ALgumas mudanças que me lembro agora por serem mais relevantes:
- sistema de experiência mais simples, sem modificadores, e com mais possibilidades de ganho de experiência. é possível por exemplo converter uma falha numa falha dramática e em troca ganhar 1 beat (unidade inferior a experiência)
- status (conditions, condições) são parte relevante do jogo. às vezes se livrar de condições dá 1 beat, ou sofrer sob uma condição pode dar 1 beat (q nem as Flaws da versão anterior)
- cumprir Aspirações também dá 1 beat. são coisas que você deseja fazer, ou você ou seu personagem. elas se renovam periodicamente quando vc as cumpre
Olha, eu tinha traduzido alguma coisa nesse blog de uma amiga, feito pra isso,mas parei por falta de tempo, perdoe o latim errado do título:
http://tenebrasmundi.wordpress.com/EDIT
quanto ao Vampiro em si, algumas regras relevantes mudaram, existe ABRAÇO ESPONTÂNEO, por exemplo, fraquezas do clã mudaram mas continuam dando o mesmo clima de cada clã, as vantagens das coalizões Invictus e Cartianos mudaram, o sistema de Anéis do Dragão foi radicalmente revisado, Disciplinas físicas como Celerity têm efeitos passivos sem gasto de sangue, vampiros não usam Virtude e Vício e sim algo similar ao antigo Comportametno e Natureza, todas as descrições das Disciplinas e seus poderes em cada nível são muito mais atrozes e bestiais, coisa de horror mesmo.
Tem bem mais do que eu falei.