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Posts - kimble

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Off-Topic / Re:Ditadura militar no Brasil
« Online: Junho 18, 2013, 09:50:45 am »
Mano, eu usei um exemplo beeeem tosco... o salário subia proporcionalmente, mas deteeeeesto fazer conta.  :ops:

Quote meu:
Citação de: kimble
-Mas é só aumentar o salário mais rápido que a inflação! VICTOLY!

Exceto que isso não funciona. Os preços sempre acompanham o salário. Aumentar o salário só faz os preços aumentarem mais.

E:
Citação de: kimble
R.: Se você recebe aumento todo mês mas os preços sobem todo mês, você não tem dinheiro sobrando pra pagar essas dívidas. Mesmo que o governo tentasse subir o salário mais rápido que a inflação, isso só faria os preços acelerarem mais e alcançarem o salário. Então não, você não teria recursos para pagar dívidas inesperadas.

Sem contar que é impossível subir proporcionalmente o salário. Como os preços não subiam da mesma forma em todos os produtos e serviços, existia uma variação no custos de cada pessoa por mês. O máximo que dava pra fazer era tirar uma média, o que ainda assim tendia a criar um deficit nas contas de cada cidadão ao longo do tempo.

Então, de novo, não. Inflação alta não é compensada por aumentos contínuos de salário, porque eles só empurram a inflação ainda mais pra cima.

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Off-Topic / Re:Ditadura militar no Brasil
« Online: Junho 18, 2013, 09:22:57 am »
Kimble, acho que você NÃO entendeu. Minha família não precisava comprar no cartão (até porque naquela época tinha outros métodos... exemplo: meu pai era sócio da Coop, então podia comprar e pagar em 40 dias sem juros). A ideia era comprar em um mês e pagar no mês seguinte para aproveitar o aumento.
Exemplo: uma compra feita em janeiro fica em R$ 400,00 enquanto o salário era de R$ 2000,00. No mês seguinte, a mesma compra sai por R$ 500,00 e o salário subiu para R$ 2100,00. Como a compra a ser paga é de R$ 400,00, houve um ganho de R$ 100,00, entendeu? E assim sucessivamente. É até bizarro, mas isso explica porque na época tínhamos cédulas de "um milhão de cruzeiros".  :rolando:

Aula de finanças, vamos lá. Alguém com formação melhor nisso do que eu provavelmente poderia explicar melhor, mas vamos que eu estou com tempo hoje.

Usando os valores que você repassou. Vamos supor que 400 reais sejam teus gastos no mês com alimentação.

A inflação aumenta os preços em 100 reais esses cada mês. Sua alimentação passa a custar de 400 para 500 reais. Idem para casa, transporte, etc. Seu salário sobe para 2100. Você levanta os bracinhos e diz: "Yeah, ganhei 100 reais a mais porque comprei no cartão!"

Colocando isso no papel:
400 -> 500 = aumento de 25%
2000 -> 2100 = aumento de 5%

Se antes sua alimentação correspondia a 1/5 do teu salário, agora ela corresponde a 1/4. Enquanto você levanta os braços e comemora os 100 reais que ganhou de um mês para outro, seu salário acaba de reduzir o poder de compra dele. E aliás, teus 100 reais não valem os mesmos 100 reais do mês anterior.

-Mas é só aumentar o salário mais rápido que a inflação! VICTOLY!

Exceto que isso não funciona. Os preços sempre acompanham o salário. Aumentar o salário só faz os preços aumentarem mais.

Então inflação alta não pode ser compensada por aumento de salário. Mesmo igualar é muito difícil, porque as tentativas só tendem a aumentar a inflação. Por isso a maior parte da classe média vivia tentando se equilibrar, sempre próximo do limite. Quem não vivia essa situação NÃO era classe média.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Re:Criação de Personagens
« Online: Junho 18, 2013, 08:26:40 am »
A gente ainda está discutindo a organização do pbf. Mas tenta fazer a ficha logo, porque eu quero ver se a gente começa pelo menos a cena inicial no final de semana.

