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Posts - Macnol

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Novembro 26, 2011, 07:21:22 pm »
Pra mim, o destaque de hoje é Limbo a 2.50. Só ouvi elogios a esse jogo, exceto por um único defeito: ser bem curto. Então, tá com o preço perfeito. :)

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Vídeo Game / Re:Imersão: gráfico ou texto ?
« Online: Novembro 26, 2011, 11:39:46 am »
Huahuahuahuahua!

1% da população do mundo Curtiu isso. :P

Ah, só pra adicionar mais um exemplo: Orcs Must Die!, que tá sendo comentado em um tópico aqui ao lado, também é um jogo que eu classificaria entre os que têm boa imersão mesmo focando muito pouco no enredo. O estilo gráfico, as dublagens, as armas, os sons e os comentários sarcásticos do personagem fazem uma mistura bem legal de Uma Noite Alucinante (Evil Dead) com fantasia medieval clássica.

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Novembro 26, 2011, 03:35:03 am »
Vocês recomendam o Orcs Must Die? Joguei o demo e achei interessante, mas parece que fica repetitivo após um tempo...

Fica não. Eu joguei a mesma fase uma centena de vezes só pra tentar alcançar uma pontuação maior! O jogo te da muito recurso pra fazer um caminho cheio de armadilhas da forma que preferir

Realmente, eu fui testar o jogo um pouquinho antes de dormir e... porra, já são 3:30 da manhã. Vão pro inferno. XD

Valeu muito bem o investimento. Ele é bem mais FPS que tower defense, as armadilhas são primariamente um jeito de segurar os inimigos enquanto você mata, ou pelo menos é nesse estilo que estou jogando. Nesse ponto é o contrário do Dungeon Defenders, onde as armadilhas é que matam os inimigos pra você.

Cigano, tá jogando no Steam? Adiciona aí pra tu aparecer nas leaderboards aqui. :P

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Off-Topic / Re:Dicas de Software - Tópico Geral
« Online: Novembro 25, 2011, 07:13:11 pm »
Alternativa pro MSN? Trillian. Funciona muito bem com o chat da Spell.

A única coisa que ele não suporta são os emoticons personalizados.

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Novembro 25, 2011, 07:11:11 pm »
Hoje, Serious Sam HD e Sanctum tão praticamente de graça. Recomendo ambos.

E confirmado que Terraria 1.1 sai semana que vem, então quem tá em dúvida tem mais é que aproveitar a promoção de 50% de desconto antes que seja tarde. :)

Deus Ex: Human Revolution tá com um descontão, mas 25 doletas é muito caro pra mim... vou esperar um pouco até a próxima promoção, não é como se tivesse poucas opções pra ir jogando até lá. XD

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Vídeo Game / Re:Imersão: gráfico ou texto ?
« Online: Novembro 24, 2011, 07:31:32 pm »
É A PRIMEIRA ARMA DO JOGO, PORRA!

Não dá pra comparar as duas coisas. XD

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Vídeo Game / Re:Imersão: gráfico ou texto ?
« Online: Novembro 24, 2011, 01:32:03 pm »
Acho que o Lumine exagerou um pouquinho nessa afirmação.

Mas lembrei agora de um bom exemplo de jogo com imersão exemplar, sem ter nenhum enredo ou diálogos: Wii Boxing.

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Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Novembro 24, 2011, 12:19:43 pm »
Eu ainda vou criar um char novo lá só pra ver o nível dos jogadores BRBR HUEHUEHUE, e me convencer a não renovar a mensalidade. :P

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Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Novembro 24, 2011, 01:16:15 am »
Bah, do Warsong/Gurubashi só pode migrar pro realm PvP. E vai ser um só. Que bosta.

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Off-Topic / Re:Projeto proíbe uso de mensagem subliminar em propaganda
« Online: Novembro 23, 2011, 11:18:07 pm »
Alguém avisa essa deputada que mensagem subliminar é mito?

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Novembro 23, 2011, 11:05:22 pm »
Essa promoção de outono realmente tá foderosa. Destaque pra Dungeon Defenders (50% de desconto) e Orcs Must Die (75% de desconto).

Terraria também tá com 50% de desconto, viu, Torneco? :)

EDIT: Binding of Isaac também com 50% de desconto, vale muito a pena.

Se acharem outros jogos interessantes fora da página inicial, avisem!

