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Posts - kimble

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Inscrições e Guias / Re:Verificando interesse 13th Age
« Online: Junho 13, 2013, 08:52:32 pm »
Todo mundo que demonstrou interesse deve ter recebido uma MP. Vejam lá o que passei.

Vou reler o cenário básico do jogo pra me decidir se uso ele ou outra coisa. É bom o pessoal já ir pensando nos personagens.

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Inscrições e Guias / Re:Verificando interesse 13th Age
« Online: Junho 13, 2013, 01:57:42 pm »
Eu pensei em pbf pq:
1) Eu só poderia jogar online nas noites do final de semana;
2) Da última vez que tentei jogo online, o jogo ficou muito lento e a gente mal conseguia fazer duas ou três cenas por noite.

Imagino que pbf vai ser mais lento, mas não vai dar aquela sensação que a reunimos o grupo, perdemos uma madrugada e a história mal avançou. Eu posso responder com frequência num pbf e não depende de reunir todo mundo ao mesmo tempo.

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Vídeo Game / Re:Nova geração, gráficos, jogabilidade, etc
« Online: Junho 13, 2013, 12:46:56 pm »
Dúvida que eu tenho: não existe um limite de até onde os sentidos humanos podem interpretar um estímulo falso como algo próximo da realidade?

Quer dizer, por mais realista que algo seja, não existe um limite até onde continuar avançando a qualidade dos gráficos, som e etc. não se tornaria mais perceptível ou mesmo muito pouco perceptível? A mente não deixaria de perceber que aquilo é irreal, mas avanços em tornar a experiência mais real passariam a ter peso cada vez menor na experiência.

Estou perguntando isso porque estava jogando Metro Last Light e em alguns momentos a qualidade (ainda que não fosse suficientemente convincente pra que minha mente consciente achasse que aquilo era real) do visual do jogo me dava uma sensação muito parecida de estar andando mesmo nas ruínas de uma cidade (coisa que eu já fiz na vida real, aliás).

Fico imaginando se não existe algum limite onde o avanço tecnológico deixa de ser perceptível e passa a não influenciar a experiência de jogo.

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Vídeo Game / Re:XBox One
« Online: Junho 13, 2013, 12:30:14 pm »
É que a NSA não tem interesse em usar o Xbox Juan pra espionar as casas de quem mora nos países fora da lista.  :haha:

EDIT: Acham que é paranóia? O Juan não vai ter botão de liga/desliga. É obrigado a deixar o microfone sempre ligado, senão você não pode usar o videogame. Só liga por comando de voz.

https://twitter.com/XboxSupport2/status/345166492754657281

Se eu tentasse inventar isso como piada, não conseguiria. XD

Eu gostaria tanto que alguém conseguisse hackear essas câmeras. Ia ser engraçado ver a Microsoft tropeçando nas suas explicações enquanto tentava consertar o problema.

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Inscrições e Guias / Verificando interesse 13th Age
« Online: Junho 13, 2013, 11:11:06 am »
Eu estou com vontade de mestrar 13th Age, mas meu grupo de jogo já tem duas campanhas e não vou conseguir encaixar mais uma. Então pensei: ei, eu poderia mestrar online!

A idéia é 13th Age, jogo em PBF, quatro a cinco jogadores (se existir um número suficiente de pessoas interessadas). Começando do 1º nível, uma aventura por enquanto pra testar. Depois a gente vê se continua.

Estou pensando ainda se vou usar o cenário do livro, converter algo do D&D ou fazer meu próprio.

Por enquanto estou querendo checar o interesse, pra não perder meu tempo desenvolvendo alguma coisa e depois não ter gente suficiente interessada.

