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Posts - kinn

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Vamos Fugir! (Teste de Moral)
« Online: Abril 17, 2012, 11:34:49 am »
Pra inimigo fugir ele tem que:

a] ser um vilão recorrente  :haha:
b] indivíduo covarde já descrito em sua ficha (ou seja não é um monstro genérico)
c] o contexto do combate mostrar que seu grupo foi massacrado e ele não é uma criatura com tendências suicidas

Se a criatura for inteligente, ela pode oferecer rendição.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Online: Abril 17, 2012, 11:28:17 am »
Adorei isso XD
Sempre quis esses efeitos numa mesa.
Preciso jogar exalted algum dia na vida.

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Bom, eu disse que o plano original pra "Índia" era a civilização ser pré-dravidiana, ou seja, antes da invasão dos árias. Como as coisas precisam de contexto, eu procurava ali um contexto paladinesco com a sociedade naqueles moldes não parecia haver sentido. Mas como ela ainda está com o design em aberto isso pode ser revisto/discutido.

Embora se ver como ficou Piyu Zhu ficou bem misturado o tema das dinastias de forma fluida e funcional. Não precisa ter veracidade histórica mas coerência interna.

Se eu sei que quem praticava arqueirismo zen não eram monges, pra mim parece errado colocar isso pra classe.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Vamos Fugir! (Teste de Moral)
« Online: Abril 17, 2012, 12:10:59 am »
Idem. Eu sempre posso definir se os adversários enfrentam os pcs até a morte ou não. E fiz isso frequentemente.
Vários inimigos menores fugiram (ou tentaram). Houve quem se rendeu, independente de ser 'goblin' ou 'rei goblin'.

Até porque a moral deveria ser algo do grupo. Então se o rei goblin tem moral campeão, o grupo luta com mesma moral até o rei morrer. E a depender de como ele morre (heroicamente ou humilhado) iria definir a moral dos seguidores pelo resto da batalha.

Usar um número aleatório sem pensar nessas variantes que eu mencionei só seria mais ridículo.

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Kinn, no oriente a pratica com arco e flecha não era restrita apenas aos samurais - embora houvesse um periodo que, por lei, só os samurais deveriam usar armas - incluindo o arco e flecha. Os monges guerreiros - os sohei, treinavam com qualquer tipo de arma, incluindo o arco e flecha, a filosofia do Kyujutsu de "seja a flecha" também era muito praticada por eles - incluindo no periodo de proibição.

De qualquer forma, usar história como argumento em um jogo onde prima a fantasia medieval é como usar o potencial interpretativo para defender o monge. The argument runs moot and dead in the beginning. Claro que usar o realismo histórico numa campanha seja muito divertido, pelo menos para mim (assim como imaginar "potenciais interpretativos" para certas classe devem ser divertido para algumas pessoas).

Eu falei dos samurais porque o monge japonês era o bonzo, mais como clérigo que não comungava diretamente com uma divindade, dependendo de seu houriki para expurgar o mal (Miroku do Inuyasha é um exemplo fácil). Ainda que houvesse períodos onde não samurais podiam aprender a kyujutsu ele se tornou um fato com a instalação do budismo no Japão, o que aconteceu tarde, suponho que já no meado da Era Tokugawa, onde kyujutsu já tinha deixado de ser apenas perícia de batalha de virado arte...

O que leva ao ponto de meu post:
Monge costuma referir ao shaolin e ele tem pouco a ver com arqueirismo, ainda que na prática ele seja o mestre de toda forma de combate.

Mesmo o combate desarmado nasceu na China como resposta a proibição do porte de arma. O mesmo de se aplica ao uso do nunchaku, tonfa, kama e demais instrumentos em batalha, queantes serviam a agricultura.
Mas quando a proibição caiu os monges voltaram a usar as espadas.

Então vemos aí o motivo dos lutadores chineses usarem tanto espadas, lanças e armas convencionais como armas esquisitas: prova que o mestre é mortal com qualquer objeto em suas mãos.

Isso criou no D&D o estereótipo do combate desarmado e da lista exótica de armas...
Mesmo não sendo muito acurado... independente disso, ligar a eles o arqueirismo zen foi outro salto lógico, mesmo que seja ainda menos acurado.

Observe que na hora de pegar o potencial interpretativo de associar monge = zen = arqueirismo zen vale.
Na hora de apontar a incongruência não vale? Não que o erro em fazer o kit seja seu... mas estudar um pouquinho antes de criar não custa... estive estudando meses de cultura e mitologia oriental antes de solidificar as bases de meu cenário oriental e ainda não me sinto plenamente seguro para delinear ele como um todo.

Fiz o país que equivale a China e já deu um trabalhão. Se eu que não sou ninguém no mercado de rpg tenho essa preocupação, eles que são profissionais deveriam ter um mínimo de cuidado para não usar tão somente o 'rule of cool' no design das classes ao invés do que é necessário para por exemplo ela ser eficiente no default...

