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Posts - kimble

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Vídeo Game / Re:Star Wars The Old Republic
« Online: Fevereiro 26, 2013, 03:37:57 pm »
Estou com um Jedi Knight mas tenho pensado em usar alguém do Lado Negro também. Mal tenho jogado, mas no final de semana tento arranjar um tempinho e crio um novo personagem no Shadowlands :)

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Sistemas & Cenários / L&L 25/02 ou "No healing for you!"
« Online: Fevereiro 25, 2013, 08:53:04 am »
Antes, uma notícia pros fãs de Warlord. Sentem. Peguem algo forte pra beber. Pensem em algo feliz.

Segundo tweets do Mearls, existe um espaço para um cara que seja o estrategista do grupo. Mas ele realmente não vai curar. E provavelmente vai ser só um build de guerreiro.

Agora o L&L dessa semana.

Coisas que são possíveis de extrair disso:
a) Eles parecem felizes como a mecânica tem se desenvolvido. Yey;
b) O mínimo a ser alcançado para ser considerado que o personagem está contribuindo, é realmente algo muito pequeno para eles. Ele considera que ser capaz de acertar um ataque é contribuir.

Bem, eu lembro que certas classes acertavam ataques com bastante facilidade na 3e (combatentes em geral), mas eu não diria que elas contribuiam na maior parte do tempo.

E antes que alguém diga "mas guerreiros estão causando bastante dano no Next!", meu ponto é que usar como medida de contribuição a capacidade de acertar um ataque e não o como e quanto essa ação realmente modifica a situação (Dano? Condições? Penalidades?) é uma péssima forma de fazer isso.

Se esse é o limite mínimo que eles usam para verificar se alguém está contribuindo num combate, não quero nem imaginar o que eles consideram contribuir em cenas fora dele.

Chute do Kimble de como vão justificar que todos sempre podem contribuir: "Todo mundo pode contribuir em ações fora de combate porque sempre é possível realizar alguma ação de ajuda para conceder um bônus para outro personagem!"

c) E eles realmente vão insistir na idéia que cura só por descanso ou magia divina. Ah, ninguém quer usar um clérigo? Tudo bem, alguém pode usar um druida ou paladino.

Eu disse "pode"? Erro meu. Alguém VAI usar um druida ou paladino.

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Dicas & Ideias / Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Online: Fevereiro 24, 2013, 09:16:50 pm »
Sim, mas gerado aleatoriamente não significa obrigatoriamente equilibrado, né :)

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Dicas & Ideias / Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Online: Fevereiro 24, 2013, 02:55:13 pm »
Criação do zero envolve criação de um conceito, conversa entre mestre e jogador e contrato social forte que faça o jogador se responsabilizar em criar algo interessante e que não prejudique o divertimento dos outros.

Ou seja, exige uma certa abertura e confiança entre os jogadores que não existem em todos os grupos. Em casos onde isso não é possível, vários mestres já criaram house rules pra criar personagens com um certo número de dados pra distribuir. Não é difícil, quando você percebe que a maioria do sistema funciona numa base de 1d(y) -> 2d(y-1) -> 3d(y-2), etc. Ou seja, cada dado vale aproximadamente 2 a 3 dados um grau abaixo.

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Dicas & Ideias / Re:Super Hero Time: Vamos falar de Supers
« Online: Fevereiro 24, 2013, 01:44:19 am »
Eu estou mestrando meu terceiro arco de Marvel atualmente.

O primeiro começou com a fuga do Raft, que é a aventura inicial do básico. Rapidamente se tornou um arco sobre os mutantes e a perseguição que eles sofrem.

O segundo eu criei do nada, porque queria fazer algo sobre Asgard após ter lido o Fear Itself.

O terceiro está sendo a Civil War. Ela começou com algumas cenas que tem no suplemento do evento, mas rapidamente foi sendo modificado para se adaptar as decisões dos jogadores. No geral, os livros de eventos tem me servido para dar idéias de alternativas, sugerir cenas que eu posso encaixar na minha campanha se fizerem sentido e ter coleções de fichas prontas de personagens que eu queira usar como NPC.

Então dá pra fazer suas próprias histórias facilmente. Só é bom saber que pelo menos pelo que eu joguei até agora, o MHRPG funciona melhor num modelo de eventos e arcos de histórias do que um sandbox.

