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Posts - Bispo

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Sistemas & Cenários / Re: Re:[D&D 5e] Sword Coast Adventurer's Guide
« Online: Julho 23, 2015, 11:02:12 pm »
Por curiosidade, nunca usou as Dalelands?

Não. Mas nada que não goste também. É que criei uma afinidade com os plots possíveis da Silver Marches (em 1373 CV): Obould, bárbaros Uthgardt, a ideia da "Liga" das cidades das Fronteiras, os conflitos civilização vs. natureza da Floresta Alta, entre outros. Tanto que, se pá, o Project Silverymoon esta nos meus favoritos até hoje.

Pra não ficar só no off:

Se a WotC tiver o mesmo cuidado com o qual ela tocou o Neverwinter CS em fins de DnD 4e, esse novo CS pra Sword Coast deve ficar legal. Inclusive porque ela tem a própria experiência do NWCS como jogo multiplataforma (TTRPG e video-games).

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Sistemas & Cenários / Re: Re:[D&D 5e] Sword Coast Adventurer's Guide
« Online: Julho 23, 2015, 06:34:12 am »
OFF

Ao que parece, D&D Next é a "Édição do Norte de Fâerun".

Que, convenhamos, é a região mais legal do cenário.

(Meus jogos em FR são sempre nas Silver Marches :P )

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Sistemas & Cenários / Re:[DnD 5e/Next] UA: Psiônicos
« Online: Julho 08, 2015, 10:59:36 am »
[...] Psi Points, que parecem ser bem mais abundantes do que slots de magias.

O cálculo do número de Psi Points por nível é igual àquela tabela de Spell Points do DMG. Então, na teoria, o número de Psi Points é equilibrado com o número de slots de magias de fullcasters. (Na teoria porque nunca vi os Spell Points serem usados em mesa, então, não tenho ideia de como funciona o gerenciamento deles na prática).

Quanto ao seu mindfucking sobre "Psychic Warrior of the Immortal" vs. Guerreiro: tem a resposta cretina e a resposta "panos quentes". Sobre essa última, já falei no primeiro post: as regras do UA são material cru, que ainda precisa ser testado, polido, etc. A cretina é aquela de sempre: na lógica de DnD, magia (psiquismo incluso) > mundano. O curioso é que ambas servem nesse caso.

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Sistemas & Cenários / [DnD 5e/Next] UA: Psiônicos
« Online: Julho 07, 2015, 07:47:36 pm »
Queimei minha língua: saiu hoje o primeiro material oficial de DnD 5e/Next voltado exclusivamente para psiônicos. É a coluna do Unearthed Arcana deste mês.

De maneira geral, ela apresenta:

i) um histórico pros psiônicos em DnD (com aquela historinha de Far Realm);

ii) conceitos gerais da mecânica de psiônicos (disciplinas, psi points, interação entre psiônicos e magia, entre outros)

iii) uma nova classe, o Mystic. Basicamente ele é o chassi onde os conceitos de Psion e Psychic Warrior/Battlemind são desenvolvidos por meio das ordens psiônicas e suas disciplinas. Por ora, a classe vai até o nível 5 e apresenta uma mecânica própria para os poderes psiônicos, que me lembraram a estrutura do XPH da 3.X (embora seja possível reconhecer a 4e também). 

Teria que testar em mesa para ter uma ideia melhor de como as disciplinas funcionam, mas dessa leitura rápida, posso dizer que as disciplinas da Order of Awakened são extremamente versáteis (e difíceis de resistir, dado que a maioria dos saves dos oponentes é baseado em Inteligência -- geralmente o teste de resistência mais baixo dos monstros) e Surge Action (Celerity, 5 psi points, Order of the Immortal) tem um potencial abusável.


Como a WotC (M. Mearls) gosta de salientar, o material do UA é um tanto cru, com refinamentos ainda a serem feitos. Mas a premissa parece boa. Aliás, aproveite que com um level-dip no Mystic, vc ganha proficiência em qualquer teste de resistência (Save) e de brinde ainda leva disciplinas e psi points.

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Dicas & Ideias / Re:Kickstarter them ALL!
« Online: Julho 07, 2015, 12:00:04 am »
Daqui a alguns minutos começa o financiamento coletivo de...

13ª Era RPG
Período de financiamento: 07/07/2015 - 05/09/2015
Comentários: "Uma carta de amor ao DnD". Basicamente, é assim que os criadores do 13E, Rob Heinsoo e Jonathan Tweet, definem um jogo baseado em d20, mas que incorpora diversos elementos de RPGs indies ("narrativistas") em seu sistema. Com o vácuo do DnD 5e edição em português, e as reticências com o Pathfinder, 13E pode ter uma boa chance como fantasy heartbreaker no mercado brasileiro. Sólido o produto é. E a New Order parece ter competência para avançar com seus projetos.
Pledges/apoios interessantes: Bom, se você já foi financiador de projetos antigos da New Order e tiver interesse no 13E, aproveite! Os apoios de R$ 80 e R$ 90 garantem o livro básico com frete grátis.

