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Posts - Heitor

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Dicas & Ideias / Re:Como não criar um mundo
« Online: Fevereiro 21, 2015, 01:17:19 am »
É exatamente esse o meu ranço com o Bardo: um conceito muito específico transformado em classe, concorrendo com abordagens mais gerais, como as quatro básicas (guerreiro, mago, ladino, clérigo; se bem que eu também tenho ranço com clérigos, mas com a cosmologia de D&D padrão eles fazem sentido).

Claro, a classe em D&D é um incentivo em termos de jogo para que o jogador se interesse em usar determinado conceito. O problema em sim então não é o elemento de jogo, mas quem joga: por exemplo, o cara que escolhe jogar de Bardo porque mecanicamente ele é uma das melhores classes no D&D 5e, mas em termos de representação em mesa ele age como um porradeiro que lança magias (vagamente) cantando. Pô, como o Madruga disse, tem diversas variantes de músicos/oradores/mestres de conhecimentos em várias culturas pra tomar de referência, e fulano me faz um lutador com buffs.

Clarificando: eu não tenho problemas em recolorir as coisas. Meu problema é usar uma coisa pela vantagem. Inclusive já pensei em variantes para futuros personagens, como usar o bruxo feito um psiônico que desenvolve seus poderes escutando uma "voz do subconsciente", preservando o lance do mentor sobrenatural manipulativo/palpiteiro; ou um monge que entende o ki "cientificamente" e mexe com os vetores das forças naturais (algo como os bióticos em Mass Effect).

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Off-Topic / Re:CARNASPELL 2015 - Praia de Navegantes/SC 14 a 17 de Fevereiro
« Online: Fevereiro 19, 2015, 11:53:35 am »
Dirão que é montagem.

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Vídeo Game / Re:PSN, Steam, Xbox Live - IDs
« Online: Fevereiro 19, 2015, 12:31:29 am »
PSN: Eiroth

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Vídeo Game / Re:League of Legends
« Online: Fevereiro 12, 2015, 11:21:19 pm »
Tenho que voltar a jogar, mas a preguiça de atualizar tudo é maior.

Porra, vou ter que fazer um twitter só pra ter a skin? Sacanagem!

EDIT: Ah, e no LoL eu sou Troiano, só pra constar.

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Sistemas & Cenários / Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Online: Fevereiro 01, 2015, 01:47:02 pm »
Elfo, e pra que tentar socar uma mecânica de outra edição, quando o que eu disse é uma situação normal de jogo desta edição, só recolorida?

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Sistemas & Cenários / Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Online: Fevereiro 01, 2015, 02:41:48 am »
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"Meu machado é minha maior posse, ele é uma herança awesome de família, ele é a arma mais badass que existe...Ops, uma espada +1. Adeus, machado."

Solução: "enchantment points". Lugares místicos (um lago, uma fornalha, uma rocha), ou NPCs (mago poderoso, espírito) que encante a arma como recompensa, substituindo a parcela equivalente do tesouro.

Ah, o fulano diz que o personagem dele odeia magia? Aí ele que se ferre, D&D não existe sem algum tipo de mágica (arcana, divina, elemental, psiquismo, espiritismo...).

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Sistemas & Cenários / Re:(D&D 5.0) Dinheiro por nível de personagem
« Online: Janeiro 28, 2015, 12:31:11 pm »
O custo de componente material pra magias poderosas não consome uma parcela considerável do tesouro do grupo? E alguns serviços podem custar bem mais caro, a depender da raridade/favorecimento vs. local.

Outro item é levar em consideração o tipo de história. Se os jogadores são caçadores de fortuna e o objetivo é ficar rico, o dinheiro importa muito. Se é uma campanha de intriga, também. Pagamentos e roubo de dinheiro sempre são plots válidos.

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Sistemas & Cenários / Re:(D&D 5e) criação de NPCs e monstros - mecânicas
« Online: Janeiro 28, 2015, 02:41:30 am »
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Nessa parte, não é vago. O CR de D&D Next não se baseia em criar um "desafio mediano" para um grupo de nível equivalente, mas sim um desafio relativamente difícil - por isso conjuradores oponentes quase sempre terão acesso a círculos maiores de magia. Ou em termos 4e, pense um oponente cujo CR é do mesmo nível do grupo como se fosse um Elite.

O que é contraprodutivo pra cacete. Tá certo que o nome da estatística é Nível de Desafio (desafio = mais perigoso do que o normal), mas se o valor X não corresponde a um perigo mediano para um grupo razoável (4-5 pessoas) de nível X, só dificulta o uso de uma mecânica que deveria ajudar.

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Apresentação / Re:oi gente eu sou o oledl
« Online: Janeiro 15, 2015, 09:00:09 pm »
Agora o fórum vai ficar mais unicórnio, fabuloso e raio-laser  :victory:

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Sistemas & Cenários / Re:[DnD 5e] Regras que você talvez não tenha percebido
« Online: Janeiro 15, 2015, 11:07:03 am »
Como o Juma disse, é melhor esclarecer que os aumentos de atributo agora dependem dos níveis de classe e não do nível de personagem. É parte do "custo Brasil multiclasse" dessa edição.

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Dicas & Ideias / Re:Kickstarter them ALL!
« Online: Janeiro 13, 2015, 06:49:36 pm »
Parece ser só um CloneQuest usando uma licença famosa.

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O negócio é que o Benjen (talvez até mais pra quem só viu a série) é um daqueles personagens de aparição curta mas marcante. Então todo mundo sempre vai especular que cada novo fulano de identidade misteriosa é ele. Outro que sofre desse mal é o Howland Reed, pela importância dada a ele como amigo do Ned.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Ferramentas online
« Online: Janeiro 10, 2015, 03:31:59 pm »
Um app disso vai ser ótimo.

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Sistemas & Cenários / Re:O novo rpg de Monte Cook
« Online: Janeiro 08, 2015, 03:25:52 pm »
Ei, acho que essa discussão já rende um tópico à parte  :positivo:

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