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Próximo Tópico: GLÓRIA!
Glória é a premiação mais frequente do jogo, ganha quando os cavaleiros fazem o que é esperado deles, seguindo os ideais de cavalaria. No mundo da campanha isso é representado pela fama, reconhecimento, confiança e influência do personagem. Ela não representa REPUTAÇÃO, que é construída de acordo com as ações do personagem e seus valores em Paixões e Traits.
O livro explica então como Glória é conseguida por cavaleiros e nobres e limitada a esses níveis sociais. Feitos importantes de pessoas de outras classes não só podem não ser reconhecidos, como essa falta de reconhecimento é algo esperado no cenário para manter a consistência com as fontes de inspiração dele.
Squires, sergeants, and other characters below the status of knight may frequently be denied the opportunity to gain Glory. This must be the case in order to keep the game authentic to its sources. (...) In many cases, only the knights fight, so they get all the Glory from such events. During combat, any sergeant or squire who rudely shoulders aside knights in order to grab Glory may be declared outlaw or simply killed imme-diately. In non-combat situations, a presumptuous or inso-lent sergeant or squire is simply removed from the room, or placed in a dungeon if he resists. Gamemasters must en-force these points consistently to maintain the authenticity of the game.
Ou seja, o jogo não só te diz que você pode ferrar com teu escudeiro e subordinados, mas que isso é esperado de você.
Plebeus: eles também têm direitos, só que não.
Continuando a explicação, glória é premiada de acordo com a importância do evento que o personagem está participando. Eventos são divididos em mundanos (0 pts), mínimos (1 pts), ordinários (10 pts), heróicos (100 pts), extraordinários (1000 pts).
Eventos mundanos são coisas que não se espere que o personagem ganhe reconhecimento, mesmo que os execute de forma primorosa. Como sacar sua espada fazendo floreios com a lâmina.
Eventos mínimos servem para garantir que em qualquer evento que mereça um ganho de glória, ninguém ganhe menos que 1 pt. Isso é uma situação onde o grupo consegue um sucesso importante contra um vilão, por exemplo, mas pela divisão de pontos um dos pjs ganharia menos de 1 pt. Nesse caso, ele ganha 1 de glória.
Eventos ordinários servem para eventos importantes mas que o Mestre não consegue definir um valor certo, como derrotar bandidos na estrada.
Eventos heróicos servem para situações com maior importância, como participar de batalhas campais ou vencer torneios. Não são 100 pts fechados, uma batalha suficientemente grande pode render 400 pts enquanto vencer um torneio na frente de lordes importante poderia render 250 pts.
Eventos extraordinários são coisas que normalmente ocorrem uma vez na vida e que marcam o personagem, como seu casamento, derrotar um dragão ou uma morte heróica em batalha.
Além disso, alguns modificadores podem ser aplicados. Realizar eventos heróicos na frente de pessoas famosas ou vencer uma situação em desvantagem numérica, por exemplo, podem render mais glória. Além disso outras situações, como um título novo ou completar uma missão para seu lorde, podem render mais glória.
E para o que serve a Glória? Finalmente o livro explica:
-Bônus em testes sociais: quando usando perícias sociais, o personagem ganha um bônus de +1 nos testes para cada 1.000 pts que possuir em Glória, SE o Mestre considerar que os personagens afetados poderiam se impressionar com a fama do personagem;
-Para cada 1.000 pts que o personagem possuir, ele recebe um ponto de bônus extra para distribuir entre suas perícias, traits e paixões a cada Winter Phase;
-Para cada 1.000 pts, aumenta em 1 a chance do personagem ser reconhecido num teste de Recognize ou Heráldica;
-Os personagens com mais Glória sempre tem preferência em situações sociais em relação a personagens do mesmo rank e com menos Glória.
Para garantir que o jogador tenha um controle correto dessa Glória, existe um espaço na ficha chamado "Glory This Game". Ela serve não só para anotar o total de Glória, mas para deixar identificado cada ganho importante de glória e como ele ocorreu. "Venceu um bando de Saxões sozinho, 200 xp", por exemplo. Achei exagerado esse nível de contabilidade.
O livro então explica as fases da Winter Phase. O inverno é a época de descansar, curar as feridas, treinar e fazer um "social" com seus vassalos. A mecânica do Winter Phase serve para isso. São várias etapas a serem cumpridas, algumas com testes, que permitem realizar a contabilidade necessária e verificar mudanças no personagem ocorridas por treinamento e passagem do tempo.
Caso o personagem tenha conseguido "checks" nas suas perícias/paixões/traits, ele rola eles agora nos "experience rolls". Essas rolagens são simples jogadas de d20: caso o valor no dado seja superior ao da perícia/paixão/trait OU um 20, o personagem aumenta em um aquele valor.
Então é rolado o envelhecimento: a cada Winter Phase o personagem aumenta sua idade em 1 e, se ela for superior a 35, rola numa tabela para verificar quantos atributos pioraram de um ano para outro. Resultados de 6-8 indicam que nada é perdido, qualquer outro resultado rende a perda de um a quatro pontos de atributos. Esses pontos são sorteados entre os atributos em outra tabela, que inclui perda de Constituição, Destreza ou mesmo Tamanho (

