Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Bispo

Páginas: 1 ... 27 28 [29] 30 31 ... 64
421
Dicas & Ideias / Re:Como anda seu jogo?
« Online: Outubro 17, 2013, 03:43:14 pm »
Tô com três mesas atualmente. Duas como mestre e uma como jogador. Primeiro, aquelas que mestro.

Numa jogamos 13th Age no Roll20 (uma mesa virtual gratuita). Meu fantasy heartbreaker favorito de hoje dia e cuja proposta serve também para reunir amigos que não jogavam mais por morarmos em cidades diferentes. Tem rolado bem, o aplicativo melhorou muito desde que começamos. Recomendo a experiência.

A outra que mestro é um cenário apocalíptico zumbi no Brasil da virada dos anos 2000 usando o Savage Worlds. Pensem em num encontro entre Zombicide e GTA (principalmente depois do San Andreas). É um jogo baseado em cenas, que necessariamente não seguem uma ordem cronológica.

Por fim, participo como jogador numa mesa de Star Wars. O período seria aquele do Legacy (pós queda do Palpatine, fim do Episódio VI), com algumas modificações. Soap opera espacial macarrônica tradicional. Tenho um humano jensaarai.


422
Dicas & Ideias / Re:Kickstarter them ALL!
« Online: Outubro 17, 2013, 03:20:31 pm »
Não é sobre um KS específico (embora o Monte Cook acene com um novo KS no horizonte, The Strange - falo mais sobre ele depois), mas sobre políticas de kickstarters, principalmente RPGs.

A Evil Hat lançou agora pouco um update público pro KS do FATE e com ele alguns comentários sobre como eles procederam no envio dos livros físicos para os backers. Interessante ter essa visão, principalmente para refletir sobre o preço estipulado para remessas internacionais. Ainda mais quando isso pode variar de 10 a 40 dólares no preço final da pledge.

EDIT:

The Strange, a Tabletop RPG by Bruce Cordell & Monte Cook
Período de financiamento: Oct 16, 2013 - Nov 22, 2013
Comentários: Novo RPG de mesa da Monte Cook Games (sim, eles acabaram de lançar o Numenera). Pela descrição é algo no estilo de Fringe, Planescape e Gamma World - o que, confesso, não sei o que quer dizer, apenas que é algo cósmico. Ele usa a mecânica de Numenera, o agora chamado sistema Cypher. Bom, pelo que li dele... deixa a desejar, principalmente no quesito equilíbrio. Mas também tem a mão do Bruce Cordell, pode ser - e espero - que seja diferente.

423
Sistemas & Cenários / Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Online: Outubro 11, 2013, 11:04:27 pm »
Mas o sistema de perícias do Saga não me incomoda muito, embora eu já jogue com uma modificação grande dele (basicamente, a mesma lista de perícias excluindo Use the Force, que passa a evoluir como se fosse um BBA 3/4 e evolui como um BBA integral caso tenha gasto o talento Foco na Força. E as perícias evoluem com o 1/2 nível, mas também há a opção de usar pontos de perícia com uma evolução similar a PF).

A questão não é nem só a progressão matemática (que só fui prestar atenção depois que você comentou), mas sim a "limitação" de experiência do personagem. Exemplo prático: gostaria, por histórico, que meu personagem tivesse algum conhecimento de Korriban e de sua Academia Sith. Mas, pelo RAW, tenho que sacrificar recursos escolhendo Knowledge (Galactic Lore) como perícia treinada (o que poderia mudar todo o build, visto ter que começar com Jedi) ou pegando o feat Skill Training. E em ambas opções, o personagem acaba sendo prejudicado mecanicamente.

Seria tão mais fácil escrever "Ex-Acólito na Academia Sith de Korriban +5" e pronto.


PS: A opção que é o GM ofereceu foi ter uma perícia de Knowledge treinada, mas específica dentro do espectro de campos de saberes oferecido. No caso, a minha ficou Knowledge (Galactic Lore: Korriban).

424
Sistemas & Cenários / Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Online: Outubro 11, 2013, 10:31:23 pm »
Blog do R. Heinsoo atualizado com notícias do 13 True Ways.

Fiquei curioso pelos comentário sobre o Commander (antigo Battle Captain). A opinião do J. Tweet dela ser uma classe próxima demais aos jogos de miniaturas me empolgou. Não por gostar de jogos de miniaturas, o que gosto, mas porque mostra uma concepção de design diferente na elaboração das mecânicas de classe - e, bem, se algo alerta o sentido "oldschooler" do Tweet de maneira negativa, pode ser algo bom.

425
Sistemas & Cenários / Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Online: Outubro 10, 2013, 08:56:21 pm »
E você vai notar que com o passar dos níveis, os poderes ofensivos da Força acabam se tornando menos úteis. Aliás, a própria taxa de acerto de poderes da Força vai ser consideravelmente reduzida (a ponto que ela vai ser inferior a ataques normais em níveis altos). Agradeça a exótica curva de evolução de Perícias vs Ataques Normais.