EDIT: Incluí o período de financiamento.

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Dicas & Ideias / Re:Qual RPG você gostaria de ver publicado em português?
« Online: Julho 04, 2015, 01:58:16 pm »
Pra quem estava na expectativa da versão brasileira do Pathfinder: de acordo com esse post da Graci, melhor desencanar por ora. Ou adotar a mesma estratégia de leitura dos livros de ASoIaF do G. R. R. Martin: esperar sair tudo pra depois investir. Aliás, dá até pra fazer uma aposta para ver o que é publicado primeiro: o sétimo livro de ASoIaF ou a edição nacional do Pathfinder.

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Off-Topic / Re:Seriados e Mini-Séries - Recomendações
« Online: Julho 03, 2015, 11:08:30 pm »
Vim aqui porque preciso compartilhar com alguém: estou assistindo a terceira temporada de vikings somente agora, e acabei de ver o s03e06 (Born Again).

(click to show/hide)

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Sistemas & Cenários / Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Online: Julho 03, 2015, 10:38:59 pm »
Ae cambada,

Saiu o quickstart da versão em português do 13th Age, ou como será conhecida por aqui, 13a. Era.

Basicamente, é um compilado geral de várias sessões do livro básico. A apresentação segue a original, e é visualmente bem atraente. Algumas opções questionáveis de tradução ("Singularidade" para "One Unique Thing", "Velocidade" para "Speed", ao invés do já tradicional "Deslocamento" para textos de DnD em português), alguns erros de revisão ("tempos [sic] em ruínas", "raça: Alto Mago") e, ao meu ver, uma desnecessária seção de agradecimentos do tradutor.

Em contrapartida, o quickstart tem uma boa surpresa: a tradução da aventura "Make Your Own Luck" ("Faça sua sorte" na versão brasileira). Ela saiu ano passado no Free RPG Day, mas só para eventos físicos. E mesmo hoje, o PDF só está liberado para assinantes do 13A Monthly.

Bom, mas já dá pra ter um gostinho de como vai ser a edição nacional de 13E. Aliás, segundo a New Order, o financiamento coletivo vai ao ar dia 7 de julho. Aguardar pra ver.

Quem quiser, pode conferir o arquivo aqui.

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Sistemas & Cenários / Re: Re:Apocalypse World
« Online: Julho 03, 2015, 12:41:25 pm »
Cara sabe que tenho jogado numa mesa de D&D 5ª edição e achando o maior barato ? É, o mundo dá voltas.  :haha:

Que bom, cara. Não pelo DnD, mas por vc warar estar se divertindo. No fim, penso que esse seja o componente principal do RPG.

Voltando ao AW, você chegou a imprimir os playbooks, Bispo ? Reparei que estão no formato legal/ofício1 (216 x 355 ), um tipo de folha difícil de encontrar por essas bandas. Quando tentei imprimir em A4 as fontes ficam muito pequeninas, difíceis de ler. Como você fez ?

Então, quem imprimiu o playbook foi o MC. Nem sei como ele fez. Vou ficar devendo essa.

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Pô, valeu pela resenha.

E vc, já jogou? Gostou?

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Sistemas & Cenários / Re:[DnD 5e/Next] Errata Oficial do Livro do Jogador
« Online: Junho 25, 2015, 10:59:18 am »
Acho que eles querem voltar ao modelo da 3e onde você tinha arma mágica para armas manufaturadas e presa mágica para ataques naturais.

Eu sempre achei que era mais fácil considerar tudo como sendo arma e resumir o bagulho todo a uma magia só

Sim, seria mais fácil. Mas isso, além de outras coisas, quebra o senso de "simulacionismo" que as regras devem ter segundo a WotC.

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Post duplo, mas por uma boa causa (não criar mais um tópico sobre quase o mesmo assunto -- e até porque, também se trata da errata).

Saiu nesta segunda, uma compilação de conselhos e clarificações dadas pelo Sage (atualmente o Jeremy Crawford) sobre regras do DnD 5e/Next,o SAGE Advice. São três arquivos:

  • Sage Advice: clarificações sobre regras ou como o JC as vê sendo usadas em mesa
  • Spell Lists: listas de magias segundo diversos critérios (rituais, escolas, classe)
  • PHB Errata (v. 1.1): Errata atualizada (sim, daquela publicada no dia 10 de junho).
E me auto-respondendo (de novo)
Agora, fiquei na dúvida se isso abre margem para Ataques Desarmados ignorarem Damage Resistance mágica (já que não são weapons, mas podem ser usadas como weapons). Isso pode dar alguma vantagem ao Monge.

"Some monsters have resistance or immunity to damage from nonmagical weapons. How is that affected by the change to unarmed strikes in the PH errata?

