Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - silva

Páginas: 1 ... 13 14 [15] 16 17 ... 59
211
Dicas & Ideias / Re:Promovendo o "Rules Light"
« Online: Agosto 03, 2013, 11:41:16 pm »
Curiosidade:

Apocalypse World ganhou prêmio de melhor rpg de 2013, pelo Grog d´Or: link.

Os concorrentes foram..

Ars Magica (Atlas Games)
Necropolice (les XII Singes)
Adventure Party (les XII Singes)
Bloodlust (John Doe)
Terra Incognita (les XII Singes)
Marvel Heroic Roleplaying (Margaret Weis Productions)
Apocalypse World (Boite à Heuhh)
Yggdrasill (Le 7ème Cercle)
L'Appel de Cthulhu (Sans Détour)
Labyrinth Lord (Sine Nomine Publishing entres autres)
Wastburg (les XII Singes)
Fading Suns (Le 7ème Cercle)

212
Dicas & Ideias / Re:Promovendo o "Rules Light"
« Online: Julho 27, 2013, 11:40:49 am »
Elfo, você diria que Houses não eh um bom exemplo, então? Seus subsistemas são tao a parte da ficcao, e tomam tanto tempo fora dela, quanto os subsistemas de combate tradicionais ?  :hum:

Taverneiro, como esta essa nova edição de Fate? Ainda usa Aspectos e os dadinhos de fudge ?

213
Dicas & Ideias / Re:Promovendo o "Rules Light"
« Online: Julho 27, 2013, 01:54:59 am »
Eu me referia à resolução baseada em apostas de Houses of the Blooded.

Citação de: Elfo
É algo até engraçado ver que os RPGs que mais atraem fãs (no momento, Warhammer e Pathfinder) são aqueles que vão em uma direção oposta ao que é defendido por quem se interessa pelos aspectos teóricos dele.
Pathfinder até vai, mas o warhammer foi um puta fiasco. Ou ao menos é essa a impressão que tive.  :sobrancelha:

214
Dicas & Ideias / Re:Promovendo o "Rules Light"
« Online: Julho 26, 2013, 09:01:29 pm »
A gente tá falando em Rules Light e New School aqui como se fossem a mesma coisa, mas tem uma diferença importante: os rules-light de antigamente (Risus, Over the Edge, Everway, etc) eram criticados por não terem muita substância, o que não deixa de ser verdade.

Já essa geração New School que surgiu de 2000 pra cá consegue unir a simplicidade de seus antecessores com uma substância que aqueles não tinham. O Fate com seus Aspectos, o In a Wicked Age com suas Keys, o Apocalypse World/Dungeon World com seu Sucess at a Cost, o Barbarians of Lemuria, Houses of the Blooded, Wushu, etc, etc.

E essa substância é do tipo que casa melhor com a ficção, acho, tanto por não te obrigar a decorar um sem número de manobras e modificadores e stats exclusivos de combate, como por ser (muito) mais simples e rápida, do tipo que não te faz perder 1h30 do seu tempo prum combate que dura 2 min dentro da ficção. 

Em outras palavras, a crítica de outrora aos rules-light - "é simplista demais, não tem substância!" - já não cola mais, porque a substância está aí. Só que essa substância não é sinônimo de "mini-game de combate à parte do restante do sistema" como era com os tradicionais.

215
Dicas & Ideias / Re:Promovendo o "Rules Light"
« Online: Julho 26, 2013, 08:42:45 pm »
O problema dessa "justiça" do combate é que quanto mais preocupado em mantê-la um sistema é, mais ele acaba tornando o combate um teste de aritmética avançada e deixa de lado a ficção. Vide GURPS, D&D3e e Shadowruns da vida, onde o início do combate praticamente decreta o fim da ficção e o início de um jogo completamente à parte, onde o que importa são números, números e números.

Números deveriam estar lá pra ajudar a ficção, e não substituí-la.

Citação de: Taverneiro
A real é que agora eu entendo porque um moleque de 13 anos nunca vai se interessar por RPG. Considerando os títulos principais, o RPG é um hobby tremendamente chato.

A escola americana preza pelas regras, muito mais que nós brasileiros. Na boa, eu olho pro D&D Next e penso: qual o real futuro disso em termos de renovação? Ou a Wizards automatiza tudo para que tablets e touch screen virem virtual tabletops que resolvam a ação pelos jogadores sem que eles tenham que recorrer às regras ou o RPG precisa ser reinventado.

 :venera: :venera: :venera:

216
Dicas & Ideias / Re:Promovendo o "Rules Light"
« Online: Julho 24, 2013, 02:29:30 pm »
Cacete, o Taverneiro ainda existe.  XD


217
Sistemas & Cenários / Re:Ghost Lines
« Online: Julho 14, 2013, 10:04:00 pm »
Boa pergunta. Nós fomos de "bulls" mesmo, porque no meu grupo todo mundo tem bom conhecimento de inglÊs (e porque "touros" soa escroto pra caceta  XD ).

Outra coisa: ajuda muito conhecer o Apocalypse World, que é o jogo original de onde o sistema do Ghost Lines foi puxado.




