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Posts - Ciggi

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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 04:17:12 pm »
Mas o tópico é sobre 4e, cara. Se inteira um pouco e tu vê que não é como tu pensa.

Eu não posso fazer uma comparação com WoW? Com frutas? Com passaros e flores? Po Lumine, deixa de ser prego!

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A 4E vive sendo revista e errateada, tendo suas regras melhoradas. Chegou a ponto de ficar incômodo, inclusive.

Isso é bacana (não ser incômodo claro! XD)

Então se que quiser fazer uma comparação com WoW tambem não posso porque o tópico é da 4Ed? Que bobagem Lumine.

Citação de: Nibelung
Isso so chegou a me incomodar recentemente, quando resolveram fazer um mutirao de erratas mudando PENCAS de poderes do PH1 pra se encaixarem com a linha essentials. Agora eu digo que a lista de poderes do PH1 ta obsoleta (porque mais da metade teve alguma errata).

O exemplo do que falei, mudar as regras pra se adequar a whatever quando o melhor seria o contrário.

Citação de: GG
Na parte de combate e exploraçãp de masmorras a 3e era muito complexa.

E na parte social.... também. O esquema de pontos de perícia era atroz, com suas sinergias e meia-graduações. E na hora de rolar, um ponto em cavalgar era suficiente, mas para desarmar armadilhas se rezava por um número alto pois até com a perícia maximizada a chance de falha era grande.

Concordo. Se for pra escolher entre 3 (3.5)Ed ou 4Ed, fico com o 4Ed. Fluff eu faço melhor e se quiser outro compro em separado, e interpretação não precisa das regras.

Em tempo, eu tenho sentido um "q" de GURPS quando leio o 4Ed. Eu ADORO GURPS, não em entendam mal, mas é a impressão que tenho. Ainda mais quando paro pra olhar o caminho que ele percorreu da 3Ed pra 4Ed.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Matrix V1rU5 [Noite 0011]
« Online: Setembro 30, 2011, 03:40:51 pm »
Galerë, só pra dar um bump e verem a edição, e tambem pra deixar claro

Quem foi linchado foi o MOG, eu conferi direitinho cada post desse dia, mas o resultado é esse!

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Off-Topic / Re:HQ's - Tópico Permanente
« Online: Setembro 30, 2011, 12:49:58 pm »
VA



E o Liga da Justiça Dark eu pretendo ler, tem o constantine, não deve ser ruim (ou deve!) :P

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Linha Direta / Re:Twitter da Spell
« Online: Setembro 30, 2011, 12:41:21 pm »
O Macnol disse que nós mesmos poderíamos enviar os tópicos para lá, num futuro não muito distante ^^

Yeap. Mas quero saber a quantas anda isso e mais ou menos como vai ser!

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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 12:39:26 pm »
Monge é uma falha de design muito maior que um erro da 4e, por exemplo, os Monstros solos do primeiro livros dos monstros da 4e não serem imunes a ficarem paralisados / atordoados e terem apenas uma ação por rodada. Isso foi corrigido na revisão. E o monge da 3.0 pelo 3.5?

Enfim: Você tá falando de 3e, Cigano que é basicamente, outro rpg diferente da 4e.

Um exemplo exagerado pra mostrar sobre o que eu reclamo. Podia ter falado sobre WoW, ou sobre Tormenta, mas prefeiro o monge que é mais gritante :P

Não tenho conhecimento de regras quebradas do 4Ed pra falar disso, mas se eles fizeram essa errata já é um bom começo!

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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 12:10:33 pm »
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:seta:  São kilos de suplementos que não concertam nada, eu tentei ler um desses essencial que o Youkai me passou é tem só... mais regras/classes/etc (Minha reclamação, muitos suplementos que não acrescentam muito ao sistema, mais regras e diferente de melhoras as regras existentes.).
É que pra isso já existem as erratas.

Tipo o monge do 3.5 né? :P

Fiquei tão depre quando vi que o Punhos e Sangue (ou algo assim, acho que to misturando nome de dois livors diferentes XD) deixava o monge mais... babaca!