The change to unarmed strikes is related to a correction coming in the Monster Manual. As corrected, unarmed strikes aren’t weapons, but a character can use them to make melee weapon attacks. Such strikes aren’t meant to bypass a creature’s resistance or immunity to bludgeoning damage from nonmagical weapons.

Here’s a simple fix to use until the Monster Manual errata is released: whenever a stat block refers to resistance or immunity to bludgeoning damage from nonmagical weapons, read that last part as “nonmagical weapon attacks.”


Ou seja, pelo que entendi, o Monge tá bem defasado: não é beneficiado por efeitos que afetam armas (já que Ataque Desarmado não é considerado "Arma"), mas também não pode ignorar efeitos que restrigem armas (já que Ataque Desarmado não é uma arma, mas é utilizado como arma).  :doido:

E bom, esperem uma errata do Monster Manual aí.

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Dicas & Ideias / Re:Kickstarter them ALL!
« Online: Junho 24, 2015, 08:02:46 pm »
É, faltou uns atrativos maiores aí pros financiadores.

Mas, não foi isso que me trouxe aqui. Foi:

Blue Rose: The AGE Roleplaying Game of Romantic Fantasy
Período de financiamento: Fundado; 21 de julho de 2015.
Comentários: A nova edição de um dos RPGs pioneiros em usar a OGL do DnD 3a. edição em seu favor (diferente do costume da época em se filiar ao D20 System). A intenção é manter o espírito do jogo (o "romantic fantasy", um subgênero de fantasia que lida com relações políticas, sociais e românticas) num novo conjunto de regras. E o escolhido foi o recentemente lançado AGE System da Green Ronin (que por sua vez, é uma versão refinada do sistema usado por esta editora nos seus livros de Dragon Age RPG). Será que a Green Ronin tem outras adaptações/atualizações no horizonte?  Uma nova edição de Freeport seria bem-vinda.
Pledges/apoios interessantes: O projeto já foi financiado (a meta inicial era 10,000 dólares. Enquanto escrevo isso, já passou dos 27,000). A pledge de 30 dólares é interessante, mesmo pra quem descobriu o Blue Rose agora. Ela dá acesso tanto ao PDF do livro novo, quanto aos antigos (que juntos, saem por mais de $ 30 no DriveThruRPG).

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Sistemas & Cenários / Re:Apocalypse World
« Online: Junho 24, 2015, 01:07:13 pm »
Pois é Bispo, só agora reparei que o Touchstone usa Hard. Hmm.. taí o desafio: quanto tempo você consegue manter sua convicção sem ter que apelar pra violência ?

Bom, na minha opinião, aí vai do jogo mesmo. Não é algo prescrito nas regras, mesmo com a ênfase do Touchstone em Hard. Meu personagem mesmo era bastante pacífico, usando da violência somente quando necessário. (Imagine-o como uma mistura de Jason Bourne e Eli, d'O Livro de Eli).

No mais, andei brincando com essa ideia de troca de arquétipos, ou mesmo de começar com um porém pegar moves de outros durante o jogo, e me veio isso:

- Angel + Savvyhead: Um angel que, após um choque traumático, começa a enxergar pessoas como se fossem objetos. Ele entra em transes em meio a cirurgias e, ao "brincar" com os órgãos internos dos pacientes, tem visões do futuro/presságios. (ele usa o augúrio do Savvyhead, só que com órgãos durante cirurgias, ao invés de peças mecânicas). A ideia de criar um construto vivo (um frankenstein apocalíptico ? ) cada vez o seduz mais.

Dá pra fazer combinações super loucas muito fácil. Vou pensar em mais algumas...  :bwaha:

Silva fazendo builds? Mas isso não é coisa de wargames que se dizem RPGs?  :linguinha:

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Sistemas & Cenários / Re: Re:[D&D] História das classes
« Online: Junho 19, 2015, 09:19:33 pm »
Uma coisa que eu pessoalmente nunca gostei são dos Clérigos padrão. Eu curto o estilo White Mage, mas o conceito de "campeão da fé" tem muita sobreposição com o Paladino. As edições onde eles dão formas do Clérigo ser mais caster e menos porradeiro geralmente são minhas variantes favoritas por isto (3.5 Cloistered Cleric, 4e Laser cleric).

Pelo que entendi lendo sobre a história de DnD, o Clérigo assumiu esse nicho justamente por não haverem classes que cobrissem esse espaço à época. Tanto que o Paladino veio a ser incorporado ao jogo base (se for possível dizer algo assim) a partir da edição de 1979 se não me engano.

A questão é que isso passou a fazer parte da identidade do Clérigo. E aí concordo com vc. Prefiro muito mais o Clérigo no estilo "Cloistered Cleric" da 3.X do que esse padrão que conhecemos. Tanto que venho matutando uma versão "Priest" pra 5e/Next.

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