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Posts - Ciggi

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Vídeo Game / Re:League of Legends
« Online: Setembro 05, 2013, 05:37:28 pm »
Uma coisa que a Arte da Guerra tbm fala é que lutar confiando só em poder de fogo é cavar a própria cova, estratégia é a arte do engodo. Sempre vá para o combate com uma vantagem que seu inimigo não saiba/possua. No caso do LoL, o ideal é preparar emboscadas e só dar o engage se algum champiom do seu time puder dar um gank ou tirar de posição o time adversário (Malphit pulando no meio, Amumu paralizando uma area gigantesca, Blitz pegando alguem, Shen/Rammus dando taunt em um grupo grande de inimigos, etc). Claro que considerando que estamos falando de um jogo em que existem níveis de poder inevitavelmente vai existir momentos em que um time é muito mais fraco que o outro e compensa forçar uma luta direta. E aqui vale uma lembrança, TODO jogo fica igual no end game, quando todo mundo ta no mesmo lvl, builds fechadas, buffados, etc (Só pra fixar bem que esse papo de jogo perdido não existe, se o adversário não ganhar rápido e você fizer bastantes emboscadas bem feitas, o jogo vai ficar de igual pra igual e vai valer quem tem mais habilidade e estratégia).

BTW, em times random o ideal é seguir as ordens do Jungle. Eu penso que simplesmente é trabalhoso (e desgastante) demais ficar tentando explicar ou indicar alguma estrategia em grupos aleatórios, então sigo sempre o cara que tem a maior visão de jogo, geralmente o Jungle. E sempre, sempre, SEMPRE, evito morrer, não tem como saber como é a habilidade de cada um, muito menos como teus aliados vão se comportar nas lanes, então eu pego a maior quantidade de vantagem que posso, não digito nada alem do básico no chat (MIA, pedido de buff, de ajuda, etc), sigo o Jungle, e não deixo meu adversário de lane ficar forte. Isso já soma algo em torno de 20% a 30% de vantagem pro teu time, se as lanes não forem muito ruins as chances de vitória do teu time vão ser maiores que a do adversário.


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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Setembro 05, 2013, 01:49:31 am »
LotR War of the North tá em promo, alguém sabe se vale a pena?

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Setembro 04, 2013, 07:14:42 pm »
http://youtu.be/Gj-ntawOBw4

Bonito. Muito bonito.

Metade dos problemas do mundo seriam resolvidos se Música fosse obrigatória na grade das escolas.

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Vídeo Game / Re:League of Legends
« Online: Setembro 03, 2013, 08:20:00 pm »
Considerando que todos aqui sabem o básico, e que eu adoro estratégia e recentemente tenho re-lido um pouco A Arte da Guerra, vou colocar aqui alguns pontos que acho interessantes.

OS NOVE POSICIONAMENTOS

Segundo Sun Tzu, existem nove posicionamentos.

Os nove posicionamentos são

Dispersivo. Posicionamento em que se luta em próprio território
Facilitado. Posicionamento adquirido apos penetração em território inimigo mas de fácil retirada
Disputado. Posicionamento cuja posse é de utilidade a ambos os exércitos
Aberto. Posicionamento em que ambos os lados tem ampla mobilidade
Em Encruzilhada. Posicionamento em que se encontra a maior quantidade de território em disputa
Profundo. Posicionamento dentro do território inimigo com fortificações atras.
De Dificuldade. Posicionamento em qualquer território de difícil mobilidade
Sujeito a Cerco. Posicionamentos que podem ser usados pelo inimigo para cerco
Desesperador. Posicionamento em que a unica opção é lutar.

Agora vamos analizar cada um desses posicionamentos usando o mapa de Summoner's Rift


Dispersivo será todo posicionamento atras de suas torres, sem incluir as florestas. Qualquer torre derrubada é um avanço territórial do inimigo.

Seguindo caminho parecido, posicionamentos Facilitados sãos aqueles ganhos após derrubar a Out Tower e antes da Inner Tower, florestas não são consideras aqui tbm. Aproximadamente esses territórios

O posicionamento Disputado poderia ser qualquer uma das Out Towers ou Iner Towers de qualquer lane.

Aberto seria toda a extensão do rio, um local de fácil chegada e fácil saída; e em algumas situações as próprias Lanes.

