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Posts - Ciggi

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Off-Topic / Re:Lula, vá se tratar no SUS!
« Online: Novembro 01, 2011, 10:51:57 am »
Informação diretamente da ponta pra vocês.

Bom, como alguns aqui sabem trabalho pro Sistema de Regulação, que, de uma forma simples, e pra onde vão os encaminhamentos com pedidos de consultas para as vagas ofertadas pelo SUS.

Hoje, só hoje, em pouco mais de 3 horas de trabalho já tive duas desistências. Dois pacientes que tive que receber de volta porque um não quiz ir se consultar no feriado e o outro porque se mudou. Tudo bem que o paciente que se mudou foi um erro pela demora, mas o paciente simplesmente se negou a ir numa consulta porque era feriado! Não, sério, agente se mata pra conseguir as vagas, e o cara não vai porque queria descansar? Que doença era essa afinal? E pior, PORQUE O FDP NÃO PEDIU PRA PASSAR A VAGA PRA OUTRO?

O que mais vejo é descaso, e a maioria dos proprios pacientes. Em uma das varias campanhas contra a dengue distribuimos um jornalzinho, e advinha onde ele estava uma semana depois da data da outra campanha? Pois é, no lixo, e pior, acumulando agua.

O Sistema de Saúde é otimo, tem que melhorar demais ainda pra se adequar as mudanças constantes que ocorrem no pais (tecnologia, novos tratamentos, crecimento populacional, etc), mas o que na maioria das fezes fode com a vida do SUS e o nosso famoso jeitinho brasileiro!

To cansado já com essas correntes, nego se acha intelecuoide e fica dividindo a estupidez alheia. Porra na boa, quer fazer uma campanha contra o sistema OTIMO, tem meu apoio, mas site de relacionamento só te faz parecer um babaquinha sem opinião própria que não tem disposição pra ir mais longe do que o fio de teclado deixa.

O que me daixa mais irritado abismado é que a máxima "Vou xingar muito no twitter" virou ditado popular e não piada de net!

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Jogos Sociais / Re:V Tournament Final Vermelíssima
« Online: Outubro 31, 2011, 11:41:57 pm »
Um fato único no Tournament da Spell, um evento sem precedentes e com awesomes vermelhos!

Temos então DOIS vencedores. Zanguief e RedSon são agora, oficialmente, os vencedores do Tournament 2011.

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To no aguardo tbm. Um jogo por semana ta ótimo, mas se, e apenas se, der pra encurtar em uns dois dias talvez ia ser bárbaro!

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Jogos Sociais / Re:V Tournament Final Vermelíssima
« Online: Outubro 31, 2011, 12:10:40 pm »
Quero saber os termos práticos dessa brincadeira: se der empate, quem é que enfrenta o campeão ano que vem? O cara vai ter que passar pelos dois ao mesmo tempo, um de cada vez, ou só um deles. Se for só um (e for o Red Son) eu até posso votar no empate. ^^

Se der empate... Ano que vem iremos cadastrar DUPLAS! *.*

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Jogos Sociais / Re:V Tournament Final Vermelíssima
« Online: Outubro 31, 2011, 09:39:11 am »
RedSon = 3
Zangief = 8
Empate = 6

Estender essa luta um pouco mais, ta acirrada a coisa, quase 10 min contando voto! XD

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Outubro 31, 2011, 01:07:32 am »
Primeiro umas perguntas:
O que a Lista Negra faz atualmente?

Fico algumas máfias sem poder cadastrar jogo.

Alterar as regras como o jogo em andamento e beneficiar um jogador é contra as regras?

Não tem uma lista de o que é errado pro Narrador fazer, ficou bem com o bom senso!

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Jogos Sociais / Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Online: Outubro 31, 2011, 12:41:54 am »
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Você era anti-cidade e não caiu, e nenhum dos cultistas do Merovíngio também. Não é a primeira vez que rola jogo com dias infinitos, e as possibilidades são ótimas. Acho que são estilos diferentes, talvez esse não tenha caído bem aqui, mas curti o resultado e vou adotar como oficial em meus jogos.

Eu particularmente não gosto mesmo. Sempre achei que o limite de tempo deixa a cidade mais alerta com os linchamentos e com mais possibilidade de erro, além de dificultar para a máfia utilizar o tempo como forma de defesa. Assim, a máfia tem que sempre tentar forçar um linchamento, sendo que é difícil para eles tentarem convencer a cidade a votar em no lynch. Várias vezes a máfia já utilizou estratégias para comer tempo da cidade e o dia apurar e forçarem um erro da cidade.