Quanto a muita informação desnecessária, eu realmente me pergunto como alguém pode ler uma ficha de Monstro da 3.X e da 4ª e achar a da 4ª MAIS confusa! Os ícones ajudam, a formatação é funcional e não tem uma porrada de fluff atochado no bicho.

Po cara, ae não posso falar nada, só bato neles ate agora! XD

Mas eplo que olhei do Livro dos Monstros ficou bem superior ao do 3.5 esse sim.

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Off-Topic / Re:Aniversariantes Spellianos
« Online: Setembro 30, 2011, 12:03:55 pm »
Amem!

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Jogos Sociais / Re:V Tournament [Repescagem]
« Online: Setembro 30, 2011, 12:03:09 pm »
quanto a Conan, é mais ou menos aceito que Howard tinha problemas mentais sérios e corre a lenda que "Conan" apareceu-lhe numa alucinação, pondo a espada no seu pescoço e ameaçando matá-lo se ele não escrevesse suas histórias!

Lenda. Conan era o trabalho que o Howard menos gostava, e uma copia descarada de quase tudo que ele fazia. Na real, Conan não tem NADA de atrativo, mas vende que nem agua misteriosamente :P

E as lutas dessa chave ficaram todas boas, muito bacana. A dos campeões então! Tirando o Manhatan e Scorpion (que obviamente vai tomar uma SURRA) todas são awesomes!

Na próxima rodada acho que fica melhor ainda. O Super Vermelho é capaz de ir de boa ate a semi final da repescagem. Mas ia ser demais ver Tarrasque pegando o Balrog, embora eu ache que o Vegeta deve acabar limpando o chão com a cara do Balrog, vamos ver como vai ficar, e to com pena da Chun Li, queria que ela fosse mais longe mas tá dificil a situação dela!

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Linha Direta / Re:Twitter da Spell
« Online: Setembro 30, 2011, 11:54:08 am »
Qual o twitter final?

Quem ta responsável pela divulgação da bagaça?

Quem bota aqueles anúncios na pagina inicial?

Quem comeu meu queijo?

Eu tbm sei grifar! :D

Ótimo! Então se quiser ajudar, entre em contato comigo.

Beigos.

Pó de chá. Mas ainda quero saber se vai ter alguma ferramenta pra indicar posts pra irem pros anuncios no inicio da página! :P

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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 11:48:57 am »
Eu vou ter que insistir: É uma questão de expectativa errada misturada com desconhecimento do sistema (uma mistura que se retroalimenta aliás).

Você está responsabilizando o design do sistema por não cumprir uma expectativa que você tinha, e ainda por cima mal conhece o jogo que jogou, o que torna a situação ainda mais engraçada. Como se critica algo sem ter o conhecimento mais básico dele? Parece o Kasuya, numa discussão na Antiga Spell, criticando aspectos de Lobisomem que são óbvios para quem leu minimamente o livro básico e ainda dizendo que o Livro Básico falhava em negar essas falsas impressões dele.

Ok, quem sou eu pra dizer que que criei uma expectativa ou não sobre algo.

Mas tenho que discordar veementemente do que você falou sobre eu mal conhecer o jogo. Conheço o suficiente da politica deles e da forma como as regras são tratadas pra reclamar sim.

 :seta: São kilos de suplementos que não concertam nada, eu tentei ler um desses essencial que o Youkai me passou é tem só... mais regras/classes/etc (Minha reclamação, muitos suplementos que não acrescentam muito ao sistema, mais regras e diferente de melhoras as regras existentes.).
 :seta: Eu tenho lido os modulos basicos e não tem sido fácil entender as regras (Minha reclamação, muita informação desnecessaria)

Em suma, eu acho que eles deviam gastar um tempo maior modificando o que JÁ existe do que criando mais e mais coisas pra aclopar ao sistema. Só reclamei do que eu li cara, e não sou jogador novato (muito menos frequentador de primeira viagem dessa nau aqui :P) pra saber que o terreno que to pisando é complicado. Mas convenhamos, só pode fazer uma critica ao sistema quem leu TODOS os livros dele? Porque se for eu realmente não posso fazer isso, mas entendi os aspectos basicos do 4Ed, li a parte de combate (fiz um guerreiro lembra?), percebi de longe que ficou muito mais importante nessa edição o uso de miniatura, mapas, whatever (e mesmo me desagradando nem é uma reclamação minha), e que ele tá muito mais direto, quase o que era o SRD só que com desenhos bonitos e algum fluflu.

