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Sistemas & Cenários / Enquanto isso, no mundo lá fora...
« Online: Julho 22, 2012, 10:35:34 pm »
Várias novidades interessantes vêm despontando em 2012. Pra quem quer fazer alguma coisa enquanto D&D Next (ou o 13th Age) não chega, vale uma olhada. Postem aí outras novidades que vocês acharam interessantes, ou outros lançamentos que estão aguardando.  :)


Shadows of Esteren

No embalo de Game of Thrones, SoE promete o mesmo clima sombrio e "gritty" da série, num novo mundo de fantasia que está mais pra Howard do que Tolkien - saem elfos, anões e duendes, entram conspirações demoníacas e seres cthulhóides. O tratamento luxuoso é impressionante (será que o jogo em si também é? ). Veja por si mesmo:

Shadows of Esteren: A Medieval Horror RPG - Kickstarter until the 29th July!
A quem interessar, o kickstarter acaba em 1 semana.


Shadowrun 2050



Cabelos moicanos fosforescentes. check
Celulares do tamanho de chinelos. check
Mullets selvagens. check
Jaquetas "franjadas". check
Fios pra todos os lados (wi-fi é coisa de viado). check!

Ai, ai, nada como um pouco de cyberpunk da época do seu avô. Shadowrun 2050 trás as regras da 4ª ed. para os anos ´50, onde tudo começou. Quem é grognard da 1ª/2ª edições (ou quem leu os romances da Ediouro) já deve ter identificado os runners icônicos na capa - Sally Tsung, Ghost-Who-Walks-Inside e Dodger, e já deve estar babando no teclado. Pra ser sincero eu tenho más notícias, chummer: o livro tá caro pra caceta e tem alguns problemas sérios, como o fato de não converter muito bem o sistema para o velho cenário (já tem erratas a caminho) e o tratamento visual deixar a desejar (apesar da capa maneira). De qualquer forma, o texto em si é muito bom, com direito ao velho Shadowtalk das edições antigas e presença de Fastjack, Findler-man, Profezzeur, The Big D, etc. Se não conseguir segurar a nostalgia, o pdf pode ser comprado daqui. De outra forma, sugiro aguardar um pouco a queda dos preços e, quem sabe, a inclusão de erratas no próprio pdf.


Yggdrasill



Recém lançado pela Cubicle7, Yggdrasill é um rpg onde os jogadores são vikings saindo em jornadas pela Scandia das lendas nórdicas. Dos mesmos criadores franceses de Qin, Yggdrasill trás o mesmo tratamento de primeira de seu cenário-fonte, tanto a nível visual como de crunch. Ainda não li essa belezinha, mas se meus colegas gringos estiverem corretos, é compra certa - cenário muito bem retratado, com aquele "quê" de precisão histórica misturado a ótimas idéias de jogo e um sistema interessante (porém nada ground-breaking ou altamente emulacionista como The One Ring). E já correm boatos de que Keltia, o rpg dos mesmos autores sobre a britânia arturiana, está a caminho.

Compre o pdf e a cópia física aqui.

497
Vídeo Game / Re:(Sell me/Unsell me) Crusader Kings 2
« Online: Julho 20, 2012, 12:23:44 am »
Nos fóruns oficiais, Stnger. Mas tem que ter a versão original pra acessar os fóruns de mods.

Qualquer casa, me passa uma PM. ;)

498
Dicas & Ideias / Re:Revisitando os Alinhamentos
« Online: Julho 18, 2012, 09:16:08 pm »
Passando só pra dizer que to adorando suas idéias Iuri.

(Depois posto mais impressões, que to sem tempo agora)

499
Dicas & Ideias / Re:Revisitando os Alinhamentos
« Online: Julho 18, 2012, 12:50:26 am »
Isso me lembrou os adeptos de Unknown Armies, que ganham pts de magia por fazer coisas condizentes com sua escola, e perdem pontos por fazer coisas contrarias. Ex: um pornomancer ganha pts de magia toda vez que faz sexo puramente carnal, e perde pts quando faz sexo com sentimento.

Seria mais ou menos isso ?