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Vídeo Game / Re:XBox One
« Online: Junho 13, 2013, 10:54:31 am »
Imagino que não, também. Mas é que é bem provável que eu viaje de novo ano que vem, então já aproveito e compro lá.
http://www.tecmundo.com.br/ps4/40775-sony-quer-lancar-o-playstation-4-no-brasil-por-menos-de-r-1-000.htm

Queria acreditar nisso mas... Brasil. Os políticos e afiliados vivem de impostos e desvios de fundos. Acho bem difícil de acreditar que a Sony trazer o PS4 a este preço.

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Vídeo Game / Re:XBox One
« Online: Junho 12, 2013, 08:11:57 am »
Imagino que não, também. Mas é que é bem provável que eu viaje de novo ano que vem, então já aproveito e compro lá.

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Vídeo Game / Re:XBox One
« Online: Junho 11, 2013, 11:45:31 pm »
Só digo que já estou me programando pra comprar um PS4 quando sair de férias ano que vem. Vai ser bom porque é o meio do ano, já vão ter saído alguns jogos e mais gente conhecida vai ter. Só fico na dúvida se vai caber na mochila.

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Sistemas & Cenários / Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Online: Junho 10, 2013, 04:12:44 pm »
Mas supondo que a ciência 'verdadeira' da época era defendida pela Tecnocracia e os conceitos científicos que os alemães já defendiam eram fringe science, apoiar os alemães não era apoiar teorias científicas contrárias ao que a Tecnocracia defendia até então?

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Sistemas & Cenários / Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Online: Junho 10, 2013, 03:08:39 pm »
Mas mas... Harry Potter!

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Sistemas & Cenários / Re:[WIR] Mage: The Ascension 2ed
« Online: Junho 10, 2013, 02:15:13 pm »
[CONTINUANDO]
Mais um conto, dessa vez com a garota dos capítulos anteriores entrando num daqueles desafios para avançar no auto-conhecimento. Ela se sacrifica para salvar uma garotinha e isso faz ela ser bem sucedida nessa busca. Meh, o texto não está mal escrito mas a descrição também não impressiona.

O capítulo fala mais sobre a história dos Magos e a Ascension War. Sempre existiram disputas entre aqueles que usavam a magia e a muito tempo eles sabiam que a realidade era influenciada pela crença das pessoas. Ao longo da história essas disputas foram piorando.
E então a Ordem da Razão resolveu tentar forçar uma crença única e começou a se espalhar para infiltrar governos e tentar influenciar o destino do mundo. Achei interessante que entre as explicações de como faziam isso, existe uma citação ao oriente:

Citar
In the Far East, emperors and shogun sponsored the high philosophers and artificers who granted them power over their foes and subjects.

Deu até vontade de jogar um Dynasty Warriors: the Ascension.

É engraçado que o autor começa a usar um tom mais pomposo, com palavras como reverberar ou mortificar. E termos como mysticK. O problema é que o vocabulário dele não parece muito vasto, logo ele começa a ter que usar as mesmas palavras várias vezes.

Segue uma explicação como os magos das diversas tradições se reuniram para formar o Conselho das Nove Tradições MístiKas (o K é intencional). Mas eles não tinham a coesão necessária e logo o Conselho perdeu membros e permitiu que a Ordem da Razão se fortalecesse.

Então a Era da Razão começou e a Tecnocracia estava na dianteira, até que ela também perdeu tradições.

Aqui eu notei um erro matemático. Era dito que o Conselho das Nove tinha originalmente nove (óbvio) tradições e perdeu duas, uma tendo abandonado e a outra deixou de existir. Então ela tinha sete tradições. Então os Sons of Ether abandonaram a Tecnocracia e foram para o Conselho das Nove (que são sete). O Conselho deveria ter passado a ter oito tradições, mas o livro logo em seguida diz que OUTRA tradição abandonou o Conselho (os Ahl-i-Batin) e o Conselhou VOLTOU a ter oito tradições. Mas eles já não tinham oito tradições?!? Não deveriam ter passado pra 7?!?

Ele explica então sobre as duas grandes guerras. Pela explicação, a Segunda Guerra Mundial seria um ótimo período de jogo. A Tecnocracia e o Conselho se dividiram entre quem eles deveriam apoiar.

