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Posts - Macnol

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Dicas & Ideias / Re:E o soldado, faz o que?
« Online: Junho 06, 2012, 01:15:33 pm »
Pensando em em soldados do mundo real, geralmente é comum que tenham conhecimento técnico/treinamento para lidar com equipamentos e veículos, inclusive manutenção e consertos de equipamento defeituoso, habilidades para improvisar abrigo e comida em um local onde isso não esteja disponível, facilidade para conseguir contatos e/ou apoio em cidades onde sua organização é respeitada...

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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Junho 06, 2012, 11:26:11 am »
Acho que rendia mais vocês fazerem um tópico específico sobre budismo.

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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Junho 05, 2012, 11:38:14 pm »
A gente sabe, Publicano. A gente sabe.

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Sistemas & Cenários / Re:"Meh!" ou Rule-of-Three de 06/05/12
« Online: Junho 05, 2012, 05:53:28 pm »
Gostei de eles finalmente terem especificado um pouco o que gera advantage ou não. Detestei que o Paladino continua sendo uma classe própria.

Sobre as raças, não dá pra comentar sabendo só um pedacinho das informações.

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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Junho 05, 2012, 11:18:52 am »
Pára de assistir "O Segredo", Noara. Tem tanta merda naquele filme que daria pra passar horas descrevendo.
Mas eu só assisti uma vez. :macaco: XD

Nem sou fã do filme. Só penso que são tantas religiões, tantas versões sobre a vida, que a realidade passa a ser aquilo que você acredita. Jesus é divino para os cristãos, mas não para os judeus. Espíritos e reencarnação são reais para os Espíritas, mas não para os evangélicos. O daimoku faz "milagres" para o budistas nitiren, mas não para os budistas de Buda. Cada qual tem uma "verdade" pra si. É muito relativo.

Então se eu fechar os olhos e acreditar com muita muita muita muita muita muita muita muita muita muita força que esse relativismo pós-moderno não existe, você desaparece da minha versão do mundo?

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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Junho 05, 2012, 10:55:33 am »
Cada qual pode acreditar no que quiser. E se o indivíduo acredita, aquilo passa a ser real pra ele. Tem horas que penso que a nossa mente faz com que tais ilusões sejam verdadeiras.

Não. A realidade não é democrática.

Pára de assistir "O Segredo", Noara. Tem tanta merda naquele filme que daria pra passar horas descrevendo.

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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Junho 05, 2012, 10:08:18 am »
Bah, desculpa, mas espiritismo não dá pra levar a sério.

E, ao contrário do Elfo, eu tenho más experiências com os espíritas também, não só com a religião de forma abstrata, então é uma dupla recomendação pra se manter longe dessa turma. :P

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Parece lindo!

Pela descrição, acho que falta apenas suporte a automatizar algumas coisas (como checar se jogadas de ataque tiveram sucesso, rastrear HP dos monstros, quantia de usos restantes nas habilidades...). Pra jogos pesados em regras como a 4e, é difícil bater o suporte que o Fantasy Grounds dá.


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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Bounded Accuracy
« Online: Junho 04, 2012, 10:17:08 am »
Ótimo artigo, ótima filosofia, ótima notícia que finalmente estamos vendo algum pensamento progressista nessa edição.

Claro, só dá pra julgar com certeza depois de ver os números finais, mas estou otimista.

3070
Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Junho 04, 2012, 10:15:20 am »
É estranho tu imaginar que o mesmo pessoal do roliplêi profundo enxerga combate binário: todo golpe TEM que acertar ou errar, não existem defesas, armadura, escudo, 'parry' e etc.

Hábitos enraizados. Depois que um conceito se gruda na tua mente, é MUITO difícil alterar.

Como tu é da área de línguas, deve estar familiarizado com o problema de alguém que aprende uma palavra em inglês com a pronúncia incorreta, e cristaliza isso; mesmo dez anos depois, é bem provável que continue pronunciando incorretamente.

Agora imagina como é pra um cara que começou a jogar em 1979 e aprendeu que "acertar Thac0 = machucar o inimigo", especialmente se for alguém que não jogou as edições da última década; é óbvio que vai exigir um esforço consciente pra conseguir mudar essa visão. E muita gente nem sequer tem vontade de mudar a visão, afinal, o jeito que aprendeu "é o certo".