P.S: isso também eh a base pra minha mecânica de Power of Belief de planescape - quanto mais o personagem age em concordância com sua crença, mais pts ele ganha pra mudar a realidade ao redor, e quando age ao contrario disso. Mais impotente fica.

500
Vídeo Game / Re:(Sell me/Unsell me) Crusader Kings 2
« Online: Julho 09, 2012, 11:58:00 pm »
Galera, recomendo o mod CKplus. Elemelhora o game em tantos aspectos que vcs não vão querer volar mais pro vanilla.

E parece que o Kimble gostou do jogo, afinal.  :laugh:

501
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Julho 09, 2012, 11:51:39 pm »

Um homem velho caminhava sozinho por uma estrada escura.
Ele não sabia pra qual direção seguir, havia esquecido quem era e para onde estava indo.
Parou um momento para descansar suas pernas doídas, quando olhou pra cima e viu uma velha em sua frente.
A velha sorriu, banguela, e falou: "Agora seu *terceiro* desejo. Qual vai ser ?"
"Terceiro desejo?" O homem ficou atônito. "Como posso ter um terceiro desejo, se não tive o primeiro nem o segundo ?"
"Você já teve dois desejos", disse a velha, "mas seu segundo desejo foi para que eu retornasse tudo do jeito que era antes de você realizar seu primeiro desejo. É por isso que você não se lembra de nada - porque tudo está do jeito que era, antes de você fazer qualquer desejo".
Ela riu sua gargalhada banguela para o homem. "E aqui estamos, você e seu ultimo desejo".
"Tudo bem", disse o homem. "Eu não acredito em nada disso, mas que mal há em fazer um desejo? Eu quero saber quem sou".
"Engraçado" disse a velha, no exato momento em que realizava o ultimo desejo. "Esse foi seu primeiro desejo".

(PS:T)


502
Vídeo Game / Re:(Sell me/Unsell me) Crusader Kings 2
« Online: Julho 04, 2012, 07:32:56 pm »
Desde a minha adolescência um jogo não me fazia virar a madrugada..

e acordar cedo no dia seguinte pra virar a madrugada de novo..

e no dia seguinte de novo..

e no seguinte de novo..

E isso em pleno carnaval.



EDIT: recomendo esse review.

503
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Julho 03, 2012, 01:07:21 pm »
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Sem ofensa pretendida, mas vamos lá.
Sem problemas, Lu.

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Silva, cê já leu Planescape?
Sim, claro. Li o Box original, os boxes "planes of..", a trilogia de Sigil (In the Cage, Uncaged, Factol Manifesto), o Planewalker Handbook, On Hallowed Ground, o Box "Blood War", os módulos Dead Gods, Tales from the Infinite Staircase, The Great Modron March, e finalizei Torment duas vezes.


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Vamos ao checklist sobre o que você precisa saber:
Ok.

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• [     ] Sabe que ele não é um hub esotérico para que a máxima "crer é poder" seja usada na resolução de tudo. Isso é a maior inverdade que você fala

Poxa, mas eu não falei isso. Volte lá atrás e releia o que eu disse: a máxima "crer é poder " é um dos temas centrais ao cenário, não o único, e nem o mais importante. Tem também o philosophers with clubs/meaning of the multiverse, a regra de três, a máxima dos anéis, o centro do multiverso, e outros temas mais.

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• [     ] Sabe que ele é um SUBcenário de AD&D, brincando com a cronologia / cosmologia planar
Não sei o que você quer dizer por "Sub-cenário", mas ele é um cenário full, ou seja, feito from the ground up para ser perfeitamente jogável independentemente de outros cenários de D&D, se os jogadores assim desejarem. Isso está explícito no Box original.

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• [     ] Sabe que por mais que você pregue, ele não é um experimento indie-narrativista, e sim uma série de ideias (como o próprio Smaug mencionou) que podem ser encaradas como você faz... só não foram feitas pra isso.