Por isso, se for para ter dias infinitos, acredito que a máfia precisa de mais vantagens para balancear.

Isso só o próximo jogo dira! :D

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Po, era só ter dois cultistas do lado dele pra combar o jogo, um morria no lugar dele se fosse linchado e o outro pegava as ações noturnas a noite, e ele recrutava outro.

Ainda é fraco cara. A cidade utiliza um bus driver e verifica com quem trocou as ações, e aí descobre quem é o aliado. Só bloquear os dois e acabou.

Ou pior, se o recrutamento falha (como falhou no caso do banned) e aí perdem-se dois de uma vez. O aliado e o líder do culto. Isso se o líder do culto não morrer recrutando um mafioso sem querer.

Sim sim, levando em conta que o Recrutador não erre claro. Mas o bus nao funcionaria, o simulacro ia puxar as ações pra ele e deixar o recrutador livre.

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Você não tinha iniciativa maior, o poder de recrutamento e investigação caíram na mesma iniciativa. Considerei que pra o resultado ser positivo você teria que já ser recrutado, e ali tu estava sendo ainda. Mais um ponto em que fui meio parcial, a regra não era clara e agi como achei que seria mais funcional pro jogo (como foi com o Bulletproff contra o PGO).

Esse é um caso ao qual alguns não gostam, mas que acho plenamente válido: ordem de chegada da MP. É uma maneira de se utilizar uma resolução sem soar parcial.

Quem fez a ação primeiro, o investigador ou o recrutador cultista? Se o investigador agiu primeiro, eu ainda era cidade quando investigou e o resultado seria inocente. Se o recrutador agisse primeiro, eu seria recrutado e logo investigado, e daria culpado.

Entendo, mas não vou fazer isso. Ali eu devia ter criado um nível a mais de iniciativa pra investigações. Sanava completamente esse problema.

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Pois é, vamos ver como funciona em um caso onde exista muitos RCs...

E quando falaram em RC em massa eu quase que cancelo o jogo, ia estragar o jogo completamente. Não tinha como a Máfia dar RC, eles iam se entregar e o jogo ia perder a graça. Acho isso bem anti-jogo, como ficou obvio nessa Máfia.

Eu como narrador, ficaria frustrado se no primeiro dia fizessem RC em massa. É o mesmo que metajogo em RPG.

Mas ainda assim, não é uma estratégia boa. A não ser que não tenhamos possibilidades de RCs falsos. O próprio banned achou um bom RC, o que prejudicou ele foi ter dito que era médico. O RC falso até colaria.

Pois é, achei ali que foi clássico, falou mais do que precisava e morreu pela língua! :P

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Outubro 30, 2011, 11:50:50 pm »
Esta aberto o Tribunal dos Jogos Sociais, levantem-se por favor!

Serio agora galera. Como visto na minha Máfia V1rUz, eu fiz uma jogada como Narrador que muita gente parece não ter gostado. Logo, estou aqui para ser julgado, quero que analisem e votem se esse caso é valido pra uma incursão na lista negra ou não.

O caso é simples. Havia uma mecânica nova, depois do jogo iniciado oficialmente eu interferi na regra dela dando uma vantagem ao jogador em questão. Essa discussão pode ser vista nas ultimas páginas do tópico do jogo.

De uma forma simples, todas as minhas justificativas estão lá, gostaria que votassem sem receios, esse espaço sempre foi democrático e tentei sempre ser justo com o uso das ferramentas que tenho. Então, votem a favor ou contra o meu nome da lista negra. Não houve uma quebra de regras oficiais, mas obviamente isso incomodou muita gente, por tanto uma votação. 1/3 de votos a favor e considero a ação digna de me mandar pra lá.

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Jogos Sociais / Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Online: Outubro 30, 2011, 11:40:06 pm »
Por mais que seja uma mecânica nova e tal, não deu certo e não tínhamos como nos defendermos. Teríamos que acertar no final quem era o correto sendo que não tínhamos nenhuma pista de nada.

Pois é não deu. Eu sabia do risco e aceitei, culpa inteiramente minha. Mas curti o resultado, mesmo sendo um fiasco no final.

Agora cigano, você forçar um resultado noturno apenas para não acabar a sua mecânica nova na primeira noite do jogo? Ah cara, lista negra para você. NUNCA, NUNCA um narrador pode interferir no resultado de algo. Na minha Máfia Ravenloft, me cortou o coração quando Darkon foi o primeiro domínio que saiu no meu sorteio que teria efeito nulo. Poderia facilmente mudar o resultado porque era tudo definido por sorteio aqui comigo. Não mudei e coloquei Darkon como o primeiro domínio.

