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Sistemas & Cenários / [oWoD] Umbra: The velvet Shadows 20th
« Online: Dezembro 06, 2014, 11:59:08 am »
Continuando o seu trabalho de alimentar as poucas fogueiras que ainda jogam o antigo World of Darkness, a Onyx Path lançou a edição de 20 anos do Umbra: The Velvet Shadows, um livro essencial para aventuras de Lobisomem, já que as informações sobre a Umbra, mesmo aquelas da edição de aniversário, são bem pouco esclarecedoras e tornam um pouco dificil de entender como a Umbra deve funcionar (ou não deve funcionar).
Vamos começar então pela capa estilo quadro de boteco de caminhoneiro:



É, essa é a arte que abre cada um dos capítulos... depois das ilustrações lindas que tivemos nas edições de aniversário de Apocalipse e do Book of Wyrm, vem isso ai... ok... As ilustrações dos espíritos compensam, mas mesmo assim...

O livro esmiúça a penumbra, a umbra rasa (ou próxima) e a umbra profunda, explica como funciona percorrer atalhos, pontes da lua ou trilhas lunares sem entrar em regras, a ideia foi mesmo mostrar como narrar esses eventos ou situá-los sem precisar complicar eles com roladas ou tabelas. O que eu achei importante, já que ainda vejo discussões entre jogadores antigos se percorrer atalhos é tipo entrar no espelho e atravessa literalmente a película ou se o Garou vai levemente se desmaterializando do mundo físico para a penumbra (o livro deixa claro que é a primeira descrição). Além de uma seção inteira de exemplos de locais refletidos na penumbra. Esses exemplos ajudam a dar ideias ou a mostrar o que os autores tinham em mente quando falavam em reflexos espirituais dos locais, o que, claro ajuda a situar melhor uma crônica de lobisomem (um jogador do meu grupo descreve a umbra como uma reunião familiar: ele sabe que vai ser um saco, que só vai dar problema, mas é inevitável).
Temos uma descrição dos reinos umbrais, sem as regras de cada um que já são apresentadas no módulo básico, mas com uma boa descrição e ideias de aventura em cada um.
No capitulo sobre os mundos além, que trata de tudo que está na Near Umbra (a umbra próxima ou umbra rasa ou umbra média, eu já nem sei mais qual traduçãoa  Devir oficializou) temos algumas diretrizes sobre como o narrador pode criar um reino umbral menor. Após isso segue a descrição de cada uma das Homelands, os reinos de cada tribo de Garou, incluindo a homeland dos Croatan, Bunyp e Uivadores Brancos (agora uma cidade completamente poluída, mas com uma trilha prateada que leva ao Erebus e que os Theurges dançarinos não conseguem fechar de modo algum.
Então temos alguma descrição da Membrana, que separa a Near Umbra da Deep Umbra, os anchorheads recebem alguns parágrafos de detalhamento que complementam o pouco que era falado sobre eles no módulo básico. Regras sobre como usar um, o que acontece se o Garou passa tempo demais na Deep Umbra e até uma regra sobre como criar um Anchorhead (não que seja simples, é um rito de nível 5, que deve ser realizado por pelo menos dois Garou, um na Near Umbra e outro na Deep Umbra, tão difícil quanto criar um caern). Essa parte dos Anchorheads encerra com exemplos e ideias de aventuras.

Bom, eu ainda estou terminando a parte sobre a Astral Umbra, mas adianto que tá bem legal, inclusive explicando (novamente sem regras) como Magos e Vampiros se comportam nessa parte da umbra e o que eles costumam fazer quando encontram matilhas de Garou (fogem). Assim que eu encerrar esse capitulo e o próximo sobre espíritos volto aqui e posto o resto. O livro está bom, acho que ele podia ser um pouco mais detalhista talvez... mas está melhor organizado que o Umbra Revised de 2001. Também senti falta a uma menção sobre os acontecimentos do Time of Judgment ou da semana dos pesadelos, que parece ter sido completamente ignorada do que eu já li sobre a Dark Umbra. Eu sei que a ideia é apenas continuar a série, mas uma caixa de texto falando "caso você queira considerar a semana dos pesadelos então eis algumas ideias e sugestões..." não ia matar ninguém...

