Olha eu não to conseguindo ver isso ficando muito D&D like, mas pela razão que tirando o samurai urbano todos os outro tem características que definem seus nichos como algo de fora de combate. Ta o mago pode ter algum tipo de magia ofensiva, mas acho qeu não é seu objetivo ter uma legião de casters, espero.
Talvez pensar nos aspectos primeiro em combate e depois em fora do combate seja melhor. Usar o role e os themes. O Player quer um agressor com poderes montamos uma build [ warlock]. Acho que uma re skin nas classes seria o ideal, talvez tirar o papel de lider e colocando formas de se curar masi fáceis. [ Implantes não são tão raros assim]
Só que o maior problema que eu vejo é no lado fora de combate do jogo que é o mais importante. Como trazer a intereção social sem virar um freeform.
Eu não sei minha idéia é louca ou meio estupida, mas vamos lá. [ nada de bom deve resultar de uma conversa de Skyrim e Modern warfare]
Eu pensei em misturar a progressão básica e ranks em skill. A idéia seria basicamente um personagem treinado consegue aprender até ter um rank de +8 [ 5 de treino +3 de nível
para no 6 nível pq sim, ora] enquanto qeu um personagem sem treinamento conseguiiria aprender as "manhas" até somar um +5 [ para no nível 10]
-Do primeiro momento em que el parou ele receberia uma quantidade de ranks, no 6 nível, que ele poderia gastar para comprar especializações ou mesmo aumentar seu rank máximo.
As especializações poderiam ser tudo de um tipo de arte marcial da pericia Athletics ou as habilidades de hackear melhor, bem ao estilo Deus Ex.
Sei lá é uma idéia de que tive e agora eu to pensando se ela dá pra colcoar em D&D 4e para tentar consertar o sistema de pericias