A maior parte da Tecnocracia apoiou o Eixo, por acreditarem na ideia de um governo mundial. Só que... isso não faz muito sentido? Quer dizer, se eles queriam apoiar alguma força com capacidade de criar um governo mundial, com certeza eles poderiam escolher um grupo que não defendesse teorias científicas incorretas ou colocasse valor no sobrenatural (Sociedade Thule).

Compreensível então que essa decisão tenha gerado tantas brigas na Tecnocracia. Uma das consequências tendo sido os Virtual Adepts terem migrado para as Nove Tradições.

Mais historinhas, dessa vez voltando ao início das Tradições. Um bando de magos resolveu se reunir e discutir sobre mágiKa, para tentar chegar num acordo e formar uma organização que ajudasse os místiKos do mundo. Quando eles finalmente chegaram a um acordo nos detalhes, formaram um grupo de magos aprendizes e mandaram eles viajarem pelo mundo, para espalhar a notícia da criação das Nove Tradições.

Obviamente, não deu certo. Não é como se fosse difícil de adivinhar que soltar por aí 9 pessoas que ainda estão aprendendo a usar poderes que alteram realidade iria gerar problemas futuros. Um dos aprendizes e sua Tradição traíram os Nove. A Tradição traidora abandonou o conselho. Nenhuma citação a aquela tradição que teria simplesmente se desfeito e que eles citaram anteriormente.

Passou mais algum tempo, os Virtual Adepts e Sons of Ether pediram para entrar e os Ahl-i-Batin pediram pra sair. Dessa vez a matemática bate. Isso me faz notar que (a) eles descreveram duas vezes a mesma coisa num único capítulo (a criação das Nove Tradições) e (b) a primeira descrição deve ter saído com um erro por falta de revisão e essa segunda deve ser a oficial.

E surgiu uma nova Tradição desde então, os Hollow Ones. Ou "Rejeitadinhos". A WW adorava criar uma 'classe' em cada um de seus jogos que envolviam seres que não se relacionavam a nenhuma das outras 'classes' e ainda assim podiam ser usados como pjs. A explicação do porque eles não são aceitos entre as Nove Tradições é meio vaga: 10 não é um número tão bom quanto 9. Exceto que 10 representa unidade e reinício.

E começa uma breve explicação sobre as Tradições, já que elas são melhor detalhadas mais pra frente. Akashic Brotherhood é formado por pessoas que tentam aperfeiçoar o corpo e a mente, Celestial Chorus são os que acreditam em poderes divinos, Cult of Ecstasy são os malucos por experiências sensoriais, Dreamspeakers são os naturebas e que falam com espíritos, Euthanatos são os que destroem as coisas que precisam ser terminadas, Order of Hermes são os magos tradicionais, Sons of Ether são os cientistas malucos, Verbena são naturebas 2 e meio druidas, Virtual Adepts são os hackers.

Na parte dos Virtual Adepts tem uma brincadeira:

Citar
Virtual Adepts, it is said, were responsible for a practical joke which sidetracked the FBI toward an anonymous roleplaying publisher inTexas, instead of their own subversive front company.

Piadinha com Gurps Cyberpunk?

Mais explicações sobre os Ahl-i-Batim (desaparecidos), Solificati (debandados) e Hollow Ones. Na descrição dos Hollows eles só não usam a palavra emo porque era um termo que provavelmente não existia na época ainda.

Explicações sobre a organização das Tradições. Coisas importantes são julgadas em Tribunais. É interessante que uma das leis é 'Pague o seu tutor'. E então é explicado que não pagar a mensalidade num dos Colégios pode levar a suspensão de aulas. Ficar pulando de colégio em colégio, para evitar pagar, é crime.

E se passa a explicação do Certame, o duelo mágico para decidir disputas menores. Cada um cria uma arma e um escudo mágico com suas esferas e atacam a quintessência um do outro, que estão presas num reservatório mágico. Eu preferia algo com mais relâmpagos.

