Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Smaug

Páginas: 1 ... 23 24 [25] 26 27 ... 59
361
Off-Topic / Re:Tormenta e tolerância !?
« Online: Fevereiro 17, 2014, 08:09:39 pm »
Citar
A Abril e a Daemon não tinham linhas de RPGs vendidas em bancas no mesmo período?
Tinham. Assim como a Devir, por algum tempo, teve seus livros vendidos em algumas bancas (eu comprei quase todos meus livros da tribo em uma banca perto de casa e estou falando de uma cidade do interior de São Paulo minuscula).

362
Sistemas & Cenários / Re:L&L 05/12/14 - "Tiers for fears"
« Online: Fevereiro 12, 2014, 09:30:00 am »
As minis tão legais. Com certeza vou investir algum dinheiro nelas...

363
Off-Topic / Re:Teste de Daltonismo online
« Online: Fevereiro 11, 2014, 03:21:39 am »
O meu deu 68... devo ficar preocupado?

364
Sistemas & Cenários / Re:L&L 05/12/14 - "Tiers for fears"
« Online: Fevereiro 08, 2014, 01:14:19 pm »
Citar
Mesmo que quem está no comando não tenha, vai ter os lacaios, que são enfrentáveis e precisam. O nível, como eu enxergo pelo menos, é o modo de explicar o motivo pelo qual ninguém derrotou ainda aquele desafio. Quanto maior o nível, existem menos cidadãos aptos a encarar aquilo.
Você entendeu, em partes... o nível só é uma "medida de porque ninguém derrotou aquele desafio ainda" em sistemas onde ele simula o nível de poder do mundo, como a 3.x, em que você tinha até tabelas sobre quantos camponeses de nível x tinha em uma cidade. Nesse tipo de sistema ele faz sentido. E mesmo nesse tipo de sistema eles baixaram a CR dos arquidemonios para que ninguém precisasse encarar níveis épicos só pra dar uns cascudos no Orcus.

Citar
O problema de usar RdF como exemplo, é não é D&D "padrão", e portanto, foge do plano pensado pela Wizards. E mesmo você tornando um bicho que pela lógica do cenário é imatável a não ser pela própria espécie, ainda assim você o deixou com um nível lá em cima, justamente pra não quebrar muito com a lógica do cenário, em que um dragão não deveria ser derrotável (ou mesmo enfrentável) por um pedreiro armado com uma picareta, o ladrão da esquina, o coroinha da paróquia do bairro e um aprendiz de mago (os estereótipos baixo nível).
Eu coloquei ele nível 24 porque quero fechar a campanha com um dragão. Mas eu coloquei Vinter Ralethorne como 10 porque queria que meus jogadores levassem ele a 0 pontos de vida no fina da trilogia, e ainda sim o cenário diz que ele é de 20º nível e que os jogadores não vão derrotá-lo, antes disso entra uma CG dele sumindo numa explosão ou coisa parecida. Pedreiros com picaretas não vão nunca matar um dragão na 4e (seja em RdF ou não) porque eles sequer em níveis! Embora um grupo de pedreiros de 20º possa ter sucesso nessa empreitada na 3.5 (em qualquer cenário, menos RdF).

Mas vamos puxar um cenário de D&D como, Ravenloft, onde você tem Lordes Negros de nível... 7? Eles são o mal absoluto naquele domínio, e ainda sim você tem alguns de nível baixo, porque? Pelo que eu falei ali em cima, o fluff do cenário permiti isso. E se quer um cenário D&D padrão, olhe para Forgotten que recomenda fazer o que eu digo, baixar o nível de um chefão pro grupo enfrentar ele antes. É D&D, são os designers te deixando jogar do jeito que você quer. O motivo dele não ter sido morto ainda? Pense em algo, você mesmo deu dúzias deles no seu post.