Aqui é que a coisa fica nebulosa. Antes de mais nada, não, eu NÃO o considero um experimento indie-narrativista. Porém, considero que há uma certa esquizofrenia/crise de identidade óbvia nele: (simplificando) ele ora quer ser Mago, ora quer ser D&D, tanto a nível conceitual como de jogo em si.

Esquizofrenia a nível conceitual pois no Box original coloca explicitamente que os planos NÃO são mega-dungeons glorificados pra servirem de playground de hack-and-slash pra personagens de 20º nível. Pelo contrário, ele explicita que esse modo de jogo não é desejável no cenário, e dá várias dicas de como botar os personagens em seus devidos lugares caso tentem tratá-lo como tal. PORÉM, eis que surgem as boxes “Planes of..” e os módulos de aventuras e.. TCHAZAM! Os planos acabam sendo estruturados mais ou menos como “mega-dungeons”, com “níveis”, ecologias de monstros, etc. Se isso não é esquizofrenia eu não sei o que é.

Esquizofrenia a nível de jogo exatamente pelo motivo que o Smaug apontou: de que adianta gastar páginas e mais páginas com ideias metafísicas surreais se o sistema não é capaz de abordar isso ? Masturbação mental ? Um cenário pra ser ter discussões a respeito, ao invés de ser jogado ?

Concedo que essa “esquizofrenia” pode ser vista como benéfica, de certa forma, já que acaba atraindo os dois tipos de jogadores (Mago e D&D) para o cenário.

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• [     ] É algo que se leva tão a sério quanto Spelljammer.

Bah, spelljammer é um pedaço de bosta fumegante. XD

504
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Julho 02, 2012, 10:56:57 pm »
Minha única ressalva em jogar Torment. E estou nos inimigos fracos ainda.
(click to show/hide)

uhauheuihaeuheuahe muito bom rs

Pois é, o Morte é um pentelho. Aliás, não sei se já percebeu mas ele tem uma habilidade chamada "Litany of Curses", que é uma série de palavrões que ele dispara em cima de um inimigo, e faz o inimigo fica furioso e mirar nele durante o combate. E o interessante é - quanto mais insultos e palavrões vocês ouvirem das pessoas, mais o Morte aprende, e a habilidade dele fica mais forte. (e "corredor polonês" foi phoda. XD )

E uma dica: cuidado com o que você fala pros outros durante os diálogos. Certas respostas mudan o seu alignment. repare naquelas que vem [Verdade]... e [Mentira], isso pode afetar seu alignment pra ordeiro ou caótico. E é o seu alignment que lhe permite se unir a certas facções e não outras durante o jogo.

E outra coisa importantíssima: ter WISDOM é tudo nesse jogo. Esse stat é tão importante que até recomendaria você começar de novo caso tenha botado ele baixo. Sério, você corre o risco de finalizar o jogo sem descobrir quem é você e o porque de estar nessa condição, caso não tenha Wisdom boa.

505
Off-Topic / Re:Futebol, tópico permanente!
« Online: Julho 02, 2012, 09:47:23 pm »
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Sei lá eu concordo com o silva, o futebol espanhol pra mim é chato de assistir.

Exatamente. Nem entro no mérito da competência -  que os caras criaram um sistema muito eficiente e estão ganhando tudo merecidamente, não discordo. Mas uma coisa é eficiencia, outra é beleza. Um time que age igual uma gestalt de robozinhos, pra lá e pra cá sem nenhum toque de genialidade ou criatividade, me desculpe, mas é CHATO mesmo.

Preferia o Barça do Ronaldinho Gaucho.

Citar
Não existe time de elite cheio de "improviso, criatividade, genialidade", porque isso não é tática.

Seleção brasileira de ´82.

Nigéria de 98.

Santos campeão paulista e da copa do brasil de 2010.

La U campeã da Sul-Americana de 2011.

Real Madrid de Zidane, Roberto, Ronaldo e Figo de 2000 a 2005.

Barcelona de Ronaldinho Gaucho de 2005 a 2007.

Flamengo de 81.

Etc.

506
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Julho 02, 2012, 01:11:15 pm »
O que houve aí, Troiano? Aqui no trampo não abre a imagem.