Como eu já expliquei, não forcei nada. Era uma mecânica nova, eu nem mesmo tinha pensado direito como por o Virus no jogo, bolei por alto uma regra -Escolhe um corpo inicial- e o corpo que ele escolheu tava morto na sequencia. Não vi problema nenhum em mexer ali, o jogo dos dois ia acabar antes de começar por um erro meu, interferi e criei a regra de que ele poderia escolher um novo corpo ou morrer.  Não era como se o jogo estivesse rolando e eu mudasse um resultado noturno (como mencionei no ultimo post que poderia ter feito e fiquei triste mas não fiz). Mas de toda caso como acho que nego ta fulo comigo, e também por ter criado essa mecânica furada, vou por em votação meu nome pra lista negra. Se a maioria entender que fui parcial nesse caso, vou de bom grado pra ala dos Narradores vacilões!

:P


Dias infinitos: prejudicam claramente os anti-cidades. Como já disseram, com prazos, a cidade precisa se agilizar e questionar mais e mais rápido, correndo o risco de cometerem erros. Além disso, os dias infinitos podem travar o jogo quando ocorrem de alguns não conseguirem acessar o jogo no mesmo horário. Como vimos, todos os mafiosos caírem fácil com isso.

Você era anti-cidade e não caiu, e nenhum dos cultistas do Merovíngio também. Não é a primeira vez que rola jogo com dias infinitos, e as possibilidades são ótimas. Acho que são estilos diferentes, talvez esse não tenha caído bem aqui, mas curti o resultado e vou adotar como oficial em meus jogos.

Poderes: achei que estavam bons. Não tenho o que reclamar disso. Mas diferente do cigano, achei o poder do culto smith de sacrificar um aliado para defender o líder bem fraquinho. Ficou óbvio que o publicano era o líder cultista. Tentei distorcer o máximo que podia para não lincharem o publicano, mas não adiantou nada e eu não iria me sacrificar para isso.

Po, era só ter dois cultistas do lado dele pra combar o jogo, um morria no lugar dele se fosse linchado e o outro pegava as ações noturnas a noite, e ele recrutava outro.

Quanto a minha participação no jogo, eu estava indo muito bem. Eu tinha o poder de reviver um morto ao custo de 4 pontos, e estava a ponto de usá-lo para trazer o Emil de volta, antes de eu ser recrutado para o culto. Dentro do culto, tentamos o máximo possível para defender o publicano e tal, estávamos quase conseguindo mas infelizmente não deu.

Depois disso, tinha que confiar na investigação do Phoenix (me investigou bem na noite que eu fui recrutado, para a minah sorte, a iniciativa era maior) e no meu histórico de ter ajudado a linchar o banned. Então, agi como um cidadão em todos os outros dias: para ter uma chance de vitória, teria que acabar primeiro com a máfia. Fui sendo um excelente cidadão e torcendo para me manter vivo e não me investigarem. Não podia me defender, precisava economizar os pontos para no final, acertar dois jogadores e vencer sozinho. Era a minha única alternativa.

Inventei a história dos pontos perdidos para que não me considerassem um alvo prioritário (sem poder investigar e rastrear, imagino que a máfia poderia não me julgar perigoso) e assim ir economizando pontos.

Você não tinha iniciativa maior, o poder de recrutamento e investigação caíram na mesma iniciativa. Considerei que pra o resultado ser positivo você teria que já ser recrutado, e ali tu estava sendo ainda. Mais um ponto em que fui meio parcial, a regra não era clara e agi como achei que seria mais funcional pro jogo (como foi com o Bulletproff contra o PGO).

Moralmente, considero como uma vitória da cidade, com o culto do smith em segundo, a máfia em terceiro e o culto do merovíngeo em quarto.

Não gosto de segundos e terceiros lugares, mas obviamente como em todos os outros jogos, nem sempre quem ganha é quem jogou melhor. A cidade foi muito bem, os cultos tbm, a máfia nem tanto. O resultado não reflete o resto do jogo.

Descontando os personagens secretos, eu achei que a formação ficou bem pró-cidade mesmo. Sobre dia infinito: afora tudo que já foi dito, neste caso ficou pró-cidade porque não tem RC suficiente pra vintedois caras jogando ao mesmo tempo. Foi só propor RC em massa no primeiro dia e os caras que mais se desesperam pra combater a ideia eram anti-cidade. Até bobeei de não ter espancado o Publicano, sabia que ele tava sujo na fita.