218
Dicas & Ideias / Re:Promovendo o "Rules Light"
« Online: Julho 14, 2013, 08:06:46 pm »
Citação de: Korko
O Apocalypse World parece bem legal, adorei o nome dos atributos e a relação entre personagens... Mas não gostei do Dungeon World, talvez pq eu não goste do pastiche de fantasia D&Dístico (Forgotten Realmístico)
Verdade. Ainda que ache o Dungeon World bem interessante, acho que alguma coisa se perdeu na transição. Um exemplo é o lance dos nomes e aparências dos personagens - que em Apocalypse World é um aspecto altamente evocativo que serve pra pra comunicar a identidade estética do cenário (bem peculiar, por sinal), enquanto em Dungeon World é algo super genérico  que não adiciona realmente nada (poderia ser retirado sem o menor prejuízo).

Citar
daí deixar o jogo rolar e ser construído "on the fly" é ao mesmo tempo legal e tira o peso das minhas costas. De qualquer forma, sempre antes de todo jogo eu separo uma sessão para debater sobre o cenário, citar referências, abrir o jogo para criar um espaço onírico compartilhado.
Podes crer. Eu também adotei em definitivo essa forma de jogar (já ha algum tempo, por sinal). Vou muito mais no improviso do que outra coisa, nesses dias. E o legal é que esses jogos tendem a te dar ferramentas pra ajudar nisso, deixando a coisa bem mais fácil.

219
Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Julho 09, 2013, 10:10:55 pm »
Lindo, Ciggi. Escorreu uma lagrima aqui.  :pidao:

220
Off-Topic / Re:Spell Fotos!
« Online: Julho 09, 2013, 03:22:42 pm »
Coisa linda aquelas montanhas ali ao fundo, heim.  :pidao:


221
Dicas & Ideias / Re:Promovendo o "Rules Light"
« Online: Julho 09, 2013, 11:13:40 am »
O post original é "na mosca" pra mim. Wushu, Barbarians of Lemuria e Castle Falkenstein são lindos. E Apocalypse World é o meu go-to game atual. Eu também já fui fã de carteirinha de sistemas simulacionistas complexos, com toda aquela matemática parruda e apêndices enormes com centenas de opções de skills e equipamentos a perder de vista..

Mas depois que conheci sistemas mais "lights" meu paradigma com o rpg mudou. Hoje eu priorizaria sistemas simples, que focam em uma ou outra coisa que realmente vai ser utilizada em jogo e descartam o resto. Porque convenhamos:

- toda aquela criação de personagem demorada e enfadonha não agrega nada na hora do jogo em si. (há exceções, mas a tendência é essa)

- a complexidade de resolução onde você tem que calcular cada modificador situacional muitas vezes vem a custo da fluidez e agilidade da narrativa

- aqueles combates complexos onde você tem que calcular até a pressão e velocidade do ar pra saber se a trajetória da bala vai sofrer desvio são enfadonhos e suas 2 horas de duração na verdade são horas perdidas pro desenrolar do jogo em si.

Aliás, eu não sei o que passa na cabeça dos desenvolvedores de Shadowrun 5 pra manter o sistema praticamente o mesmo. Sinceramente, eu custo a acreditar que o custo-benefício de aprender um sistema como o de Shadowrun hoje em dia realmente seja bom, com tantas outras opções mais imediatistas. Essa é mais uma prova de que o mercado de RPG ainda tem uma boa fatia voltada para velhos grognards barbados de 50 anos, o que é um erro a meu ver. Por isso apoio os jogos "New School" que misturam conceitos clássicos com inovações indie como o The One Ring, Marvel Heroic Roleplaying e o próprio Apocalypse World/Dungeon World.

Aliás, Korko, o que você acha desses jogos "New School" ?

222
Off-Topic / Re:Spell Fotos!
« Online: Julho 09, 2013, 10:45:32 am »


Foto mais recente que tenho.
Foto irada, Mverde.

Isso não é aqui no Brasil, é ?

223
Dicas & Ideias / Re:Color-first
« Online: Julho 07, 2013, 03:30:58 am »
Mas então você concorda que esse são dois approaches diferentes ? (independente de qual é melhor ou pior)


224
Dicas & Ideias / Color-first
« Online: Julho 06, 2013, 12:50:41 pm »
O que vocês acham dessa ideia ?

Basicamente, "color-first" denota sistemas focados em trazer a "cor" dos personagens pra frente do jogo e criar situações interessantes e conflitantes in-game a partir disso, ao invés de se proporem a ser meros simuladores de capacidades dos personagens como fazem a maioria dos sistemas clássicos.

Pra ilustrar melhor a ideia, reparem como um Covert Ops eh retratado em dois sistemas diferentes: (ignorem as figuras, vejam as regras! )

Aqui vs Aqui.

O primeiro modela o personagem em função de suas capacidades (destreza, acrobacias, hacking) enquanto o segundo o modela em funcao de situacoes e conflitos potencialmente interessantes que podem ser trazidos pro jogo (traições entre personagens, manipulações, sabotagens (culpando outros), conspirações que afetam o grupo, etc).

Na verdade ambos sistemas tocam nos dois pontos, "cor" e números. A coisa não eh binaria. Mas vocês percebem como o segundo jogo tende a provocar muito mais situações conflitantes ( e consequentemente dramáticas) no jogo, enquanto o segundo eh muito mais "passivo" quanto a isso, sendo quase meramente um simulador de capacidades ?

Concordam?
Discordam ?
"Silva vai procurar um trabalho e para de encher a porra do saco" ?


225
Sistemas & Cenários / Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Online: Maio 30, 2013, 10:04:33 pm »
Citação de: Oda
Quanto aos Durulz..

Arqueólogos de Lhankor Mhy descobriram que os Durulz têm dentes.


Páginas: 1 ... 13 14 [15] 16 17 ... 59