Citação de: ”Balam_br”
Silva:
"a exceção da parte sobre as campanhas. Não vejo problema em se ter campanhas longas nos planos."
O problema é exatamente o ponto que o Smaug colocou...
" não são facilmente aplicáveis em jogo sem transformar a coisa toda em masturbação mental "

Por isso acho que one shot funciona mais que campanhas longas... eu já tentei mestrar planescape umas duas ou tres vezes, e a partir do momento que as idéias basicas do cenário são baseadas em masturbação filosófica... todo mundo quer participar dessa putaria (com todo respeito) de regras relativamente arbitrárias. Por isso exige concessão... algo como... tente deduzir como o cenário funciona,. mas no fundo é tente deduzir como o MESTRE acha que o cenário deve funcionar... e a partir dai o jogo descamba entre os jogadores que tentam convencer o mestre que seu ponto de vista vai fazer o jogo ficar mais legal e os que ficam  frustrados porque o mestre teve um ponto de vista filosófico muito diferente do deles... ;-)

Imagino que funcionaria com um mestre muito tirano que proiba sugestões, ou jogadores muito acomodados que curtem e embarcam na do mestre sem questionar... mas bem, pode ser que eu só tenha tido muito, MUITO azar ;-)

Balam, sim, eu concordo. De certa forma, nada impede que a porra-louquice do cenário seja delegada a pano de fundo estético apenas, tendo pouca consequência na hora do jogo. Mas não se pode negar, mais uma vez, a sensação de esquizofrenia do jogo: ele dá várias ideias de fluff sem que haja qualquer suporte mecânico pra isso, exatamente como o Smaug colocou. Exemplo: o Elysium só é explorável por personagens puros e com a consciência limpa – quanto mais você adentrar o plano, mais dessas qualidades precisa ter, e se não tiver isso, você se perde. Ok, mas o que isso significa em termos de sistema ? Qual stat eu rolo ? um alignment “bondoso” é suficiente pra eu explorar os primeiros níveis ? E quanto aos demais, o que eu rolo? Afinal, o alignment em D&D é apenas binário – 0 ou 1 – não há um gradiente pra saber o quão bondoso você é, apenas que é bondoso e pronto. Outro exemplo que o Smaug também tocou, é a convicção pra se viajar nas Outlands – mais uma vez a pergunta: o que isso significa em termos de sistema ? Que stat eu rolo pra saber se vou chegar mais rápido do que outro indivíduo a um destino específico ? O atributo mais óbvio seria “convicção” ou “determinação”... e nenhum desses está presente no sistema D&D. E o exemplo mais gritante é o conceito metafísico de Crer é Poder/Power of Belief, que é central ao cenário mas não houve nenhum suporte mecânico pra se utilizar isso em jogo. E quando esse suporte mecânico veio a surgir, bem tarde na série (na forma dos “Belief Points” do Planewalker Handbook, um dos últimos livros da linha) a mecânica deixava muito a desejar, mais parecendo um remendo, uma gambiarra.

É exatamente por tudo isso que falamos aqui, que o sistema de D&D é considerado um bad fit para o cenário pela maioria dos jogadores que se aproximam deste (do cenário) e não são veteranos de D&D, como você pode ver na porção de links que postei ali atrás. (aqui, aqui, aqui, aqui, etc)


Citação de: ”Balam_br”
Quanto a sua pergunta: "Como introduzir Planescape a alguem que não conhece o imaginário de D&D, nem teve contato com o jogo eletrônico ou trope de multiverso ?"
Baseado nas minhas experiencias eu diria... muito aos pouquinhos.

è mais facil um jogo que tenha de 4 a 6 sessões num plano material basico e e em dado momento os jogadores cruzam com um portal e param na soutlands... eles podem passar mais algumas sessões por la e depois voltar pra "casa". em breve eles tem que perseguir um vilão e esbarram em um portal pro carceri... mais algums problemas e voltam...

Sigil? eu não usaria antes do lvl 10. acostume os caras com os conceitos de multiverso aos poucos... deixe que eles encontrem moradores de  sigil, ouçam as girias... ouçam falar na cidade e só depois que ja estiverem "psicologicamente preparados" cheguem no local.