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Off-Topic / Re:Astrologia auxilia contratação
« Online: Abril 16, 2012, 10:17:58 pm »
Se data de nascimento está sendo usado como critério de desqualificação individual, isso bem que serviria de argumento para esse ponto ser acrescentado a lista, não? :haha:
Acho que caberia recurso em jurisprudência... :hum:

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Jogos Sociais / Re:Máfia Star Fox [Dia 2: até 9h00 de 18/04]
« Online: Abril 16, 2012, 08:18:30 pm »
Já tinha entendido que era um bom RC para ser falsificado...
Esclareça mais sobre o jogo onde ele aparece e a fuga do labirinto e como guarda-costas não cabe pra ele.
Só por curiosidade.

E se Magocego quer a confiança da cidade terá de dizer seu outro poder.

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Engraçado que, apesar da imagem eles eram conhecidos pela perícia no 'melee combat' ao invés do 'archery style', que apesar do nome popular 'arquerismo zen' não era usado por monges, mas por samurais que incluiam meditação budista em suas práticas... :roll:

Mas o tempo passa e as pessoas leem o nome e associam com o mais próximo e voalá: monges arqueiros. :haha:

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Off-Topic / Re:Astrologia auxilia contratação
« Online: Abril 16, 2012, 07:34:24 pm »
Rapaz, eu acredito que algum tipo de radiação solar mexe em nossas cabeças durante a gestação, influenciando as nuances do comportamento.

Mas não tem nada assim.

O que existe é uma facilidade absurda da psicologia humana em enxergar padrões onde eles não existem.

Na verdade isso parece tomar o efeito pela causa...
Apesar de me ver como aquariano nato até a raiz da alma, não desconsidero a possibilidade de ter gostado do que li sobre o signo e ter deixado aquilo moldar minha personalidade para se ajustar àquela forma. E acho que isso deve ser similar a muita gente.

Independente disso, foi discriminação o que fizeram com ele e isso é crime, não importa a justificativa.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Online: Abril 16, 2012, 07:30:55 pm »
Dava para fazer algo como declarar áreas no combate.

Junto, perto e longe.

Você luta corpo-a-corpo junto do teu inimigo. Armas com alcance (lanças e etc.) permitem lutar e magias que afetam áreas próximas do spellcaster afetam áreas perto do combatente ou conjurador. E arcos, relâmpagos e coisas do tipo permitem lutar contra oponentes que estão longe.

Fazer algumas ações quando você está junto do alvo provocam ataques de oportunidade, assim como se afastar dele sem se proteger.

Algumas criaturas maiores conseguiriam lutar corpo-a-corpo mesmo estando perto e não junto dos alvos.

E para conseguir usar uma arma que acerte de longe, você precisaria ter algumas pessoas do teu grupo lutando junto dos inimigos para impedir que eles se aproximem.

O problema era que teria gente que não aceita que uma flecha, uma pedra de funda e um relâmpago tenham o mesmo alcance.

Exatamente como eu narrava D&D antes de conhecer grids. Fruto de minha experiência com gurps onde aprendi e também nunca usei grid. Hoje gosto de grids, mas não acho que com o apoio certo o jogo mental seja ruim.

Por isso votei no meio termo.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Star Fox [Dia 2: até 9h00 de 18/04]
« Online: Abril 16, 2012, 07:25:01 pm »
Só o que achei incrível é que o Cebola acertou o RC do Magocego na lata...
De resto, também estou achando o dia parado. Mas isso tem a ver com o fato de não termos resultados consistentes...

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Dicas & Ideias / Re:No combat ?
« Online: Abril 16, 2012, 06:53:43 pm »
Minha mesa de D&D 3.5 apesar de focada em dungeons tinha momentos de calmaria, havendo uma ou duas sessões inteiras sem combates, onde os pcs discutiam seus avanços e decidiam onde queriam ir...

Era muito bom no sentido de desenvolver a psiquê dos personagens.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Star Fox [Dia 2: até 9h00 de 18/04]
« Online: Abril 15, 2012, 10:09:50 pm »
Meus poderes não são espetaculares mesmo eu sendo um principal. Acho que isso tem a ver com o personagem.
Como não vemos os poderes de quem morreu, ficará difícil saber se perdemos o médico ou cop...

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Jogos Sociais / Re:Máfia LOST - Dia 6
« Online: Abril 15, 2012, 10:04:17 pm »
Vamos ignorar a parte que você me considera suspeito e quer me linchar desde o dia 2. Isso não seria motivo para ele me rastrear. :hum: :sobrancelha: Nenhum...

Não... que nada.
Mas ele me rastreia e vê que eu não agi e isso não serve de prova.

Sua lógica é impecável.
Se o resto é cidade e eu não agi, quem é o mafioso que sobrou?
Até crianças sabem o resultado desse 1+1

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Jogos Sociais / Re:Máfia LOST - Dia 6
« Online: Abril 15, 2012, 09:56:04 pm »
Nélio sua paranoia chegou a limites estratosféricos.
Se ele é meu comparsa, como sou SK?
Se ele é mafioso, porque linchou o Mverde ontem?
Mverde que era mafioso e queria minha cabeça desde o dia que descobriram meu RC?

Acorda pra cuspir.

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