Ah, sim. Quando falei do "potencial agressivo" da Força, estava pensando mais nos poderes de buff (tipo Dark Rage). Não faz o estilo do personagem abusar de poderes como Force Grip, Force Lightning et al.

No fim, fiquei com um build assim

(click to show/hide)


Confesso que gostei de como ficou, pelo a impressão de menos níveis mortos (e acho que que foge do efeito "tabela de progressão do Monge"). Fiquei sem os Praetoria, mas dá pra mitigar com Linked Defense. E ele está mais agressivo do que imaginei inicialmente. E também falta definir o segundo Force Secret - ideias?

Enfim, é esperar o "Dedão de aprovação Bottini do mestre" para ver. Se não, vou de IK mesmo.


426
Sistemas & Cenários / Re:13th Age - Dúvidas
« Online: Outubro 10, 2013, 12:27:45 pm »
Quanto tempo dura os globos de luz do feiticeiro?

Dancing Lights, né? Eu me basearia no cantrip de Mago "Light" (p. 147): duração padrão (de 10 a 60 minutos, mais dez minutos para cada nível de Sorcerer.

Sobre o segundo ponto: não sei a posição oficial do fórum (embora, acredito, não haver problemas - afinal, são fichas de personagem apenas), mas eu gostaria de dar uma olhada nesse material que você produziu.

427
Lembrei agora: Numenera tem uma vibe assim, nao ?  :sobrancelha:

Olha, do que acompanho da arte do livro, não tem algo tão bizarramente perturbador assim não. Tem umas coisas psicodélicas, como um peixe-pônei, mas nada no estilo das imagens apresentadas no tópico.

Até porque o que cada livro de Numenera reaproveita de imagens um do outro não tá de brincadeira. Parece que ou eles são mais prolíficos escrevendo do que o artista pode acompanhar ou que pagaram só um set de imagens e vão trabalhar com elas à exaustão. E olha que o KS foi bem, hein?

428
Sistemas & Cenários / Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Online: Outubro 06, 2013, 09:26:17 am »
A ideia de colocar os Force Secrets no build é uma solução elegante para não ter que acessar as CdPs de Terceiro Patamar de Star Wars e como originalmente você não teria acesso a elas, é uma troca interessante. Tecnicamente, você não vai perder quase nada com essa mudança, salvo aquelas duas árvores de talentos muito lindas que só o Imperial Knight tem. E até mesmo o talento extra do nível 4 pode ser interessante, embora eu goste de ter acesso mais cedo à segunda Force Technique (vide as que listei acima que são muito boas).

Bom, ainda sobram três níveis até alcançar os 20, então dá pra fechar com IK e pegar alguma coisa dele (Armored Augmentation I e II ou Praetoria Ishu e Vonil) e as Force Techniques. Vamos ver.

E quanto ao personagem, como tem sido durante o jogo?

Tem se virado muito bem. Além de conseguir cumprir seu papel de defensor, seu potencial agressivo está bem servido com Force Training e Skill Focus (Use the Force). Ah, percebi que em muitas ocasiões o Damage Threshold é mais importante que os próprios HPs. E isso vale tanto para o personagem quanto para os NPCs que ele enfrentou :b

Só tenho me incomodado um pouco com o sistema de perícias. Depois de ter experimentado os Backgrounds de 13th Age, voltar a este tipo de abordagem parece um retrocesso. Até pensei em fazer um hack, mas isso daria muito trabalho e prefiro usar esse tempo aprendendo o novo sistema de Star Wars, Edge of the Empire, da Fantasy Flight.

429
Sistemas & Cenários / Re:[SWSE] Jensaarai Juggernaut
« Online: Outubro 05, 2013, 08:28:50 pm »
A long time ago in a galaxy far, far away…

Então, às portas de conseguir o nível necessário para as PrCs de Star Wars e decidido pela Imperial Knight para emular um "Jensaarai Defender", o mestre veio com umas PrC não-oficiais disponíveis para os personagens (a lista completa aqui - desconsidere o visual horroroso do novo fórum da Wizards, já não bastava aquela porcaria anterior do Gleemax).

Enfim, a PrC em questão é essa

(click to show/hide)

Embora o Imperial Knight seja atrativo (principalmente pelas Talent-trees exclusivas), confesso que fiquei balançado pela PrC acima. O que mais me chamou a atenção foi ter acesso aos Force Secrets sem necessariamente ser um Jedi Master/Sith Lord ou algo do gênero. Também abre para pegar a própria Imperial Knight na sequência. Enfim, qual opinião de vocês (ou o Elfo, no caso)?

PS: Ignorem os erros requerimentos quanto ao BAB (já que montar o próprio lightsaber requer ao menos 7 níveis)  e imagino que o H(D)P da classe seja d10.

430
Sistemas & Cenários / Re:13th Age - Dúvidas
« Online: Outubro 04, 2013, 11:10:24 pm »
Aproveitando o calor do jogo, uma dúvida: companheiros animais podem dar ataques de oportunidade e tudo mais que isso implica (inimigos fazerem testes de disengage, por exemplo)?