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Sistemas & Cenários / Re:Shadowrun 5ª edição
« Online: Fevereiro 22, 2013, 09:28:11 pm »
Eu quero acreditar que vai ser bom, mas pelo pouco que li os autores continuam cometendo os mesmo erros, como criar regras desnecessárias e que só servem para dar uma falsa sensação de realismo.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next L&L 18/02 ou "E na próxima, limites raciais!"
« Online: Fevereiro 20, 2013, 01:15:20 pm »
E o Mearls comentou no twitter que o Warlord não cura aliados no D&D Next. Ele tem habilidades marciais pra "mitigar dano" (que eu acredito que deve ser algo similar ao Parry).

Pronto, já riscaram com essa a reclamação do pessoal que achava que pv só podia ser ferimento físico e qualquer outra representação (esquiva, sorte, treinamento), é bobagem.

Quanto mais informações eles passam, mais conseguem ir na direção oposta do que eu quero no jogo.

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Off-Topic / Re:Seriados e Mini-Séries - Recomendações
« Online: Fevereiro 20, 2013, 12:34:24 pm »
Pra quem gosta de política e algum draminha:

Animais Políticos

Ou "Hillary Clinton: The Series". Fizeram várias modificações pra não ficar tão na cara, mas é óbvia a comparação entre a personagem principal e a Hillary. A personagem principal é a ex-mulher de um presidente americano, que tentou concorrer pelos democratas ao cargo de presidente mas não passou das primárias. Ela então se torna secretária de estado do presidente democrata, com óbvio interesse em se tornar presidente no futuro. Até uma viagem pro marido salvar reféns foi usada na história.

A série é boa por tratar de política americana, mas não ser muito pesada e manter algumas histórias paralelas pra estabelecer bem a vida dos personagens. Sigourney Weaver é uma ótima atriz que sempre foi mal aproveitada e é legal ver uma série com uma personagem feminina forte que mantém o papel de protagonista pela qualidade de sua personagem e não de seus dotes físicos.

No mesmo tipo mas muito mais séria e pessimista, tem Government (Borgen no original). Como Animais Políticos, Government trata de uma mulher num papel político importante: a primeira ministra da Dinamarca.

Government é incrível. É um seriado com tom sério e mais realista, sobre os tipos de problemas que um governo precisa enfrentar, mas que consegue evitar problemas comuns do gênero: dividir os personagens em bonzinhos e vilões, perder muito tempo em detalhes e usar o seriado como panfleto de alguma idéia em vez de uma história.

Todos os personagens têm defeitos, todos cometem erros. Têm várias traições, amigos e inimigos não são claros e mudam de acordo com a situação, e escolhas difíceis entre moral e o que a manutenção do poder exige.

Já foram duas temporadas e a terceira começou esse ano. É provavelmente uma das melhores séries que eu já assisti.

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Sistemas & Cenários / Re:[AJUDA] Paladino no 3.5
« Online: Fevereiro 20, 2013, 11:07:34 am »
Trespassar só vale a pena em níveis baixos. Médio para alto, ou você se torna um monstro em causar dano em um único ataque ou você vai precisar de vários ataques para derrubar alguém. Então vai ser raro conseguir usar Trespassar de forma eficiente, ainda mais o Aprimorado.

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Sistemas & Cenários / Re:[IT'S MAHVELL BABEE] MHR: Annihilation saiu!
« Online: Fevereiro 20, 2013, 10:41:07 am »
Uma pequena correção só: o nome do GM é Watcher, não Doom Master.

E um comentário: o equilíbrio entre personagens ocorre devido ao sistema de resolução. Existe uma margem pequena na diferença de resultados de dados de tamanhos diferentes, fazendo com que não exista um espaço tão grande entre os resultados possíveis de dois heróis.

Essa pequena variação não é um problema na diferenciação da efetividade dos personagens, porque os resultados não geram números absolutos: coisas como a distância que você salta ou quanto você carrega não são calculados por uma fórmula que contabiliza o resultado do dado vezes alguma coisa. Em vez disso, os resultados são uma indicação do sucesso geral em relação a dificuldade enfrentada.

E outro fator que provoca esse equilíbrio é o modelo de ganho de plot points. Como os jogadores ganham plot points sempre que tiram um 1 no dado, jogadores com dados menores tem mais chances de ganhar plot points ao longo da sessão (dados menores = menos faces = mais 1 tirados ao longo da sessão).