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Off-Topic / Re:Ditadura militar no Brasil
« Online: Junho 18, 2013, 08:21:48 am »
Unh, não. Não eram bons. Se tua família precisava continuamente usar cartão para conseguir pagar as contas, isso não indicava que as coisas eram boas, mas que vocês tinham um limite mensal para seus gastos e precisavam ficar usando de crédito para conseguir sobreviver de um mês para o outro.

É como dizer que é ótimo pegar empréstimos todo mês para pagar suas contas, porque seu salário não dura o mês inteiro mas você recebe a tempo de pagar o empréstimo do mês anterior. Isso não é vantagem, isso é um ciclo frágil e perigoso, porque basta um desequilíbrio pequeno e a pessoa começa a cair em dívidas que tem dificuldades pra pagar, pois não possui recursos de sobra pra isso.

-Ah, mas eu ganho mais todo mês! Então eu tenho recursos a mais pra pagar dívidas inesperadas!
R.: Se você recebe aumento todo mês mas os preços sobem todo mês, você não tem dinheiro sobrando pra pagar essas dívidas. Mesmo que o governo tentasse subir o salário mais rápido que a inflação, isso só faria os preços acelerarem mais e alcançarem o salário. Então não, você não teria recursos para pagar dívidas inesperadas.

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Verdade, esse sistema parece melhor. Vou mexer um pouco amanhã e avaliar.

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Dava pra fazer isso, mas tornaria a coisa mais complicada pois vocês teriam que definir uma série de ações possíveis de acordo com o resultado do dado.

Repassando a jogada pra vocês (mesmo que usando o rolador com resultados enviados por e-mail como controle), facilita tanto a minha vida quanto a de vocês. Eu só preciso reagir ao resultado, assim como seria numa mesa normal.

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Por mim não teria problema. O que eu quero é passar as jogadas pra vocês, porque acredito que isso deve acelerar bastante as cenas. É uma pena que o próprio fórum não tenha essa opção, aliás.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Definindo a forma de jogo, rolagens, etc.
« Online: Junho 17, 2013, 10:01:29 pm »
Estava pensando aqui na estruturação das cenas. Estou pensando em deixar em aberto a parte in game e as regras em spoilers. Seria algo assim:

Corpo do post:
Citar
Tordek tenta um golpe com sua lança enquanto levanta o escudo para proteger Tas do ataque do orc.

(click to show/hide)

O problema é que várias habilidades exigem uma certa troca de informações envolvendo resultado das jogadas.

Por exemplo, a maioria das manobras do guerreiro exigem que o jogador saiba qual o resultado ele tirou no dado de ataque para escolher qual manobra vai usar.

Em pbf, acho que isso geraria uma situação onde (1) o jogador declara o ataque, (2) eu jogo o dado e repasso o resultado pra ele, (3) o jogador decide a manobra que vai usar e me informa, (4) eu resolvo a situação. São quatro passos pra resolver um ataque.

Eu estava pensando em deixar vocês rolarem. No spoiler só me informem o que jogaram e o resultado tirado. Eu resolvia a situação (dizendo se o alvo já caiu, foi enfeitiçado, etc.).

Se o pessoal sentir que é preciso um pouco mais de controle, podemos usar um site que faça as rolagens e envie os resultados por e-mail. Assim eu e o jogador receberíamos os resultados das jogadas. Ele poderia resolver a situação normalmente (pois saberia que resultado tirou no dado) e eu só precisaria acompanhar os e-mails para ver se está tudo correto. No começo do combate eu diria os valores das defesas dos oponentes para vocês saberem quando acertaram ou erraram.

O que vocês acham que funciona melhor?

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Sistemas & Cenários / L&L 17/06 ou "Escrevendo como crianças de 10 anos"
« Online: Junho 17, 2013, 03:01:51 pm »
Certo, vou ser neutro inicialmente, porque essa vai de opinião. Primeiro, o artigo está aqui.

O Mearls defende que certos monstros deveriam ser especiais, mas ele não gosta da idéia de solos e elites porque eles 'não representam algo no mundo de jogo'. Ele é o cara dos 'hit points = meat points', então é compreensível que ele queira que tudo que uma relação direta entre regras e representação da realidade do mundo de jogo. Até aí, questão de gosto.