Citar
Do mesmo jeito que a única maneira de fazer os guerreiros serem (mais ou menos) equivalentes à conjuradores foi... transformá-los em conjuradores (via Tome of Battle). Na lógica do jogo dos designers, não existem habilidades não-mágicas para combatentes que os tornem equivalentes aos mágicos, nem mesmo super-heroísmo-atlético é permitido na mentalidade deles: lembro que eu outro tópico, comentamos como os próprios jogadores tradicionais são avessos à ideia de um cavaleiro proteger o grupo todo contra uma baforada de fogo usando o escudo, mas ninguém vê problemas em uma barreira arcana.
Lembro dessa discussão, eu entendi o seu ponto. Mas se eu for discutir ele nos vamos transformar esse tópico em uma edition wars desnecessária, e eu já estou me sentindo mal de ficar postando "mas na 4e...".
 Além do mais, eu acho que Firejay fechou a discussão ali em cima...

365
Sistemas & Cenários / Re:L&L 05/12/14 - "Tiers for fears"
« Online: Fevereiro 07, 2014, 06:23:51 pm »
Ah, no D&DN também dúvido que seja possível... quem sabe através dos lendários módulos messiânicos que vão te permitir fazer o que quiser...

366
Sistemas & Cenários / Re:L&L 05/12/14 - "Tiers for fears"
« Online: Fevereiro 07, 2014, 06:17:57 pm »
Citar
Esse método de escalonar as habilidades dos adversários para possibilitar determinados tipos de aventuras em quaisquer níveis simplesmente não funciona, justamente porque as habilidades de casters alteram não apenas o poder bruto do grupo
Sim, para sistemas como 3.x ou AD&D, mas é algo possível na 4e...

Citar
Mais aí são dois pesos e duas medidas. O capitão da guarda tem todo uma estrutura de poder político que mantém o cargo dele, e ele não é o ápice desse esquema. O capiroto do exemplo, não: ele conquistou o posto na marra, tendo ou não partidários: pode ser um fortão que ninguém conseguiu matar, ainda, ou um fracote safado que sabe demais pra ninguém mexer com ele, usando os dois exemplos que você deu.
Perceba que eu também falei do rei. E o inferno também pode ter uma hierarquia que suporte o capiroto ser o chefão, mesmo sendo alguém de 5º nível. Usando como exemplo o diabo chefe do inferno de Disc World, ele pode ter conquistado o poder simplesmente por... burocracia. O que você falou cai em parte no que eu disse. Se o cara forçou o poder na marra sendo um fracote, que sabia demais ou tinha aliados mais poderosos, então faz sentido ele ser de nível baixo, certo? Ser o fortão que ninguém conseguiu matar pode ter vários significados, desde um golpe de sorte, não ter ninguém mais forte ou quem é forte não tem interesse.

Citar
Ainda que o ponto da conversa fosse o chefe como desafio direto aos jogadores, mesmo que o chefe em si não seja um desafio em combate, provavelmente vai ter algum algum capanga parrudo/labirinto/fortaleza para impedir o acesso a ele.