A parte entre as Out Towers de ambos os times na Lane Mid estão Em Encruzilhada já que a posse do Mid envolve o ganho de uma grande vantagem na reação (falo mais sobre isso adiante).

O posicionamento Profundo é mais difícil de ser conseguido, mas não impossível. Uma Lane com a Out Tower destruída, os minions avançados, e Wards em todas as saídas possíveis pode ser considerado um posicionamento profundo. Avançar alem da Inner Tower seria perigoso já que não é possivel conquistar as torres e sim destrui-las.

A Jungle é toda ela um território De Dificuldade, sua pouca visibilidade e mobilidade a tornam facilmente um campo de dificil movimentação.

Agora, ambas as bases podem ser consideradas posicionamentos Sujeito a Cerco e Desesperador, no caso respectivamente a base inimiga e a base aliada.

Com essas analises em mãos Sun Tzun tem a dizer:

 :seta: Quando em posicionamento Dispersivo, não lute.
Gastar energia e recursos lutando por um território que já é seu é desperdício. Qualquer presença de um champiom nesse território é o suficiente para afastar o inimigo, evitando as desvantagens do Proxy por exemplo.

 :seta: Quando em posicionamento Facilitado, não pare.
Algo comumente não percebido pelos jogadores. A presença de algum champiom nesse território coloca instantaneamente toda equipe inimiga em preocupação, forçando a locomoção de parte de suas forças para defesa. Ao derrubar a Out Tower AVANÇE! force a vantagem, e obrigue a equipe inimiga a enfraquecer as outras Lanes.

 :seta: Quando em posicionamento Disputado, não ataque.
Obviamente todos sabem a desvantagem de atacar seu oponente perto da torre inimiga dele, e considerando que as Lanes são terrenos que conferem uma visibilidade parcial a ambos os lados (os minions inevitavelmente permitiram essa visibilidade), é uma posição ingrata para um ataque direto (Isso talvez possa ser melhor explicado mais adiante).

 :seta: Quando em posicionamento Aberto, não tente bloquear o inimigo.
A regra aqui é simples, se o campo a lutar e grande demais para se cercar, ou dificilmente seria possível impedir um inimigo de se mover (fugindo ou atacando), para buscando o confronto é desvantajoso. Lembrem-se que os minions iram bloquear os ataques do seu time e deixaram os inimigos com uma vantagem absurda.

 :seta: Quando em posicionamento Em Encruzilhada, aproxime-se de seus aliados.
Como assim? Imagine que um confronto está se formando entre as Out Towers do Mid, o pior cenário que você pode esperar é a dos seus companheiros sendo obrigados a correr assim que o combate se inicia, criando situações onde seja difícil alcançar os inimigos. Toda formação da Team Fight envolve exatamente essa lógica, tirar o adversário de seu posicionamento, então me parece obvio que o melhor nessa situação é manter seus aliados próximos para em qualquer instante estar pronto para o combate, seja defendendo seus aliados ou iniciando o combate.

 :seta: Quando em posicionamento Profundo, comece a pilhagem.
Você possui todas as condições para antever o ataque adversário, e tem a possibilidade de movimento, e força suficiente para defesa, alem de aliados prontos para uma emboscada? Então a vitória é sua. As condições são complicadas de serem alcançadas já que é restrita a jogabilidade do LoL e um posicionamento Profundo pode se tornar rapidamente um posicionamento Dispersivo, o que muda drasticamente a estratégia.

 :seta: Quando em posicionamento Sujeito a cerco, lance mão de estratagemas.
Invadir o território do inimigo (toda parte atrás das Nexus Tower) é algo que deve ser feito com algum preparo, a reação dele será praticamente imediata se comparada a sua, e a vantagem de recuperação é anos luz a frente da sua. Avançar apenas contando com a força e vantagem numerica e quase que entregar a vantagem de volta ao inimigo.

 :seta: Quando em posicionamento Desesperador, lute.
Simples e direto! Seja agressivo, não deixe que ele ganhe espaço facilmente, e NUNCA os persiga. Isso seria sair do posicionamento Desesperador para o posicionamento Profundo. O unico momento onde você ira avançar independente das vantagens, emboscadas, e qualquer desvantagem tática é nesse momento.