Então ele sugere a inclusão de monstros lendários, que teriam uma série de vantagens e habilidades que outros monstros não possuem. Eles serviriam para coisas especiais, como deuses, vilões e outros seres importantes.

Certo. Eu tenho dificuldade em enxergar qual a diferença conceitual entre isso e os monstros solo e elite, mas ei, o Mearls já falhou em expressar suas ideias algumas vezes. Precisando depois explicar novamente ou entrar em detalhes nos Q&A que eles lançam nas quintas-feiras. Vai ver é um desses casos.

E então ele coloca o pdf da ficha do dragão negro que ele usou no playtest, para testar essas idéias. Aqui.

Certo, final da neutralidade, daqui pra baixo é opinião.

Eu adoro jogos como Splinter Cell e Dishonored. Por que? Porque eu gosto da ideia de desafios como problemas que exigem estratégias para serem solucionados, em vez de button mashing. É por isso que eu passei meia hora tentando vencer um chefe em Witcher 2 ontem. E comemorei quando consegui.

Em RPGs, eu gosto quando combates não podem ser resumidos a rolar d20s (ou seja qual for o dado usado para atacar) repetidas vezes, tentando acumular dano suficiente para derrubar o alvo. Esse 'combate de atrito' é algo que acho repetitivo e chato. Infelizmente é o padrão das edições mais antigas.

A ficha do dragão me parece empurrar os jogadores para essa direção. Em vez de colocar coisas interessantes que possam ser exploradas pelos jogadores, ele parece mais dedicado a (1) causar dano, sem estratégia e (2) anular estratégias dos jogadores.

Eu entendo que habilidades para evitar que o monstro seja travado e se torne um alvo fácil, são importantes. Mas isso se faz incluindo habilidades que possam ser superadas ou anuladas com outras estratégias.

Do jeito que está, a ficha me parece empurrar os jogadores para o combate de atrito. Se a maioria das habilidades que poderiam ser usadas para facilitar o combate podem ou irão ser anuladas por alguma característica do dragão, não existe motivo para fazer outra coisa além de atacar os pvs do bicho.

É como na maioria dos jogos de rpg eletrônico antigos: quem é que lançava Doom ou Poison nos chefes de dungeon? Você sabia que ia falhar ou ele ia anular em seguida. Então você atacava os pvs do bicho até ele cair.

Eu acho isso chato. Ainda mais saindo de uma edição que enfatizava tanto estratégia. Mas ei, é aquela questão: o Next não foi feito pra todos os jogadores, por mais que a WotC insista em tentar convencer do contrário.

Edit:

Discussão que tive com o Mearls no twitter

@mikemearls
For the curious, the black dragon illustrates the general direction of addressing all three D&D pillars whenever possible in monster design.

@mikemearls
Interaction: If you might talk to a monster, we'll give stereotypical attitudes, goals, and personalities.

@mikemearls
Exploration: Lair effects, allied creatures (what's on the encounter table near its lair). How it changes the environment. What it builds.

@mikemearls
Combat: What you'd expect, though some creatures will emphasize interaction stuff a lot more.

@kimblepr
@mikemearls Every Exploration option only benefits the monster, there isn't a way to use them to help the PCs. Is that a 3-pillar approach?

@mikemearls
@kimblepr That's for this specific critter. Dragons are smart enough to tilt things way in their favor.

@kimblepr
@mikemearls So you mean that this stat block doesn't really allows the Exploration pillar to be used by the PCs? #confused #dndnext

@mikemearls
@kimblepr The exploration elements are tied to its linked creatures, the area around its lair, and the nature of its lair.

@kimblepr
@mikemearls Yeah, but nothing that the PCs can use to their advantage. So the players can't really use the Exploration pillar in this case

E fiquei sem resposta pra essa. E aparentemente aquela ideia de explorar os 3 pilares no jogo não está funcionando tão bem assim.

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Re:Detalhes da ambientação
« Online: Junho 17, 2013, 02:06:44 pm »
Pode ser feito. Eu ia começar com vocês já descendo pros túneis e um flashback de quando recebem a missão, mas se quiserem fazer uma ou duas cenas de transição antes para se preparar, claro.

