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Posts - Bispo

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Sistemas & Cenários / Re:[D%D 5e] Ferramentas online
« Online: Setembro 23, 2014, 03:39:53 pm »
Só por desencargo, a "%" no título foi um erro de digitação, né?

ON:

Pra jogadores, tem o DungeonScape, antigo projeto Morningstar. Basicamente, ele cumpre as antigas funções do Character Builder da 4e, e tem suporte para variadas plataformas (PC, tablets, smartphones, etc.)

Tem uma lista de magias com as informações básicas (nível, classe, escola) circulando por aí. Quando achar edito o post.

EDIT: Acho que esta lista do Morrus/Enworld oferece bastante coisa por ora.

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Dicas & Ideias / Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 22, 2014, 04:32:52 pm »
Fala,

Então, vocês têm algum tema tabu em RPG? Isto é, aquele assunto que não lhe desse a goela nem por decreto?

Veja, não estou falando de gosto simplesmente. Não gostar de monges num cenário de fantasia medieval europeia não é tabu (pelo menos como estou imaginando discutir nesse tópico). É aquele tema que lhe gera repulsa, asco ou incômodo suficiente para você parar e falar: "não, cara, não quero jogar algo assim".

Bom, da minha parte, acho que devido às experiências dos últimos tempos, um assunto/tema que não me desce é abuso infantil ou qualquer coisa relacionada a maus tratos a crianças. Sério, isso me deixa mal. Pode vir o Book of Vile Darkness inteiro na mesa, mas isso é difícil de eu tolerar. Tanto que quase parei de assistir True Detective por conta disso. Num jogo de RPG então, nem pensar.

E você, qual seu tema tabu em RPG?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Setembro 22, 2014, 04:22:03 pm »
Pra quem tava especulando sobre o como funciona o jogo nos níveis finais, o Mike Shea, do Sly Flourish publicou um video do grupo dele enfrentando o Tarrasque.

http://youtu.be/8951Wqi7iJ0

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Sistemas & Cenários / Re: Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Setembro 22, 2014, 07:46:10 am »
No máximo eles teriam desvantagem no primeiro teste, depois que os pilares saíssem da linha de visão já não afetaria mais. Mesmo assim, é anticlimático um grupo conseguir ficar sem ação por todo mundo falhar saves tantas rodadas seguidas. Manda benzer esses dados aí!  :bwaha:

Era um mestre americano, cara. Você joga pelas regras. Não importa quão bizarras elas sejam.

(Só pra ilustrar uma outra situação dessas: após uma breve introdução/explicação sobre DnD,  a iniciante que jogou com um dos ladinos, ficou empolgada e perguntou se o personagem dela poderia ser um elfo ao invés de humano, como constava na ficha. A resposta do mestre: "lógico, mas não agora".

Pô, era um one-shot, com pessoas que vc provavelmente nunca mais verá na vida. Custava fazer um reskin e dizer que o personagem era um elfo? A cara de frustração da jogadora foi decepcionante.

Mas pelo receio de alterar as regras, tendo que reconstruir a ficha, o cara vetou. Tá certo que tinha o "peso" de ser uma aventura válida pelo Adventurers League, mas duvido que aquela garota vá participar de novo de uma mesa dessas com esse personagem.)

PS: Elfo, cê vai adorar as imagens reaproveitadas do MM no Starter Set (ou o contrário, se vc seguir a ordem de publicação).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Setembro 21, 2014, 07:12:36 pm »
Mas o combate levou quantos turnos sem ninguém passar num teste? Porque o teste repete a cada rodada e depois de um sucesso fica imune por 24h.

Se me lembro bem, esse combate durou umas cinco rodadas. Depois da terceira, um de cada vez, o restante do grupo já estava frightened, menos meu clérigo anão (fui bem sucedido já na primeira rodada). E eles falharam em todos os saves seguintes (agora não lembro se o DM aplicou o efeito do frightened nas rolagens de ST, acredito que sim).

Bem a verdade, poderia ter ficado fora do alcance da criatura e ficar lançando Sacred Flame (ou Inflct Wounds) de longe (afinal o cantrip tem 60 ft. de range). Mas além de ser maçante, também era anticlímax (pelo personagem e pelo plot, já que tinha alguém a ser resgatado lá e tals).

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Setembro 21, 2014, 06:00:02 pm »
Bom, eu joguei uma aventura do DnD Expeditions (Defiance in Phlan) essa semana. Éramos dois jogadores experientes e duas iniciantes mais o Mestre. À exceção de um Ladino (que já participara de outras sessões do Adventurers League), os outros eram personagens prontos de nível 1. O grupo ficou composto assim: clérigo anão (eu), ladino humano A, ladino humano B, guerreiro humano.