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Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Junho 03, 2012, 04:15:58 pm »
Na verdade, isso tem pouco a ver com "guerreiro não pode ser tão forte quanto caster blábláblá", e sim com aquela leitura clássica de perda de pontos de vida representar ferimentos reais.

Quem jogava 1e/2e é mais propenso a achar que "perder PVs = sangrar", e "falhar em superar CA = atacou ao vento". É fácil entender que, pra quem lê esses dois elementos dessa forma, ver um personagem "atacar o vazio" e mesmo assim "fazer o inimigo sangrar" não faz sentido algum.

O playtest já cumpriu bem o papel de explicar o segundo ponto (PV não é apenas ferimento físico), talvez falte apenas deixar mais claro o primeiro.

Claro, tem gente que nunca vai mudar sua visão sobre o assunto, nem que haja um desenho ou uma musiquinha mnemônica pra explicar mastigadinho. Vai preferir ficar com algum dos retroclones da OSRIC do que admitir que D&D possa ter conceitos abstratos assim. Mas o sistema não pode ser moldado pra esses casos extremos.

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Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Junho 02, 2012, 10:43:52 am »
O Publicano é o arauto da Dissonância Cognitiva.

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Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Junho 01, 2012, 10:53:06 pm »
Um dos acertos do playtest é ter deixado BEM claro que perda de PVs geralmente não significa ferimentos concretos, e sim desgaste físico/psicológico do personagem. Então, um golpe bem sucedido ("acerto" no dado) desgasta mais o alvo, enquanto um golpe não tão bom ("erro" no dado) causa bem pouco efeito - mas ainda assim exige um pouco de esforço pra ser desviado/defendido/etc, removendo alguns PV.

Sério, não é nem um pouco difícil aceitar isso.

3074
Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Junho 01, 2012, 03:41:05 pm »
http://www.giantitp.com/forums/showpost.php?p=13307603&postcount=32

Citar
Just butting in a bit on the improvisation debate: DM fiat is a problem because anything a DM can fiat, sufficiently well-designed rules can duplicate.

Example: Suppose a player is being "creative". It's a tough fight, and the enemy has lots of hit points. The party is taking too long to kill the creature and running low on resources.

Our "creative" player says "I attack the monster, then twist my sword in the wound, dealing double damage!"

Now maybe you think this is a sufficiently cool description. If you don't, imagine that the player had described it in such a way that you would indeed rule it to be double damage. So you let him get away with it.

Later that fight, or in another fight, the player again decides to deal more damage. Maybe this time he says,

"I attack the monster, then jump up, throwing my weight into the thrust to push further and deal double damage!"

Now the player can just keep doing this. And at some point, if you're a half-decent DM, you're going to say "this time you just deal normal damage". Maybe you only let this sort of thing happen once per fight, or you only let it happen when the fight is especially hard, or you only let him pull this sort of thing off once per session. You put some sort of limit on it.

Great. You've just invented Encounter Powers. Or Daily Powers, or "unlocked when the fight is really hard" powers.

The thing is, you have a number of choices of how often you let the player deal double damage. And whatever frequency you choose, this will affect their average damage. Similar things can be said if the player is instead being "creative" in order to push monsters around tactically, or debuff them, or whatever. Whatever you do, you're faced with the question "what should the player's average damage dealt/damage taken/control of the battlefield" be?

And that question has an answer. Not just an answer for your game, but potentially a set of answers that can cover everyone's game. After all, in the end it's merely a mechanical question of how much damage the player should do to keep the fights functioning as intended. The answer may be hard to discover, but it's harder to discover when improvising on the fly than through rigorous playtesting. A sufficiently competent game designer will come up with objectively better answers to this question than you, and even a mediocre one will come up with better answers than the majority of DMs. Rules will always be better at handling improvisation than fiat, because fiat is created on the fly, while rules, at their best (which is what 5e is supposed to be) are tested.

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Design & Desenvolvimento / Re:Recriando a 4ª Edição
« Online: Junho 01, 2012, 02:08:15 pm »
Acho que mencionei ontem mesmo no chat, mas aproveito pra deixar registrado aqui: por mim, os atributos influenciam o mínimo possível nas estatísticas de combate, deixando isso por conta do treino e estatísticas adquiridos com a classe. Atributos ficariam primariamente para uso em perícias e outras interações com o ambiente/personagens.

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