Gun_Hazard, o Agnelo está certíssimo, e sua queixa não faz o menor sentido.
Se o grupo não conversa sobre o tipo de aventura que quer ter e que tipos de personagem protagonizarão a aventura, a culpa é do grupo, e não do sistema.
Se teu grupo não é assim, a culpa não é nem minha, nem do Agnelo, nem do sistema.
Então truta.
A questão não é "se o grupo não conversa" a questão é "o personagem é meu porra, eu vou fazer ele do jeito que eu bem entender" (inclusive para fazer uma bosta flutuante que irá atrapalhar o jogo do restante do grupo).
Conversar explicar como será a aventura que o foco é mais isso do que aquilo e blá blá blá é feito.
Mas se o sistema te PERMITE fazer merda é invariável que a merda será feita.
Se você explica que o foco da aventura de M&M por exemplo é algo mais pé no chão que o clima da aventura é mais para Wacthmen coisa e tal... sempre tem um jogador que vai dizer "Beleza, vou jogar com o Flash", "Ah mas não pode comprar voo? Porque essa merda tá aqui no livro então se eu não posso comprar ela?".
Como Disse se no mundinho (ou grupo) de vocês (seu e do Agnelo) é tudo maravilhoso e os jogadores são compreensivos e quando todos entram num acordo rola tudo bunitinho como combinado. Cara! Parabéns! Eu sinto inveja de vocês... mas quando se propôs uma discussão sobre um modelo misto de evolução por nível + compra de pontos eu estou salientando que este tipo de problema que acontece comigo tem de ser levado em consideração.
Se o argumento de vocês é "mas no mundo utópico de compra por pontos tudo é perfeito!" prá que discutir a necessidade de um modelo misto? Saiam da discussão então!
Novamente quando se propôs por exemplo as classes do D&D 3.X os desenvolvedores tentaram prever que as classes tem cada uma um foco e que é esperado que uma aventura tenha pelo menos um ponto de cada foco. Por exemplo a habilidade de evasão de armadilhas do ladino prevê que o mestre colocará armadilhas nas suas aventuras, toda vez que ele não faz o personagem Ladino tem uma habilidade "morta" em sua ficha.
Mas o inverso se deixa em aberto o jogador escolher "Evasão de armadilhas" ou "+1 em arremessar tortas na cara do Bufão da corte amarela" e ele escolhe a segunda o grupo é prejudicado toda vez que tem de enfrentar uma armadilha pois o ladino que deveria ser o cara para fazer isso com frequência escolheu uma habilidade idiota que só causa diversão nele mesmo em uma situação quase inexistente (A menos que seja uma aventura de pura comédia).