Pois é, vamos ver como funciona em um caso onde exista muitos RCs...

E quando falaram em RC em massa eu quase que cancelo o jogo, ia estragar o jogo completamente. Não tinha como a Máfia dar RC, eles iam se entregar e o jogo ia perder a graça. Acho isso bem anti-jogo, como ficou obvio nessa Máfia.

Que droga, joguei mal demais nessa máfia. Eu tava sempre de olho nas MPs que eu tava recebendo da máfia, só que dentro do tópico eu não tava conseguindo acompanhar as discussões na maioria das vezes por falta de tempo e isso acabou fazendo que eu me ausentasse das discussões.
E justamente numa semana que eu estive bem ocupado na faculdade acabei sendo pressionado nas duas máfias ao mesmo tempo, tive pouquíssimo tempo para postar nessa aqui e nem consegui olhar na outra.
Quando só tava o Ferdineidos e eu vivos comecei a bolar uns RCs falsos e ele até falou sobre o Dozer não ter plugs (e o viadinho do Thales foi falar isso pouco tempo antes de acabar o dia  :P), só que no hora faltava só a minha revelação e a do Phoenix e eu não queria ser o último justamente para usar isso contra ele no outro dia, soque o Dozer era o único que eu tinha preparado as ações noturnas era ele (ia dizer que era um doc com custo reduzido).

Conheço a sensação! XD

Uma merda estar em muitos jogos e não ter como se dedicar a nenhuma, me confundi nos ultimos jogos que joguei enquanto narrava. Uma merda isso

Parabéns pelo jogo, Cigano, acho que foi válida a experiência mesmo com os problemas já citados e gostaria de frisar que acho que o narrador não pode influenciar diretamente o jogo.

Vou levar o caso pra votação.

2155
Vídeo Game / Re:WoW
« Online: Outubro 30, 2011, 11:11:56 pm »
Se você matou um cara de 10 níveis acima, o cara no mínimo era retardado mental.

Cara eu não sei, mas me lembro claramente, minha Tauren War Protec passando de Kodo por Tanaris e aquele gnomo mage me dando CC, mandou uma pyroball e... nada. Tirou nem 5% do meu life. Serio, eu ri matando ele... de protect! XD

Teve outros casos, mas ae juntava um pouco de astucia e malicia. Levar o cara prum canto ou outro, matar afogado, etc. Mas no geral morro mesmo!

Correr pra cidade não é uma opção quando você morre em 3 segundos. Mesmo que desse, que me lembre só os guardas de algumas cidades conseguem matar players lvl 85. Main com equip PVP também não ajuda muito, considerando que o inimigo DEVE estar em uma montaria voadora e você não tem ferramentas pra achar ele.

Enfim, sei que tu pode até gostar desse desequilíbrio todo, mas na minha opinião o jogo estaria bem melhor servido se favorecesse o PVP equilibrado e diminuísse os ganks sem sentido.

Opa, opa, opa, não disse que gosto de desequilíbrio, disse que gosto do PvP e da possibilidade de matar nego mais fraco. (tem umas guildas que não perdoava, se o cara era da guilda, podia ser lvl 1 que eu matava). Sou a favor de equilibrar o sistema de PvP, desde que não tire essa possibilidade. Sei lá, o sistema de flag é bem bacana e funcional, não funciona em Server PvP, mas podia ter algum recurso, por exemplo no Spirt healer, que ligasse a flag de No-PvP por algum tempo.

E com o tempo tu aprende o que cada guarda em cada cidade faz, os mais apelões são os de hellfire, eles dão Knockdown de 3 sec com CD de 3 Sec. É lindo ver um monde de debuff no allyzinho machão e tu lá dando dano nele sem o mané poder fazer nada! XD

2156
Guilda Mercante / Re:Camisetas da Spell
« Online: Outubro 30, 2011, 01:07:19 pm »

Tenho um grave problema de auto estima, considerei que fui mal atendido e desisti das camisas! :P

Led... Eu te amo! Vou comprar as minhas més que vem!

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Jogos Sociais / Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Online: Outubro 30, 2011, 12:31:14 pm »
Eu entendi o que você quis propiciar, Cigano, mas acho que deveria evitar situações assim no futuro.