Repare que em nenhum momento da minha postagem anterior eu entrei no mérito de lacaios. Muitos chefões de campanha são deuses/monstros que foram ressuscitados/trazidos de outra dimensão por cultos que são aniquilados pelos próprios, pois esses não tinham nenhum senso de dever/gratidão com seus "adoradores" ou sequer pediram a "ajuda" deles.
Vou tentar concatenar as duas idéias que você colocou aqui, porque, acredito que estamos discutindo um estilo de aventura D&D. Uma das idéias é a de que o cara sendo um bosta vai ter lacaios que os ajudem (não entendendo lacaio como um termo mecânico, mas sim como qualquer servidor do cara) que pode ser mais foda que o "big boss". A outra é que o cara vai eliminar os lacaios e ficar por si só. Mas ambas, partindo do padrão de aventuras de D&D, vão jogar o cara em uma Dungeon, que vai ter de ser preenchida por desafios de acordo com os níveis dos jogadores. Um sistema baseado unicamente em níveis vai impedir que determinados desafios sejam jogados para os heróis que estão certos níveis (tipo demônios para personagens de 5º nível e cubos gelatinosos para personagens de 20º). Enquanto que um sistema que use o orçamento de xp e uma manobrabilidade maior de níveis permite que você suba ou desça o nível das coisas de acordo com a sua aventura. Lembrando que níveis são uma abstração, eles sequer representam um aprendizado verdadeiro do herói. No fim, o big boss, via ter de possuir lacaios dentro de sua dungeon que representem perigos adequados aos jogadores para que a aventura funcione ou você deixe claro que ainda não é hora deles entrarem ali.
Eu vou defender o seguinte, controle apenas por níveis funciona bem em sistemas mais simulacionistas como a 3.x gostava de ser. O orçamento de xp funciona em sistemas mais literais como a 4e. Simplesmente porque o primeiro se preocupa em tratar uma estrutura rígida para o mundo, então todo mundo tem níveis, todo mundo tem classes, todo mundo funciona pelas mesmas regras e seu grupo de heróis vai ter de ser avisado que eles não podem ir enfrentar o cramunhão agora ou vão morrer. O segundo admite que é um sistema para heróis e o que importa são os heróis. Logo camponeses, o rei e sacerdote da vila não precisam de níveis, ou classes, apenas do papel deles na aventura. Porque se admite que níveis e classes são abstrações e que qualquer coisa com nível 1 já é muito mais foda que a maioria das pessoas do mundo (que não precisam de níveis porque não vão fazer diferença no mundo). Dai seu demônio ser de 5º nível e mandar no inferno tanto faz, porque isso só vai depender do fluff e o importante é a aventura acontecer.
O fluff de porque você tem um demônio de 5º nível é outra história, literalmente, e vai depender do seu cenário. Por exemplo, em Forgotten, dragões existem em todas as idades possíveis, em Reinos de Ferro é uma tarefa épica matar um deles. Do mesmo modo seu inferno pode ter ser uma baderna imensurável ou ter uma estrutura rígida e burocrática. Só que enquanto FR avançou pra 4e e disse que você pode ajustar seus níveis quanto quiser porque a aventura é sua, Reinos de Ferro continua na estrutura de um mundo simulado onde dragões são fodas demais para serem mortos por PCs... O chilique da galera por causa de demônios de CR 20 foi justamente por causa disso que você falou, mas sinceramente, quão foda é matar um demônio e quem tem saco de ficar subindo de nível até os problemáticos níveis épicos de D&D com combates infinitos, apenas para poder ter a chance de matar o Orcus? Sei lá se matar o Pé Preto de 5º nível vai ser o fim da aventura. Pode ser que o vácuo de poder deixado por ele seja preenchido por alguém mais poderoso, talvez uma entidade que era mantida prisioneira pelo Sete Peles morto devido algum artefato que ele tinha. Isso vai depender, claro, da sua aventura.
Eu por exemplo, vou colocar um dragão de nível 24 para os heróis matarem na minha aventura de Reinos de Ferro, isso vai completamente contra o que o cenário prega, mas que se dane, eu quero uma batalha contra um dragão!

367
Sistemas & Cenários / Re:L&L 05/12/14 - "Tiers for fears"
« Online: Fevereiro 07, 2014, 04:56:10 pm »
Citar
Se você ajusta o cramunhão chefe do inferno (que é o alto-vilão do cenário) pra ser enfrentável, digamos, no 5º nível, normalmente é porque planeja acabar o jogo após aquilo. O que acontece se os jogadores se empolgam e quiserem continuar? Entrar no esquema DBZ?
Ou você entende que níveis são uma medida abstrata de poder e que não necessariamente o cramunhão chefe do inferno precisa ter conseguido esse posto na porrada, afinal é o inferno, traições mentiras e blefe devem fazer parte do dia a dia ali embaixo. Considerar que o big boss sempre vai ser o mais foda dos fodas gera outro problema as vezes ignorado, se o cara é tão foda, porque precisa de lacaios com poder ordenado em forma de escadinha para os heróis irem moendo aos poucos até serem capazes de lidar com ele?
É aquela coisa de considerar que todo capitão da guarda é 5º nível e que se ele foi promovido a coronel, ele deve ter subido de nível também. Ou que todo rei tem que ser foda em uma classe. Níveis e xp deveriam ser deixados para medir desafios e não papéis dentro da sociedade fictícia do mundo.

368
Sistemas & Cenários / Re:L&L 05/12/14 - "Tiers for fears"
« Online: Fevereiro 07, 2014, 03:57:37 pm »
Bom, eu gosto de algo que me diga: a partir daqui vc tem grandes chances de matar o grupo inteiro sem querer, pare agora. Mas entre os dois eu prefiro o orçamento de xp, ele parece dar mais liberdade que os niveis...

