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Dicas & Ideias / Re:Itens Mágicos são toscos
« Online: Dezembro 23, 2013, 01:59:59 am »
Pelo menos o cenário genérico padrão de D&D 4e não fala nada sobre itens mágicos serem extretamente raros ou papagaiadas low magic do tipo, mas nunca aprofundaram muito sobre como seria a economia afetada por itens mágicos. Eu até queria ver ou fazer algum texto sobre isso pra aprofundar, com base no fluff e mecânica dos livros iniciais, mas como a 4e morreu praticamente, nem faz sentido. Em outras edições aí é ver com os especialistas delas.


Mas na minha visão os itens mágicos na 4e são produzidos em escala não industrial moderna, mas sim de manufatura (e sim, saindo em razoável quantidade por artífices com acesso a magia e conhecimentos especiais) de reinos mais desenvolvidos magicamente. A maioria dos itens descritos são para usos combativos diretos, mas surgiram em suplementos itens mais utilitários e alguns sendo parte da mobilia de aventureiros especiais ou nobres e burgueses com muito dinheiro disponível pra esses luxos. Se for entre as raças e povos que viajam entre os planos, mais mágico ainda e com mais badulaques mágicos diversos.

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Dicas & Ideias / Re:Itens Mágicos são toscos
« Online: Dezembro 23, 2013, 01:34:05 am »
Mas que D&D é um tipo de fantasia a parte onde cada aventureiro foda usa uma porrada de itens mágicos comparado com as obras de ficção de outras mídias ou mesmo sistemas de RPG bem diferente que chegam só a 1 a 3 itens mágicos, realmente é bem discrepante. Não que eu veja como algo ruim, só é um tipo diferente de paradigma.

E D&D já nem deveria se considerar um cenário low magic ou afins...

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Dicas & Ideias / Re:Itens Mágicos Ridiculos
« Online: Dezembro 23, 2013, 01:27:49 am »
Mas o tópico não era outra coisa? Ficou com medo de algo, meu caro XD ?

Ops, agora vi que são dois tópicos diferentes.

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Apresentação / Re:Olá
« Online: Dezembro 22, 2013, 08:18:11 pm »
Bem vindo, Brunão. E conte mais da mesa ocasional de Marvel Heroic Roleplaying Game. Eu também jogo/joguei nesse sistema e ele é bem interessante. Vocês jogam no universo marvel mesmo ou em universo próprio?

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Off-Topic / Re:Coisas que você não veria sem a internet
« Online: Dezembro 20, 2013, 01:45:44 am »

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 19, 2013, 02:42:09 am »
Nenhuma, Elven. Por isso não gosto de sistemas desequilibrados ou se tiver que jogar num desses, escolher as opções melhores.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 19, 2013, 12:08:55 am »
A conseqüência mais discrepante da diferença de níveis num jogo como D&D é o cara de nivel mais baixo mal conseguir acertar a CA dos monstros de nivel mais alto, poder morrer por qualquer tabefe desse monstro, não aguentar os saves ou defesas alternativas contra esses monstros de nivel mais alto. Enfim, poder fazer bem pouca coisa enquanto os heróis fodas de nivel mais alto fazem o serviço. Ou o oposto. Monstros de nivel baixo que são vencidos facilmente demais pelos heróis de nivel alto.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 11:28:54 pm »
Mas todos os personagens dessa mesa de Tenra Bansho (eu adoraria ler e talvez jogar isso) são de pontuações discrepantes ou feitos com os mesmos pontos?

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 07:13:33 pm »
Foi exatamente o que eu disse. O fato de não jogar já será penalidade o suficiente para o faltoso. Mais que isso, especialmente desnivelamento, beira a  babaquice e fruto de uma mentalidade que já poderia ter se extinguido junto a certos RPGs mais antigos.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 06:58:24 pm »
Só vim aqui basicamente que concordei com tudo que o Smaug disse. Eu não sei vocês, mas sou muito competitivo e odeio estar na posição de personagem mais fraco da mesa, então como narrador, prefiro deixar todos em um patamar semelhante de poder, sem desníveis, com todos os personagens evoluindo juntos (se um jogador faltar demais, ele simplesmente não é mais chamado e pronto, sem jogo e diversão pra ele... Embora pra alguns realmente a vontade é de fazer ele entrar com um personagem mais fraco, mas seria babaquice demais).

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 18, 2013, 12:32:16 am »
GG, obrigado por me lembrar de algumas das idéias mais desagradáveis da 3.5 (dreno de níveis e XP sendo gasto pra itens mágicos)

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 17, 2013, 11:43:16 pm »
Essa desigualdade de níveis é em qualquer sistema de RPG. E nível pode significar também quantidade de pontos que um personagem tem. Se um personagem tem mais pontos que outro, o outro é automaticamente mais versátil ou forte para as cenas do jogo, deixando o personagem com menos pontos chupando dedo e se sentindo inútil.

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Dicas & Ideias / Re:Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 17, 2013, 11:14:23 pm »
Exatamente o que eu penso, Noara. Muitas vezes em nível igual já é meio ou totalmente desequilibrado, imagina com níveis desbalanceados! Ai é pra acabar mesmo. Na mesa de 4e que narrei, inicialmente o XP era separado por personagem, mas depois vi que tentar manter o XP igual numa mesa que vive tendo separações de personagens algo impraticável e resolvi adotar a idéia de que todo o XP vai pra um pool comum onde depois distribuo por igual aos jogadores o XP no fim das missões e aventuras. Daí era possível todos evoluírem por igual de forma justa.

Edit para o edit da Noara: Exatamente o que penso também, pro jogador ter chances de se divertir numa mesa de nível alto, é necessário que o jogador em questão novato entre na mesa no mesmo nível. Ele já vai enfrentar outras dificuldades (falta de familiaridade com o cenário, o estilo do mestre de narrar e a própria ficha), já basta isso de problemas.

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Dicas & Ideias / Mesas de níveis desiguais: algo bom, ruim ou feio?
« Online: Dezembro 17, 2013, 10:39:38 pm »
Esses dias fui buscar uma mesa pra jogar, e descubro uma mesa de Forgotten Realms em D&D 4e! Mas não confio muito nas habilidades mecânicas e narrativas do mestre em questão, mas mesmo assim fui lá perguntar sobre nivel, sobre que jogadores estão na mesa. Aí descubro que dois estão no nível 5 e um no nível 3 e que eu entraria no nível 3! Aí disse que não, obrigado. Fiquei chateado com uma proposta de mesa assim em pleno século XXI (aliás, sei que poderia ser pior, de ter que começar do nível 1 mesmo).

Qual a opinião de vocês sobre niveis desiguais? E que jogos ainda praticam essas coisas (que particularmente acho abomináveis)?

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Design & Desenvolvimento / Re:Mass Effect [D&D 4th e AGE System]
« Online: Dezembro 17, 2013, 10:02:12 pm »
Talvez o Ultramodern. O Gamma World 4e é muito aleatório e louco XD

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