Se um personagem quer caminhar sobre a água adianta dizer que ele "pode" fazer isso com um skill challenge DC 50? Se é algo só acessível pra personagens de nível alto/épico, é o mesmo que não ter.
O negócio é que até que ponto o "fantástico" é aceitável. Isso não tem como agradar a todo mundo. No meu exemplo do Furacão, eu acharia massa se um personagem se prontificasse a saltar mesmo no olho dele, catar um item e saír dalí. Agora não sei se acharia o mesmo de ter um personagem "correndo tão rápido que não afundasse na água", por exemplo.
Eu volto ao exemplo do Fey Step. O elfo está aqui, *puf*, agora ele teleportou pra ali. Quebrou as leis da física e shit. É algo muito mais fantástico que "andar sobre a água".
Skill challenge resolve isso? Não.
Teria que apelar pra Rituais, Utilities, ou, nesse caso, poder racial.
4e precisava ter mais Fey Steps. Poderes legais, fantásticos, acessíveis, não exclusividade de classes arcanas, e úteis pra exploração e interação com o cenário.
É disso que falamos quando dizemos que falta coisas legais na 4e fora de combate.
Cebola, sim, eu podia pegar o framework que já existe e criar 100 páginas de rituais e poderes legais, fazendo playtest eu mesmo, "colando" eles por cima da 4e e transformando em um jogo que eu ia gostar bastante. Mas só se fosse pra ganhar dinheiro vendendo esse suplemento, e como os bons tempos da OGL já se foram...