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Posts - Gun_Hazard

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Sistemas & Cenários / Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Online: Abril 16, 2012, 11:53:21 am »
Opinião minha:
Regras servem para emular/simular uma situação especifica e fornecer uma base JUSTA para o jogo.

Tem Regras melhores e piores para diversos tipos de ambientações, na minha concepção se um grupo precisa de mais de duas folhas em Arial 12 de house rules já é sinal de que pode haver um outro conjunto de regras mais adequado para o jogo que este grupo está querendo.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Online: Abril 14, 2012, 11:19:32 am »
Bom eu conseguia jogar a 4ª edição mesmo sem grids sem dificuldade. Outros jogadores meus se perdiam mesmo na época do AD&D e 3.x se não tivesse um rascunho que fosse em papel ou posicionamento de miniaturas em mesa.

Particularmente eu ainda prefiro rascunho de papel que Grids e miniaturas...

Mas do jeito que ficar o sistema eu me adapto.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Complexidade x Simplicidade
« Online: Abril 14, 2012, 11:15:41 am »
Minha opinião é meio estranha...

Eu gosto de complexidade e do lance de você recompensar o jogador que usar ela de forma criativa.

Por exemplo (na 3.5) não gosto de Magos, prefiro guerreiros (quer mais simples que isso?) . Mas adorei os Psiônicos pois a complexidade não está só na seleção de poderes, mas no escalonamento possível e somado com os talentos meta-psiônicos. Novamente mesmo um poder de 1º Circulo pode ser quase tão efetivo quanto um de 3º, pois você pode escalonar fácil suas CDs e demais variáveis. Favorecendo quem faz uso criativos dos poderes psiônicos.

Mas esse lance tem de ser de baixo prá cima.

Por exemplo fazer uma classe aparentemente fraca ficar boa com uso do conhecimento do sistema. NUNCA fazer uma classe boa ficar SUPERIOR as demais.

OUTRO exemplo: Novamente, meu grupo, os jogadores não são muito conhecedores das brechas e manhas do D&D então lá eu consigo montar um monge por exemplo que é uma classe bosta ficar quase tão interessante quanto os personagens dos outros jogadores.

Eu acho legal ter classe com níveis de complexidade diferentes, pois podem agradar os jogadores que querem um personagem simples de descompromissado e os que querem o desafio de tentar algo mais elaborado.

O problema é fazer isso sem quebrar o jogo inteiro favorecendo SÓ quem conhece o sistema.

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Sistemas & Cenários / Re:Classes, para quê?
« Online: Abril 13, 2012, 10:41:42 am »
A Versão "pirata" que tem na net é em português e inclusive colorida, coisa que o meu original não foi para ficar mais barato.
Admita, 40 pila por um livro traduzido, feito pela mesma empresa que defende que "RPG é caro, por isso fizemos TRPG a 80 conto" é algo bom.

O que mata são as discrepâncias de tradução em alguns locais, como Feat virar Feito e não Talento, como no resto da linha d20 nacional. Incluindo TRPG.

E não se esqueça do Dragon Age RPG a 60 Reais que são no formato box com dois livros o mapa e os dados.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 12, 2012, 11:54:57 pm »
Uma das primeiras HQs do Conan que li ele luta com um monstro e sai da luta todo deformado das pancadas

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Sistemas & Cenários / Re:Classes, para quê?
« Online: Abril 12, 2012, 11:36:57 pm »
A Versão "pirata" que tem na net é em português e inclusive colorida, coisa que o meu original não foi para ficar mais barato.

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Sistemas & Cenários / Re:Classes, para quê?
« Online: Abril 12, 2012, 11:06:15 pm »
A parte engraçada é que eu gosto de classes mas não gosto de níveis.

Eu gosto de progressão dos personagens, mas não gosto que ela seja muito linear e muito exponencial. O fato de sistemas com pontos permitirem (e geralmente até incentivarem) crescimento mais lateral me agrada. E o fato de ser mais gradual também, sem os longos períodos de estagnação seguidos por aumento repentino no poder que decorrem do "ganho de nível".

Minha preferência bate 100% com a sua.

Batendo na mesma Tecla o L5R é muito feliz nisso

---

Sobre o GURPS os Patos acontecem, mas dá ainda para ser BOM em dua áreas , três só com muita matemática e conhecimento de brechas do sistema

M&M dá para estragar a aventura fácil. Mas só se os demais jogadores não conhecerem o processo de criação.

Como ficou meio óbvio pela minha tentativa fracassada de explicar porque COMO MESTRE e NO MEU GRUPO, sistemas livres não funcionam, sempre que narro GURPS eu faço fichas pontas ou FAÇO a ficha com o jogador. Com M&M eu já deixo os pacotes de poderes prontos e calculados para os jogadores escolherem os que forem de acordo com a intenção deles.

Sentir a necessidade de níveis é relativo, pois no M&M eles não existem, mas o NP dá certinho uma noção de "até onde vai a capacidade dos personagens", a medida de "pontos gastos" como é o caso do Gurps deveria ser mais ou menos igual, mas como temos focos e focos e não há um "Teto" de habilidade ela efetivamente não representa quase nada.

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Sistemas & Cenários / Re:Classes, para quê?
« Online: Abril 12, 2012, 01:04:09 pm »
VA, vai pastar...