O texto diz

Citação de: 13th Age, p. 121
Your animal companion moves and attacks like a PC: it gets a move action and a standard action. For everyone's sanity, you should generally avoid giving the animal a quick action.

Na minha opinião, não. Até pelo "apelo" dos desenvolvedores pela "sanidade" de todos na mesa sobre a economia de ações. Mas um jogador teima em se apegar ao "Your animal companion moves and attacks like a PC". O que vocês acham?

431
Sistemas & Cenários / Re:Planescape para 13th Age
« Online: Outubro 03, 2013, 08:43:05 am »
1) Enfatizar a importância da crença. Quanto mais relationship points um personagem tivesse numa facção, mais forte sua crença nas idéias dela e mais fácil usar a habilidade da mesma;

Sobre este ponto específico, você estaria "subvertendo" o modelo original de Relationship Dice? Pergunto, pois o livro do 13th Age passa a ideia de que os relationship points não representam necessariamente uma forte proximidade ou conexão com um determinado Icon, mas sim da utilidade daquela relação para o personagem, no sentido de que quanto mais pontos numa determinada relação, mais útil ela é para ele, seja ela positiva, negativa ou conflituosa.

432
Design & Desenvolvimento / Re:13th Age - Zeppelins & Zigurates
« Online: Outubro 03, 2013, 08:32:53 am »
Sobre os Ícones do cenário

Siga o conselho do Rob Donoghue, co-fundador da Evil Hat e do FATE, e trabalhe com menos Ícones se possível. Ele indica sete, embora eu ache que uns cinco já esteja de bom tamanho.

A questão é que Ícones demais não têm serventia. Eles ficam lá, sem uso, afinal a ideia é que você se concentre naqueles que fazem parte do círculo de relações dos jogadores. Então, melhor trabalhar com poucos e ter certeza que eles importam para o grupo do que dispender energia e esforço na construção de vários Ícones com os quais talvez ninguém queira se relacionar.

(Aliás, o mesmo Donoghue fez uma excelente resenha do 13th Age, vale à pena ler. Por mais que se discorde dele em alguns pontos, pra quem ainda não teve oportunidade de por as mãos no livro, é um bom começo).

433
Sistemas & Cenários / Re:Dragon Kings
« Online: Outubro 03, 2013, 08:20:56 am »
Elfo, quanto à arte, suspeito que o Brom vá fazer só uma ou outra capa. O "grosso" vai ficar com o restante da equipe.

Mas já não era assim antes (pelo menos no livro básico do AD&D? O responsável pela arte interna era o Tom Braxa, não? Tem até um post dele comentando sobre o design dos Thri-Keens.

434
Off-Topic / Re:Seriados e Mini-Séries - Recomendações
« Online: Outubro 03, 2013, 08:11:57 am »
#GoodbyeBreakingBad

Excelente final para a série. A imersão foi tanta que nem senti os minutos a mais. Muito foda.

Pra quem já assistiu, a Enterteinment Week tem uma entrevista com o Vince Gilligan na qual ele comenta sobre o último episódio. Confira aqui.

435
Dicas & Ideias / Re:Kickstarter them ALL!
« Online: Outubro 02, 2013, 07:50:40 pm »
Apesar do grande destaque do mês ser o Dragon Kings, ainda mais agora que fizeram pledges mais atrativas para o público interessado pelo RPG e não pela trilha sonora, saíram alguns projetos interessantes.

O primeiro é o retorno de um dos grandes sucessos do KS.

Reaper Miniatures Bones II: The Return Of Mr Bones!
Período de financiamento: Oct 1, 2013 - Oct 26, 2013
Comentários: Projeto de miniaturas de plástico da Reaper Miniatures. Novamente, a qualidade delas parece incrível. Some-se aí que agora temos "patchs" voltadas para sistemas de RPG que usam miniaturas, como o Pathfinder Heroes ou Savage Worlds Heroes.
Pledges/apoios interessantes: A box básica sai a U$ 100, U$140 se acrescentada a despesa de envio para fora dos EUA. Em tempos de dólar R$2,20+ pode sair salgado, mas a qualidade vale à pena. Agora também tem as pledges de U$1,00, que permitem você apenas escolher alguns das miniaturas opcionais abertas pelos strecht goals atingidos.

O outro é um projeto do Mike Shea, editor do Sly Flourish, para FATE Core.

Aeon Wave - A Cyberpunk Scenario for Fate Core
Período de financiamento: Oct 1, 2013 - Oct 31, 2013
Comentários: Projeto modesto, apenas U$ 1.000 de objetivo. Talvez o M. Shea esteja testando o KS antes de arriscar algo mais audacioso. Enfim, especulações. Pra quem curte cyberpunk e FATE, pode ser uma alternativa.
Pledges/apoios interessantes: Talvez seguindo a linha de produtos para o sistema FATE da Evil Hat, as pledges são bem baixas em valores. Por U$ 12, você pega a versão em epub e pdf do Aeon Flux. Se quiser apenas um, sai por U$7.

Páginas: 1 ... 27 28 [29] 30 31 ... 64