Penúltimo Capítulo. Faltam dois capítulos e seis apêndices. Os apêndices me pareceram mais gerais, então vou conseguir passar rapidamente.
[CONTINUANDO]
Chapter Seven: Ambition and Faith
O capítulo começa explicando como os personagens devem ter ambição por glória e status e como eles já são parte de uma elite privilegiada, já que menos de 2% dos habitantes da Bretanha na época tinham terras. O capítulo trata então da nobreza, status e ambições que os personagens podem buscar.
Uma caixinha lateral tem um texto educacional interessante sobre a visão da época quanto a democracia. Ele fala sobre um rei que decidiu elevar dois camponeses ao status de cavaleiros e o que aconteceu com ele depois.
Give a churl rule and thereby he will not be sufficed; for whatsomever he be that is ruled by a villain [peasant]born, and the lord of the soil to be a gentleman born, that same villain
shall destroy all the gentlemen about him: therefore all estates and lords, beware whom ye take about you. And if ye be a knight of King Arthur’s court remember this tale, for this is the end and conclusion. —Malory X, 61
Coisas que aprendemos com esse texto:
a) Camponeses também eram chamandos de villains;
b) Democracia

O jogo então explica quanto aos cuidados ao conceder terras aos personagens. Só existiam 100 earls (condes?) na Bretanha da época. E de cada 10 earls, um deles era um duque. E 25 reis (lembrando que por existirem vários, existe o termo High King).
Algo que isto me fez perceber é que nunca vi um mundo de fantasia medieval estilo D&D onde existiam vários reis servindo a um High King. Imperador sim, mas nunca uma nação quebrada em vários reinos com seus próprios governantes (reis) e um rei maior, que governava tudo.
Se um personagem alcançar o status de Barão, ele automaticamente se aposenta. Além disso, seu primeiro filho NÃO pode ser um personagem jogador, porque se aventurar por aí é perigoso demais. Nestes casos, o jogador monta a ficha do segundo ou terceiro filhos, já que eles normalmente podem correr estes riscos por não serem tão importantes para a continuidade da família.
O jogo então explica que é possível jogar com nobres importantes se o grupo quiser. Isto se torna um exercício de contabilidade, pois ele deve se preocupar com uma série de fatores como gastos com eventos, administração das terras, organização de casamentos, pagamentos para seus cavaleiros, manutenção de um exército para ser utilizado pelo seu senhor, etc. e etc.
Além disso, em campanha onde o grupo joga com nobres importantes cada jogador se torna um "GM de Meio Expediente". Como é esperado que seus personagens organizem eventos como parte de suas obrigações, seus jogadores são responsáveis por mestrar durante estes eventos.
Essa sugestão de "Meio Expediente" têm dois motivos. Primeiro, permitir que o GM seja um jogador de vez em quando, diminuindo a carga em cima dele. Segundo:
(...) part-time gamemastering helps train new Gamemasters by illustrating just how fun and manageable the responsibility really is when using the straightforward mechanics of the Pendragon game. Ceeeerto. Não que a idéia de variar o Mestre seja ruim, mas não acho que dar um sistema cheio de detalhes e exceções seja uma boa idéia para treinar um novo GM.
Além disso, ele também sugere que jogadores podem mestrar quando a aventura se passa nas terras de seu personagem. Eu gostei dessa sugestão, é uma boa para quem quer uma campanha mais variada e onde ninguém quer mestrar todas as sessões.
O livro passa então a explicar os diversos níveis de nobreza, começando com os Vassal Knights. Como tinha sido explicado antes, Vassal Knights são cavaleiros que tem posse de terra. Eles também recebem alguns benefícios, como uma esposa indicada pelo seu senhor (pra que a "tabela de casamento aleatório" então?), dinheiro e recursos para manter seu estilo de vida. Personagens jogadores começam neste nível.
Depois vem os Banneret Knights, que são os cavaleiros que tem várias terras e comandam de 8 a 12 vassal knights. Eles tem mais posses e riquezas, mas normalmente não possuem um castelo. O hall da moradia deles também é bem melhor que o de um vassal knigh, indicando que eles não são um zé ninguém (

)
Depois vem os Barões, que são um título um pouco vago: todos que possuem uma terra recebida de um rei são barões. Em teoria duques e earls são barões, mas como as pessoas usam o título de posto mais alto entre os que possuem, a maioria prefere não se intitular Barão. Aqui começa também o papel de "GM em Meio Período": durante caçadas e eventos nas terras do personagem, seu jogador deve assumir o papel de GM.
Também é a partir do posto de Barão que os personagens podem começar a usar coroas!

Depois vem os Earls/Counts, que segundo o livro são termos intercambiáveis. Earls são nobres que possuem terras no seu condado e terras também em outros condados.
E depois deles vem os Dukes, que são nobres que comandam diversos condados e possuem terras em diversos reinos. A partir desse nível que o personagem passa a ter castelos!
E aqui entra outro título vago: Rei. Eles são os nobres que são independentes e não precisam servir a ninguém, comandando pelo menos 100 cavaleiros com terras. Além disso, durante a época de Arthur se cria o posto de High Rei (Alto Rei), a quem os reis da Bretanha juram fidelidade.
Termo confuso porque existe outro similar: Pennath. Estes são nobres com muitas terras e cavaleiros e que muitas vezes são chamados de Reis, mas por algum motivo não são considerados assim. Como o caso de um nobre que é dono de muitas terras dentro de uma região pequena mas que ainda não é reconhecido como governante pelos outros nobres.
E então o livro passa aos cargos menores, que ajudam os nobres a comandarem suas terras. A maioria desses cargos NÃO eram vistos como presentes, porque podiam ser retirados de acordo com a vontade do lorde e eram considerado passageiros.
A lista de cargos:
CASTELLAN: Responsável pela manutenção e defesa do castelo do lorde.
CHANCELLOR: Normalmente servem somente aos reis, eles guardam o Selo Real que marca todos os documentos oficiais.
BUTLER: Responsável por cuidar da comida do lorde, incluindo a aquisição e estoque.
SENESCHAL/STEWARD: Responsável por alimentar a corte, incluindo aí a administração da cozinha.
CHAMBERLAIN: Responsável por proteger os aposentos do lorde. Já que os aposentos de um lorde eram o local mais seguro que ele possuía, também era ali que seus tesouros eram guardados, fazendo o CHAMBERLAIN ser responsável por eles também.
CONSTABLE: Responsável por cuidar dos aposentos dos membros da corte.
MARSHAL: Comandante das forças do lorde durante a guerra.
JUSTICIAR: Responsável por administrar a justiça do lorde e supervisionar os SHERIFFS.
SHERRIFS: Responsáveis por administrar a justiça dentro do condado.
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