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Posts - silva

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Dicas & Ideias / Re:Dark Dungeons - O FILME
« Online: Abril 26, 2013, 01:06:36 pm »
Voces chegaram a ver os quadrinhos que o cara linkou la?  :blink:

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Dicas & Ideias / Dark Dungeons - O FILME
« Online: Abril 26, 2013, 11:38:56 am »

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Sistemas & Cenários / Re:Torchbearer
« Online: Abril 24, 2013, 10:48:31 pm »
Acho que não, Atmo.

O sistema dele eh inspirado em Mouse Guard. E sua proposta parece mais um simulador de dungeons hardcore, onde perigos como fome, frio, e desidratação podem te matar mais rápido do que kobolds (mas estes também existem, parece). Se voce ficar sem tochas, ta fudido.

Eu gostei que ele tem alguns "gatilhos" ligados a certas condições. Por ex: se você estiver no escuro/sem tochas, voce eh obrigado a fugir do combate.

Cada condicao (Hungry, Exhausted, Afraid, etc) impoe certos gatilhos que voce so pode impedir usando alguns recursos limitados (como seu atributo Instinto, por ex, se este for "impedir a escuridao a qualquer custo", voce pode fazer tochas a partir de lixo ou coisas que achar numa caverna, por exemplo).

Enfim, me pareceu algo feito pra provcar uma experiencia tensa, claustrofobica. Inclusive o autor disse que se inspirou mais na sensacao que teve enquanto explorava trilhas e complexos subterraneos naturais na sua infancia, do que em historias de fantasia propriamente.

EDIT:

AH, e um playtester no RPGnet falou que o grupo dele se deu tão mal na sua ultima exploracao que teve de sair da dungeon todo maltrapilho e sem nenhum loot. Conclusao: foram tratados como mendigos pela cidade de fora, e nao conseguiram entrar em nenhuma hospedagem para descansar,e vao ter de voltar pra proxima exploracao num estado pior do que sairam da ultima.

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Dicas & Ideias / Evolução no design de jogos
« Online: Abril 22, 2013, 12:47:19 am »
Usando uma citação do Elfo em outro tópico..

Citação de: Elfo
Eu estou para encontrar um cenário de RPG de quase uma década e meia atrás que não soe mal executado levando em conta o que se conhece hoje de design de RPG
.

Eu queria saber a opiniao de vocês. Jogos mais modernos realmente tendem a ser melhores projetados, objetivamente falando, do que jogos antigos? A pergunta vale tanto pro aspecto de sistemas, quanto pra cenários.

O que vocês acham, e porque ?

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Abril 21, 2013, 09:18:52 pm »
Kimble, voce deve ter tido acesso soh a caixa basica. Na verdade as caixas Planes of Chaos/Law/Conflict de fato comprovam o que o Elfo falou sobre o foco ser nos outer planes.

Mas ai entra o problema: eu tinha essas caixas, mas me vi forcado a vende-las porque, tirando a arte maravilhosa do Diterlizzi, o conteudo em si eh FRACO. A proporcao de ideias inspiradoras por pagina eh tao pequena que eu resolvi que se um dia jogasse no cenario nao precisaria de nada daquilo, minhas proprias ideias seriam bem mais interessantes.

Se voce espremer aquelas caixas soh escorre monstros pra se combater em niveis de dungeons diferentes (sim, eles cometem a atrocidade de tratar os planos como grandes dungeons com niveis e tudo que eles chamam de layers/camadas com direito a "chefoes" no final).

A titulo de comparação, Everway eh outro cenario de multiverso. Soh que a forma como ele foi escrito/projetado o torna uma verdadeira fabrica de inspiração e ideias. E seu suplemento Spherewalker Sourcebook tem muito mais ideias por pagina do que Planescape.

Edit:

Pra nao ser injusto, existe sim um aspecto do cenário que, a meu ver, transborda de ideias inspiradoras: as facções filosóficas de Sigil. Mas voce tambem nao vai ver isso na caixa basica, somente no suplemento Factols Manifesto e um pouco no Faces of Sigil, que alias são os melhores coisas que fizeram pro cenário. Kimble, pegue esses dois suplementos. AGORA.

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Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Abril 21, 2013, 05:59:33 pm »
Eu concordo com a analise do Kimble.

Eu sempre achei que o problema dele era unicamente o sistema, mas ultimamente já acho que o problema maior é de design/autoria mesmo. Ele eh muito mal executado de modo geral, apesar de ter boas ideias.