Pode apostar nisso. Voltar ao circulo de só máfias básicas pra mim! XD

2158
Jogos Sociais / Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Online: Outubro 30, 2011, 11:51:54 am »
Agora sobre a parte da arbitrariedade, achei fraco. Muito fraco. Cigano deliberadamente botou o dedo no meio e fez o que narrador não deve fazer: ser parcial. Falar que "ia estragar o jogo", "perder o principal do jogo logo no primeiro dia" não cola. Meramente desculpa para interferir a favor de alguém no jogo.

Não tinha visto que o Cigano não deixou o SK morrer por arbitrariedade. Isso sim foi muito errado. A função do narrador é ser um bom árbitro. Se a "graça" do jogo vai pro espaço por ações noturnas, paciência. Eu sei porque já passei por isto duas vezes: Máfia Mortal Kombat, onde eu queria que fosse uma briga Maçonaria x Culto (e o cultista morreu cedo) e Máfia OotS onde a Máfia Nale perdeu o objetivo secundário deles na primeira noite.

É um ponto de vista. Eu pessoalmente acho que seria mais arbitrário isso ser feito durante o jogo. Penso comigo que as regras eram complicadas, elas desde o inicio estavam sujeitas a mudança (não tinha uma condição clara de vitória e tinha as minhas anti-quebras), então, na 1ª NOITE, eu disse pra ele "Olha, tu deveria morrer agora, mas vista que as regras são novas e não pensei com clareza sobre a escolha do corpo inicial, tu tem UMA escolha pra próxima noite, não vai poder fazer nada, se errar morreu, se não o jogo começa pra ti". Em regra, o SK perdeu 2 noites. Sinceramente não achei tão arbitrário assim. Queria MUITO ter salvo o Black, e poderia, mas não fiz. Queria que o culto sobrevivesse mais, ate o Banned queria mais tempo no jogo (e tenho certeza que se eu posto dizendo que fiz erratas, mesmo não tendo feito a que ele disse que fiz, isso ia salvar a bunda dele.). Acho que fui meio arbitrário sim, mas não acho que prejudiquei muito não!

(click to show/hide)

Lembrando que no Mafiascum os jogos tem 7 dias.

E eu não tinha me atentado pra isso Nib, acho que ia me perder se a discussão morresse. Anotar a dica!

@Cigano
Velho, eu tanto caí na lábia de Banned quanto achei que depois de ser GF ele não iria querer ser máfia, ainda mais sendo visadão desse jeito. Vide Noara que ganhou agora comigo uma de mafiosa e veja, depois disso ela morre e vc vê de cidadã pq ela não quer ficar visada... mas erro meu, também, eu sou o tipo de cara que quando joga RPG tenta experimentar tudo que é tipo de personagem, funções de D&D, clãs de Vampiro, whataver... nem todo mundo é assim.
Eu só sei que dificilmente gostaria de jogar com SK, por favor não me dêem nunca esse papel a não ser que queiram me sacanear fortemente.

No mais, valeu a experiência e a diversão.

Então anota ae a dica: Eu não deixo escolher papel ou personagem! ;)

Eu fiz 3 sorteios, escolhi o melhor, tu deu sorte! XD

No futuro vou gravar os 3 sorteios, acho que ia ser bacana mostrar ele agora.

2159
Jogos Sociais / Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Online: Outubro 30, 2011, 11:42:06 am »
Alguns erros que cometi:

- Iniciativa: Ela precisava ter um nível a mais no minimo. Recrutamento deveria aparecer antes de cop e depois do bloqueio/bus-driver/etc.

- PGO Vs BulletProff: Não era pra acontecer, sempre tento deixar claro que o BulletProff é imune a qualquer tipo de morte, e dessa vez cometi esse erro, quando notei o que escrevi vi que ele não estava imune a PGO, a descrição certa do PGO deveria justificar a morte dele como sendo um tipo de Ação de Morte.

- Ações Noturnas: Me embananei muito com as ações noturnas na 1ª noite. Nem sei bem porque, mas cometi muitos erros de leitura ali. E acho que o formato das PMs é bom dessa forma, mas senti que faltou algo a mais nelas, não sei oque!

