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Sistemas & Cenários / Re:Influências da 4e no D&DN
« Online: Abril 04, 2012, 11:27:34 am »Citar
There are a lot of elements at play in what you describe, so I’ll try to cover a lot of ground here. First, I don’t think that clerics being the sole healers is something I’d consider a common trait of D&D throughout the ages; the bard and the druid classes were both capable healers in previous editions.
Bite me.
Isso dito... eu não vejo tanto problema assim, a maioria dos TPKs ou quase TPKs que presenciei foi na 4e.
Não que isso seja uma coisa boa, indispensável pra um sistema ser "empolgante". No 4e são os poderes que causam empolgação e não o risco exagerado que corria, digamos, um mago de AD&D.
Porém, saindo dos extremos, e quanto ao 4e:
Não há problema em curar-se em cinco minutos, quando vc é um aventureiro que dispõe de recursos pra isso.
Reclamar disso é como reclamar que não há mutilações em D&D, dá na mesma quanto à falta de realismo.
Quando eu narro, a maioria dos desafios de perícia enfrentados pelos jogadores tem como penalidade a perda de pulsos de cura, às vezes mesmo por falhas normais em certas perícias e não no desafio inteiro. Eu confio nisso pra amaciar os personagens.
Sinceramente eu prefiro os pulsos a "varinha de cura, uso várias vezes até curar todos". Pra mim, cabou pulso de cura, seu corpo não consegue se curar, só 1 ponto, SALVO se aparecerem medidas extraordinárias do tipo que curam sem gasto de pulsos.
Na prática, um grupo bem equipado das edições anteriores se curava totalmente com seus efeitos mágicos e o onipresente clérigo.