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Sistemas & Cenários / Re:Jambô Editora
« Online: Novembro 25, 2014, 10:12:15 am »
Eu tenho sérias criticas quanto a tradução da Trilogia do Fogo das Bruxas, alguns eventos estão fora de ordem cronológica, caixas de texto e parágrafos explicativos inteiros foram omitidos tornando um momento crucial da aventura uma bagunça.
Mas no geral a tradução é muito melhor do que a Devir fez em todos os seus anos com os livros que teve acesso e sem as crises megalomaníacas de padronizar o rpg (vamos abolir o termo rolar dados! vamos traduzir ranger como patrulheiro! no futebol ninguém mais vai marcar um gol, e sim um ponto!). O guia do jogador de RdF teve um problema com a encadernação que ficou uma porcaria, mas o Guia do Mundo tá com uma qualidade boa. As Sém Trégua também são bem feitas.
Quanto ao IK RPG, tá meio chato, o plot só gira em torno de escaramuças e aventuras urbanas (o que já era o foco de Warmachine), o sistema de combate é o mesmo de Warmachine (o que só reforça que o livro é isca para atrair jogadores pro jogo de miniaturas). O sistema de criação de personagem ficou ruim (acabaram com as etnias humanas de IK). Ainda estou pensando se vale a pena 100 pilas por um livro que só vou usar como referencia...

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Novembro 17, 2014, 08:24:39 pm »
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Assisti guardiões da galaxia e...... o filme é bom, mas o final é um dos piores que eu já vi em filmes da marvel

(click to show/hide)
http://youtu.be/TEbfxT8EwHE

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Sistemas & Cenários / Re:Em que ponto está a 5e?
« Online: Novembro 10, 2014, 08:39:29 am »
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Monge - Um misto do Monge 3e com alguns elementos da 4e (embora lembre mais o Qingong Monk de Pathfinder). Não me pareceu um combatente muito competente, não é particularmente resistente e não vejo grande potencial na classe - mas me parece ao menos utilizável por todo o jogo. O jogador da classe está adorando ela, provavelmente o jogador mais satisfeito com a nova edição.
Sério? Eu tava lendo ela e me pareceu...tão 3.x, com aquelas habilidades inúteis e tudo mais... consertaram a dependência de múltiplos atributos?

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Vídeo Game / Re:O que você está jogando?
« Online: Novembro 09, 2014, 08:27:14 am »
Já fiz isso... tb já tentei baixar todas as configurações gráficas, nada resolveu...

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Vídeo Game / Re:O que você está jogando?
« Online: Novembro 08, 2014, 03:41:03 pm »
Aproveitando o tópico porque é uma dúvida pontual e não acho que precise criar outro tópico pra isso... o que pode causar a perda de performance em jogos do steam? Explico, Batman Arkham Origins estava rodando que era uma beleza, todas as configurações no máximo, jogo fluído e tal. Dai hoje fui jogar e do nada ele começou com umas travadas bizarras e agora tá com tanto lag que tá inviável de jogar... os drivers tão todos atualizados, limpei o cache, limpei arquivos temporários, mas continua tudo travando...

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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Novembro 04, 2014, 03:13:41 pm »
Assisti Lucy filme de ficção científica com Scarlett Johansson e Morgan Freeman. Eu gostei (?), mas o filme não é bom, digo, é divertido. Típica ficção científica calcada em premissas científicas de boteco (usamos apenas 10% do cérebro, o que aconteceria se usassemos 40% ou...100%?). Basicamente a personagem de Johansson, Lucy (que se você ainda não entendeu que tem a ver com evolução e com Australopithecus o diretor colocou uma tomada de um Australopithecus bebendo água logo no inicio do filme) é uma aviãozinho de drogas internacional e acaba pegando um trabalho para a máfia chinesa onde deveria transportar um novo tipo de droga cirurgicamente implantada dentro da barriga. Logo após receber o implante ela resiste a uma tentativa de estupro por parte de um dos traficantes e é espancada o que faz com que a bolsa contendo a droga se rompa e o pó se misture com sua corrente sanguínea, por algum motivo, ao invés de morrer de overdose ela ganha poderes psíquicos e vira uma espécie de cria do Neo com o Dr. Manhattan. A partir dai filme é basicamente Lucy aumentando seu domínio da capacidade cerebral enquanto Johansson se diverte pra caramba em cena (sério, é visível na interpretação dela que ela tá se divertindo pacas. Provavelmente ela só pegou o papel porque queria brincar de Akira). O filme tem uma narrativa estranha, intercalando as cenas de história com cenas ilustrativas/explicativas. Parando pra pensar agora, foi como ler um livro e na página do lado tinha a ilustração da cena. Por exemplo: quando Lucy está relutante em aceitar o trabalho e o parceiro dela fala do pagamento, o filme corta para uma cena de um camundongo se aproximando de um queijo em uma ratoeira. De qualquer forma é um ótimo passatempo, bem previsível, mas legal de ser ver com amigos ou quando não se tem mais nada pra fazer.