Ainda me sinto um pouco incomodado com a diferença mecânica entre monstros e jogadores, parece que quando os jogadores derrotam o monstro não é uma coisa justa, parece que o gostinho de "derrotar um oponente igual a vc, que funciona pelas mesmas regras" foi roubado. Por outro lado... não fico restrito a magias e poderes que aparecem nos livros e posso criar efeitos muito legais e imprevistos ou que deixem aquele monstro unico.

Po pensei nisso ontem a noite lendo Gantz. Ate anotei (mentalmente) umas ideias pra bombar depois o cenario das cores que eu tava bolando lá na Spell veia. Acho que o 4Ed tem o estilo certo pra isso que pensei (que é em suma, poder diferenciar o modo como se combate criaturas e personagens)

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Jogos Sociais / Re:Máfia Matrix V1rU5 [Dia 0011]
« Online: Setembro 30, 2011, 11:30:34 am »
O dia passa agitado, algumas acusações graves são levantadas, e muito e discutido, teorias conspiracionais correm pelos becos de Paris e por fim, uma decisão é tomada. Todos avançam contra o acusado e durante alguns segundos tiros são ouvidos, mas o corpo que cai não era o que esperavam


Deletado: Mog

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Keymaker


"I've been waiting for you."
―The Keymaker


Você é o Keymaker.

O Keymaker é um programa criado para poder abrir e fechar qualquer porta, ele é o unico que tem acesso a Fonte.

O Keymaker não possui muitas habilidades alem das que todos os programas exilados possuem.

Facção: Independente
Habilidades: Chave Mestra [Carcereiro; Iniciativa: A]: Durante o dia escolha um alvo. Qualquer ação na próxima noite feita pelo alvo será uma Falha e ações direcionadas ao alvo tambem terão como resultado Falha (custo: 0)

Noite de 48 Horas, sem PM ativo suplente.

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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 02:08:46 am »
@Kinn

Po Kinn, já vi Rogue Tank no WoW!

Mas voltando ao assunto. Eu acho que essa dissociação de WoW e D&D tem que existir e ser bem clara. É legal trazer os elementos de um pro outro, mas fica parecendo parente chato distante quando chega na nossa casa, é novidade mas tu percebe que não é tanto quanto você esperava.

E não tem que TER um arquetipo pro mago, o caminho deveria ser o inverso. É o mago quem deveria ter um arqueitipo. No que entendo, os arqueitpos são uma das espinhas dorsais de um sistema de combate em grupo eficaz. O que quero dizer é que o pensamento tem que ser mais em prol de adaptar o mago (e qualquer outra classe) pros arquetipos do que "Ok, agora, vamos inventar uma coisa nova pro mago"


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E convenhamos, se ele quer aproveitar bem o personagem dele, só o Livro do jogador não ajuda não, tanto que tem uns 3 acho!

Exemplo, fiz um Guerreiro como meu primeiro personagem do 4Ed na campanha do Youkai. Classe simples, sem muita coisa pra gravar como magia, pericias extras, habilidades especifica da classe, etc.

Primeira aventura, fui um fiasco no combate. Ok, teve seus contratempos a aventura, mas deu pra eu sentir que meu aproveitamento foi muito inferior de quando fiz meu primeiro personagem de 3Ed.

O Lance é, não é ruim, é complicado demais onde não precisa ser complicado!

Aí está seu problema: Carregou expectativas de edições anteriores que não valem para a 4e.
 
O Guerreiro 4e não é mais a "Classe Fácil, Para Novatos" de antes. É uma classe que exige uma medida de conhecimento tático e onde posicionamento é muito importante, além do uso de AdOs para travar oponentes.  Não é uma classe “simples”, é uma impressão falsa essa. Basta ver que as habilidades que definem a classe não são formas de Bater Diferente, mas sim meios de "prender" oponentes e de assegurar que ninguém passe impune por você.

Na verdade não. Não é uma expectativa carregada, é um estilo que gosto de jogar.