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Sistemas & Cenários / Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Online: Abril 21, 2013, 05:44:55 pm »
O que exatamente esse sistema faz alem de ser diceless ?

O que mais ele tenta promover (temas, comportamentos, etc) alem do básico de resolver conflitos ?

Ex: Amber tambem eh diceless mas inclui uma mecânica de apostas as escuras que ajuda a promover a competição e desconfiança entre os jogadores.

Não que não haja espaço pra sistemas que são meros resolutores de conflitos, mas se for só isso eu tendo a concordar com o Vincer aqui.


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Card games, Board games, Wargames, Miniaturas / Re:Futucando
« Online: Abril 18, 2013, 09:31:15 pm »
Seu punheteiro.

 :b

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Sistemas & Cenários / Re:[WIR] Where I Read: Pendragon 5.1
« Online: Abril 17, 2013, 12:01:54 pm »
So por curiosidade: que outro jogo seria esse que Pendragon teria copiado?

Eh bom lembrar que Pendragon eh de 1985, então esse tal jogo tem que ser anterior a isso.

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Sistemas & Cenários / Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Online: Abril 14, 2013, 09:27:49 am »
Não saquei essa de "sacrificar items pra melhorar a espada dos samurai".

Isso tem alguma explicação temática com relação ao conceito de samurai, ou é alguma idiossincrasia do sistema ?  :blink:

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Dicas & Ideias / 3 Bons suplementos
« Online: Abril 13, 2013, 09:15:37 pm »
Quais os 3 melhores suplementos que voces ja viram por linha de jogo? Eu sei que 3 eh um numero pequeno, mas se fosse fácil nao teria graça.  :b

Shadowrun:
- Sprawl Sites (um toolkit cheio de stilo pra voce gerar quantas runs voce quiser num sandbox infinito)
- Seattle Sourcebook (a foto do restaurante de culinaria Ork ja vale o livro)
- Street Samurai Catalog (ok, esse eh pouco mais que um catalogo de armas, mas o gun-porn e o shadowtalk  - bate papo entre os runners - praticamente definiram o que eh Shadowrun pra mim)

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Dicas & Ideias / Re:A saga dos ORCS BARBAROS SANGUINARIOS
« Online: Abril 11, 2013, 11:29:02 pm »
Serve ser um anti-herói em uma mesa de supers onde todos seguem o código de herói e você é o cara que mata criminosos distorcendo seus corpos de maneiras grotescas e onde você corta fora os membros de um deputado que era um super vilão secundário? Sem contar que todos os heróis querem a tua cabeça por matar vilões e bandidos?
Adorei! :bwaha:

Eu tava pensando aqui: alguem ja fez algo parecido com o game de PC Dungeon Keeper, onde voce tem que defender seu calabouço contra aventureiros, preparando armadilhas, monstros, etc? Serial legal, principalmente se rolar de sair da dungeon e ir aterrorizar o vilarejo dos aventureiros tambem.  XD


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Dicas & Ideias / A saga dos ORCS BARBAROS SANGUINARIOS
« Online: Abril 11, 2013, 10:09:40 pm »
Tava lendo esse artigo aqui e fiquei pensando: Que outros jogos trocam os papeis e deixam você jogar com os monstros do cenário e aterrorizar as pessoas "normais" ?

O que achei interessante nele (adquiri em pdf, após ler o artigo) é a forma como mantém os monstros "monstros" mesmo - nada de romantizar a parada ou criar justificativas nobres pra eles como Vampiro faz. O suplemento é punk porque ilustra uma raça de monstro e sua sociedade de uma forma completamente "alienígena", com motivações aberrantes do ponto de vista da humanidade, mas sem retratar isso de forma unidimensional "Somos do mal! BWA-HA-HA!" (não existem Alignments em Runequest, nem tampouco definição de "Bem e Mal" em seu cenário). Ou seja, ele consegue dar uma profundidade e uma plausibilidade à essa "raça de monstros" que é impressionante. (to até pilhando no meu grupo pra testar isso! )

Enfim, fica a pergunta:

Vocês já jogaram com os monstros em um cenário de fantasia ? Foi legal? O que fizeram ? Que outros jogos têm essa premissa ?

(não vale citar World of Darkness, pelos motivos citados acima  :nao: )

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Sistemas & Cenários / Re:[WIR] Where I Read: Pendragon 5.1
« Online: Abril 09, 2013, 10:40:18 pm »
Que porra eh essa, Lu ?  :sobrancelha:

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