) Se algum atributo alcançar 3, o personagem passa a ser enfermo e vive de cama. Se um atributo alcançar 0, o personagem morre. Ou seja, você pode morrer porque desapareceu (Tamanho 0).
Depois vem a avaliação da situação econômica do personagem e como ela influencia suas posses de um ano para o outro. Isso é feito dividindo o estilo de vida do personagem em várias faixas econômicas, de empobrecido a muito rico (superlative). Aparentemente, quanto mais rico mais chances do personagem se casar ou ter filhos. Sendo que casar e ter filhos são tabelas diferentes, então um cavaleiro poderia passar a vida toda sem casar e ter pencas de filhos.
E entra mais um aspecto de contabilidade no jogo: manter esposas não custa nada ao personagem. Manter amantes custa $1 por amante (que é uma graninha boa) por inverno. Porque nada mais cavalheiresco do que ter que arranjar verba para manter sua amante.

Você sempre pode escolher casar com alguém de um nível social abaixo do seu. Nesse caso o personagem rola Loyalty (Lord) para conseguir autorização de seu Lorde para se casar. Em caso de sucesso, ele casa e ganha 10 de Glória e dote de 1d6 $.
Ou ele pode escolher casar com alguém do mesmo nível social. Nesse caso ele rola numa tabela aleatória separada, onde quanto maior o resultado melhor. Ele pode escolher ficar fazendo testes anuais de Courtesy sem nunca rolar na tabela de casamentos. Para cada sucesso acumulado, o personagem ganha +1 quando for finalmente testar na tabela de casamentos aleatórios. Pelos valores da tabela, um jogador que queira garantir que seu personagem não vai casar com alguém que renda o mesmo dote e Glória de alguém que casou com alguém de nível social inferior, ele precisa passar 10 (DEZ!

) anos fazendo testes de Courtesy.
Personagens casados, com concubinas ou "qualquer outra forma de relacionamento aberto que possa gerar filhos e que não vamos discutir porque esperar dez anos pra casar é muito tempo", têm a possibilidade todos os anos de terem um novo filho. O livro faz uma observação importante, entretanto:
If the Gamemaster permits it, up to one annual child-birth roll may be attempted perwife, lover, or concubine, if sufficient opportunity was fulfilled during play to possibly allow conception.
Ênfase em "during play".
Segue a tabela para verificar nascimentos.
TABLE5–5: CHILDBIRTH
d20 Result Childbirth
1–10 No children
11 Mother and child die at childbirth
12 Child born,* but mother dies in childbirth
13 Twins born*
14 or more Child born*
* Roll 1d6 for each child born, where an odd number = female, and
even = male.
Para cada filho já vivo, o personagem então rola 1d20. Num resultado de 1-2, ela morre. Num resultado de 3-10, ele adoece mas sobrevive. 11-20 ele não adoece. Essas rolagens são feitas todos os anos, até os 15 anos de idade. Considerando a mortalidade no nascimento e a chance dos filhos morrerem (15 jogadas!), a idéia de manter concubinas pra ter vários filhos por ano não parece tão ruim agora.
O personagem então recebe 1d6+1 pts de perícia para distribuir entre suas perícias Knightly que tenham um valor de 15 ou menos. E 1 pt para distribuir entre as perícias Knightly de valor 20 ou menos. E pode aumentar/diminuir uma perícia/trait/paixões em 1 pt.
Então a contabilidade final do ano para pontos de Glória é feita e os pontos bônus ganhos por Glória acumulada são distribuídos.
Ou seja, o mecanismo todo é um enorme exercício de rolagens de dados, contabilidade e administração financeira. FUN!

Próximo Capítulo: COMBATE!
[CONTINUA]