To cagando pro sistema ate pensar no que quero fazer. Depois disso escolho ele, tentando pegar o que mais se enquadre na ideia do jogo (mesmo que seja 3D&T :P).

Então não é minha expectativa do que deveria ser o 4Ed, ate porque parei com o RPG no 3.5, voltei agora e nem sabia que tinha uma 4Ed. Tá mais pra uma analise minha sobre o que eu vi antes, durante e depois. O D&D foi migrando de pouco em pouco pra tentar fazer o que tenta fazer hoje, isso eu já esperava quando lançaram o 3.5, ficou meio obvio. Mas acho que o trabalho ta muito longe de ser bom pra compensar o investimento feito.

E só uma coisa. tatica, posicionamento, etc. Não é regra de jogo, o jogo simula isso, mas se tu é um bom jogador, ou no minimo experiente de outros jogos, tu sabe como trabalhar esse conceito. Mas claro, se tu desconhece as regras pra estar no lugar certo, na hora certa, com a arma certa... Bem, é exatamente como tu falou e eu senti na pele! XD

E juro que to tentando ler os Livros Básicos, mas são bem chatinhos mesmo ate tu entender as mudanças, e confesso que tava desistindo já, mas vou tentar mais um pouco!

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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 01:01:35 am »
Compre o básico jogue somente com ele e seja feliz, assim você não irá se sentir traído.

Por muito tempo joguei a 3.5 e os narradores simplesmente diziam "só vale o livro de jogador e do mestre". O jogo funcionava e fluía bem.

Tenho muito o espirito "Faça você mesmo" Acho muito mais interessante jogar com o roles ao invés de criar milhares de classes com a mesma função

Sim, basicamente é o que sempre faço.

Mas, no que isso contribui a discussão? :P

2354
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 12:45:13 am »
Sobre os arquetipos.

Kinn.

Acho que seguindo essa tua lógica, o Guerreiro é o Tank, o Clérigo o Healer, o Ladino o DPS Melee, e o Mago o DPS Range. Você pode dar outro diferencial pra ele, mas vai partir dessa raiz (Tank, Healer, DPS)

GG

Sim, eu dei uma olhada bem por alto, mas não tem nada haver com o que eu disse. Não tenho nada contra inventar novos arquétipos e por no jogo. É Fluff afinal. Mas o que eu disse e mantenho minha posição, é que eles são variações do básico. Tu poderia ter um sistema mais enxuto se ficasse baseado no básico e usasse ele como pilar pras mudanças, como o que eu achei que seria o 3Ed, mistura de classes ao gosto do fregues!

E depois vou analisar essa tua explicação sobre a ficha Kinn, embora o fato deu não ter conseguido ler ela com atenção agora não ajuda a mudar a imagem que o sistema tem pra mim de complicado! XD

EDIT
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Sempre foi assim. Um cara segura o dano, um bate muito e outro mantem a galera viva. Não precisa de mais que isso. É o básico. Defesa, dano e cura. E isso é tão Old School que quando foi inventado os navios do Allef eram de papel na banheira da casa dele!
E tu espera que todos RPGs mantenham essa configuração para sempre? Tu não vê graça em mudar um pouco as coisas nem que seja só para experimentar algo diferente?

Sim, não disse que tem que ser o contrario. Que mania a de vocês de interpretar qualquer argumento mais critico como contrario e não construtivo.

Lembra que eu disse que eu fiquei animado com o que o 3Ed parecia ser pra mim? MUDANÇAS! Mas dae eles (o sistema manipulador e capitalista) começaram a fazer o meu trabalho, o que torna o jogo divertido pra mim, enquanto RPGista épico. Criar as coisas mais absurdas em cima do que eu já TINHA comprado. Comprei o Livro dos Guerreiros e Monges, e me senti traído. Muita coisa que eu achava que era nova mastigada ali bem na minha frente, e de forma bem mais fácil e poderosa que o pobre Guerreiro True, e isso sem ter muita ligação com o Livro Básico alem de serem da mesma classe.