Eu pelo menos pretendo fazer assim na próxima tentativa com planescape (teimosia é ¨%$*&)

Pois é Balam, mas o problema desse approach é que os jogadores só teriam contato com o que eu (silva) realmente julgo o diferencial do cenário depois de muito tempo, que é o Crer é Poder e o conflito ideológico das facções, cujo foco é Sigil. Além disso, o fato de meu grupo não ser lá muito fã de fantasia medieval (que seria a ponte natural para Planescape, como você colocou) também dificulta esse tipo de introdução.

Uma maneira que eu pensei em vender a idéia do cenário pra eles de uma forma mais ou menos excitante seria:

“já pensaram em um lugar que une todos os universos de todas os contos de fantasia existentes? De Elric a Conan, de Terra Média a Westeros, de Arthur a Balder, e de Odysseus a Gilgamesh ?  Um lugar onde heróis de todas essas eras e universos partem juntos em aventuras através dos cenários mitológicos e enfrentando criaturas daqueles ?....pois bem, esse lugar é Sigil, cidade das portas, encruzilhada dos planos, ponto de confluência de universos infinitos, e de fantasias infinitas. Um lugar onde a vontade é mais forte que a espada, onde uma palavra recitada com emoção abre portas que nem o mais forte dos guerreiros abrirá, etc. [mostro Sigil pra eles]”.

Algo nesse sentido. Mas valeu a dica, Balam. Keep ‘em coming, baby.

507
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Julho 01, 2012, 09:21:43 pm »
Dont Rest Your Head é irado.

Na verdade não é fácil achar um sistema pra Planescape. Seria preciso um que lidasse com as questões metafísicas centrais ao cenário, como o Power of Belief (Mago faz isso bem, assim como Unknown Armies), e também algo que lidasse com as tendências de uma forma mais jogável (talvez no estilo de Pendragon). Além disso, uma maior liberdade conceptual de personagens cairia bem - ao invés de classes belicistas e um punhado de raças, uma criação de personagens ampla e freeform faria mais sentido (Mutants & Masterminds? Fate? Dont Rest Your Head? Heroquest ?  ), ou ainda algo mais limitado mas com opções bem diferentes e porra-loucas àla Gamma World 4e. E pra fechar, um sistema de atributos que retratasse mais o que você é, e não somente o que sabe fazer com a espada, retratando mecanicamente atributos mentais e motivações/ambições do personagem.

Some-se a isso o fato de ninguem nunca concordar totalmente com nada em planescape, pela sua esquizofren.. oops, grande "amplitude conceitual" (  ^_^ ), e temos um verdadeiro desafio pra se criar um sistema pro cenário.

508
Off-Topic / Re:Futebol, tópico permanente!
« Online: Julho 01, 2012, 09:15:20 pm »
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Que mais você quer?
Improviso, Criatividade, Genialidade.

Se o futebol virar esse mundo de robozinhos que tocam a bola pro lado, vai ser mais chato que golf.

509
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Julho 01, 2012, 08:41:20 pm »
O próprio D&D daria conta se tivesse se adaptado minimamente ao cenário, a exemplo do que Gamma World 4e fez. Mas veja outros tópicos onde isso já foi discutido pra ter mais exemplos de sistemas e adaptações:

aqui

aqui

aqui

aqui

aqui

aqui

aqui

aqui

aqui

aqui

aqui

 :)

510
Off-Topic / Re:Futebol, tópico permanente!
« Online: Julho 01, 2012, 08:33:31 pm »
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Todos os gols foram bonitos

E iguais. 90% dos gols dos caras são idênticos: rami-rami pra lá, rami-rami pra cá, enfiada na frente e chute a gol.

Já deu. :P

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Aliás, a Itália eliminou a Alemanha pra nada. A Alemanha tinha esse "futebol menino" aí que você está choramingando, e poderia bem ter ganhado da Espanha.

Pois é, eu tava torcendo pra Alemanha mesmo. Pena que ela não jogou nada contra a Itália, e foi eliminada merecidamente.

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