E então explicações sobre Oráculos. É tudo bem vago e contraditório, mas aparentemente são magos poderosos que se tornaram mestres de suas esferas e foram viver fora da realidade, servindo outros Oráculos.

Vou parar aqui por hoje. A próxima parte trata de Tecnocratas e outros inimigos.

Até agora a leitura está boa. Em alguns pontos o jogo me parece bem mais aventuresco e fantástico do que eu imaginava. Não consigo deixar de pensar na Liga dos Cavalheiros Extraordinários em algumas descrições.

[CONTINUA]

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Sistemas & Cenários / L&L 10/06 ou "Nada se cria, tudo se copia"
« Online: Junho 10, 2013, 11:04:22 am »
Novo L&L, dessa vez tentando vender a idéia de sistemas de atividades para serem realizadas entre aventuras. Coisas como reunir exércitos ou treinar suas habilidades. Aqui pra quem quiser ler.

A idéia pode ser bem aplicada, blablablá e blablablá. Como sempre depende da execução. Como sempre eles ficam só na promessa e não mostram nada sobre como isso vai ser feito.

Esse tipo de sistema funciona bem quando a coisa é mantida num nível leve de regras e que permite tratar as coisas sem cair muito em detalhes. Como em The One Ring. Mal trabalhado, vira algo como Pendragon: role a tabela 22-B para ver se sua amante engravidou.

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Sistemas & Cenários / Re:Dungeon World
« Online: Junho 10, 2013, 10:55:48 am »
Esse mês não dá porque Exalted já comeu a maior parte da minha cota pra RPGs no mês, mas no próximo eu pego. Gostei muito do DW e vai ser bom ter ele impresso em português.

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Na verdade baia de personagens e equipes de pcs trabalhando em conjunto era algo que acontecia nas primeiras edições. Sem contar contratar vários npcs para servirem de cobaia, que serviam só para morrer nas armadilhas e testar coisas perigosas.

Mas ei, é o pessoal dessa época que eles querem de volta, né? Claro, se for esse modelo de jogo que eles querem deveriam pelo menos ser honestos e avisar os novos jogadores.

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Sistemas & Cenários / Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"
« Online: Junho 08, 2013, 12:33:27 pm »
E saiu um novo pacote de playtest, aqui.

Ladinos continuam precisando de um fluxograma pra usar seu sneak attack de forma eficiente. E de feat para bater carteiras. Monks continuam limitados no que podem contribuir pro grupo e no uso de suas habilidades.

O que me chamou a atenção foi a mudança no tempo de recuperação das habilidades. A maioria das habilidades de combate que usam "cargas" (os dados do guerreiro, a fúria do bárbaro, etc.) e não são magias, exigem um descanso curto para recuperar seus usos ou para poder usar a habilidade normalmente.

Descanso curto eram 10 minutos, fazendo com que fosse difícil usar algumas dessas habilidades repetidamente em combate, mas você ainda conseguia usar delas na maioria dos combates do dia.

Aparentemente, combatentes usando as habilidades várias vezes ao dia em combates diferentes era demais pros designers da WotC. Eles resolveram mudar a duração do descanso curto para UMA HORA. Se os personagens não puderem parar UMA HORA para descansar entre combates, eles não recuperam esses recursos.

Isso tem um grande impacto se o grupo vai enfrentar vários combates num curto espaço de tempo ou está num lugar onde parar muito tempo seria perigoso. Como, sei lá, uma Dungeon.

Sabe, aquele tipo de lugar onde é esperado que os personagens passem boa parte do tempo.

Então nem só o jogo vai passar a limitar a recuperação de pvs, o que afeta mais os não usuários de magia, como vai limitar bastante a capacidade deles recuperarem suas habilidades.

Palmas pra WotC, essa bobagem nem eu esperava.

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