Quer dizer, eu gastei uma grana com um sistema que ia revolucionar a forma como se jogava, renovar o sangue do bom Hack'Slah, e eu acho um livro, novo, caro, com regras novas, que tornavam o que era pra ser lindo em merda (sem contar que não ajudava muito o monge não! XD). Da ou não a impressão de que "Tudo se resolve com fita adesiva!"?

2355
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 30, 2011, 12:18:15 am »
Inclusive, se você parar pra pensar, o papel de Controller provavelmente é o mais desprezado porque é o que foge da "santa trindade" de WoW (Tank, Healer e DPS = Defender, Leader e Striker). A popularidade elevada dos Strikers também espelha a predominância dos DPS em WoW...

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Tank, DPS, Healer. Li no Livro do Mestre que eles criaram um 4, um tipo de arquétipo pra rearrumar o cenário. Informação desnecessária entendeu? Podia ter ficado no básico que tava lindo.
Em WoW funciona assim, Ciggy. Em uma cacetada de MMOs que eu conheço existem CINCO arquétipos clássicos: DPS, Tanker, Healer, Status e Faz tudo.

Não, não é exclusividade do WoW, ISSO ele chupou do RPG. Ele pode ter dando um tapa no esquema, mas já existia desde muito tempo.

Sempre foi assim. Um cara segura o dano, um bate muito e outro mantem a galera viva. Não precisa de mais que isso. É o básico. Defesa, dano e cura. E isso é tão Old School que quando foi inventado os navios do Allef eram de papel na banheira da casa dele!

(City of Heroes, por exemplo) tu tem DPS, Tank e o Healer, além do Status, como Buffer/debuffer. As vezes os arquétipos se misturam; por exemplo, em Ragnarok Online, um Knight é* DPS + Tank e um Monge é* DPS + Healer.

*build mais comum

Poxa, mas isso é bacana. E é o que eu apoio. Se tu tem o básico, vamos continuar com esse exemplo de arquétipos, tu pode misturar tudo e fazer algo diferente, criativo. Um controlador seria um DPS/tank? Ou um Healer/Tank? Saca? Era o que mais me deixou animado quando lançaram o 3Ed, misturar classes, imaginava Guerreiros Magos, etc, ae... Vieram os compêndios...

:P

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Claro, o basicão ta ali, mas se eu quero fazer algo eu TENHO que entender boa parte do resto do jogo.
...dood, como tu fazer ficha sem saber do sistema!? D:

Boa parte do RESTO do jogo.

Acho que não consegui me fazer claro. Pra mim, um sistema é bom quando você consegue explicar ele pra um leigo na arte sacra do RPG sem precisar dar livros e livros pra ele ler.

E convenhamos, se ele quer aproveitar bem o personagem dele, só o Livro do jogador não ajuda não, tanto que tem uns 3 acho! XD

Exemplo, fiz um Guerreiro como meu primeiro personagem do 4Ed na campanha do Youkai. Classe simples, sem muita coisa pra gravar como magia, pericias extras, habilidades especifica da classe, etc.

Primeira aventura, fui um fiasco no combate. Ok, teve seus contratempos a aventura, mas deu pra eu sentir que meu aproveitamento foi muito inferior de quando fiz meu primeiro personagem de 3Ed.

O Lance é, não é ruim, é complicado demais onde não precisa ser complicado!

Mas tem que deixar claro que o fato de ter mecânicas similares não é algo que condena o sistema a ser ruim. O problema, a meu ver, é que a 4e se foca demais em tentar ser boa naquilo que o WoW é bom (combates em grupo), pra tentar competir de frente com ele, ao invés de se focar mais naquilo que o RPG faz e o WoW NUNCA vai fazer (instigar a imaginação dos jogadores e abrir todas as possibilidades de exploração de mundo e interação com NPCs em uma história criada coletivamente).

A 4e se propõe a ter um sistema de combate bom e equilibrado, e faz isso muito bem... mas acaba aí.

Não conheço mais o 4Ed alem do básico do básico do básico. Mas tenho que concordar. Inclusive eu falei sobre isso com o Youkai. Tem duas extremidades, numa o sistema é só regras e números e noutra só RP. Precisa ter um equilíbrio ae, ambos os extremos funcionam? Funcionam, mas fica faltando algo, ou vira punheta mental, ou jogo da velha de bicho cabeça

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