3762
Vídeo Game / Re:Imersão: gráfico ou texto ?
« Online: Novembro 23, 2011, 01:17:26 pm »
[offtopic]Linearidade sozinha não é necessariamente ruim, todos os jogos são lineares em uma forma ou outra. Linearidade extrema, ao ponto que o jogador não tem sequer a liberdade de voltar para um lugar que já tinha visitado ou sair do lugarzinho específico onde o jogo diz que ele deveria estar naquele momento, pra mim é um problemão sim. [/offtopic]

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Vídeo Game / Re:Imersão: gráfico ou texto ?
« Online: Novembro 23, 2011, 01:01:09 pm »
Sim, eu acho que Fallout 3 ou qualquer outro jogo não estupidamente linear é melhor que Final Fantasy X. FFX é um exemplo de linearidade extrema quase tão ruim quanto Legend of Dragoon, e olha que eu não digo isso de forma leviana. Não é só um caso de guiar o jogador pela mão, e sim congelar ele em uma placa de carbonita e colocar no banco do passageiro, deixando ele só passivamente assistir a história enquanto se desenrola.


[hs width=200]http://www.digitalinberlin.de/wordpress/wp-content/lucas-4.jpg[/hs]
Figura 1: você jogando FFX.

Mas isso seria assunto pra um tópico diferente, já que o ponto principal aqui não é especificamente linearidade do jogo, e sim imersão.

Foi bom ter lembrado de Bioshock, porque em termos de imersão do jogador no mundo de jogo eu considero ele um exemplo bom. Bom mesmo, mas... apenas bom. O predecessor, System Shock 2, pra mim fez isso de forma muito melhor. Porque System Shock 2 foi magistral em algo que Bioshock errou feio: desafio. As vita-chambers quebram minha imersão, véio. Elas existiam no SS2 também, claro, mas não chegavam nem perto de trivializar a dificuldade do jogo como o fazem no Bioshock, onde uma tática fácil (e natural) é simplesmente morrer/reviver quantas vezes for preciso até matar qualquer monstro só com a chave inglesa.

SS2 tinha muitos elementos que funcionavam de forma linda pra puxar o jogador para dentro do mundo: a trilha e efeitos sonoros, os audiologs que traziam a história aos poucos, o próprio fato de a história ser interessante e contar com antagonista memorável, mas bem mais que isso: a jogabilidade era aliada perfeitamente ao clima do jogo. Os desafios podiam ser superados de formas diferentes de acordo com a especialização do personagem, a escassez de munição e itens de cura reforçava o sentimento de claustrofobia na nave, a liberdade de exploração deixava o jogador ser ator e não apenas espectador do que acontecia.

Um exemplo mais recente de imersão que me ocorreu agora é Terraria, que basicamente NÃO TEM enredo, e não deixa de ser um jogo bem imersivo se você é chegado em jogos de exploração/modificação do mundo. Provavelmente os mesmos argumentos sobre ele se aplicam a Minecraft também, com poucas modificações.

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Vídeo Game / Re:Imersão: gráfico ou texto ?
« Online: Novembro 22, 2011, 09:28:07 pm »
Continuo achando que a distinção se foca em um aspecto muito secundário. É tipo perguntar "que tipo de carro você dirige melhor, os de duas ou quatro portas?"

Mas eu vejo jogos como uma mídia interativa, e é bem mais fácil para mim ver minhas ações interagindo efetivamente em uma história quando ela é feita de elementos dinâmicos e não estáticos. Eu vejo isso acontecendo bem mais fácil em jogos com mais focos em contar a história de forma gráfica do que através de textos (especialmente textos longos, pois a leitura é um monólogo), mas com certeza há exemplos que fogem disso. Acho que seria mais produtivo pensar em jogos com histórias envolventes e refletir sobre os motivos que fizeram eles serem envolventes. Se ao menos tivéssemos um tópico falando sobre jogos com enredos envolventes por aqui...

(Tá, vale um adendo: pra um jogo ser envolvente, não é necessariamente mérito de ter uma história envolvente. O cenário e a liberdade de ações que ele te dá podem ser bem mais importantes que a história nesse quesito.)

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Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Novembro 22, 2011, 07:57:41 am »
Nope, não funciona entre servidores. O "Bind to Account" é propaganda enganosa, na real.

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