Isso acaba provocando situações onde personagens com dados maiores tendem a ter resultados um pouco melhores no geral, mas personagens com dados menores podem gastar maiores quantidades de plot points em momentos importantes, conseguindo manipular mais seus resultados e ativar mais certas habilidades/vantagens.

Edit: E sim, Marvel é lindo. Aliás, a linha toda do Cortex Plus é incrível. Leverage, Marvel e Smallville, todos eles merecem ser lidos por motivos diferentes.

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Dicas & Ideias / Re:[Rabisco] Roles definindo ações e não perícias
« Online: Fevereiro 19, 2013, 11:28:12 am »
Eu quis rabiscar pra ver o que podia extrair. Realmente, é uma opção. E serviria bem pra um sistema de combate, num jogo que o foco fosse isso (talvez um Beat them up, estilo jogos de Snes e Mega dos anos 90?).

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Dicas & Ideias / Re:[Rabisco] Roles definindo ações e não perícias
« Online: Fevereiro 19, 2013, 09:55:14 am »
Eu curtiria essa opção combinada com a outra, separando combate e perícias.

Unh. Eu escrevi isso para rabiscar a idéia. Como isso poderia ser separado em combate e perícias?

Algo como quatro funções para combate e quatro funções para fora dele?

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next L&L 18/02 ou "E na próxima, limites raciais!"
« Online: Fevereiro 18, 2013, 07:42:02 pm »
Unh... a gente tem que combinar as piadas antes  :hum: Tem alguma coisa que seria uma boa homenagem a isso?

Edit: Este?

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Sistemas & Cenários / Re:[AJUDA] Paladino no 3.5
« Online: Fevereiro 18, 2013, 02:43:19 pm »
Eu entrei umas 3 vezes aqui hoje, tentando me lembrar do nome desse talento pra te dizer. Sempre me escapava.

Sim, é uma boa opção e eu usava Força Divina com a maioria dos meus personagens paladinos. Tem outros talentos similares também, que podem ajudar. Que eu lembre tinha algo pra CA ou resistência também. Devem estar no mesmo artigo ou livro.

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Dicas & Ideias / [Rabisco] Roles definindo ações e não perícias
« Online: Fevereiro 18, 2013, 12:41:52 pm »
Puxando a idéia já discutida sobre o modelo de perícias de Leverage aqui (Papéis, em vez de listas de perícias), eu estava pensando aqui com meus botões.

Supondo o modelo de divisão de vários MMOs e também o utilizado na 4e:

Agredir
Resistir
Recuperar/Anular
Causar Efeitos Negativos

E se em vez de Roles e perícias, os personagens ganhassem dados para distribuir entre essas 4 funções? E o conjunto delas forma uma indicação do personagem que ele é (mais agressivo, mais resistente, etc.). E uma lista de perícias fosse distribuída dentro deles? Exemplo:

Um personagem possui
Agredir d10
Resistir d8
Recuperar/Anular d8
Causar Efeitos Negativos d6

E da lista de perícias, seu jogador escolhe Furtividade, Blefe, Punga e Esportes. Ele então passa a distribuir dentro de suas funções:

Agredir d10: Furtividade
Resistir d8: Blefe
Recuperar/Anular d8: Esportes
Causar Efeitos Negativos d6: Punga

Quando o personagem tenta usar Furtividade para provocar alguma forma de stress no alvo (como um ataque furtivo), ele lança d10. Quando ele usa Blefe para resistir a mentira de alguém, ele usa d8. Quando ele tenta usar Esportes para diminuir o dano de uma queda ou evitar um ataque, ele usa d8. E Punga quando ele tenta causar um efeito negativo que não possa causar stress no alvo (como roubar a carteira), jogando um d6.

O personagem poderia comprar a mesma perícia várias vezes, para distribuir ela entre as diferentes funções.
Esse aqui foi mais um rabisco para colocar idéias em algum lugar. Isso me veio hoje de manhã e era algo que eu não conseguia deixar de pensar, então resolvi colocar num papel para ver como ficaria. E já aproveitar pra partilhar.

Um modelo neste estilo poderia ser desenvolvido para que tipo de jogo? Acho que um Final Fantasy da vida ou algo baseado num MMO.

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