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Posts - Smaug

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Setembro 22, 2014, 09:09:23 am »
Por outro lado, você só vai saber quão bizarras são as regras e o quanto o sistema está funcional usando todas elas...

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Setembro 21, 2014, 02:05:59 pm »
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Posso estar errado - pois já despachei o PHB das outras edições pro sebo aqui perto de casa, mas o PHB da terceira edição e segunda edição eram mais ou menos assim: metade do livro eram magias. Olhando o PHB da primeira edição, noto uma proporção ainda maior: O livro tem 107 páginas e a lista de spells começa na página 40.
Eu sei que sempre foi desse jeito... com exceção da 4e... e o fato deles voltarem atrás em uma coisa que sempre deu problema em D&D é o que está me deixando incapaz de gostar dessa edição... pode ser que quando eu jogue ela eu veja que não é um algo tão monstruoso assim, que mesmo tendo pouco espaço os não-conjuradores brilham em pé de igualdade na mesa... mas duvido. Mas duvido, duvido muito mesmo. Mas é como o Evola falou ai em cima, é o que a maioria quer de D&D, conjuradores semiu-deuses e guerreiros mundanos... provavelmente continuarei na 4e, nem grupo eu tenho direito, e é uma edição que permite que meu guerreiro de espada e escudo divida os holofotes sem depender de malabarismo mental descritivo e boa vontade do mestre.

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Quanto à ascenção dos conjuradores: eu aconselho esperar pelo Dungeon Master Guide e seus eternos conselhos sobre como o grupo pode gerenciar o papel de cada classe dentro da aventura, independente da lógica das regras.
Teve uma época em que eu acreditava e tentava por em prática esses conselhos, mas era uma época mais inocente, onde eu achava que matar minions esqueletos com meu guerreiro de 15º nível era um forte contribuição pro grupo, enquanto o mago estava do outro lado segurando o verdadeiro combate sozinho...

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Alguém já conseguiu o Livro do Jogador
« Online: Setembro 21, 2014, 11:45:31 am »
Peguei o livro em mãos a uns dois dias... só folheei, então não dá pra fazer um julgamento muito justo. Quase 50% do livro é lista de magia e um capitulo inteiro falando de realizar magias. Isso ativou em mim um sentimento que eu tinha conseguido evitar na 4e, que era o preconceito inicial com algo, a partir dai vai se difícil aceitar D&D next. Não sei ainda, como a maioria, como o sistema vai se comportar em mesa, mas quando você tem metade de um livro dedicado exclusivamente a um grupo de classes, dificilmente vai sair algo equilibrado. É como dizer que jogar com parentes em uma mesa de  garou em W20 é equilibrado quando os primeiros tem menos de um capitulo dedicado a eles e o os segundos recebem o resto do livro. Visualmente o livro tá lindo! Agora é convencer o amigo que tem a mestrar pra ver como tá o jogo (e mais dificil, convencer ele a mestrar usando todas as regras e sem house rules pra ver realmente como está o jogo).

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Vídeo Game / Re:Trailer de Final Fantasy XV
« Online: Setembro 20, 2014, 03:13:09 pm »
Eu sou, admito.

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Vídeo Game / Re:Trailer de Final Fantasy XV
« Online: Setembro 19, 2014, 08:24:45 pm »

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Off-Topic / Re:O que você está lendo?
« Online: Setembro 16, 2014, 02:03:56 pm »
Terminei Devil's Pay, conto de Reinos de Ferro sobre o grupo mercenário Devil Dogs (Cães do Diabo na tradução da Jambô). Recomendo mesmo se você não conheça o cenário e principalmente se você gosta de histórias de grupos de soldados ao estilo Resgate do Soldado Ryan ou The Big Red One. Quem nunca leu Reinos de Ferro não vai ser bombardeado por termos exclusivos do cenário, e como todo conto da Privateer tem um mapinha dizendo onde a coisa toda se passa. Resumidamente: um grupo de mercenários, os Devil Dogs, são contratados por um misterioso personagem, chamado de Old One, para rastrear e capturar um gigante-de-ferro que não parece pertencer a facção alguma. Temendo estarem sendo enganados o enviados pra morte certa eles aceitam o contrato. Na narrativa somos colocados ao lado do recém contratado soldado Dawson, é ele quem vai abrindo as histórias de cada um dos integrantes dos Devil's Dog incluindo sua capitã Samantha MacHorne, enquanto aprende sobre a hierarquia do grupo que divide os homens (The Men) dos rapazes (The Boys), o circulo de confiança da capitã. A narrativa é clara, os diálogos são legais, embora o uso de estereótipos e clichês torne um pouco previsível e as cenas de ação são bem descritas, você não fica perdido sobre quem está fazendo o que. Enfim, recomendo mesmo se você não goste de Reinos de Ferro.

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Design & Desenvolvimento / Re:Metajogo e coerência
« Online: Agosto 16, 2014, 12:53:37 pm »
Isso ai que o Macnol falou... metajogo é usar elementos externos ao universo do jogo ou dar um salto nas regras para conseguir uma vantagem. Seria tipo eu, já tendo lido a aventura a Trilogia do Fogo das Bruxas, quando estiver jogando ela "resolver" invadir um certo tumulo memorial em Corvis porque eu sei que lá tem uma espada artefato poderosa. Alias, Community, no episódio que eles jogam AD&D, tem um dos melhores exemplos de metajogo, com Percy lendo o livro da aventura e usando isso para ferrar o grupo.
Também pode ser usado em termos de regras quando você marotamente leu o livro dos monstros inteiro e se prepara de antemão pra todos eles, inclusive aqueles que seu personagem não tem motivos para saber que existem. É aquela clássica discussão: todo mundo em um cenário de fantasia medieval sabe que Trolls não regeneram dano de ácido ou o mestre ainda tem que pedir testes de skills para isso?

