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Posts - Macnol

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Sistemas & Cenários / Re:PAX East 2012 - O Futuro de D&D
« Online: Abril 10, 2012, 09:55:34 am »
Assisti o vídeo e achei essa palestra bem interessante.

Vou postar depois alguns dos trechos que me chamaram a atenção.

Se alguém achar um transcript da palestra na íntegra, eu traduzo.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 10, 2012, 09:44:54 am »
A parte importante é deixar isso numa fonte de recursos separada dos que são pra combate (ou, pra usar um termo de design da 4e que eles mesmos acabaram esquecendo, deixar em "silos" diferentes...).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 10, 2012, 12:28:30 am »
Citar
As postagens do Kasuya eu já estou ignorando faz um bom tempo exceto as do excesso de "tu" que doía os olhos...

Doía AOS olhos. Fica a dica. =)
Não vou nem entrar na questão de ausência de vírgulas.

A IRÔNIA É APALPÁVEL.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 09, 2012, 09:47:05 pm »
Kimble, não tô agindo de má fé ou tentando distorcer tuas palavras. Tô mostrando que eu tô falando de um assunto (4e tem poucas opções de poderes pra usar fora de combate) e tu tá falando de outro (4e ser mais simulacionista ou menos simulacionista).

Se nós estamos falando de assuntos diferentes, não existe uma conversa. Existem dois monólogos em paralelo que nunca se encontram, cada um vai por um caminho diferente.

Eu te pedi pra definir o simulacionismo porque cada vez que eu falo sobre a 4e ter pouco foco fora de combate é sobre isso que tu fala. Mas não é essa a questão que eu e outros estamos levantando. Não queríamos ver o grau de simulacionismo alterado. Não entendo por quê você responde como se essa fosse a proposta.

Não é.

Citação de: Mark_Logan
Eu sentia tanta falta na 4e de coisas que durassem mais do que "até o final do turno/encontro"!

É mas "encontro" não precisa ser um combate, né? Pode ser uma cena normal, não-combativa. Tá certo que, tipo, poderes de invisibilidade que duram um turno são um grande "acaba racha", porque tira a questão de "vou me infiltrar invisível no castelo e achar informações". Mas enfim, um poder que dura um encontro, não vai durar horas, é verdade, mas uns minutinhos, é possível. =)

Se eu lembro direito, poderes "por encontro" usados fora de combate têm duração padrão de 5 min.

Foi uma das primeiras informações que eu catei quando a 4e foi lançada, na esperança de achar encounter utilities legais pra usar por aí.

Que ingênuo que eu era. XD


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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 09, 2012, 09:01:40 pm »
Kimble, depois desse esclarecimento eu tenho que concluir que estou falando de laranjas, e você de geometria.

Quando eu falo "queria que a 4e tivesse mais poderes legais fora de combate", você entende "queria que as regras fora de combate da 4e fossem como as da 3e"?

Parece ser isso que você lê, mas não é o que eu digo.

Queria muito que isso ficasse claro: quando a gente traz exemplos da 3e não é pra exaltar a forma como eles existiam, mas sim o conteúdo. Quando eu falo que queria um poder na 4e parecido com Patas de Aranha, por exemplo, não estou dizendo que ele funcione do jeito que as regras da 3e funcionavam. E sim a capacidade de fazer uma ação parecida, mas nos moldes da 4e. Um powerzinho enxuto, ou um ritual acessível pra todo mundo, whatever. Não reinventar a roda, nem criar subsistemas pra cada coisa.

Já falei várias vezes mas vou repetir: as sementes pra ter um jogo mais rico fora de combate já existem na 4e, não exigem que o sistema seja mais simulacionista ou mais complexo, foram apenas sabotadas por algumas decisões erradas da WotC (como os skill challenges mal executados, utility powers de combate se infiltrando na lista, rituais fracos demais e esquecidos pelos designers, etc).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 09, 2012, 07:38:12 pm »
Dizer que nunca teve suporte pra coisas fora de combate: beleza, acho que ninguém aqui falou que "antigamente é que era bom, hoje tá uma m..."

Na verdade, acredito que o que o pessoal vinha tentando dizer é: era ruim, sim, mas eles tentavam, tinha mais "suporte", mesmo sendo ruim.

E hoje? É ruim, e não tentam. E olha que tem muito mais ferramentas que poderiam ser usadas para isso...

Ninguém nega que skill challenge possa ser usado para isso. Mas não é a função dela, pois "subir na parede" não é jogada de grupo, como o Nib (acho) bem explicou, é uma jogada simples de perícia.

E uma coisa que ninguém falou com relação a isso é: eu não quero fazer isso no nível 10, 15 ou 20, quero fazer no 2º ou 3º nível.

