Vamos la, vou começar a lista entao com o tao pedido Munchkin (depois faço Bang! e Perudo).
Só não dá pra fazer tão detalhado quanto vcs

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Imagem da Deluxe Edition que vem com o tabuleirinho - serve pra nada, só organizar.
O jogo é simples: Jogo de cartas D&D-like com muita apelação e facada nas costas dos amigos.
A descrição é: Vários personagens estão numa Dungeon e precisam chegar no nível 10 pra ganhar o jogo. Em regras gerais, se vc ganha um combate, vc passa de nível. Se vc perde, vc sofre o 'efeito ruim' que tiver na carta monstro. Boa parte do jogo (e da graça) é
pedir ajuda. Um jogador pode se aliar ao outro para ganhar o combate desse primeiro contra um monstro forte. Mas eles devem entrar em acordo sobre a divisão do tesouro e tal. Faz parte também bufar os monstros para prejudicar os amigos
Preparação:
Os jogadores (de 2-6) compram algumas cartas (umas 7, não tenho certeza e não dá tempo de ver agora).
O primeiro jogador começa a rodada dele que consiste de:
1- Chutar a porta: O jogador pega uma carta da pilha de monstros.
Isso pode dar um combate direto, uma maldição ou nada demais.
COMBATE:
Os monstros tem nível de desafio. Para ganhar, o jogador deve superar o nível de desafio do monstro, somando:

Nivel do Personagem + Equipamentos (tem muitooooos) + Magias, poções e efeitos + habilidade das classes (guerreiro se bufa, clérigo ganha bonus contra morto-vivo etc).

Se ele precisar pode pedir ajuda a alguém. Se um ou mais aceitarem, se acerta a divisão dos espólios (cada monstro dá uma certa quantidade de carta tesouros).
Os outros jogadores ainda podem atrapalhar bufando o monstro com magias e poções. O ladino ainda pode descartar cartas para dar uma "facada nas costas" (o nome é esse) e retirar 2 níveis de um jogador

Depois que acabar o combate, divide-se os espólios, passa o nível do vencedor e continua o jogo com o próximo jogador.
2- Caso não seja um monstro na porta, pode ser uma maldição. Ai tem de se sofrer o efeito e continuar o jogo.

3- Caso não seja nem um dos dois, pode ser uma carta de benefício qualquer, aí o jogador pode procurar encrenca e usar um monstro da mão e começar o combate contra ele. Esse é um ponto importante já que vc vai saber contra quem vai lutar. Ae seguem as regras de combate normais.
Ganha quem chegar no nível 10 primeiro.
Coisas que eu não falei e são importantes:
1- Existem diferentes classes, cada uma com um poder. Vc só pode ser uma. a não ser que tenha a carta benefício de ser multiclasse. Ou pode ter também a carta que te permite ignorar uma regra

2- Quando vc mão pode ganhar de um monstro, vc pode tentar fugir. Ae vc rola o D6, 5-6 vc foge, menos, vc sofre o "bad stuff". Pode ser coisa boba como perder um capacete, até perder TUDO.
Pontos fortes: O jogo é hilário e bem divertido. Vc morre de rir com os nomes das cartas e os efeitos, e é bem legal soltar um mega-buff-apocalíptico num 'monstro de meleca de nariz' e acabar com o guerreiro nível alto do seu amigo.
Tem MUITAS expansões. MESMO. Algumas temáticas (Halloween, zombies, etc). Se enjoar, tem essa forma de jogar coisas novas. A mecânica é a mesma, entretanto, e vc e seus amigos podem enjoar de ser a mesma coisa com cartas novas.
Pontos fracos: O jogo enjoa. Ele acaba se repetindo e vc tem que gostar do clima de Dungeon pra jogar. A mulherada dos amigos não curtiu muito

A partida dura
1h +/-, então não é tão longa assim.
Critérios de avaliação:
Apelo a não boardgamers: * Só quem curte jogos D&D-like e RPGs em geral vai se divertir mesmo.
Complexidade: ** É simples. Soma uma cacetada de equipamento e buffs e vê se ganha, senão, pede ajuda. A mecânica se resume a isso. E a somar os dos amiguinhos pra atrapalhar, hehehe.
Independente de idioma? Sim e Não. Já tem MUITA expansão. Algumas já sairam em português, outras não.
http://en.wikipedia.org/wiki/Munchkin_(card_game)#ExpansionsAchado no Brasil? Sim, o original e umas 3 ou 4 expansões.
Preço: **/***** É barato, mas se vc levar em conta o número de expansões (lá pra umas 30) e pagar uns 15 dólares/euros em cada, vc tá quebrado.