Um estilo de vida é um direito seu. Assim como usar o melhor equipamento para o seu trabalho. Se estamos falando de dar ou retirar liberdades aqui, eles devem sim ser levados em conta. E é justamente no ponto de salvar vidas que as motos são regulamentadas, eu citei um artigo que mostra que a fiscalização no uso de capacetes reduziu o numero de mortes e acidentes no transito. E você está usando pontos distantes de direito: direito de fumar onde quiser e direito de andar de moto. Estaria um pouco mais próximo se comparássemos o direito de andar de moto onde quiser, inclusive em cima das calçadas. De qualquer modo, ninguém, nem fumantes, nem motociclistas, perderam o direito de fumarem e andarem de moto, só tiveram uma restrição dos lugares e a obrigatoriedade de um equipamento.
Quer dizer que ninguém nem se machuca em acidente com moto se não houve desrespeito às leis? Acho que você está forçando uma barra forte aqui.
Se é acidente, não teve culpado. Se houve desrepeito de leis, então não foi acidente. Por isso não usei o termo acidente ali. A pessoa assumiu o risco e pagou o preço, o problema é que normalmente, ela leva outra pessoa com ela.
Agora, o desenvolvimento lógico de "se pode matar, vamos restringir" é que chega um ponto onde permitir que pessoas tenham moto não se sustenta. Mesmo usando capacete, o trauma pode ser muito grande, terceiros podem ser atingidos, etc.
Cara, se você está numa via onde um carro possa atingir ainda que 80 km/h, é prudente que você use cinto. Eu sei que eu usaria.
O ponto é que não são todas as ocasiões em que havendo um acidente, você vai sair voando pelo pára brisa e matar um transeunte.
Não, mas como você não consegue prever quando alguém vai andar acima de 80 numa via que não permiti isso ou quando vai sair voando pela janela, deve-se usar o cinto em todas as ocasiões. Eu quotei tudo por o problema é o mesmo, te obrigarem a usar um treco que pode salvar sua vida quando você, por qualquer motivo, não quer. As restrições são um modo de educar, quer queira, quer não. E a restrição sempre deve vir acompanhada da educação. Que, quer queira, quer não, é feita pelo governo. Ninguém chegou e falou: usa o cinto ai ou toma multa. O uso cinto foi e ainda é acompanhado de uma série de propagandas, aulas de cfc e mesmo palestras para crianças em escola. E a fiscalização faz parte, dá uma olhada no artigo que eu linkei, ela é importante para conscientizar, mesmo que n marra, a galera que não tava acostumada.
Sim, mas você fala como se o poder público só conseguisse atingir o objetivo de duas formas, restringindo ou proibindo.
Não, eu falo que, após o poder publico debater, ele pode liberar, restringir ou proibir. Caso ele tenha de escolher entre proibir e regular, melhor o segundo. Por exemplo, pode ser que após alguns dados dos últimos anos se veja que a obrigatoriedade do cinto é perda de tempo e te libere para não usar ele. Embora eu não consiga entender a implicância co algo que leva menos de 1 minuto para se colocar e pode salvar sua vida...