E ninguém também está dizendo que não tenha uns skill feats legais. Até tem, mas entre gastar um feat que me permite ficar em pé com uma ação free (ou minor, sei lá) e um feat que me dá +1 no acerto que eu vou precisar lá em cima, eu fico com o +1 no acerto.

A questão é que nós reclamões gostaríamos de ter tido isso na 4ed, e não tem por default, ou tem mas a "pena" pra isso é muito grande. Assim, pra resolver, tem que fazer gambiarra.

Esse é o problema da questão.

Eeeei, o ponto em negrito eu falei sim! Mas foram tantas mensagens nas últimas horas que eu entendo que tenha passado batido. XD

No mais, ótimo resumo da situação!

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 09, 2012, 07:16:18 pm »
Nibelung, Agnelo:
Vocês me dão a impressão que a maioria dos comentários sugerindo skill challenges aqui estão usando o conceito incorretamente.

Kimble:
Reciclando de novo o exemplo do Fey Step: tu diria que ele "cria um novo subsistema único"? Porque quando tu fala em "novo subsistema único" eu penso em "regras detalhadas pra cultivar horta na vila".

Adicionar um novo poder parecido, que traz uma habilidade nova pro personagem sem criar um subsistema novo de regras pra ele é ser mais simulacionista? Ou simplesmente dizer que uma raça de elfos alados pode voar por até 1 minuto (depois precisando de um descanso curto pra se recuperar) já conta como um subsistema?

Se sim, então basicamente qualquer coisa que fuja do freeform narrativo é simulacionismo? Tem algum jeito de falar disso sem botar no mesmo balaio das regras de Farmville?

* Pra deixar bem claro, não estou falando "simulacionista" como pejorativo. Só quero enfatizar que "adicionar um poder legal numa lista" e "ter regras minuciosas pra criar potes de barro" são coisas infinitamente diferentes pra mim.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 09, 2012, 05:55:57 pm »
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Se um personagem quer caminhar sobre a água adianta dizer que ele "pode" fazer isso com um skill challenge DC 50? Se é algo só acessível pra personagens de nível alto/épico, é o mesmo que não ter.

O negócio é que até que ponto o "fantástico" é aceitável. Isso não tem como agradar a todo mundo. No meu exemplo do Furacão, eu acharia massa se um personagem se prontificasse a saltar mesmo no olho dele, catar um item e saír dalí. Agora não sei se acharia o mesmo de ter um personagem "correndo tão rápido que não afundasse na água", por exemplo.

Eu volto ao exemplo do Fey Step. O elfo está aqui, *puf*, agora ele teleportou pra ali. Quebrou as leis da física e shit. É algo muito mais fantástico que "andar sobre a água".

Skill challenge resolve isso? Não.

Teria que apelar pra Rituais, Utilities, ou, nesse caso, poder racial.

4e precisava ter mais Fey Steps. Poderes legais, fantásticos, acessíveis, não exclusividade de classes arcanas, e úteis pra exploração e interação com o cenário.

É disso que falamos quando dizemos que falta coisas legais na 4e fora de combate.

Cebola, sim, eu podia pegar o framework que já existe e criar 100 páginas de rituais e poderes legais, fazendo playtest eu mesmo, "colando" eles por cima da 4e e transformando em um jogo que eu ia gostar bastante. Mas só se fosse pra ganhar dinheiro vendendo esse suplemento, e como os bons tempos da OGL já se foram... :P

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Off-Topic / Re:Criador de Goblins acusado de ser simpatizante de estupro.
« Online: Abril 09, 2012, 05:38:59 pm »
Huh. E o concurso está bem acirrado, com uns 300 votos de diferença.

Eu fui lá e votei no Goblins só pra sentir um pouquinho de vingança pelo chilique da fanboy de GKC.

Madruga: Ela nunca citaria essa parte, já que ela quer fingir que o autor apóia estupro.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 09, 2012, 05:22:20 pm »
Cebolituz, é isso aí. Por isso eu falei (alguns dias atrás... em algum tópico) que a 4e não precisaria de uma reformulação drástica pra isso, ela tem as bases que precisa, só não foram bem utilizadas. Parece até que quando o tempo de produção/playtest acabou eles só tinham o sistema de combate pronto, aí resolveram tacar o resto do sistema nas coxas só pra não perder o prazo e faltou tempo pra terminar o que tinham começado. :P

Se um personagem quer caminhar sobre a água adianta dizer que ele "pode" fazer isso com um skill challenge DC 50? Se é algo só acessível pra personagens de nível alto/épico, é o mesmo que não ter.

Cara, eu entendo o argumento, mas o exemplo é falho. Em todas as edições você encontraria tarefas que os personagens não são mais capazes de fazer e que eram aceitáveis em edições anteriores.

Eu concordaria plenamente se fossem só algumas coisas isoladas, mas estamos falando de uma área inteira do jogo aqui - poderes legais que não servem pra matar monstro.