- Guarda-Costas de Elite: Como já disse, péssima escolha. Essa decisão foi meio de ultima hora, eu ia por um guarda-costas pra suprir um pouco o papel de médico, ele morria com a proteção, então ok. Mas na hora fui tentar duplicar um papel e vi Apoc e Switch como perfeitos pra isso e dupliquei. Inicialmente eles não eram guarda-costas, a Trinity que era, mas depois notei que funcionava melhor pra eles e mudei sem recalcular, acabou dando essa merda. Mas foram dois dos papeis que mas gostei de montar (Lendo a historia dos dois vi que caia como uma luva como papeis duplos)

- Culto Smith: Simulacro era poderoso demais, foi concebido pra trocar os Smiths de lugar, inclusive de dia em um linchamento. Mas errei na descrição do poder, ate consultei o Rub e decidi por fim dar uma Errata pro papel, o publicano não tinha usado ainda o poder, acho que tinha acabado de recrutar quando vi o erro no ctrl+c ctrl+v. Então fiz a errata e achei legal o resultado, mas foi sorte eles terem perdido de cara, ia acabar sendo um jogo Culto Vs Máfia no final. Olhando agora ficou forte demais, deveria ter posto alguma desvantagem como odiado sei lá.

- Culto Merovingio Ficou forte. Demais. O recrutamento tinha que ter custo em pontos, quando morreram eles podia ser responsáveis por umas 2 mortes, fora a comunicação extra tópico. Mais um dos casos em que o desequilíbrio se escondeu com as mortes.

- SK / Anti-SK: Não funcionou mecanicamente como queria. Pensei em muitas coisas, mas acho que ter dado poderes sutis teria feito maior diferença. o SK poderia mudar a ação de alguém pra Ação de Morte, ou envenenar alguém como ação livre a cada duas noites (obrigando o Anti-SK a curar o envenenado). Como mencionei já o Anti-SK poderia mandar uma mensagem como ação sem custo ao invés de dar bônus pra alguem. Originalmente eu pensei em ele reviver alguem com a morte do Virus. Muitas mudanças que poderia ter sido melhor aproveitadas.

- Máfia: Realmente queria mais jogadores experientes na Máfia, pensei muito em por o Verde la, mas em nenhum dos 3 sorteios ele caiu na Máfia. E acho que poderia ter posto algum poderzinho noturna pra todos ali, mas não consegui ate agora pensar em algo que juntasse com o -1 e ficasse bom.

2160
Jogos Sociais / Re:Máfia Matrix V1rU5 [Vitória do SK]
« Online: Outubro 30, 2011, 11:19:35 am »
Primeiro, se houvessem mais dicas, várias sutis e indiretas, ou um ou outro indício forte, da existência desse pessoal fora do jogo, e pra isso serviria um certo fuff moderado nas MPs... a coisa poderia ter sido diferente.
Sei que o Cigano tem uma certa fobia de fluff, e concordo que em geral menos = mais, porém nesse caso seria algo que faria todo um diferencial.

Nesse caso nem é fobia. É preguiça, imagina fluff pra 22 cabeças? Mas pensei em dicas ingame tbm, mas não achei nada que fizesse isso, se eu dou alguma ferramenta dessas pro Operador ele ou tentaria pegar o virus ou tentaria se comunicar. Fiz no final e gostei, mas derrepente pensando agora com o fim do jogo, se ele perde o UpGrade e ganha a Mensagem talvez funcionasse

Segundo, dia infinito é MUIIIIIITO PRÓ-CIDADE, eu penso nisso desde o começo, e o Banned fez o favor de o citar pra mim, como recrutador cultista pra mim foi uma merda, tudo bem que esse papel não vai pro meu perfil (eu pedi pra testar, e parece que sou bem melhor sendo cultista do que o líder da facção, menos responsabilidade na minha cabeça), se o prazo fosse fixo dava pra enrolar melhor... acham que isso não teve a ver com QUASE CEM POR CENTO DE LINCHAMENTO DE ANTICIDADES?

Acho o contrario já. Tu se embananou um bocado como Culto, se tu fica quieto um dia não chamava atenção com o lance do -1 em todas as habilidades...

Teu erro foi: Falar demais! XD

De toda forma o dia infinito obriga a Máfia a postar e não ajuda a cidade porque ela tem que linchar alguem (experimenta sugerir no linch). E bem, a Máfia ganha o jogo jogando de dia e de noite. Como termômetro ficou meio claro que a Mafia, nesse jogo pelo menos, jogou mais a noite e menos de dia, o que não é muito bom.

Terceiro, aliás isso foi algo que me chamou muito a atenção, Apoc e Switch eram idênticos, e o pessoal linchou o Apoc, tai, era só pensar um pouco e ver que o tema favorecia totalmente as duas fichas iguais.
Isso aqui foi uma máfia grande, puxa, totalmente possível poderes repetidos, e os anticidade eram poderosos, esses guardacostas eram uma defesa que estranhamente não funcionou...
Porém quando vc pensa neles + dia infinito, putz, muito pró-cidade, MESMO.
Inclusive houve momentos, fora da pressão em gente tipo eu ou Banned, em que houve um certo marasmo, aliás uso a palavra errada, um RELAXAMENTO da parte dos jogadores porque "ahnnn é dia infinito galera!!!! vamos viver tudo que há pra viver".