ESPIÕES

Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas. - Sun Tzu

Um principio básico, a vantagem de se conhecer o champiom que está usando é visível a qualquer um, saber como esse champiom age em jogo lhe fornecera uma vantagem sobre as limitações dele, mas apenas de uma forma um time pode conhecer verdadeiramente o adversário. Com espionagem!

Nesse caso podemos considerar que as Wards são os espiões perfeitos. Invisíveis ao inimigo, fornecem informação de movimentação tática em tempo real, ajudam a prevenir e atacar, as vantagens são tantas que chega a ser algo ridículo de se descrever.

Acredito que todo jogador experiente concorda com isso, e os que ainda não possuem essa experiência vão entender rapidamente a diferença de se jogar contra um time que usa a fogwar a seu favor e um que não consegue faze-lo!

TEMPO DE REAÇÃO

Na arte da guerra o tempo de reação é discutido em vários momentos. Vou me ater aqui ao básico, já que acho mais fácil uma demonstração matemática que praticamente descrever metade do livro de Sun Tzu.


Acredito que a imagem acima deixe bem claro o que é tempo de reação. Qualquer um concorda que é mais fácil esperar ajuda do Mid quando se está no Top ou no Bot certo? Isso se deve porque é obvia a facilidade do Mid de alcançar as outras Lanes. Por isso sempre prefira começar suas estrategias do Mid, já que é mais fácil ajudar ou ser ajudado aqui.

Seguindo essa lógica, quando mais próximo do Nexus mais fácil é o inimigo chegar a sua localização. Em alguns pontos o espaço de tempo entre as tropas de minons em que você o adversário fica fora de visão é o suficiente para um gank, e o pior, provavelmente coordenado com outras lanes, o jungle, e ate com alguém vindo da base inimiga.

De forma semelhante podemos considerar que cada lane é responsável pela vantagem ou desvantagem sob o tempo de reação de alguns objetivos do jogo, como o Barão e o Dragão. Digamos que a vantagem do bot e mid seja de seu time, você tem seus minions avançados alem da Out Tower de ambas as lanes, a visibilidade é sua, qualquer avanço inimigo pelas lanes vai ser rapidamente identificado, o que lhe confere uma grande vantagem tática de reação quando estiver fazendo o Dragão. Então considere que o Bot Lane permite a vantagem de reação do Dragão e o Top Lane a vantagem de reação do Barão.

Em um jogo perfeito, a primeira lane a ganhar vantagem deveria ser a Bot Lane, conferindo assim um acesso diferenciado ao Dragão para seu time, seguidos do Mid Lane que permitiria uma defesa mais rápida ao Bot impedindo qualquer ganho de terreno do inimigo, e ampliando a vantagem do Dragão. por fim ganhando o Top Lane o Barão passa a ser uma possibilidade real do seu time.



Obviamente essa é uma visão minha, e por mais que eu tenha tentado analisar parcialmente todo o mapa posso ter ignorado qualquer ponto.

E claro, na prática as coisas mudam muito rápido podendo ser impossível analisar o posicionamento, ou considerar qualquer vantagem ou desvantagem. Mas uma coisa é certa, TODAS as guerras podem ser explicadas ou previstas pela Arte da Guerra, e o estudo dela é vital pra qualquer um que goste de ganhar!

Nas palavras de Sun Tzu - "Entenda as lições da arte da guerra e você vencera, ignore-as e você lutara na escuridão"

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Off-Topic / Re:Direito do Consumidor
« Online: Setembro 03, 2013, 01:22:28 pm »
Descobri recentemente que aqueles "protocolos" que atendentes de telemarketing passam podem ser adquiridos no próprio telemarketing se você os perder, e eles tem por obrigação te passar o número. Se ficarem enrolando tu pode pedir TODOS os protocolos dos dias que te interessarem, obviamente anexando tudo a reclamação (tu reclamou na quarta? pede o protocolo todo da semana só pra sacanear) e manda pra eles.

217
Let's go

Unvote
Vote: Thales

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Off-Topic / Re:Diário de Sonhos da Spell
« Online: Setembro 03, 2013, 01:15:22 pm »
Nessa noite tive um sonho bem bizarro. A terra estava sendo invadida por aliens, até aí tudo bem, mas a invasão era apenas em grandes centros urbanos. Mas quando as pessoas tentavam fugir para o campo, eram atacadas por animais zumbis, pouco antes de acordar tinha aparecido uma horda de leões zumbis.