É essa área do jogo que os designers estão dizendo que vai voltar a receber atenção do sistema, ao contrário da 4e que dava quase 100% da atenção só ao que ocorria depois de jogar a Iniciativa. Retomando a mensagem do Nibelung, onde essa conversa (re)começou:

Citar
Focus on non-combat roles and abilities returning.

Gosto de ler isso, mas.... retornando? Shit, lá vamos nós de novo à discussão de que "não vejo como a 3e fazia melhor fora do combate que a 4e". xD

A questão não é "fazia melhor". A questão é que o foco do jogo presumia interação com NPCs e exploração de ambiente com suas regras básicas JUNTO com combate. São coisas pequenas, como o druida não poder ser rastreado, o monge não envelhecer, e o guerreiro ganhar seguidores.

Mesmo que prefere a 4e não tem como negar que o foco principal dela é combate, e só combate. O resto do sistema meio que foi jogado de qualquer jeito, mostrando que eles não estavam preocupados em deixar estas coisas como "explorar a vila" atrapalharem os combates.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 09, 2012, 04:55:41 pm »
Quando eu digo que skill challenges são pra coisas "mundanas", me refiro ao que não são habilidades sobrenaturais/mágicas/extraordinárias, e sim mais apropriados para proezas mentais e físicas.

Se um personagem quer caminhar sobre a água adianta dizer que ele "pode" fazer isso com um skill challenge DC 50? Se é algo só acessível pra personagens de nível alto/épico, é o mesmo que não ter.

E tem coisas que nem daria pra colocar uma DC - tem uma perícia que permita ele conversar com um refém que acabou de ser morto e descobrir onde estão presos os outros? Essas coisas "não-mundanas" encaixam muito melhor com a mecânica de Rituais, que foi um grande quase-acerto da 4e, ou com poderes utilitários, onde é bem mais fácil quebrar as regras da "realidade" do cenário.

Skill challenges não são o maná pra suprir essa deficiência da 4e, na verdade os próprios designers já tratam como um filho bastardo que ninguém quer assumir.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 09, 2012, 04:15:56 pm »
Continuo achando que o Kimble erra em falar como se a dicotomia fosse entre "histórias de ação em mundos de fantasia" e "seguir o estilo simulacionista 'vamos definir cada aspecto do ambiente ou ação possível com uma regra própria'.".

O problema é que você está entendendo 'definir cada aspecto do sistema' e simulacionismo com 'ter mecânicas pra coisas chatas'.

Definir cada aspecto do sistema também leva a definição de coisas chatas, mas não é só isso. Ele engloba também a definição maior de coisas a serem feitas fora do combate.

Então não use só exemplos de mecânicas pra coisas-chatas-que-ninguém-está-pedindo quando você falar de simulacionismo, porque senão parece mesmo que são sinônimos. Até porque você remete sempre aos skill challenges como exemplo de onde a 4e supriria isso, mas eles só dão conta dos aspectos mais mundanos de exploração e interação com o ambiente.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 09, 2012, 02:21:26 pm »
VA, por mim isso é ponto pacífico.

Publicano, o Gun Hazard só está sendo um trollzinho muito sapeca, ignore as traquinagens dele.

Kasuya, tua última resposta foi surpreendentemente boa. Mea culpa por perder a paciência.

Continuo achando que o Kimble erra em falar como se a dicotomia fosse entre "histórias de ação em mundos de fantasia" e "seguir o estilo simulacionista 'vamos definir cada aspecto do ambiente ou ação possível com uma regra própria'.".

Isso ignora o comentário do Nibelung, ignora tudo que falamos no outro tópico sobre "coisas heróicas e fantásticas pra se fazer fora de combate". Ignora que nesse fórum não tem ninguém (que eu saiba) pedindo um D&D mais simulacionista.

Mas OK, vou tentar não bater mais nessa tecla.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 09, 2012, 01:41:35 pm »
Não. Releia o post do Kimble, já que os meus tu não lê. Ele continua com o pensamento de "querem que D&D dê regras pra simulação de coisas chatas do mundo", que pode até ter defensores, mas não nesse fórum.

Acho que a explicação não foi tão ruim não, dada a quantidade de gente que entendeu que o assunto não é esse (entender não significa sempre concordar).

P.S.: Claramente eu não fui o único que achou perda de tempo o Lumine batendo só na mesma tecla, também. Mas fique à vontade de fazer um circlejerk num assunto batido se quiser, ninguém tá te impedindo.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 09, 2012, 12:28:05 pm »
É frustrante que depois daquele tópico inteiro tu ainda ache que a reclamação é "4e não tem sistema de regras pra simular Farmville", Kimble.

Eu sei que a explicação não foi totalmente falha, porque muita gente entendeu o ponto.

Tá, menos o Kasuya, mas isso não é surpresa.

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