Posso dizer que foi divertido. Principalmente pra mim, conjurador. Divido a experiência em dois pontos: combate e não-combate. Pra não dar spoilers da aventura, serei bem genérico.

i) Não-combate (ou o que é chamado de Interação e Exploração) nas regras.
Salvo por um momento em que precisamos ser furtivos (nem magias colaborariam, ainda, com um -1 em Stealth com Desvantagem pela chainmail), não tive limitações em nada. Thaumaturgy, por exemplo, é suficientemente ampla para permitir truques interessantes, como desorientar alguém numa perseguição criando sons alhures. Mesmo na hora que em que o grupo se vê impedido de avançar pela escuridão cegante, é só conjurar Light e vamos embora. E bom, são duas Cantrips, ou seja, podem ser conjuradas à vontade.

ii) Combate.
Combate foi rápido, a despeito das duas jogadoras iniciantes. Também, ladino e guerreiro de nível 1, não tem muito o que fazer além de atacar. Mesmo o outro ladino (A), que era de nível 3, não fazia muita coisa além disso.

Pra agilizar, resolvi ir com as duas magias de domínio preparadas: Bless e Cure Wounds. E também as duas casavam com o tema do personagem (um ex-soldado desiludido com as guerras [toca War Pigs ao fundo] e que encontrou em Torm uma causa justa para lutar). Mas confesso que se tivesse tempo, daria uma olhada mais cuidadosa na lista. Tem magias boas por lá.

Mas, no fim, foi o clérigo anão que resolveu direta ou indiretamente TODOS os combates. E não digo isso de maneira orgulhosa, frise-se bem. No primeiro, uma emboscada numa estrada, pela desvantagem numérica e pelo DPR do grupo não estar lá essas coisas, resolvi usar Thaumaturgy para amedrontar os goblins e os forçarem a fugir. Proficiência em Charisma + Intimidar (perícia)+ Vantagem resolveram a parada.

No combate seguinte, enquanto os outros membros se esforçavam para acertar os ataques, queimava a galera com Sacred Flame -- Save de Destreza CD 13. No mais, Thaumaturgy de novo ajudou ao enfraquecer a luz das tochas, tornando mais fácil a furtividade dos ladinos.

E lembra que falei do teste de Stealth? Então, nem contei com ele. Como sabia que iria falhar, fiz-me de alvo enquanto os outros personagens trabalhavam no plano (que era se esconder para emboscar). No fim, com uma CA 18 nem fui acertado.

E só pra relatar o último combate, contra uma criatura estranha à la Cthulhu (depois o DM disse que era um Grick). A sala tinha um efeito que fazia com que os personagens rolassem um teste de resistência de Sabedoria (CD 13) para não ficarem amedrontados (frightened). Ou seja, ou passavam ou não entravam nela e tinham Desvantagem em qualquer teste de habilidade ou ataque. E o que aconteceu? Isso mesmo que vocês imaginam: ninguém passou, exceto o clérigo anão. Então olha lá ele peitando o Grick sozinho enquanto os outros personagens corriam de medo -- literalmente. Mesmo na hora em que, vendo que o restante do grupo estava amedrontado, resolvi lançar Bless, o mestre disse para eu desencanar que o monstro já estava na bita. Então, taca-le Sacred Flame.

No fim, foi isso. Eu sei que a experiência é bem subjetiva, dependendo de fatores como composição do grupo, conhecimento das regras, habilidade do DM etc. Mas se for pra falar algo do novo DnD é: não saia de casa sem seu amigo clérigo.

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Apresentação / Re: me auto apresentando-me a mim mesmo
« Online: Setembro 16, 2014, 09:11:29 am »
Bem vindo, whitewizard-gandalf

Corroboro tudo o que o elfo disse, exceto essa parte (grifo meu)

Ser um DM não é ser nem um Árbitro Onisciente de Regras nem um Narrador de Histórias - é só ser o idiota no canto da mesa que tem que cuidar de todos outros personagens e locais que o jogo se passa.  :

Pô, cara, cadê o romance e a magia de mestrar? O MJ moleque, com "alegria nas pernas"?

PS: E não me chame de idiota :P

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Vídeo Game / Re: [Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Setembro 13, 2014, 04:17:06 am »
Valeu, Assumar!

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Setembro 12, 2014, 04:46:52 pm »
Elder Scrolls V, com 75% de desconto na STEAM.  :)

Por curiosidade, qual o valor em R$ do jogo com desconto?

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Setembro 01, 2014, 09:52:00 am »
Me ocorreu essa possibilidade: será que as regras suportariam coisas como "intra-multiclasse"? Por exemplo, um Guerreiro nível 10 que é Battle Master 5/ Eldritch Knight 5? Pensei nisso porque cada classe tem árvores de habilidade autoexcludentes, e eu gostaria de jogar com algo mais modular, como no SW Saga Edition.