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Design & Desenvolvimento / Re:Metajogo e coerência
« Online: Agosto 16, 2014, 11:07:21 am »
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Metajogo pra mim é explorar as falhas, deliberadas ou não, do sistema. Principalmente quando só basta recolorir pra "ficar igual". Tipo escolher um clérigo pra fazer papel de guerreiro, e descrever como proezas de luta as magias e superpoderes (com uma boa vontade do caramba).
Espera, como isso é uma falha do sistema? O sistema deveria te proibir de usar um clérigo como se fosse um guerreiro? Do tipo, ter um regra que diz: é proibido usar uma classe como se fosse outra classe. Ex: um psiônico jamais poderá ser um mago ou um clérigo jamais poderá ser um guerreiro.
Cara, e eu me achando xiita com as regras...

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Off-Topic / Re:O que você está lendo?
« Online: Agosto 11, 2014, 11:43:00 am »
Lendo Whitechapel Gods de S.M. Peters. A história se passa em uma Londres vitoriana onde duas criaturas conhecidas como Mama Engine e Grandfather Clock cercaram todo o distrito de Whitechapel tornando ele sua cidade/reino particular. Essas criaturas possuem um status divino para os habitantes dali e governam cada faceta da vida dentro de Whitechapel.  Junto a isso surgiu uma praga que aos poucos transforma orgãos e sangue das pessoas em engrenagens e óleo. Existe uma rebelião se formando, mas poucos detalhes foram dados sobre eles ainda. O estilo da narrativa é aquele onde o narrador descreve o ponto de vista de um personagem, então a cada capitulo ele pula de um personagem para outro. A leitura é bem pesada e tenho que consultar o dicionário com relativa frequência dado o número alto de termos em inglês britânico que não conheço.

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Apresentação / Re:Eu encontrei o site certo desta vez, certo?
« Online: Agosto 09, 2014, 11:57:39 am »
Bem-vindo, Nemo!

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Impressões Iniciais do Basic
« Online: Julho 29, 2014, 07:20:10 pm »
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Um amigo meu diz a mesma coisa. pra mim isso sempre soou como "eu não posso mais invadir o nicho dos outros, então não tem mais graça"
Bem por ai, não conheci nenhum jogador que tenha desgostado do equilíbrio da 4e que não gostasse de ser o faz-tudo que resolve todos os encontros sozinhos. É o mesmo cara que em lobisomem tenta ocupar todos os augurios...

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Serio que as pessoas demoram isso tudo pra perceber o desequilíbrio ? eu já percebia isso no quinto ,sexto nível
Esses níveis são sacanas. O desequilíbrio começa a pender pros conjuradores de forma sutil. Se o cara não tem um bom conhecimento da mecânica ou interesse de se aprofundar no jogo não vai perceber mesmo... mas é só ver que a partir do 5º nível que se pode pegar uma classe de prestigio... e nesse ponto todo guerreiro já tem algum nível de mago ou de outra classe que vai abrir uma classe de prestigio conjuradora pra ele...

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Off-Topic / Re:O que você está lendo?
« Online: Julho 29, 2014, 11:51:40 am »
No play books os marcadores não podem ser nomeados, então pra mim não tem muita utilidade. Quando coloco um marcador em um livro costumo anotar nele o porque  marquei aquela página. Dá pra fazer isso no kindle?

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Sistemas & Cenários / Re:Queimando Livros da 4e
« Online: Julho 28, 2014, 11:57:11 pm »
 :sobrancelha:







 :duh:

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Sistemas & Cenários / Re:Queimando Livros da 4e
« Online: Julho 28, 2014, 11:41:03 pm »
Ontem eu participei de um leilão por um edição deluxe de werewolf 20th, dei um lance de 151 dólares que, se não tivesse sido coberto no ultimo momento por outro lance (sério, faltando menos de 1 minuto) teria vencido e me feito gastar em torno de R$500 (valor do lance + frete) com um único livro de RPG. Passado o momento de adrenalina comecei a me questionar e me peguei pensando "sou muito idiota de gastar tudo isso com um único livro?", dormi com essa dúvida. Agora vejo que não, tem gente que consegue ser pior que eu, assim, muito pior. Eles estão, literalmente, queimando um investimento de um valor incrivelmente alto, digo pela quantidade de dinheiro que todos os livros dentro dessa caixa reunidos devem ter custado. Se eles tivessem colocado isso a leilão ou como usado na amazon por qualquer quantia tinha sido comprado, eles tinham recuperado parte (ou todo) o investimento e podiam torrar a grana com a 5e.

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Off-Topic / Re:Seriados e Mini-Séries - Recomendações
« Online: Julho 28, 2014, 05:40:05 pm »
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The Strain: Série de terror do Guillermo del Toro (baseado no livro que ele escreveu em parceria com outro maluco). Tô gostando, não quero dar sinopse pois achei legal ver sem saber de porra nenhuma.
Leiam os livros, é sério! A série tá adiantando um monte de coisa e inserindo umas coisas que estão dando uma quebrada no ritmo da história! Tipo
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