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Dicas & Ideias / Re:Cenários próprios ou prontos?
« Online: Outubro 26, 2014, 11:26:29 am »
Isso que o Barão falou... também estou passando pelo problema de grupo instavel, e a campanha de Mago que eu jogava simplesmente saiu do trilho por depender demais da presença e ação de todos os jogadores para caminhar (tipo todo mundo era importante para a trama avançar, assim a falta do jogador fazia com que o personagem dele não disparasse os gatilhos dos próximo eventos e a coisa foi capengando até a mestra simplesmente desistir). Então deixar as coisas mais ou menos prontas e não tão dependentes dos jogadores é algo bom e principalmente ouvir o que eles querem que aconteça, assim quando falta um ou mais você pode ativar aquela quest pessoal de um dos presentes. As ultimas seções da minha campanha de lobisomem tem sido praticamente isso, com os jogadores presentes correndo atrás de fetiches e dons que eles querem.

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Off-Topic / Re:Maratona hacker
« Online: Outubro 08, 2014, 09:56:07 am »
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O termo "hacker" como termo pra cybercriminoso só é popular fora do meio hacker.
O termo para cybercriminoso seria cracker, não é isso?

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Dicas & Ideias / Re:DM em processo de aprendizagem
« Online: Outubro 04, 2014, 02:24:08 pm »
Normalmente, quando um jogador meu faz isso ou recebe uma resposta mestre-dos-magos ou eu deixo claro que o npc sabe tanto ou menos que ele...

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Dicas & Ideias / Re:DM em processo de aprendizagem
« Online: Outubro 04, 2014, 12:46:00 pm »
Normalmente eu coloco um npc que além de completar o grupo serve como uma alavanca de quests. Esse npc está de alguma forma ligado a um ou mais jogadores e nãp tem voz ativa além da necessária para propor uma quest, claro que se o grupo quiser recusar ele também é facilmente manipulável...

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Ferramentas online
« Online: Setembro 27, 2014, 01:37:55 pm »
Whitewizard, não sei se é bem o que você está procurando, mas o 4e turn tracker vai te avisando o nível que o encontro está conforme você vai adicionando monstros nele.

http://4eturntracker.com/

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Sistemas & Cenários / Re:White Howlers tribebook!!!
« Online: Setembro 26, 2014, 06:26:32 pm »
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Se isso ocorresse uns bons anos atrás, tragédias como o Gypsy não aconteceriam.
Gypsy é um dos livros mais, pqp que eu já li... um desfile de estereótipos preconceituosos e baboseiras como o fato de você ser Cigano automaticamente te transforma em uma quase criatura sobrenatural... nesse ponto eu acho que o Mafia foi mais feliz (mas nem tanto).

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Sistemas & Cenários / Re:White Howlers tribebook!!!
« Online: Setembro 26, 2014, 04:13:42 pm »
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O livro é liberado antecipadamente para os contribuintes do Kickstarter fazerem a revisão de erros de graça para a WW, para depois ser vendido no DTRPG.
Poxa, colocando desse modo eu acabo tendo de racionalizar uma justificativa para não me sentir explorado, então lá vai: no fim, o pessoal ia catar piolho com os erros de qualquer jeito, então é melhor fazer isso antes de lançar o livro. Pelo menos a galera do kickstarter pode sentir que contribui com mais alguma coisa além de dinheiro. Pronto, já me sinto melhor comigo mesmo.  XD

Mas é isso que o Khalid-al-Walid falou ai em cima, os contribuintes recebem o livro antes do lançamento, ajudam a revisar e a partir dai só recebem os links de atualização do material no Drivethru.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Monster Manual
« Online: Setembro 26, 2014, 12:36:47 pm »
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E, embora a execução em mesa possa ser frustrante, eu gostei da ideia dos "lairs"/covis. Dá pra se desenvolver campanhas pensando só no covil do monstro e os efeitos que ele causa a sua volta. De memória, a do Vampiro foi a que mais me empolgou nisso.
Eu acho que essa foi a grande sacada do next. Sejamos honestos, D&D sempre foi sobre enfrentar a criatura dentro do covil, então é justo ele ser explorado mecanicamente por ela.

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