Eu tava tentando mostrar um problema recorrente em sistemas de pontos, em momento algum eu disse "Não dá" ou "O sistema não deixa".

Só que Ser aberto pode ser tão ruim quando ser fechado.

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Off-Topic / Re:[Android] Dicas de Apps
« Online: Abril 12, 2012, 01:01:19 pm »
Quem é que vai gerar uma masmorra no celular?

o/

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Sistemas & Cenários / Re:Classes, para quê?
« Online: Abril 12, 2012, 12:23:28 pm »
Tenho que concordar meu argumento foi fraco mesmo.

Mas então em vez de discutir a respeito dele, podemos ver se tem alguma solução meio termo boa.

uma que vi funcionar, mas acho muito "Fora dos eixos" quando comparadas a jogos comuns foi do L5R...

Na verdade ele faz quase como o M&M faz com o PL, mas só algumas das habilidades contam para calcular o real poder do personagem.

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Off-Topic / Re:[Android] Dicas de Apps
« Online: Abril 12, 2012, 12:16:40 pm »
A vantagem dele pelo jeito é só de poder programar as jogadas?

Por Visual eu uso o "Dice Roller", "Best Dice Free" (Para GURPS já que o D20 só tem na versão paga), "Multi Dados HD".

Mas eu queria ferramentas para usar durante os jogos também, para o modelo D&D estou usando um "Combat Assistent" e o "Pathfinder NPC Gallery" que dão uma mãozinha,

Mas se tivesse um gerador de Masmorra eu ficaria muito feliz...

Ou Apps para outros jogos como M&M ou GURPS


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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Abril 12, 2012, 12:07:59 pm »
Na verdade a questão é essa mesmo achar que PV é igual a integridade física.

Logo quando se fala em Recuperar PVs todos que não entenderam isso acham que a artéria do cara que tava jorrando mais litros de sangue que de um Cavaleiro do Zodíaco vai se fechar sozinha e ele vai agir como se nunca tivesse se machucado.

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Sistemas & Cenários / Re:Classes, para quê?
« Online: Abril 12, 2012, 11:57:21 am »
Gun_Hazard, o Agnelo está certíssimo, e sua queixa não faz o menor sentido.

Se o grupo não conversa sobre o tipo de aventura que quer ter e que tipos de personagem protagonizarão a aventura, a culpa é do grupo, e não do sistema.

Se teu grupo não é assim, a culpa não é nem minha, nem do Agnelo, nem do sistema.

Então truta.

A questão não é "se o grupo não conversa" a questão é "o personagem é meu porra, eu vou fazer ele do jeito que eu bem entender" (inclusive para fazer uma bosta flutuante que irá atrapalhar o jogo do restante do grupo).

Conversar explicar como será a aventura que o foco é mais isso do que aquilo e blá blá blá é feito.

Mas se o sistema te PERMITE fazer merda é invariável que a merda será feita.

Se você explica que o foco da aventura de M&M por exemplo é algo mais pé no chão que o clima da aventura é mais para Wacthmen coisa e tal... sempre tem um jogador que vai dizer "Beleza, vou jogar com o Flash", "Ah mas não pode comprar voo? Porque essa merda tá aqui no livro então se eu não posso comprar ela?".

Como Disse se no mundinho (ou grupo) de vocês (seu e do Agnelo) é tudo maravilhoso e os jogadores são compreensivos e quando todos entram num acordo rola tudo bunitinho como combinado. Cara! Parabéns! Eu sinto inveja de vocês... mas quando se propôs uma discussão sobre um modelo misto de evolução por nível + compra de pontos eu estou salientando que este tipo de problema que acontece comigo tem de ser levado em consideração.

Se o argumento de vocês é "mas no mundo utópico de compra por pontos tudo é perfeito!" prá que discutir a necessidade de um modelo misto? Saiam da discussão então!

Novamente quando se propôs por exemplo as classes do D&D 3.X os desenvolvedores tentaram prever que as classes tem cada uma um foco e que é esperado que uma aventura tenha pelo menos um ponto de cada foco. Por exemplo a habilidade de evasão de armadilhas do ladino prevê que o mestre colocará armadilhas nas suas aventuras, toda vez que ele não faz o personagem Ladino tem uma habilidade "morta" em sua ficha.

Mas o inverso se deixa em aberto o jogador escolher "Evasão de armadilhas" ou "+1 em arremessar tortas na cara do Bufão da corte amarela" e ele escolhe a segunda o grupo é prejudicado toda vez que tem de enfrentar uma armadilha pois o ladino que deveria ser o cara para fazer isso com frequência escolheu uma habilidade idiota que só causa diversão nele mesmo em uma situação quase inexistente (A menos que seja uma aventura de pura comédia).

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Sistemas & Cenários / Re:Classes, para quê?
« Online: Abril 12, 2012, 10:33:32 am »
Tchê, qualquer sistema por compra de pontos parte do pré-suposto de que o mestre e os jogadores vão conversar durante a geração dos personagens.

Tá lá no livro é só ler.

Além do que, que tipo de campanha começa sem o mestre e os personagens conversarem sobre os personagens que irão protagonizar a história e sobre como eles se enquadram na campanha?

Agnelo você mora onde? Quer vir narrar uma aventura pro meu grupo para você mudar esse conceito de mundo perfeito?

Só falta você me dizer que Storyteller é um sistema e cenários para jogos de horror pessoal...

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