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Então, se você ler as impressões que eu postei, vai ver que bem pouco do que está sendo discutido é "qual classe é mais forte" e "qual classe é mais fraca". Parece um certo consenso que todas as classes estão equilibradas nas lutas, exceto o ladino, que está comparativamente fraco.
(OFF: uma coisa que comentaram no artigo da WotC, e eu não tinha reparado ainda, é que o talento do ladino - Ambusher - é 100% inútil, já que o benefício dele é algo padrão das regras de Esconder-se...)A maior queixa dos jogadores é que algumas classes são bem menos variadas e divertidas de jogar que outras. O guerreiro é o principal alvo disso, porque mesmo sendo um atacante forte ele fica tedioso e repetitivo após vários combates. Nota que isso aconteceu no nosso grupo, mesmo o jogador sendo fã antigo da classe e estando preparado pra uma mecânica mais simples. E ele até improvisou às vezes, fazendo parte dos inimigos fugirem com um golpe intimidador, com sucesso, ou tentando chamar a atenção deles com gritos de guerra, nem sempre com tanto sucesso.
Mas deixar todas as manobras pra serem improvisadas e julgadas caso-a-caso pelo mestre não é bom pro jogo.
Primeiro, porque nem todo mestre tem preparo teórico pra saber julgar uma regra no improviso, ou quer ter esse trabalho.
Segundo, porque se isso tiver que ser feito em todos os combates, logo vai virar uma perda de tempo bem chata (você já viu QUANTOS COMBATES tem só nessa aventura de teste?).
Terceiro, que cada vez que o mestre faz algum julgamento assim, é necessário registrar isso e consultar mais tarde pra manter a consistência, quando o jogador quiser fazer algo assim de novo.
Quarto, mesmo se ignorássemos todos os pontos anteriores e achássemos improvisação sem regras algo lindo e sem desvantagens,
as classes que têm opções mais variadas de ações (como disparar raios gelados, ou incendiar coisas à distância, ou mandar uma pequena criatura espectral fazer algo, etc) ainda serão mais divertidas, porque têm uma caixa de ferramentas maior pra usar.