Reparem que eu não digo que seria vantajoso, apenas levanto a possibilidade. Mas será que o sistema quebraria muito e/ou fácil? Porque as subclasses fazem um papel misto entre classes de prestígio e níveis substitutos da edição 3.5, mas são menos flexíveis que a encarnação anterior.

Você diz algo como transformar as habilidades de (sub)classe em talents e deixar a escolha livre? Sinceramente, não vejo o porquê. Primeiro por conta do que você já disse: as habilidades não casam tão bem uma com as outras (de maneira geral, mas casos específicos com certeza existem). Segundo porque teria que se repensar como funcionaria o sistema de multiclasse. E terceiro porque a classe em si já lhe oferece um pacote de habilidades, independente da subclasse escolhida. Ou seja, não é um Ftr 10 (BM 5/EK 5), é Ftr (BM) 10 ou Ftr (EK) 10.

Mas se você pensar nessa questão modular à semelhança dos feats Magic Initiate ou Martial Adept, pode funcionar.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Agosto 28, 2014, 04:55:51 pm »
Ilustrações hediondas, em relação a arte do livro Numenera, 13th Age, Pathfinder e D&D 4° estão muito superiores ao D&D 5°.

Gosto não se discute, mas cê achou a arte do core do 13th Age melhor que a da 5e? Tá certo que tem os halflings "FormiguinhaZ", mas pô, as ilustrações do 13A são do nível "ok" pra baixo (com poucas exceções), imho.

Mas Numenera é foda mesmo.

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Eu tentei falar um pouco do livro, mas falhei miseravelmente. Outras prioridades, calhamaço de 400+ páginas, etc. Sacomé.

Mas é uma boa revisitar. Principalmente agora que lançaram o Age of Rebellion. Mas ainda não tem jedis propriamente ditos. Esses só no Force and Destiny (cujo beta já tá rolando e a previsão de lançamento é no verão de 2015).

Ah, também li em algum lugar (não lembro onde, talvez aqui mesmo, mas não sei dizer ao certo) que iriam lançar o EotE no Brasil. Mas não vi mais nada sobre isso.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Sistemas alternativos de magias
« Online: Agosto 20, 2014, 07:10:47 pm »
Hoho, então além de um antro de usurpadores carinhosos e odiadores de Tormenta, a Spell macaca velha também está ganhando a alcunha de grognards que não suportam conjuradores e seus baldes de truques pra toda hora? Wow!

Mas só pra contextualizar: não acho que o ranço é contra os conjuradores, mas pela ideia geral de caras (ou da fã base que os sustentam) que desenvolvem o DnD têm de como funcionam as coisas num jogo desses, resumindo basicamente em Magia > tudo. Bom, pelo menos da minha parte. Não estou falando pela Spell inteira aqui.

E antes que eu me esqueça, as boas maneiras: bem-vindo!

Sobre seu post: pra DnD 3.X tem uma variante interessante do sistema de magias que saiu no Unearthed Arcana (e que você pode conferir aqui). E o sistema de poderes psiônicos do Expanded Psionics Handbook (XPH) também pode ser uma boa referência.

E uns tempos atrás, abri um tópico perguntando sobre sistemas de magia em RPGs por aí. Tem umas referências boas por lá. Dá uma olhada, se quiser.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Online: Agosto 19, 2014, 06:34:14 pm »
Alguma que possa inutilizar um dragão (ou decidir o combate sozinha) no primeiro turno?

Otto's Irresistible Dance (Encantamento de sexto nível). Ela até permite um ST, mas só no turno da criatura afetada. Ou seja, dance primeiro, resista depois. E digamos que com um modificador de iniciativa +0 (Dex), o dragão vermelho ancião tem muito menos chances de agir antes que um conjurador bem feito. E até onde vi, dragões não são imunes a encantamentos.

Mas pra falar a verdade, o que eu mais gosto dos Monster Manuals desse estilo de jogo 3.X/5E é ver o quão ridiculamente forte Shapechange pode ser. "Hey, eu sou um Bardo/Mago/Feiticeiro que não prioriza o confronto direto como estratégia de combate. Mas deixa eu virar um Dragão Vermelho Adulto aqui que isso já se resolve".

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Tyranny of Dragons
« Online: Agosto 17, 2014, 03:27:01 am »
Obs.: ~Ouvi dizer~ que todas as aventuras de D&D Encounters/Expeditions que seriam lançadas semanalmente no próximo mês já vazaram na Internet...

Vazou a do DDEN, Hoard of the Dragon Queen, que é aquela desenvolvida pelos caras da Kobold Press e tals. As do DDEX ainda não, elas só estariam (e não sei se estarão mais dado a quebra do atual formato) disponíveis para download a partir de amanhã.

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