Me arrependi depois de fazer dois Guarda- Costas de Elite. Era melhor ter feito normais. Mas imaginei que os papeis idênticos iriam confundir.

E o relaxamento foi uma infelicidade, e o Culto tava bem forte tbm com o lance do Simulacro (Gratz ao Cebola, copiei isso da Mafia dele)

Compreendo a ideia de estimular as discussões diurnas, mas se for pra fazer isso há de lembrar que é elemento pró-cidade e balancear de alguma forma no setup.
Até mesmo uma mecânica pros anticidade secretamente declararem o fim de um dia ou o sol se pondo ("dia vai até tal hora, tem três horas pra se decidir", de repente), gastando pontinhos de habilidade, poderia contrabalançar isso aí.

Sei lá, não achei esse bicho de sete cabeças todo não, vi muito cidade perdido tbm (tanto que houve os hiatos dos dias), mas é um caso a se pensar. Tentar isso numa Máfia com muitos papeis talvez ajude, qualquer um com mais facilidade de mentir e tal. Vou fazer algo assim no futuro.

Quinto, tá aqui pode existir precedente, jurisprudência, equilíbrio e tal, mas Cigano tem razão, não é direito e sim GAME DESIGN... olha, apesar de ter morrido relativamente cedo, e ter jogado mal, eu me diverti com as inovações, acho que isso conta também.
E isso é o tipo de mecânica que não sei se daria certo numa micro...

Pensei em usar numa micro, e o lance do Culto tbm (duas micros na verdade) mas o jogo passou pela fila rápido demais! XD

E bem, eu sabia que a ideia não ia agradar a todos, sabia que o susto (que era o meu objetivo) poderia chatear alguns, por isso tentei tomar o máximo de cuidado possível, não sei se consegui minimizar essa insatisfação, mas tenho em vista exatamente isso, é um jogo, a ideia foi causar um susto e divertir, acho que consegui esse resultado, mas o jogo tava realmente cheio de falhas, muitas minhas na verdade (primeiro dia mandei tanta errata que perdi a conta, algumas duas vezes! :P)

Dia infinito é melhor artificio que já vi, é mais perigoso pra cidade que pra Máfia. Mas realmente as coisas ficaram overpower demais, pros dois lados, ou seja, a Máfia tinha capacidade de usar o supra-poder melhor, e usou, tinha como acelerar as mortes no fim, e o fez (só não entendi pq bloquearam o batata).

Dia infinito acho que prejudica pro lado de anti-cidade mesmo. A cidade perde aquela sensação de urgência então fica mais difícil cometer erros.

Isso é uma verdade. Mas no primeiro dia o que mais tinham eram erros a favor da Máfia. Achei que tinha faltado mais força de vocês lá pra forçar linchamentos errados, a sensação que me deu foi que a Máfia jogou a noite só (tirando o Banned no 1º dia).

O bloqueio no batata era pra ele não usar bus-driver em si mesmo e a gente matar outra pessoa. Além que ainda sobrariam mais pontos pra matar no dia seguinte.

Isso eu entendi. Mas não valia o risco? Eram 14 jogadores, vocês matavam 3 depois 2, com um linch errado vocês ficavam a 2 passo da vitória, isso sem contar com algum cidade dedo leve matando um inocente.

Com relação ao final sei lá. Acho que se eu fosse da cidade estaria pê da vida.

No fim a coisa toda se resumiu a convencer o MVerde de quem era o operador. Assim, pessoas que jogaram muito bem pela cidade, como o Cebola por exemplo, no fim viram seu destino ser resolvido por um só. Sei lá, eu acharia frustrante.

Agora me diz, o Bruno não devia estar frustado tbm? A facção dele não ganhou e ele foi o unico a não se encontrar com eles. O Cebola era cidade, depois virou culto (E salvou o grupo) acho que devia se sentir frustado duas vezes, uma por ter jogado por um lado e caído num lado com o pé na cova, e outra por ter perdido no final com uma morte noturna.

Não é legal perder, isso eu sei. Mas a frustração viria de toda forma, ou não?