369
Sistemas & Cenários / Re:L&L 05/12/14 - "Tiers for fears"
« Online: Fevereiro 07, 2014, 11:57:56 am »
Citar
Porque é o modo de controle mais fácil / simples. Orçamento de XP significa que você tem que colocar inimigos apropriados para manter um "desafio de combate justo para o nível". O que é exatamente um design preguiçoso que deixa a ilusão de desafio, mas ainda não o faz.
Lumine, desculpe, fiquei confuso quanto ao que você considera um design preguiçoso, o controle unicamente por níveis (como acontecia até a 3.5) ou o orçamentos de xp (como acontece na 4e)?

370
Sistemas & Cenários / Re:L&L 05/12/14 - "Tiers for fears"
« Online: Fevereiro 07, 2014, 11:45:17 am »
Citar
Não sei se estou sendo meio radical - ou meio Silva -, mas por que a quantidade de XP tem que determinar o modo de jogo que devo ter? Não podemos ter opções interessantes, independente do nível? Ou script sempre será o cara de nível 1 tem que matar ratos e o de vigésimo salvar o cosmos?
Não necessariamente, se for permitido um ajuste de nível dos monstros como ocorria na 4e, você pode pegar aquele demônio fodão do 9º círculo do inferno, descer ele pro nível 1, deixando-o enfrentável para personagens desse nível, mas ainda sim uma ameaça. É aquela box que tem em um dos livros de Forgotten na 4e, não é porque o NPC é um vilão de nível 35 que os pcs precisam esperar esse nível para enfrentá-lo, basta ajustar o nível do monstro para algo desafiador aos PCs.
Mas de novo, isso que você critica é outra tradição de D&D. Lembra dos chiliques quando saiu o livro sobre demônios na 3.5 porque os arquidemônios tinham "apenas" CR 20?

371
Sistemas & Cenários / Re:L&L 05/12/14 - "Tiers for fears"
« Online: Fevereiro 06, 2014, 08:12:07 pm »
Se existem pessoas que se divertem com isso, bola pra frente, mas eu acho engraçado que as mesmas pessoas que defendem essa tradição e que dizem que é possível se divertir com guerreiro nesse tipo de sistema são os mesmos que jogam só de full caster...

372
Sistemas & Cenários / Re:L&L 05/12/14 - "Tiers for fears"
« Online: Fevereiro 06, 2014, 01:46:21 am »
Uma das frases mais comuns que eu ouvia era:
"Nivel 5? Hora de pegar alguns niveis de caster. Nivel 10? Ora de aposentar meu guerreiro e entrar com meu clérigo ou druida.

373
Off-Topic / Re:Seriados e Mini-Séries - Recomendações
« Online: Fevereiro 05, 2014, 08:30:58 pm »
Eu vi a cena da Alexandra Daddario  :hmmm:

374
Vídeo Game / Re:O que você está jogando?
« Online: Fevereiro 03, 2014, 02:23:25 pm »
Citar
É chato, mas tem solução. Save often! Sempre que uma situação assim ocorrer, carregue seu último save e entre "na sala" com apenas um personagem, preferencialmente um tank qualquer. Quando ele pegar a atenção do bicho, vai aguentar bem mais enquanto o restante do grupo faz o estrago.

-- Bosta... agora não posso mais soltar magia de área sem acertar o Minsk.
Salas não são o problema, essas coisas acontecem em corredores ou pior, e mais frequente, no mapa de floresta ou de viagem entre os lugares...

375
Vídeo Game / Re:O que você está jogando?
« Online: Fevereiro 01, 2014, 09:06:25 am »
Jogando Baldu's Gate: Enhanced Eddition pra ver se eu termino ele agora e me lembrando de porque eu odeio AD&D... sério, você morre pra coisas imbecis como uma aranha aleatoria ou perde membros do grupo porque um urso resolveu que op objetivo dele naquele dia é matar a Imoen, e não importa que outros 5 personagens estão acertando ele com tudo, ele vai desviar de todos apenas pra com duas porradas matar ela  :parede:... estou perseverando apenas pela Neera  :wub:

Páginas: 1 ... 23 24 [25] 26 27 ... 59