Pelo que foi dito na proposta do DnD Next, o jogador vai receber uma penalidade quando tentar algo interessante (empurrar um inimigo, etc.). Esse é exatamente o oposto do que um sistema que se vende como 'narrativo' deveria fazer. Se o jogador tiver que escolher entre atacar normalmente e manter sua margem de acerto/dano igual, ou atacar com uma manobra qualquer e prejudicar sua margem de acerto/dano, a escolha certa na maioria dos casos é bem clara.
E isso supondo que ainda seja possível causar dano sempre que você executa uma manobra. Caso contrário, isso é um exemplo absurdo de armadilha para iniciante. Vende a idéia de que é possível fazer combates que se resumem a mais do que acertar repetidas vezes alguém com sua arma... e então penaliza ele quando fizer isso.
Esta parte do Quote é minha crítica mais ferrenha as manobras do D&D 3.x
Que funcionam lindamente em combates antes do nível 3, e depois disso deixam de ser compensadoras tendo em vista as magias melhores e o efeito Guerreiro de ser mais efetivo eliminado os PVs de forma mais segura e rápida que utilizando qualquer manobra.
Uma ÚNICA solução viável (na minha opinião e em se tratando de D&D) para uma manobra não virar substituta do ataque básico, ou ter penalidades idiotas que só servem para matar a própria manobra é estipular um custo ou condição:
- Cobrando pontos de poder de forma parecida com os RPGs de computador cobram MP. OU como os Psionicos do D&D 3.5 realizam suas Manifestações
- Estipulando uma condição: Uma vez por combate, por dia, etc... como a 4ªed fez...