Então, mais uma vez e de novo. Entendo o sentimento. Mas não acho que seja por conta dessa mecânica. O jogo foi bom e no final se resumiu a uma ação, EXATAMENTE como vários outros que foram ate o fim, uma jogada e todo uma facção perde ou ganha. Desmerece todo o trabalho feito ate ali? Não, mas é assim que é a brincadeira afinal, alguem sempre perde e alguem sempre perde injustamente.

E achei engraçado como a maioria presume de cara que o Banned é mafioso. Sério, na primeira noite já trancafiaram o cara, tiraram o voto dele e quando descobriu-se que houve apenas uma morte ao invés de duas a conclusão lógica é que isso tinha acontecido por que o Banned fora enjaulado. Huehehehehe.

Eu ri quando todas as ações que me vinham era pro Banned. E aquilo ali foi um erro, o Banned não chegou a perder o voto, ele tava enjaulado, foi uma das minhas (muitas) erratas. Mas não cheguei nem a mandar essa ação pra Noara.

O que quebra é juntar tudo no monte:
-Dia infinito.
-Dois Guarda-Costas de Elite (Sim, 2). Um já é quebrado. Dois.
-PGO além dos acima.
-Smiths multiplicáveis.

Fato. a unica coisa que cola ae é o dia infinito. Isso foi dito que teria desde o inicio. E os guarda-costas não deveriam ser de elite mesmo, ainda que o PGO fosse ativavel. Mas os Smiths eram vantagem pra MÁFIA, ele tirava os poderes da Cidade, tirou o Jail e o Reviver (que pelas contas poderia ter dando dois ressurections ali). Sem contar que ele morria se fosse em um de vocês (e quase morreu no primeiro dia, po publicano ir no Mafioso ever no primero dia? XD)

Ah, e vale a nota, achei que o Culto 2, daria trabalho a Máfia por ser um tipo de sobrevivente, mas não deu tempo, se juntaram rápido e morreram rápido! :P

Agora sobre a parte da arbitrariedade, achei fraco. Muito fraco. Cigano deliberadamente botou o dedo no meio e fez o que narrador não deve fazer: ser parcial. Falar que "ia estragar o jogo", "perder o principal do jogo logo no primeiro dia" não cola. Meramente desculpa para interferir a favor de alguém no jogo.

Morreu, tá morto. Aconteceu de levar fluxo de ações na cara? Paciência! Shit Happens.

Bah cara, aceito a critica, mas po, nem de longe tentei favorecer alguem, só ler as criticas que sempre fiz a isso. Mas em uma discussão com o Madruga, que admitiu ter feito algo assim eu pensei "Vou ver como é". Não gostava, não acho justo com o resto dos jogadores, e gosto do fator sorte no jogo (aconteceu aconteceu, azar!). Mas experimentei e acho que entendo melhor o ponto do Madruga agora, sou homem de admitir meus erros, achava que esse era um recurso que poderia estragar a diversão, mas não foi. Dei uma chance pro Virus e depois dei uma bela chance pra cidade, acho que o resultado final foi interessante e me valeu pelo menos como experiência.

Não tentei beneficiar ninguém cara, tentei fazer um jogo divertido.

E a parte de que a máfia tava "overpower" é totalmente nula. Em um setup grande a máfia tende a ter: GF + 2x Comuns + 2x Especiais. Não tinha nenhum GF. Pra usar poderes tinha obrigatoriamente que TORRAR os pontos. E em uma determinada noite, daria para matar +1.

Voltando o raciocínio: esse +1 não poderia ser alvo dos guarda-costas, ou bye-bye máfia. Com tanto driving, se jogasse o PGO no meio, bye-bye máfia. E sem mencionar os cultistas ainda.

Injusto? Seria injusto se não houvesse qualquer possibilidade da máfia ganhar. A chance era mínima, mas tinha.

Mas de verdade? Faltou uma imensa dose de imparcialidade. Basta olhar as PM's.

Ok, mas acho que a Máfia teve ótimas chances e desperdiçou. Aliais, uma das reclamações foi que um de vocês tinha desistido do jogo, ou foi isso que entendi.

Agora veja, não tinha doc, reparou? Todas as habilidades de investigação precisavam ser compradas, viste isso? A Máfia matava 4 na 5ª/6ª noite! Vocês tiveram a chance de ganhar quanto todos tinha pontos e malandramente se escondiam (aliais, porque esconder no mesmo alvo, se matam o cebola a mafia morria XD). Acho que dar MAIS poder a máfia nesse ponto seria um risco grande demais.

Claro, juntar esse balaio todo não ajudou no equilíbrio, errei com os dois BodyGuards serem elite, e tudo o mais, mas a Máfia teve ótimas chances.

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