Aliens e zumbis no mesmo sonho... AWESOME!

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Cigano está muito calado, mas dou a ele o beneficio de estar tendo que se acostumar com a coleira que vão colocar no pescoço dele.

Em parte sim! Mas leio aqui regularmente, só faz parte do meu jogo ficar calado os primeiros dias lendo e pescando os deslizes.

Adianto que meu voto provavelmente será do Thales, mas a Noara é uma das que gostaria de ouvir mais ainda.

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Setembro 01, 2013, 12:20:53 am »
Esse mordeu o assento do motorista, e não foi com a boca!

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Agosto 31, 2013, 02:47:16 am »
Não é não, e mesmo que fosse você tá isolando UM dos problemas pra tentar dar uma solução simplista (que nem funciona na verdade). Confusão é exatamente o que a palavra diz, confundir, e pra isso basta ter o mesmo jogador em dois jogos diferentes, o que não vai acontecer se só puderem se inscrever em um jogo por vez

Alem de que: Se eu e vc estamos em ambos os jogos em um eu sou Máfia e no outro sou Cidade meu comportamento vai ser diferente nos dois e muito mais complicado manter uma postura neutra pra tentar enganar a Cidade ou a Máfia; Suplência passa a ser um problema maior; Inevitavelmente a qualidade de alguns jogos caem por causa da "concorrência", a discussão fica mais divertida em um canto então nego esquece o outro; Temas "concorrentes" muito interessantes ou esperados passam a serem vistos como um problema e posições na lista são negociadas; Um Mafioso (ou Cidade) que queira lurkar fica impossibilitado de fazer pq teria que responder no outro tópico que não precisa lurkar "Ele respondeu no outro jogo mas não respondeu aqui, culpado, lincha ele"; E isso pra citar alguns que lembro de cabeça agora.

E de ante mão, todos esses casos ACONTECERAM aqui. Alguns mais de uma vez! Dois jogos ao mesmo tempo é repetir os erros que já aconteceram.

Claro, vocês podem ignorar isso tudo novamente e apelar pro barulho, voto democrático, e chororó. É sempre um prazer depois ficar mandando indiretas aqui pra mostrar que eu tinha avisado!  :haha:

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Agosto 30, 2013, 11:15:17 pm »
Não lembro quem inclusive botou pressão em um jogador porque desconfiou dele no outro jogo e não conseguiu perceber que eram jogos diferentes.

E eu posso ate concordar com o seu ponto de que se o cara tem mais tempo livre ele quem tem que decidir se pode ou não jogar, mas pra sessão a decisão precisa ser diferente. É obvio que a maioria das pessoas trabalha e/ou estuda, então obviamente o tempo delas é mais limitado, ficar abrindo muitos jogos só porque uma minoria tem mais tempo livre não rola. Existem outros sites que tbm tem Máfias (como o Mafiascum), é mais fácil esse pequeno grupo ir procurar um jogo extra em outro Fórum, o que de quebra vai ser uma experiência nova e interessante ver um jogo sem os vícios Spellianos.

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Agosto 30, 2013, 08:13:56 pm »
Acho que ate hoje a unica pessoa que aceitei em uma Máfia sem uma msg (mesmo uma pelo msn na mesma hora que eu passei o link do site) foi a Noara na Máfia dos Piratas, do resto sempre peço que a pessoa me mande uma msg com interesse, alem obviamente da galera que agente não aceita mesmo nos jogos e tal!

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Agosto 30, 2013, 01:05:14 pm »
MICROmáfia Tortuguita!

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Jogos Sociais / Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Online: Agosto 30, 2013, 02:56:40 am »
Considere o meu exemplo do Verde Nib. Se todo mundo sair da fila e se inscrever de novo na mesma ordem a fila "rodou" uma volta inteira correto? Mas isso é meio bobo, então, se ninguem que tá na fila se importa (eu por exemplo não mudaria o tema mesmo que pudesse já que comecei a trilogia) acho que é justo liberar a troca porque basicamente é a mesma coisa que todo mundo dando uma volta completa na fila. É um "Eu concordo em liberar a troca agora e não reclamar como um boco se alguem mudar pra um tema que eu estava guardando".

E eu tinha pensado nisso de inscrever só o nome do Narrador e deixar opcional o tema, parece bom!

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