O que você quer fazer?

281
Off-Topic / Re:Ditadura militar no Brasil
« Online: Junho 17, 2013, 10:06:10 am »
Me mantendo longe da discussão, só queria jogar dois centavos aí.

O termo arma não-letal não significa que a arma não possa matar. Até spray de pimenta pode matar (provocando uma reação respiratória violenta, por exemplo). Munição de borracha pode matar e tem boas chances disso acontecer se for mirada em algum ponto vulnerável do corpo ou em curto alcance.

Uso incorreto e falta de treinamento adequado só aumentam as chances de mortes ou ferimentos graves ocorrerem.

Por isso quando eu vejo as imagens em noticiários de policiais atirando em manifestantes na altura da cabeça e em curto alcance enquanto jornalistas dizem "a polícia estava usando balas de borracha" num tom de justificativa, eu não sei se acredito que era só outro caso de jornalistas mal informados ou se é outra daquelas situações onde a notícia está sendo manipulada.

282
[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Detalhes da ambientação
« Online: Junho 16, 2013, 11:50:34 pm »
Muitos povos vivem no Submundo (Underworld), o complexo de cavernas e túneis que se espalham por todo o continente. Entre todos, os anões são os que possuem mais contato com o império humano.

Forge é a atual capital do reino anão. Enquanto outras cidades menores estão espalhadas no Submundo, a maior fica na montanha com o mesmo nome da cidade. Isso faz com que ela seja a mais conhecida entre os povos da superfície.

Mas Forge não foi sempre a capital do reino. Antes havia Underhome.

Underhome foi a maior cidade já construída pelos anões. Ela se espalhava por todo o vale em torno da montanha, ampliada ao longo das gerações por reis que buscavam sempre superar o que seus antecessores haviam construído.

Underhome foi perdida na guerra contra os elfos negros. O verdadeiro motivo para o início da guerra foi esquecido a muito tempo e os dois povos hoje têm suas próprias histórias sobre o que aconteceu. Os anões dizem que os elfos negros não podiam aceitar que outra raça houvesse criado algo tão belo e poderoso quanto Underhome. Os elfos negros culpam a ambição dos anões, que só seria saciada quando eles tivessem dominado todo o Submundo.

Hoje a maior parte da antiga capital foi tomada por um miasma venenoso, criado durante a guerra. Em grandes concentrações ele é visível e facilmente notado. Em pequenas quantidades ele lentamente enfraquece suas vítimas, diminuindo a resistência delas até que não tenham mais forças para retornar.

Todos os Reis Anões desde o fim da guerra têm tentado recuperar Underhome. Grupos de soldados anões são enviados para túneis onde o veneno já se dissipou, para evitar que criaturas que possam resistir ao miasma dos níveis anteriores cheguem a Forge. Condenados, mercenários e tropas de outros povos são usadas para explorar os níveis inferiores, descobrir locais onde o miasma já se esvaiu e recuperar objetos importantes para os anões que foram perdidos durante a guerra.

283
[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Re:Criação de Personagens
« Online: Junho 16, 2013, 10:26:13 pm »
Ótimo! Não quer dar um nome pra vila?

Estou escrevendo a aventura. Logo que o pessoal terminar as fichas a gente começa.

284
[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Re:Criação de Personagens
« Online: Junho 16, 2013, 02:51:50 pm »
Perfeito :)

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[PbF] Dragon Empire - 13th Age / Fichas (Versão Final)
« Online: Junho 16, 2013, 12:38:43 am »
Esse tópico vai servir para vocês colocarem as versões finais das fichas, incluindo histórico. Vou deixar para que vocês mesmos coloquem, porque aí facilita atualizar a medida que vocês forem passando de nível.

Edit: Erro meu, deveria ter comentado antes. Me ajudaria bastante se todo mundo colocasse o formato das fichas como o Atmo fez aqui e os outros fizeram no outro tópico. Com as informações no tópico, eu não vou precisar ficar abrindo a ficha em separado sempre que precisar fazer alguma rolagem.

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