook e McComb, tivessem suas próprias visões particulares do cenário, que diferiam da do Zeb, e eram mais em linha com a fantasia tradicional de D&D. (e daí vem meu tesão pelo game Torment - inexplicavelmente, ele consegue pegar aquela visão original do Zeb e levar a enésima potência, soltando as amarras da psicodelia e surrealismo, e realizando o potencial metafísico do cenário, que os próprios livros não conseguiram )

Tá me entendendo, ou eu viajei muito ?


P.S: aliás, criei um papo exatamente sobre isso no planewalker.com (com direito a participação do Mimir em forma de gente, Ripvanwormer  ). Se der, dá uma passada lá.


P.S²: Fall-From-Grace, a succubus que renega sua natureza maligna..

(por Eleni Tsami)


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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 27, 2012, 02:33:24 am »
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Sim, uma vez com um Mago puro e outra com um Guerreiro - Mago.
Bom, então minha visão filosófica-ideológica radical do cenário não deveria lhe espantar. Já que o jogo também a adota.

Citar
O que torna a sua frase ainda mais infeliz
Whatever. Cyberpunk foi cunhado como termo na década de 80, porém já existia como forma estilística em uma ou outra forma desde, pelo menos, a década de 60. Não é o rótulo que dá vida ao significado. Ou é ?

(isso me lembrou uma passagem de Torment onde lhe perguntam se o nome de um indivíduo deve vir de seus feitos, ou o inverso )


P.S: Sigil, cidade das portas..


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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Junho 27, 2012, 01:53:36 am »
Sim, sei que Planescape precede o cunhar do termo new-weird. Mas a idéia é praticamente a mesma, daí minha citação. E quanto a "apresentação do sensates", eu pensei exatamente nisso.

Elfo, você já jogou Planescape: Torment, de pc ?


P.S: e mais arte inspiracional..

(esses lugares poderiam existir perfeitamente no Limbo, onde a gravidade é subjetiva)




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